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- Item50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir(Embrapa Hortaliças, 2010) Lana, Milza Moreira; Tavares, Selma AparecidaEste livro traz informações sobre 50 espécies de hortaliças. Para cada espécie, as informações foram divididas em 3 partes: comprar, conservar e consumir.
- Item50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir(Embrapa Hortaliças, 2010) Lana, Milza MoreiraEste livro é um convite à descoberta de inúmeras possibilidades de alimentação saudável e saborosa. Descubra que hortaliça não é só salada, que couve não serve só para acompanhar feijoada, que quiabo é muito mais que baba, que bertalha não é um ser de outro planeta e muito mais.
- ItemA aventura freudiana: elaboração e desenvolvimento do conceito de incosciente em Freud(UFRJ, 1993) Plastino, Carlos AlbertoO objeto teórico deste trabalho é o conceito de inconsciente na obra de Freud. Trata-se de um objeto construído pelo discurso da psicanálise, razão pela qual a compreensão de sua elaboração é desenvolvimento exige a intelecção da formulação e das transformações sofridas por outros conceitos, com os quais se articula. Esta concepção do objeto assinala as características do método utilizado. Com efeito, visando a apreender nosso objeto e considerando-se, aó mesmo tempo, as vicissitudes de sua emergência, de suas transformações é das articulações que mantém com a teoria como conjunto, o método indicado parece-nos ser o que definimos como histórico-estrutural.
- ItemA África sob o olhar do outro: a Guiné nas representações literárias e cartográficas portuguesas do século XV(Eduff, 2020) Barbosa, Katiuscia QuirinoEsta obra contribui para os estudos sobre a História da Expansão Quatrocentista e também para os de História da África Ocidental pré-colonial, especificamente a região que os portugueses chamavam genericamente de "Guiné" ou "Terra dos negros" Considerando o processo de construção e apropriação do espaço Atlântico em sua totalidade, envolve não só os aspectos técnicos do domínio desse espaço, mas, sobretudo, o desenvolvimento de práticas sociais e a criação de um eixo euroafricano que engloba tanto a navegação e as trocas comerciais como o confronto e a conquista.
- ItemA cidade de Deus(Fundação Calouste Gulbenkian, 2017) Agostinho, SantoA obra em seu título original é "Dei Civitate Dei" traduzindo literalmente é "A Cidade de Deus" é obra de Santo Agostinho onde descreve o mundo dividido entre o dos homens, ou seja, o mundo terreno e o dos céus, isto é, o mundo espiritual. Parece que era a obra preferida do Imperador Carlos Magno. A obra situa-se na filosofia ou mesmo na teologia da História e aborda os mais variados e complexos temas que sempre apaixonaram o espírito humano que é destrinchar a origem e a substancialidade do bem e do mal, do pecado, da culpa, da morte e do direito, da lei e das penas, do tempo, do espaço, da contingência da História.
- ItemA Cidade e a Tribo Skatista: juventude, cotidiano e práticas corporais na história cultural(UFGD, 2011) Brandão, LeonardoUm estudo inovador, originário da dissertação de mestrado – “Corpos deslizantes, corpos desviantes: a prática do skate e suas representações no espaço urbano (1972-1989)” – primeira produção que toma o skate como objeto de estudo em um Programa de Pós-Graduação em História. Eis a origem desta publicação, cuja área de interesse é o skate sob o holofote da história cultural. Mais especificamente, focaliza-se em estruturar e pensar a cultura skatista a partir de suas práticas e representações produzidas no espaço urbano onde sujeitos sobre ‘carrinhos’ formaram identidades e deixaram marcas na ordem social contemporânea.
- ItemA crise da escola(Imprensa Universitária, 2014) Sousa Júnior, Justino deEste livro resulta da tese de doutorado desenvolvida durante o período de 1997 a 2001 na Faculdade de Educação da UFMG. Ele procura compreender a crise em que se viram colocados os sistemas nacionais de educação, enquanto modelos de educação e de escola que têm sua origem e seus parâmetros nos ideais democráticos da Revolução Francesa. Esses sistemas ganharam o impulso definitivo para sua consolidação com o desenvolvimento das relações capitalistas de produção e de todo o sistema sociometabólico correspondente. Eles têm como princípios o caráter público, a obrigatoriedade, a gratuidade e a laicidade, e representam o esforço dos Estados nacionais em consolidar as bases materiais e espirituais das sociedades modernas. O Estado é, assim, o instrumento que controla, define as leis de funcionamento e financia a maior parte das iniciativas educacionais por meio de suas instituições públicas. Sob a égide do Estado, isto é, sob seu controle, sua capacidade de determinação de normas, sua fiscalização, avaliação e financiamento, encontra-se todo o conjunto do sistema com suas instituições públicas e privadas.
- ItemA Cultura dos Brócolis.(Embrapa, 2015) Melo, Raphael Augusto de Castro e.Botânica. Cultivares. Composição nutricional. Clima. Solo. Propagação. Plantio. Irrigação. Tratos culturais. Controle de pragas. Controle de doenças. Produtos e equipamentos. Colheita e pós-colheita. Custos de produção.
- ItemA Escrita Grega no Império Romano: recepção e transmissão(Editora da UFRGS, 2020) Baracat Jr., José C.; Silva, Maria Aparecida de OliveiraA língua grega não perdeu sua importância com a ascensão de Roma. Não apenas continuou a ser o principal idioma de expressão intelectual nas regiões conquistadas por Alexandre, o Grande, como também se inseriu no coração do mundo romano, onde não poucos a falavam e nela preferiram escrever suas obras. Atentos à importância da língua grega durante toda a Antiguidade, bem como à escassez no Brasil de estudos sobre autores que escreveram em grego durante o Império Romano, o primeiro objetivo desta coletânea é, assim, oferecer uma amostra da riqueza intelectual desse período através de estudos que não apenas escreveram em grego, mas também deram continuidade à tradição literária, filosófica e historiográfica grega. O arco temporal coberto pelos autores presentes neste livro vai do primeiro ao terceiro século da era cristã. São estudos que abordam Paulo de Tarso, Plutarco, Epiteto, Élio Aristides, Luciano de Samósata, Filóstrato, Bábrio, Apolodoro, Máximo de Tiro, Diógenes Láercio e Plotino.
- ItemA Face Oculta da Nutrição: ciência e ideologia(UFRJ, 1988) Bosi, Maria Lúcia MagalhãesEste trabalho parte da premissa de que num modo de produção, a manutenção das relações de produção que o caracterizam exigem, como alternativa ao uso da força, a produção e difusão de um conjunto de valores que justifiquem essas relações, o que aqui designamos como Ideologia. No estágio atual do desenvolvimento capitalista, a dominação tende, de forma crescente, a perder o seu caráter tepressivo, realizando-se predominantemente por meio de recursos persuasivos, onde se destaca a contribuição legitimadora da ciência como discurso e prática. Neste espaço, pretendemos analisar a Nutrição como proposta de discurso científico, em seus efeitos ideológicos e políticos, ligados à instância econômica.
- ItemA Formação Ética do Psicólogo: ambiente acadêmico e competência moral(Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2020) Bereta, Thaísa Angélica Déo da Silva.Esta obra aborda a problemática da formação em Psicologia, especialmente quanto à formação ética e moral para o exercício da profissão. Apresenta os conceitos, as diretrizes curriculares, a interdisciplinaridade, as metodologias ativas e o papel do professor; colaborando com a reflexão de estudantes de Graduação em Psicologia e em Educação, de docentes, de instituições educacionais e de conselhos de classe preocupados com a formação ética da Psicologia no Brasil. Ao abordar a formação ética do psicólogo, temos a visão das dimensões assumidas por esse saber científico, quer no relacionamento consigo mesmo, quer nas relações interpessoais, quer no posicionamento político com a sociedade ou, ainda, na possibilidade da construção de uma concepção crítica do entorno. No processo ensino-aprendizagem, os estágios supervisionados em Psicologia possibilitam a formação de profissionais com maior capacidade de integração entre teoria, técnica e prática. Integração essa que contribui para maior sensibilidade dos profissionais às demandas, à integralidade do outro e a seu papel social e ético.
- ItemA Gripe Espanhola na Bahia: saúde, política e medicina em tempos de epidemia(Fiocruz, 2009) Souza, Christiane Maria CruzA forma como políticos, médicos, farmacêuticos e a população da Bahia se posicionaram diante da desconhecida doença que vitimou cerca de 30 milhões de pessoas nos anos de 1918/19, estrutura o livro. Nele são analisados os diversos aspectos relacionados à gripe que matou o presidente Rodrigues Alves, em janeiro de 1919, antes mesmo de tomar posse. A autora produziu “um belo e inédito mosaico”, tomando por base fontes documentais as mais diversas para fundamentar a pesquisa sobre o enfrentamento do vírus influenza. Gilberto Hochman, pesquisador da COC/Fiocruz e autor do prefácio do livro, exalta “o delicado artesanato” na produção da narrativa que provoca o interesse, a surpresa e até mesmo a compaixão pelos que sofrem nos tempos de epidemia. A obra permite compreender especificidades locais da chamada República Velha na Bahia, além de possibilitar estabelecer comparações da epidemia em perspectiva global, tornando-se importante fonte de pesquisa, ainda mais neste atual momento em que a pandemia pelo vírus da influenza A (H1N1) começa a perder força no hemisfério sul, mas persiste a possibilidade de futura ocorrência de novo repique.
- ItemA horta na cozinha: receitas para alimentação escolar(Embrapa, 2019) Vieira, Débora de Faria Albernaz; Santos, Maria Sineide Neres dos; Pinheiro, Mariana CarvalhoProduzimos este PRISMA, que contém diversas informações valiosas sobre como cuidar da higiene da cozinha e também receitas muito saborosas para merenda escolar. Estas receitas já foram testadas e aprovadas, por merendeiras experientes, que assim como você, estão transformando a alimentação na escola em um momento especial.
- ItemA horta no prato: planejamento culinário na escola(Embrapa, 2019) Gorga, Margarida de Jesus Teixeira; Pinheiro, Mariana Carvalho; Cardozo, Diego Rezende; Lisboa, Hayla VieiraNo projeto Hortas Pedagógicas, o nutricionista tem um papel estratégico: fazer a conexão entre a horta e a cozinha. Sugerimos que você acompanhe a escolha das hortaliças e frutas a serem cultivadas na horta e planeje os cardápios de acordo com a produção que sai dos canteiros. Você também pode contribuir para que os professores levem a horta para dentro da sala de aula, fornecendo informações e conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável e nutritiva. Para ajudá-lo nessas tarefas, elaboramos este planner com orientações essenciais para apoiar a execução do programa de alimentação escolar do seu município, incluindo mais alimentos naturais e nutritivos que podem ser produzidos na própria horta escolar ou na comunidade.
- ItemA imagem do índio: discursos e representações(UFGD, 2012) Limberti, Rita de Cássia PachecoEste livro faz uma análise semiótica e tem como objeto a Carta de Pero Vaz de Caminha e notícias do jornal “O Progresso”, da cidade de Dourados-MS, onde se situa a Reserva Indígena “Horta Barbosa”, dos índios guarani Kaiowá, uma das maiores do país. A análise identifica os procedimentos discursivos pelos quais a imagem do índio é produzida e reproduzida, enfatizando as questões enunciativas e semânticas. A Carta de Pero Vaz de Caminha estabelece-se como o lugar privilegiado da formação da imagem do índio, como a de um ser inferior e incapaz. As notícias do jornal “O Progresso” reproduzem os mesmos traços da imagem do índio produzida naquele documento, evidenciando um processo de reprodução contínuo e perene.
- ItemA imprensa em transição: o jornalismo brasileiro nos anos 50(FGV, 2008) Abreu, Alzira AlvesEsta é a versão eletrônica da publicação impressa em 1996, que traça os caminhos editoriais da imprensa brasileira nos anos 1950, um rico período de transformações, completo com a regulamentação da profissão. Os quatro ensaios históricos contidos aqui ampliam o espaço dos estudos descritivos sobre a imprensa brasileira, permitindo a compreensão das transformações, mudanças de linguagem, modificações gráficas e, principalmente, os caminhos editoriais da imprensa brasileira. Conta as aventuras da imprensa em um período marcado por um rico processo de transformações, que se completou na década seguinte com a regulamentação da profissão de jornalista.
- ItemA Internet das Coisas(FGV, 2018) Magrani, EduardoAtribuição-CompartilhaIgual (CC BY-SA 4.0): Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Esta licença costuma ser comparada com as licenças de software livre e de código aberto copyleft. Todos os trabalhos novos baseados no seu terão a mesma licença, portanto quaisquer trabalhos derivados também permitirão o uso comercial. Esta é a licença usada pela Wikipédia e é recomendada para materiais que seriam beneficiados com a incorporação de conteúdos da Wikipédia e de outros projetos com licenciamento semelhante.
- ItemA leitura em sala de aula: diálogos com a BNCC(Editora Imprensa Universitária da UFC, 2023) Zavam, Aurea; Serafim, MônicaO ensino da leitura se tem apresentado como um dos vários desafios da escola, sobretudo, diante do advento de textos, constituídos de semioses diversas, engendrados no contexto virtual. É imperioso que na prática formativa os estudantes e leitores possam compreender as relações de poder que estão por trás da produção textual; necessário se faz, por sua vez, a compreensão além do aspecto literal para que, efeti vamente, os seres mobilizem saberes e promovam transformações nas interações sociais. Compreender é o pressuposto para refletir, conhecer, sentir, de leitar-se, ou seja, o aluno-leitor precisa assumir uma atitude responsiva diante do texto, dar respostas de toda ordem a ele, com o fito de in corporar mais um elo na cadeia enunciativa sem fim. Nessa dinâmica, há ressignificação do real, simbolicamente representado, visto que os conhecimentos são refletidos e refratados, e, por conseguinte, uma nova ordem dará lugar ao sujeito discursivo, ideologicamente atravessado, como ao mundo que o cerca.
- ItemA linguagem do anúncio publicitário(Imprensa Universitária, 2017) Sousa, Maria Margarete Fernandes deEsta obra é resultado de pesquisas que desenvolvi ao longo de dez anos de estudos e troca de experiências com bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, colegas professores integrantes do grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos – GETEME/UFC, alunos da graduação do Curso de Letras, alunos da Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, sob minha orientação, e professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada de Fortaleza, preocupados e curiosos em aprender e discutir as questões da linguagem que pudessem ajudá-los no dia a dia da sala de aula. O foco desta obra recai no gênero anúncio publicitário, mais especificamente, na forma de linguagem como construção do texto publicitário. Entendo que os gêneros, em geral, selecionam estratégias para construir o sentido adequado, apropriado, a seu público--leitor. Desse modo, o anúncio publicitário faz uso de uma linguagem sedutora, como defende (CARVALHO, 2014). Além dessa preocupação, concentro a análise nos anúncios publicitários de turismo do Ceará, material com que trabalhei em minha tese de doutorado,1 cujo recorte considero pertinente e relevante por me inserir nesse polo turístico que dispõe de um vasto e rico material de divulgação que possibilita produtiva análise linguístico-discursiva. Como pesquisadora (e nativa), aproveitei o material e a oportunidade de analisar os textos divulgados nos periódicos locais e pude comprovar, dentre outros fatos, o que verão ao longo desta obra.
- ItemA Linguagem em Kant, a Linguagem de Kant.(Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2018) Hulshof, Monique; Marques, Ubirajara Rancan de AzevedoA presente obra de autoria coletiva é composta por contributos que remetem ao X Colóquio Kant “Clélia Martins”, evento no qual foram originalmente expostos e debatidos. Realizados desde 2004, tais colóquios acadêmico-científicos têm sempre contado com Kant scholars brasileiros e estrangeiros amplamente reconhecidos, os quais, consagrando-se aos temas em tais oportunidades abordados, refletem dificuldades, interpretações e debates caros à Kant-Forschung em nível mundial. Quinto livro emerso de tais reuniões [um dos quais foi publicado no exterior pela editora alemã Walter de Gruyter], o presente volume dedica-se a uma temática inda relativamente pouco explorada—a que reúne Kant e a linguagem—, fazendo-o em dupla perspectiva: a linguagem em Kant e a linguagem de Kant.