Filosofia
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- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020)O presente artigo sobre ensino de Filosofia visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCC-EM) implementada em 2018, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas. Para desenvolver a pesquisa foram delimitados como objetivos: fazer um breve histórico sobre o ensino de filosofia; analisar as mudanças no ensino médio; examinar as contribuições da Filosofia para a formação dos indivíduos na contemporaneidade; verificar os desafios ainda existentes no que se refere às metodologias e currículos no ensino de Filosofia na atualidade. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica básica, com a análise de artigos de especialistas no tema e legislações que relativas a regulamentação do ensino de filosofia. Concluiu-se que a Filosofia contribui para a formação de indivíduos questionadores, que não aceitam passivamente as imposições das ideias ou conceitos. Contudo, essa atitude não interessa aos governos e classes dominantes e assim, a Filosofia vem sendo tirada dos programas escolares de maneiras explícitas e implícitas. No momento, as reformas educacionais e políticas públicas aprovadas e implementadas em 2018 mais uma vez colocaram o ensino filosófico como conteúdo de menor importância ao se descaracterizar a disciplina Filosofia e colocar os conteúdos como “estudos e práticas”. Cabe então, aos profissionais da área continuarem a luta pela valorização do trabalho filosófico despertando em cada aluno o senso crítico e buscando alternativas legais para que o retrocesso iminente não se perpetue.
- ItemRegulamento e manual de orientação do tcc de filosofia anexos 1 e 2(UNISA, 2022)Este Manual apresenta uma síntese das orientações gerais, do modelo e das regras de formatação (ABNT) que devem ser utilizadas na elaboração do TCC da Licenciatura de Filosofia da Santo Amaro.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020)O presente artigo é o trabalho de conclusão do curso de licenciatura em filosofia, no nível de graduação e tem como objetivo refletir sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia. Dessa maneira, buscou se contextualizar os desafios da educação na sociedade contemporânea e o papel da filosofia na formação dos discentes. O trabalho discorreu sobre os principais aspectos da filosofia do encontro, a biografia de Martin Buber e a atitude dialógica em sala de aula na relação professor e aluno. A metodologia utilizada constou na adoção da pesquisa bibliográfica e de fontes secundárias tais como livros, artigos e periódicos para levantamento dos dados. Os resultados demonstraram que a educação dialógica proposta por Buber visa superar as relações meramente coisificadas e mecanizadas da atualidade, com intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma nova comunidade global que valorize verdadeiros encontros entre pessoas e se torne mais humanizada.
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- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020)O artigo visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina Filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas.