Ebooks
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ebooks por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 530
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Manifesto Comunista([2--?]) Marx, Karl Heinrich; Engels, FriedrichManifesto Comunista: um dos mais significativos documentos programáticos do comunismo fundado em bases científicas, que contém uma exposição coerente das bases da doutrina de Marx & Engels. Esta obra expõe, com uma clareza e um vigor geniais, a nova concepção do mundo, o materialismo consequente aplicado também ao domínio da vida social, a dialética como a doutrina mais vasta e mais profunda do desenvolvimento, a teoria da luta de classes e do papel revolucionário histórico universal do proletariado, criador de uma sociedade nova, a sociedade comunista.
- ItemCadeira: evolução e design(Museu da Casa Brasileira, 1985) Tenreiro, JoaquimA presente obra, faz uma abordagem aos diversos estilos de criações de móveis na exposição do Museu da casa brasileira. Que teve como mostra móveis desde os mais simples ou mais complexos, móveis antigos e modernos produzidos no Brasil e no exterior.
- ItemEnfermagem Hospitalar: administração e burocracia(Editora Unb, 1988) Trevizan, Maria AuxiliadoraNo processo de trabalho se procura dar forma, se aplica metodologias, tecnologias, mas acima de tudo se estabelecem relações profundas; só assim o produto final não será frio e apenas objeto de análise, mas a realização de suas próprias capacidades. É assim a relação da autora com sua criação, o autêntico compromisso. Compromisso que lhe permite realizar e apresentar, nas páginas introdutórias, uma análise crítica de sua produção científica, clareando a necessidade de reformulação do conceito de burocracia, para desvinculá-lo do significado de ineficiência que desvaloriza e deprecia o trabalho desempenhado pelos enfermeiros.
- ItemA Face Oculta da Nutrição: ciência e ideologia(UFRJ, 1988) Bosi, Maria Lúcia MagalhãesEste trabalho parte da premissa de que num modo de produção, a manutenção das relações de produção que o caracterizam exigem, como alternativa ao uso da força, a produção e difusão de um conjunto de valores que justifiquem essas relações, o que aqui designamos como Ideologia. No estágio atual do desenvolvimento capitalista, a dominação tende, de forma crescente, a perder o seu caráter tepressivo, realizando-se predominantemente por meio de recursos persuasivos, onde se destaca a contribuição legitimadora da ciência como discurso e prática. Neste espaço, pretendemos analisar a Nutrição como proposta de discurso científico, em seus efeitos ideológicos e políticos, ligados à instância econômica.
- ItemA república na velha província: oligarquias e crise no estado do Rio de Janeiro (1889-1930)(Rio Fundo, 1989) Ferreira, Marieta de MoraesO tema central deste livro é o Estado do Rio de Janeiro na Primeira Republica. Em um país como o Brasil, em que a extensão territorial tem dimensôcs quase continentais, estudos de políticas regionais têm grande importância para a compreensão das complexas relações entre o poder central e os estados. Esses estudos permitem ampliar o conhecimento das formas como se dernm as mudanças na estrutura política social, assim como ajudam a perceber como se dá a identificação dos diversos grupos e classes com a nação. Visto dessa perspectiva. o enfoque regionalista supõe a utilização de fontes de informação variadas e de equipamento conceitual refinado. Até a década de 1970 poucos estudos regionais apresentavam essas caratlcristicas, sendo, de modo geral, de tipo ensaístico, com pouca ou nenhuma utilização de fontes primárias de informação e com poucos referenciais teóricos.
- ItemA aventura freudiana: elaboração e desenvolvimento do conceito de incosciente em Freud(UFRJ, 1993) Plastino, Carlos AlbertoO objeto teórico deste trabalho é o conceito de inconsciente na obra de Freud. Trata-se de um objeto construído pelo discurso da psicanálise, razão pela qual a compreensão de sua elaboração é desenvolvimento exige a intelecção da formulação e das transformações sofridas por outros conceitos, com os quais se articula. Esta concepção do objeto assinala as características do método utilizado. Com efeito, visando a apreender nosso objeto e considerando-se, aó mesmo tempo, as vicissitudes de sua emergência, de suas transformações é das articulações que mantém com a teoria como conjunto, o método indicado parece-nos ser o que definimos como histórico-estrutural.
- ItemDo Barroco(UFRJ, 1994) Coutinho, AfrânioQuando a crítica literária brasileira parecia declinar, ou até mesmo submergir no marasmo teórico, debatendo-se inquietamente entre o impressionismo renitente e um ou outro humanismo de alto alcance, mas em geral desmotivado, irrompe o ciclone Afrânio Coutinho. Afrânio Coutinho trouxe consigo um conjuto de idéias, que logo desestabilizou o acervo temático de que dispúnhamos. A obra literária e o seu possível discernimento crítico estabeleceram, ao lado que tudo indica, um contrato mais rigoroso. Às vezes até excessivamente exigente.
- ItemPoesia Popular na República das Letras: Sílvio Romero folclorista(UFRJ, 1994) Matos, Claudia Neiva deEm um país pouco zeloso de si mesmo, onde nos comportamos com "uma inércia cômoda de mendigos fartos"(E. da Cunha), é surpreendente a curiosidade pela obra de Sílvio Romero. Sem que nunca haja sido reconhecido grande pensador ou escritor, estando há muito aparadas suas dimensões de historiador e crítico da literatura, por que Sílvio é um dos autores favoritos de nosso oitocentos? O livro de Cláudia Matos nos leva a pensá-lo. Não que o Sílvio seja para ela um pretexto. Muito ao contrário. Se não me engano, o leitor tem nas mãos a melhor monografia sobre o autor, enquanto folclorista.
- ItemEm Busca da Idade de Ouro(UFRJ, 1994) Ferreira, Marieta de MoraesO papel do estado no período da Primeira República é o tema principal desta instigante análise histórica. A política do café com leite e a mudança de status do Rio de Janeiro com o novo regime republicano são algumas das transformações ocorridas nesta fase tão contubarda da história brasileira, e que fazem parte desta inveestigação sobre a natureza dos conflitos políticos nacionais.
- ItemCadeiras Brasileiras: a evolução do mobiliário nacional através das cadeiras(Museu da Casa Brasileira, 1995) Borges, Adélia; Pareshalk, GuinterO livro "cadeiras brasileiras" faz um destaque à exposição do Museu da Casa Brasileira, realizada em dezembro de 1994 à janeiro de 1995. Esta obra é fartamente ilustrada, 100 páginas com reproduções de cadeiras desde o século XVII.
- ItemPlantas Medicinais Antidiabéticas: uma abordagem multidisciplinar(EDUFF, 1996) Bragança, Luiz Antonio Ranzeiro deO tema é aqui tratado em capítulos sobre conceitos e benefícios de plantas medicinais; histórico dos medicamentos e plantas medicinais; aspectos botânicos; diagnóstico e recursos terapêuticos do diabetes mellitus; aspectos gerais no preparo e controle de qualidade de plantas e fitoterápicos hipoglicemiantes; estudos farmacológicos e etnofarmacológicos; plantas brasileiras usadas no tratamento do diabetes; plantas antidiabéticas no mundo; fitoquímica e mecanismo de ação dessas plantas.
- ItemDemocracia: a grande revolução(UnB, 1996) Zaneti, HermesO objetivo do livro é contribuir para o debate inerente ao processo democrático.
- ItemDeclaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área de necessidades educativas especiais(UNESCO, 1998) UNESCODeclaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área de necessidades educativas especiais
- ItemOs fundamentos da economia política(Fundação Calouste Gulbenkian, 1998) Eucken, WalterA preocupação de Eucken nos Grundsätze é investigar como pode ser dada à moderna sociedade industrial uma ordem que funcione e que seja digna do Homem. Na busca deste caminho ocupa-se sistematicamente do papel que cabe aqui à Ciência. Eucken influenciou de forma relevante a política económica da Alemanha Federal após 1948, nomeadamente a legislação fundamental sobre a concorrência (Gesetz gegen Wettbewerbsbeschriinkungen – GWB), que se baseava na forma de mercado da concorrência perfeita, obedecendo assim à exigência do ordoliberalismo da Escola de Friburgo. A persistência do Chanceler Ludwig Erhard na altura da reforma monetária foi um dos fatores importantes para a aplicação das conceções de Eucken. Mas mais relevante que o efeito das ideias de Eucken na prática política foi a sua coragem e noção de responsabilidade perante a Sociedade ao longo da sua vida, seja sob o Nacional-Socialismo seja na fase da reconstrução alemã.
- ItemRepensando o Estado Novo(FGV, 1999) Pandolfi, DulcePoucas fases da história do Brasil produziram um legado tão extenso e duradouro como o Estado Novo. Em função das transformações ocorridas no país, o período tornou-se referência obrigatória quando se trata de refletir sobre estruturas, atores e instituições presentes no Brasil de hoje.
- ItemAgricultura orgânica(ESALQ - Divisão de Biblioteca e Documentação, 2001) Penteado, Silvio RobertoA Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida desde 1997 pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: "Fome Zero e Agricultura Sustentável".
- Item
- ItemMargens das Filosofias da Linguagem: conflitos e aproximações entre analíticas, hermenêuticas, fenomenologias e metacríticas da linguagem(UnB, 2003) Cabrera, JulioO objetivo deste livro é fazer uma reflexão acerca das múltiplas maneiras de pensar filosoficamente nas questões da linguagem. E em particular na questão da significação. Propondo um alargamento da noção usual de “filosofia da linguagem”, como vinculada apenas com a tradição analítica.
- ItemEm Busca da Boa Morte: antropologia dos cuidados paliativos(Garamond; FIOCRUZ, 2004) Menezes, Rachel AisengartFruto de um trabalho etnográfico, o livro Em Busca da Boa Morte, de Rachel Aisengart Menezes, aborda o novo ideário, conhecido como paliativista, que coloca em questão a morte fria e desprotegida no hospital – desse modo, o que se procura aqui é refletir acerca de um processo de mudança cultural, de contornos ainda pouco precisos, mas que, inegavelmente, procura humanizar o momento da morte, encarando a relação médico-paciente sob um outro ponto de vista . Trata-se de uma obra que traz à tona questões sobre a Ética no mundo contemporâneo, que banaliza a morte ou simplesmente não fala dela. Desse modo, o novo ideário constitui-se como uma resposta possível, mesmo que ainda ligada, à onisciência e onipresença da Medicina, quando o discurso médico já não possui respostas, conscientizando-se das suas limitações.
- ItemJogos/brincadeiras indígenas: a memória lúdica de adultos e idosos de dezoito grupos étnicos(UFMT, 2004) Grando, Belani Saléte; Xavante, Severiá Idioriê; Campos, Neide da SilvaEste texto é resultado de um trabalho realizado com os professores indígenas em formação no Curso de Licenciatura “3º Grau Indígena” da Universidade do Estado de Mato Grosso1, com material didático da disciplina Educação Física, ministrada pelas professoras Beleni Grando e Severiá Idiorié Xavante, na cidade de Barras dos Bugres, em julho de 2004. Com o objetivo pedagógico, foi desenvolvido um trabalho acadêmico em que os alunos – professores indígenas em formação no ensino superior – buscaram em suas comunidades diagnosticar quais eram os jogos e brincadeiras que estavam presente na memória lúdica das pessoas. Para identifi car as relações entre a cultura lúdica e as mudanças sócio-culturais da comunidade, optou-se por orientar o levantamento das memórias dos parentes dos professores com idades de 25 anos até 92 anos. O trabalho foi desenvolvido com mulheres e homens de 18 etnias, sendo a maioria residente em territórios localizados em Mato Grosso. As etnias que participam deste trabalho sobre as “brincadeiras” (JOGO) presente na memória lúdica dos jovens e adultos são: Umutina, Baniwa, Rikbatsa, Pataxó, Trumai, Xavante, Bakairi, Paresi, Irantxe, Ikpeng, Bororo, Tikuna, Terena, Tukano, Pataxó, Juruna, Tapirapé e Mehinako. Este texto, portanto, resulta do esforço acadêmico coletivo entre indígenas e não indígenas, em busca da produção de material pedagógico para a educação intercultural sobre as práticas corporais lúdicas, e apresenta o que capturamos dos dados obtidos por estes professores de diferentes etnias e territórios indígenas. Nosso objetivo é sistematizá-los e inferir uma refl exão ao mesmo, visando compreender quais brincadeiras estão presentes por faixa etária nas diversas culturas lúdicas e como estas podem ser potencialmente utilizadas para uma Educação Intercultural que valorize as culturas e histórias desses povos do Brasil.