Ebooks
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ebooks por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 303
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Manifesto Comunista([2--?]) Marx, Karl Heinrich; Engels, FriedrichManifesto Comunista: um dos mais significativos documentos programáticos do comunismo fundado em bases científicas, que contém uma exposição coerente das bases da doutrina de Marx & Engels. Esta obra expõe, com uma clareza e um vigor geniais, a nova concepção do mundo, o materialismo consequente aplicado também ao domínio da vida social, a dialética como a doutrina mais vasta e mais profunda do desenvolvimento, a teoria da luta de classes e do papel revolucionário histórico universal do proletariado, criador de uma sociedade nova, a sociedade comunista.
- ItemEnfermagem Hospitalar: administração e burocracia(Editora Unb, 1988) Trevizan, Maria AuxiliadoraNo processo de trabalho se procura dar forma, se aplica metodologias, tecnologias, mas acima de tudo se estabelecem relações profundas; só assim o produto final não será frio e apenas objeto de análise, mas a realização de suas próprias capacidades. É assim a relação da autora com sua criação, o autêntico compromisso. Compromisso que lhe permite realizar e apresentar, nas páginas introdutórias, uma análise crítica de sua produção científica, clareando a necessidade de reformulação do conceito de burocracia, para desvinculá-lo do significado de ineficiência que desvaloriza e deprecia o trabalho desempenhado pelos enfermeiros.
- ItemA república na velha província: oligarquias e crise no estado do Rio de Janeiro (1889-1930)(Rio Fundo, 1989) Ferreira, Marieta de MoraesO tema central deste livro é o Estado do Rio de Janeiro na Primeira Republica. Em um país como o Brasil, em que a extensão territorial tem dimensôcs quase continentais, estudos de políticas regionais têm grande importância para a compreensão das complexas relações entre o poder central e os estados. Esses estudos permitem ampliar o conhecimento das formas como se dernm as mudanças na estrutura política social, assim como ajudam a perceber como se dá a identificação dos diversos grupos e classes com a nação. Visto dessa perspectiva. o enfoque regionalista supõe a utilização de fontes de informação variadas e de equipamento conceitual refinado. Até a década de 1970 poucos estudos regionais apresentavam essas caratlcristicas, sendo, de modo geral, de tipo ensaístico, com pouca ou nenhuma utilização de fontes primárias de informação e com poucos referenciais teóricos.
- ItemDemocracia: a grande revolução(UnB, 1996) Zaneti, HermesO objetivo do livro é contribuir para o debate inerente ao processo democrático.
- ItemPlantas Medicinais Antidiabéticas: uma abordagem multidisciplinar(EDUFF, 1996) Bragança, Luiz Antonio Ranzeiro deO tema é aqui tratado em capítulos sobre conceitos e benefícios de plantas medicinais; histórico dos medicamentos e plantas medicinais; aspectos botânicos; diagnóstico e recursos terapêuticos do diabetes mellitus; aspectos gerais no preparo e controle de qualidade de plantas e fitoterápicos hipoglicemiantes; estudos farmacológicos e etnofarmacológicos; plantas brasileiras usadas no tratamento do diabetes; plantas antidiabéticas no mundo; fitoquímica e mecanismo de ação dessas plantas.
- ItemOs fundamentos da economia política(Fundação Calouste Gulbenkian, 1998) Eucken, WalterA preocupação de Eucken nos Grundsätze é investigar como pode ser dada à moderna sociedade industrial uma ordem que funcione e que seja digna do Homem. Na busca deste caminho ocupa-se sistematicamente do papel que cabe aqui à Ciência. Eucken influenciou de forma relevante a política económica da Alemanha Federal após 1948, nomeadamente a legislação fundamental sobre a concorrência (Gesetz gegen Wettbewerbsbeschriinkungen – GWB), que se baseava na forma de mercado da concorrência perfeita, obedecendo assim à exigência do ordoliberalismo da Escola de Friburgo. A persistência do Chanceler Ludwig Erhard na altura da reforma monetária foi um dos fatores importantes para a aplicação das conceções de Eucken. Mas mais relevante que o efeito das ideias de Eucken na prática política foi a sua coragem e noção de responsabilidade perante a Sociedade ao longo da sua vida, seja sob o Nacional-Socialismo seja na fase da reconstrução alemã.
- ItemDeclaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área de necessidades educativas especiais(UNESCO, 1998) UNESCODeclaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área de necessidades educativas especiais
- ItemRepensando o Estado Novo(FGV, 1999) Pandolfi, DulcePoucas fases da história do Brasil produziram um legado tão extenso e duradouro como o Estado Novo. Em função das transformações ocorridas no país, o período tornou-se referência obrigatória quando se trata de refletir sobre estruturas, atores e instituições presentes no Brasil de hoje.
- Item
- ItemMargens das Filosofias da Linguagem: conflitos e aproximações entre analíticas, hermenêuticas, fenomenologias e metacríticas da linguagem(UnB, 2003) Cabrera, JulioO objetivo deste livro é fazer uma reflexão acerca das múltiplas maneiras de pensar filosoficamente nas questões da linguagem. E em particular na questão da significação. Propondo um alargamento da noção usual de “filosofia da linguagem”, como vinculada apenas com a tradição analítica.
- ItemEm Busca da Boa Morte: antropologia dos cuidados paliativos(Garamond; FIOCRUZ, 2004) Menezes, Rachel AisengartFruto de um trabalho etnográfico, o livro Em Busca da Boa Morte, de Rachel Aisengart Menezes, aborda o novo ideário, conhecido como paliativista, que coloca em questão a morte fria e desprotegida no hospital – desse modo, o que se procura aqui é refletir acerca de um processo de mudança cultural, de contornos ainda pouco precisos, mas que, inegavelmente, procura humanizar o momento da morte, encarando a relação médico-paciente sob um outro ponto de vista . Trata-se de uma obra que traz à tona questões sobre a Ética no mundo contemporâneo, que banaliza a morte ou simplesmente não fala dela. Desse modo, o novo ideário constitui-se como uma resposta possível, mesmo que ainda ligada, à onisciência e onipresença da Medicina, quando o discurso médico já não possui respostas, conscientizando-se das suas limitações.
- ItemObras Sobre Religião: diálogos sobre a religião(Fundação Calouste Gulbenkian, 2005) Hume, David (1711-1776); Galvão, PedroO presente volume reúne as duas principais obras de David Hum e sobre filosofia da religião, deixando de lado apenas textos de menor dimensão como os ensaios “Da Imortalidade da Alma” e “Da Superstição e do Entusiasmo”, incluídos no volume dos Ensaios Morais, Políticos e Literários […]. Os Diálogos sobre a Religião Natural começaram a ser compostos pelo autor por volta de 1750, provavelmente em continuidade com o capítulo “De uma Providência Particular e de um Estado Futuro” da Investigação sobre o Entendimento Humano […]. Dificuldades várias, adiante comentadas, impediram Hume e de publicar esta obra, que reuniu pela última vez no ano da sua morte (1776) e só foi publicada postumamente, em 1779. É portanto “de direito” anterior à História Natural da Religião, embora esta tenha sido publicada em 1757. […]
- ItemTeoria do Melhoramento Animal(Belo Horizonte, 2005) Lopes, Paulo SávioA obra se originou de notas de aulas ministradas na disciplina Teoria do Melhoramento Animal, da Universidade Federal de Viçosa.
- ItemAs Pestes do Século XX: tuberculose e Aids no Brasil, uma história comparada(Editora Fiocruz, 2005) Nascimento, Dilene Raimundo doO livro traz um estudo, em perspectiva comparada, da tuberculose e da Aids no Brasil, nas primeiras e últimas décadas do século XX. Resgatando a análise de ensaios anteriores sobre a tuberculose na cidade do Rio de Janeiro, a autora constata a existência de analogias evidentes em relação à Aids tanto do ponto de vista do conhecimento científico e das ações institucionais quanto das construções sociais.
- ItemInteligência, informação e conhecimento em corporações(IBICT: UNESCO, 2006) Tarapanoff, KiraEste livro, procura discutir a amplitude do conhecimento e da informação em organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. A finalidade desta obra, como observou Kira Tarapanoff, que a organizou, é oferecer um referencial conceitual e operativo, com uma abordagem interativa das várias áreas tratadas, com vistas a construir uma ponte entre a academia e a prática, entre a universidade e a empresa, trazendo novas propostas para reflexão e utilização efetiva da informação, conhecimento e inteligência nas corporações.
- ItemPolíticas Internacionais de Saúde na Era Vargas: o serviço especial de saúde pública, 1942-1960(Editora Fiocruz, 2006) Campos, André Luiz Vieira deA obra analisa o Sesp enquanto agência responsável pela institucionalização das políticas públicas de saúde no Brasil. Para tanto, divide-se em três partes: a primeira conta com dois capítulos e fala sobre a origem do Sesp no contexto das relações internacionais entre Brasil e EUA e da Segunda Guerra Mundial; a segunda divide-se em quatro capítulos que dissertam sobre o controle da malária nas bases americanas no Brasil (Belém, Recife e Natal), a política sanitária exercida na Amazônia (por conta das migrações para o esforço de guerra na colheita da borracha), no Vale do Rio Doce e nas regiões produtoras de mica em Minas Gerais; e a última, com três capítulos, expõe as estratégias de sobrevivência e transformações do Sesp no pós-guerra, seu papel na administração sanitária e colaboração na expansão do poder público na década de 50.
- ItemSaúde Coletiva Como Compromisso: a trajetória da Abrasco.(Editora Fiocrz/Abrasco, 2006) Lima, Nísia TrindadeO termo ‘saúde coletiva’ é uma invenção brasileira que hoje está presente na agenda acadêmica e política de países da América Latina, do Caribe e da África e trata, acima de tudo, de uma forma de abordar as relações entre conhecimentos, práticas e direitos referentes à qualidade de vida. A Abrasco – Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – nasceu em 1979 impregnada por esse sentido de inovação. Na sua carta de identidade, o termo emblemático ‘saúde coletiva’ aparece para romper barreiras e instigar a confluência de conhecimentos e práticas que integram o compromisso com o cuidado da saúde como valor fundamental da condição humana e seu reconhecimento como um direito universal.
- ItemSaúde Bucal(Ministério da Saúde, 2008) Ministério da SaúdeO presente Caderno tem como foco evidenciar a reorganização das ações e serviços de saúde bucal no âmbito da Atenção Básica, como parte fundamental na construção do SUS. Esta proposta, que estamos levando aos profissionais de saúde, é da Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. É o resultado do trabalho de profissionais dos Serviços e da Universidade que se lançaram a este desafio como uma referência inicial às equipes de saúde nos diversos pontos do País.
- ItemA imprensa em transição: o jornalismo brasileiro nos anos 50(FGV, 2008) Abreu, Alzira AlvesEsta é a versão eletrônica da publicação impressa em 1996, que traça os caminhos editoriais da imprensa brasileira nos anos 1950, um rico período de transformações, completo com a regulamentação da profissão. Os quatro ensaios históricos contidos aqui ampliam o espaço dos estudos descritivos sobre a imprensa brasileira, permitindo a compreensão das transformações, mudanças de linguagem, modificações gráficas e, principalmente, os caminhos editoriais da imprensa brasileira. Conta as aventuras da imprensa em um período marcado por um rico processo de transformações, que se completou na década seguinte com a regulamentação da profissão de jornalista.
- ItemDicionário da Educação Profissional em Saúde(EPSJV, 2008) Pereira, Isabel BrasilA 'educação profissional em saúde' foi permitida legalmente, no Brasil, a partir da Lei 4.024/61. Até então, o ensino técnico estava organizado com base nas Leis Orgânicas de Ensino (...). Estas travam, porém, especificamente, da formação de quadros profissionais para a indústria, o comércio, a agricultura e a formação de professores, o que não impediu que na década de 1940 fosse aprovada legislação educacional para a área de enfermagem, que busca regular a formação técnica dos práticos de enfermagem (Decreto-Lei n. 8.778/1946) e dos auxiliares de enfermagem (Lei n. 775/1949), para o então incipiente e pouco desenvolvido mercado hospitalar. (...)