Filosofia
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- ItemRegulamento e manual estágio obrigatório em filosofia(UNISA, 2019) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino JoséEste manual e regulamento tem por objetivo viabilizar a realização das atividades de estágio obrigatório e supervisionado dos discentes do Curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância, durante o período de isolamento social, determinado em legislação vigente, em função da situação epidemiológica da COVID-19. Em razão do distanciamento social no contexto da pandemia da COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Ministério da Educação (MEC), por meio do PARECER do Concelho Nacional de Educação - CNE/CP No: 5/2020 do Processo No: 23001.000334/2020-21 – dispõe sobre a possibilidade de realização da carga horária mínima anual de Estágio através de atividades não presenciais. No caso dos cursos de licenciatura ou formação de professores, as práticas didáticas vão ao encontro de um amplo processo de oferta de aprendizado não presencial à educação básica, principalmente aos anos finais do ensino fundamental e médio. Produz, assim, sentido que estágios vinculados às práticas na escola, em sala de aula, possam ser realizados de forma igualmente virtual ou não presencial, seja a distância, seja por aulas gravadas etc. (CNE/CP, 2020, p.17). A realização do estágio é essencial para a formação do licenciando, pois possibilita o desenvolvimento de competências de ensino-aprendizagem para a prática pedagógica, a interrelação teoria-prática e interação com a realidade educacional. Entretanto, diante do contexto da pandemia COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Curso de Filosofia desenvolveu uma proposta de planejamento didático, que incluí a produção de materiais didáticos. Trata-se de uma proposta dividida em dois blocos, que incluem a produção de 10 materiais de planejamento e didáticos, com 40 horas cada. As atividades programadas e os materiais didáticos, que devem ser produzidos pelos licenciandos, seguem as orientações dispostas no Parecer CNE/CP n. 5/2020, conforme se segue: Além de viabilizar a realização das atividades práticas dos estágios obrigatórios, garantindo a possibilidade de terminalidade do ensino superior no tempo de integralização do curso, o projeto proposto neste documento, pautado em atividades de extensão, contribui diretamente para: metodologias e estratégias de ensino aprendizagem; formação e capacitação docente; educação em direitos humanos; educação ambiental e sustentabilidade; desenvolvimento humano; educação em saúde; organizar ações de responsabilidade social imprescindíveis neste momento de prevenção estimular os acadêmicos matriculados na disciplina de estágio obrigatório nos cursos de bacharelado, licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica a elaborar materiais digitais;
- ItemRegulamento do TCC & manual de orientação e formatação do artigo(UNISA, 2019) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino JoséEste Manual apresenta uma síntese das orientações gerais, do modelo e das regras de formatação (ABNT) que devem ser utilizadas na elaboração do TCC da Licenciatura de Filosofia da Universidade Santo Amaro. Para a redação do artigo utilize o template/modelo em Word disponibilizado na trilha. O resumo é um elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas em um único parágrafo. Deve sintetizar o tema e o subtema, o problema/pergunta da pesquisa, as hipóteses, justificativas do estudo, o objetivo, a metodologia e as partes/ tópicos do artigo. Evite frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas), ou siglas. Aparece na primeira página em Fonte Arial 12, espaçamento simples (1,0) e não deve ultrapassar 250 palavras. É seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho: palavras-chave, isto é, conjunto de termos que representam o conteúdo do documento. São atribuídas livremente, de acordo com a relação que o autor faz com o seu conteúdo (linguagem natural).
- ItemManual de estágio obrigatório supervisionado modelos de relatórios(UNISA, 2019) Ramacciott, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino José; Almeida, Fábio Fetz deO Manual de Procedimentos tem por objetivo garantir as orientações necessárias para a adequada realização do Estágio Curricular Supervisionado pelos alunos do Curso de Filosofia. Apresenta, ainda, o intuito de subsidiar os Tutores dos Polos das diferentes regiões do Brasil para que possam trabalhar conjuntamente com os Professores Responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado na UNISA de modo a melhor atender nossos alunos, esclarecendo suas dúvidas, garantindo o apoio necessário para que cumpram seu estágio em consonância com a legislação vigente nas modalidades “Ensino Fundamental” e “Ensino Médio” como condição necessária à sua formação acadêmica. O Manual apresenta orientações gerais sobre a tramitação e entrega da documentação específica, roteiros que subsidiam a realização dos estágios de observação, participação e regência e respectivos relatórios, bem como Relatório Semestral de Avaliação do Estagiário contendo as horas realizadas a cada semestre a avaliação do seu desempenho para a atribuição de sua nota no estágio.
- ItemEnsino de filosofia sob a perspectiva de Nietzsche(UNISA, 2020) Sá, Rejane dos Santos MagalhãesA pesquisa parte do problema: que quer dizer o lema tornar-se o que se é e como esta perspectiva filosófica de Nietzsche pode ser aplicada na prática pedagógica do ensino de filosofia visando à formação no discente do pensamento crítico, autônomo e criador de sentidos para a vida? Para responder ao problema da pesquisa, vamos examinar algumas hipóteses apresentadas por estudiosos da filosofia de Nietzsche e do tema ensino de filosofia. A análise do significado do lema tornar-se o que se é, tem como fonte primária o livro Ecce Homo: como alguém se torna o que é.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO presente artigo sobre ensino de Filosofia visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCC-EM) implementada em 2018, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas. Para desenvolver a pesquisa foram delimitados como objetivos: fazer um breve histórico sobre o ensino de filosofia; analisar as mudanças no ensino médio; examinar as contribuições da Filosofia para a formação dos indivíduos na contemporaneidade; verificar os desafios ainda existentes no que se refere às metodologias e currículos no ensino de Filosofia na atualidade. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica básica, com a análise de artigos de especialistas no tema e legislações que relativas a regulamentação do ensino de filosofia. Concluiu-se que a Filosofia contribui para a formação de indivíduos questionadores, que não aceitam passivamente as imposições das ideias ou conceitos. Contudo, essa atitude não interessa aos governos e classes dominantes e assim, a Filosofia vem sendo tirada dos programas escolares de maneiras explícitas e implícitas. No momento, as reformas educacionais e políticas públicas aprovadas e implementadas em 2018 mais uma vez colocaram o ensino filosófico como conteúdo de menor importância ao se descaracterizar a disciplina Filosofia e colocar os conteúdos como “estudos e práticas”. Cabe então, aos profissionais da área continuarem a luta pela valorização do trabalho filosófico despertando em cada aluno o senso crítico e buscando alternativas legais para que o retrocesso iminente não se perpetue.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesO presente artigo é o trabalho de conclusão do curso de licenciatura em filosofia, no nível de graduação e tem como objetivo refletir sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia. Dessa maneira, buscou se contextualizar os desafios da educação na sociedade contemporânea e o papel da filosofia na formação dos discentes. O trabalho discorreu sobre os principais aspectos da filosofia do encontro, a biografia de Martin Buber e a atitude dialógica em sala de aula na relação professor e aluno. A metodologia utilizada constou na adoção da pesquisa bibliográfica e de fontes secundárias tais como livros, artigos e periódicos para levantamento dos dados. Os resultados demonstraram que a educação dialógica proposta por Buber visa superar as relações meramente coisificadas e mecanizadas da atualidade, com intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma nova comunidade global que valorize verdadeiros encontros entre pessoas e se torne mais humanizada.
- ItemRegulamento do TCC & manual de orientação e formatação do artigo(UNISA, 2020) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino José: Este Manual apresenta uma síntese das orientações gerais, do modelo e das regras de formatação (ABNT) que devem ser utilizadas na elaboração do TCC da Licenciatura de Filosofia da Universidade Santo Amaro. Para a redação do artigo utilize o template/modelo em word disponibilizado na trilha. O resumo é um elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas em um único parágrafo. Deve sintetizar o tema e o subtema, o problema/pergunta da pesquisa, as hipóteses, justificativas do estudo, o objetivo, a metodologia e as partes/ tópicos do artigo. Evite frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas), ou siglas. Aparece na primeira página em Fonte Arial 12, espaçamento simples (1,0) e não deve ultrapassar 250 palavras. É seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho: palavras-chave, isto é, conjunto de termos que representam o conteúdo do documento. São atribuídas livremente, de acordo com a relação que o autor faz com o seu conteúdo (linguagem natural).
- ItemEnsino de filosofia como processo de formação crítica: saber filosófico como princípio e prática de humanização e liberdade(UNISA, 2020) Luz, Helder CorreaO artigo trata do ensino da Filosofia como parte do processo de formação crítica do ser humano, pois consideramos o saber filosófico como princípio e prática de humanização, emancipação e liberdade. Partimos da hipótese de que a Filosofia é um saber indispensável para a formação do indivíduo crítico e consciente, pautado pela razão, pela autonomia e pela liberdade do pensar. Sustentamos, também, que as concepções educacionais são transitórias e estão sujeitas aos contextos filosófico, ético-político e sócio-cultural de cada época. Nosso objetivo geral foi analisar a importância do ensino da Filosofia sob a perspectiva da criticidade, com destaque às contribuições de grandes pensadores que influenciaram o campo educacional. Os objetivos específicos foram: a) entender de que forma a Filosofia influencia o processo formativo do ser humano. b) discutir os diversos cenários e concepções educacionais que ajudaram traçar o papel do ensino da Filosofia enquanto instrumento de reflexão e transformação do ser humano e da sua realidade e c) compreender os caminhos trilhados pelo ensino da Filosofia no Brasil. Como procedimentos de investigação, optamos pelas técnicas de pesquisa bibliográfica. A presente metodologia foi importante para o alcance dos objetivos propostos, sobretudo para a compreensão da relevância do ensino de Filosofia e do papel fundamental que ela desempenha no processo de formação do ser humano, independentemente da época ou da concepção filosófico-educacional predominante.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesO presente artigo é o trabalho de conclusão do curso de licenciatura em filosofia, no nível de graduação e tem como objetivo refletir sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia. Dessa maneira, buscou se contextualizar os desafios da educação na sociedade contemporânea e o papel da filosofia na formação dos discentes. O trabalho discorreu sobre os principais aspectos da filosofia do encontro, a biografia de Martin Buber e a atitude dialógica em sala de aula na relação professor e aluno. A metodologia utilizada constou na adoção da pesquisa bibliográfica e de fontes secundárias tais como livros, artigos e periódicos para levantamento dos dados. Os resultados demonstraram que a educação dialógica proposta por Buber visa superar as relações meramente coisificadas e mecanizadas da atualidade, com intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma nova comunidade global que valorize verdadeiros encontros entre pessoas e se torne mais humanizada.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesReflexão sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO artigo visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina Filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO artigo sobre ensino de Filosofia visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCC-EM) implementada em 2018, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas. Para desenvolver a pesquisa foram delimitados como objetivos: fazer um breve histórico sobre o ensino de filosofia; analisar as mudanças no ensino médio; examinar as contribuições da Filosofia para a formação dos indivíduos na contemporaneidade; verificar os desafios ainda existentes no que se refere às metodologias e currículos no ensino de Filosofia na atualidade. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica básica, com a análise de artigos de especialistas no tema e legislações que relativas a regulamentação do ensino de filosofia. Concluiu-se que a Filosofia contribui para a formação de indivíduos questionadores, que não aceitam passivamente as imposições das ideias ou conceitos. Contudo, essa atitude não interessa aos governos e classes dominantes e assim, a Filosofia vem sendo tirada dos programas escolares de maneiras explícitas e implícitas. No momento, as reformas educacionais e políticas públicas aprovadas e implementadas em 2018 mais uma vez colocaram o ensino filosófico como conteúdo de menor importância ao se descaracterizar a disciplina Filosofia e colocar os conteúdos como “estudos e práticas”. Cabe então, aos profissionais da área continuarem a luta pela valorização do trabalho filosófico despertando em cada aluno o senso crítico e buscando alternativas legais para que o retrocesso iminente não se perpetue.
- ItemFilosofia da educação e metodologias de ensino: o canto das sereias(UNISA, 2020) Campos, Mariano Henrique Maurício deO artigo trata do tema ensino de filosofia e do subtema metodologias de ensino, com foco no estudo das concepções pedagógicas. A hipótese do trabalho é de que existe uma relação de complementariedade entre as explicações filosóficas fundadas na pedagogia da essência e da existência e que as metodologias ativas, tão mencionadas atualmente nos estudos sobre práticas pedagógicas, representam uma concepção filosófica ultrapassada. Foram definidos como objetivos refletir sobre a interferências do pensamento filosófico sobre a construção de métodos de investigação do conhecimento e como isso pode impactar o ensino, além de buscar uma análise da filosofia da essência e a filosofia da existência como pressupostos fundamentais das maneiras de ensinar. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e a revisão da literatura, com foco em autores que abordaram filosofia da educação e ensino de filosofia. A conclusão é de que as práticas pedagógicas não constituem mera transmissão de conteúdos e vão além de mecanismos burocráticos que vislumbram o ensino de filosofia como salvação.
- ItemAnais I e II Semana de Filosofia(UNISA, 2021) Ramaccioti, BárbaraOs Anais da I e II Semana de Filosofia reúnem os resumos expandidos de alguns dos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos da Licenciatura em Filosofia da Unisa no ano de 2020, que tiraram nota igual ou maior que 9,0 (nove). Apenas os alunos que participaram dos eventos I e II Semana de Filosofia apresentando oralmente seus resumos tiveram seus trabalhos selecionados para esta publicação. Os TCCs apresentam o resultado de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre o tema geral Ensino de Filosofia e outros subtemas relacionados, tais como: a perspectiva de educação de algum filósofo, a educação em direitos humanos, questões didáticas e metodológicas etc. Dois resumos expandidos dos melhores TCCs aqui publicados também foram selecionados para participar do 23º Congresso de Iniciação Científica da Unisa, representando a Licenciatura em Filosofia. O projeto de pesquisa da aluna Rejane de Sá ENSINO DE FILOSOFIA SOB A PERSPECTIVA DE NIETZSCHE também foi selecionado para o PIBIC-UNISA, sendo contemplado com a bolsa de pesquisa PIBIC-CNPq, durante o ano de 2020. Os Anais da I e II Semana de Filosofia são publicados no Repositório da Licenciatura em Filosofia vinculado ao site da Biblioteca da Unisa, assim como os melhores TCC (artigos completos), dos alunos que obtiveram nota igual ou maior que nove (9,0). Os resumos expandidos aqui reunidos dão uma pequena mostra das pesquisas discentes e da produção acadêmica da Licenciatura em Filosofia da Unisa na área de Ensino de Filosofia, a qual tem se firmado como uma das principais áreas de pesquisa na pós-graduação de Filosofia no Brasil, conforme dados publicados em 2021 pela ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia). Além da apresentação dos resumos dos melhores TCCs, as Semanas de Filosofia contam com a participação de professores-pesquisadores da área de Ensino de Filosofia como palestrantes. A I Semana de Filosofia contou com a palestra “Escuta e diálogo na aula de filosofia”, proferida pelo prof. Dr. Fernando Bonadia da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). A II Semana de Filosofia contou com a palestra “Ensino de Filosofia: desafios no Ensino Médio”, proferida pela profa. Me. Marta Vitória de Alencar do Colégio Aplicação (CAP) da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo).
- ItemRegulamento e manual estágio obrigatório em filosofia(UNISA, 2021) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino JoséEste manual e regulamento tem por objetivo viabilizar a realização das atividades de estágio obrigatório e supervisionado dos discentes do Curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância, durante o período de isolamento social, determinado em legislação vigente, em função da situação epidemiológica da COVID-19. Em razão do distanciamento social no contexto da pandemia da COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Ministério da Educação (MEC), por meio do PARECER do Concelho Nacional de Educação - CNE/CP Nº: 5/2020 do Processo Nº: 23001.000334/2020-21 – dispõe sobre a possibilidade de realização da carga horária mínima anual de Estágio através de atividades não presenciais. No caso dos cursos de licenciatura ou formação de professores, as práticas didáticas vão ao encontro de um amplo processo de oferta de aprendizado não presencial à educação básica, principalmente aos anos finais do ensino fundamental e médio. Produz, assim, sentido que estágios vinculados às práticas na escola, em sala de aula, possam ser realizados de forma igualmente virtual ou não presencial, seja a distância, seja por aulas gravadas etc. (CNE/CP, 2020, p.17). A realização do estágio é essencial para a formação do licenciando, pois possibilita o desenvolvimento de competências de ensino-aprendizagem para a prática pedagógica, a interrelação teoria-prática e interação com a realidade educacional. Entretanto, diante do contexto da pandemia COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Curso de Filosofia desenvolveu uma proposta de planejamento didático, que incluí a produção de materiais didáticos. Trata-se de uma proposta dividida em dois blocos, que incluem a produção de 10 materiais de planejamento e didáticos, com 40 horas cada. As atividades programadas e os materiais didáticos, que devem ser produzidos pelos licenciandos, seguem as orientações dispostas no Parecer CNE/CP n. 5/2020, conforme se segue: Além de viabilizar a realização das atividades práticas dos estágios obrigatórios, garantindo a possibilidade de terminalidade do ensino superior no tempo de integralização do curso, o projeto proposto neste
- ItemAnais: I e II semana de filosofia(UNISA, 2021) Ramacciotti, BárbaraOs Anais da I e II Semana de Filosofia reúnem os resumos expandidos de alguns dos melhores TCCs dos alunos da Licenciatura em Filosofia de 2020.
- ItemManual de estágio obrigatório supervisionado e modelos de relatórios(UNISA, 2021) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino José; Almeida, Fábio Fetz deO Manual de Procedimentos tem por objetivo garantir as orientações necessárias para a adequada realização do Estágio Curricular Supervisionado pelos alunos do Curso de Filosofia. Apresenta, ainda, o intuito de subsidiar os Tutores dos Polos das diferentes regiões do Brasil para que possam trabalhar conjuntamente com os Professores Responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado na UNISA de modo a melhor atender nossos alunos, esclarecendo suas dúvidas, garantindo o apoio necessário para que cumpram seu estágio em consonância com a legislação vigente nas modalidades “Ensino Fundamental” e “Ensino Médio” como condição necessária à sua formação acadêmica. O Manual apresenta orientações gerais sobre a tramitação e entrega da documentação específica, roteiros que subsidiam a realização dos estágios de observação, participação e regência e respectivos relatórios, bem como Relatório Semestral de Avaliação do Estagiário contendo as horas realizadas a cada semestre a avaliação do seu desempenho para a atribuição de sua nota no estágio.
- ItemRegulamento do TCC & manual de orientação e formatação do artigo(UNISA, 2021) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino JoséEste Manual apresenta uma síntese das orientações gerais, do modelo e das regras de formatação (ABNT) que devem ser utilizadas na elaboração do TCC da Licenciatura de Filosofia da Universidade Santo Amaro. Para a redação do artigo utilize o modelo em Word disponibilizado na trilha. O resumo é um elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas em um único parágrafo. Deve sintetizar o tema e o subtema, o problema/pergunta da pesquisa, as hipóteses, justificativas do estudo, o objetivo, a metodologia e as partes/ tópicos do artigo. Evite frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas), ou siglas. Aparece na primeira página em Fonte Arial 12, espaçamento simples (1,0) e não deve ultrapassar 250 palavras. É seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho: palavras-chave, isto é, conjunto de termos que representam o conteúdo do documento. São atribuídas livremente, de acordo com a relação que o autor faz com o seu conteúdo (linguagem natural).
- ItemRegulamento e manual estágio obrigatório em filosofia (4.ed.)(UNISA, 2022) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino JoséEste manual e regulamento tem por objetivo viabilizar a realização das atividades de estágio obrigatório e supervisionado dos discentes do Curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância, durante o período de isolamento social, determinado em legislação vigente, em função da situação epidemiológica da COVID-19. Em razão do distanciamento social no contexto da pandemia da COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Ministério da Educação (MEC), por meio do PARECER do Concelho Nacional de Educação - CNE/CP Nº: 5/2020 do Processo Nº: 23001.000334/2020-21 – dispõe sobre a possibilidade de realização da carga horária mínima anual de Estágio através de atividades não presenciais. No caso dos cursos de licenciatura ou formação de professores, as práticas didáticas vão ao encontro de um amplo processo de oferta de aprendizado não presencial à educação básica, principalmente aos anos finais do ensino fundamental e médio. Produz, assim, sentido que estágios vinculados às práticas na escola, em sala de aula, possam ser realizados de forma igualmente virtual ou não presencial, seja a distância, seja por aulas gravadas etc. (CNE/CP, 2020, p.17). A realização do estágio é essencial para a formação do licenciando, pois possibilita o desenvolvimento de competências de ensino-aprendizagem para a prática pedagógica, a interrelação teoria-prática e interação com a realidade educacional. Entretanto, diante do contexto da pandemia COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Curso de Filosofia desenvolveu uma proposta de planejamento didático, que incluí a produção de materiais didáticos. Trata-se de uma proposta dividida em dois blocos, que incluem a produção de 10 materiais de planejamento e didáticos, com 40 horas cada. As atividades programadas e os materiais didáticos, que devem ser produzidos pelos licenciandos, seguem as orientações dispostas no Parecer CNE/CP n. 5/2020, conforme se segue: Além de viabilizar a realização das atividades práticas dos estágios obrigatórios, garantindo a possibilidade de terminalidade do ensino superior no tempo de integralização do curso, o projeto proposto neste
- ItemManual de estágio obrigatório supervisionado e modelos de relatórios(UNISA, 2022) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino José; Almeida, Fábio Fetz deEste Manual tem por objetivo garantir as orientações necessárias para a adequada realização de Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado pelos alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia. Apresenta, ainda, o intuito de subsidiar os Tutores dos Polos das diferentes regiões do Brasil para que possam trabalhar conjuntamente com os Professores Responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado na UNISA de modo a melhor atender nossos alunos, esclarecendo suas dúvidas, garantindo o apoio necessário para que cumpram seu estágio em consonância com a legislação vigente nas modalidades “Ensino Fundamental” e/ou “Ensino Médio” como condição necessária à sua formação acadêmica. O Manual apresenta orientações e roteiros que subsidiam a realização dos estágios de Observação, Participação e Regência e respectivos relatórios, bem como Relatório Semestral de Avaliação do estagiário contendo as horas realizadas e a avaliação do seu desempenho no estágio. O Estágio Supervisionado é um componente curricular obrigatório para a conclusão da Licenciatura em Filosofia, devendo ser cumprida uma carga horária de 400 horas. O aluno pode iniciar o Estágio Obrigatório a partir do 9º módulo no curso de 4 anos ou de 16 módulos. Para iniciar o Estágio Obrigatório ou Não Obrigatório o aluno precisa estar regularmente matriculado e emitir um Contrato de Estágio, para isso precisa entrar no Portal do Aluno, selecionar a Aba Estágio (sem ou com vínculo empregatício) e preencher os dados solicitados conforme as orientações a seguir. Para os cursos em que o Estágio é um componente curricular obrigatório, a validação das horas obrigatórias é feita por meio de envio do Relatório de Estágio. Para envio desse Relatório, o aluno deve ter um contrato de estágio deferido em seu portal, caso contrário o envio é bloqueado. Informamos que o aluno tem acesso às Normas Gerais de Estágio e aos Manuais e Regulamentos de Estágio do seu curso no Portal Unisa, na pasta DOCUMENTOS DO CURSO.