Pós-Graduação | Lato Sensu
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação | Lato Sensu por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 68
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arteterapia aplicável nos espaços de apoio pedagógico(UNISA, 2017) Conrado, Rosana SalviniEste artigo apresenta possibilidades de trabalho pedagógico especializado, por meio da Arteterapia, com alunos da rede municipal de São Sebastião - litoral norte de SP. Consideram-se não só as propostas de teóricos da área, mas também os documentos que regulamentam a educação especial e, mais propriamente, a inclusão, já que esse trabalho focaliza o atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais. Utilizamos como referência a Gestalt-Terapia, que concebe o indivíduo como um sistema aberto, que se desenvolve por meio de intercâmbios criativos com o ambiente. Nesse contexto, a Arteterapia se utiliza de mediadores artísticos, que são os meios empregados com a finalidade de criação, expressão e comunicação, e os EAPEs passam a ser settings arteterapeuticos. Para exemplificar de que forma a Arteterapia pode ser aplicada a diferentes alunos nesses espaços de aprendizagem, utilizamos como referência o que orienta o MEC (2003) e o que a bibliografia da área considera relevante. Tão importante quanto os conteúdos curriculares que se desenvolvem em sala de aula regular, o trabalho terapêutico, de estimulação sensorial e cognitiva, de inclusão e aceitação de si mesmo, considerando as próprias fragilidades, mas, sobretudo, as potencialidades é que leva o profissional do EAPE a possibilitar aos seus alunos o encorajamento e o estabelecimento de relações com o ambiente físico e social, que oportuniza o desenvolvimento de suas competências, estimula a atenção e a criatividade e favorece o bem-estar emocional.
- ItemA atuação da terapia ocupacional em saúde de tabalhador: uma revisão de literatura(UNISA, 2016) Ezequiel, Carmem TaísMuitos são os fatores de risco dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, sendo geralmente ligado ao desempenho dos trabalhadores e às suas condições laborais, desse modo, o profissional terapeuta ocupacional surge como um criador e intensificador das ações nesse campo. Esse trabalho tem como objetivo, através do método de revisão de literatura, identificar os temas e modelos de atuação da terapia ocupacional em saúde do trabalhador hoje utilizados na prática e em pesquisas, incentivando a sua atuação como uma estratégia benéfica. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Eletronic Library On-Line, as palavras-chaves utilizadas foram: “terapia ocupacional”, “saúde ocupacional” e “riscos ocupacionais”, a pesquisa foi limitada aos idiomas português, inglês e espanhol. Foram identificados 83 trabalhos, e por meio de análise de exclusão continuaram na pesquisa onze desses, um publicado na década de 1990 e os dez restantes publicados nos anos 2000. No contexto da prática da terapia ocupacional no trabalho e saúde, o foco de sua intervenção permeia a prevenção, a adaptação e inserção/ reinserção do sujeito fragilizado no mercado de trabalho. Pode-se concluir que é escasso o número de pesquisas referentes à atuação da terapia ocupacional em saúde do trabalhador, em que a proposta de atuação se encontra presente, é necessário que a terapia ocupacional se embase em conhecimentos científicos e teóricos para que sua atuação possa recriar olhares e definir práticas que facilitariam e dariam novo formato para a prática no campo do trabalho.
- ItemA definição do capital intelectual nas empresas(UNISA, 2009) Castro, Cristiano José deMuito se tem comentado que os relatórios fornecidos pela Contabilidade Financeira não retratam certas realidades das empresas atualmente, tendo em vista o fato de o valor contábil das ações estarem muitas vezes abaixo do seu valor de mercado. Esse contraste entre os dois valores vem sendo identificado como Capital Intelectual e apresentado como um novo conceito de administração de empresas que conduz á necessidade de aplicação de novas estratégias, de nova filosofia de gestão e novas formas de avaliação do valor da empresa. Este trabalho evidencia a verdadeira relação existente entre a Contabilidade e o Capital Intelectual. Os elementos intangíveis sempre foram abordados pela Contabilidade e, da mesma forma, como nunca se desprezou a sua importância, nunca se subestimou a sua complexidade. Portanto, a Contabilidade não é falha na divulgação das informações por ela registradas. Deve-se entender a finalidade de cada uma das Demonstrações Contábeis, bem como os Princípios subjacentes a elas. A falta de conhecimento, por vezes, conduz a conclusıes precipitadas e errÙneas. Por outro lado, qualquer que seja o rótulo atribuído aos elementos intangíveis, que sempre fizeram parte das organizações, entende-se e se aceita que hoje, cada vez mais, o conhecimento e o gerenciamento desses elementos são relevantes para a gestão das empresas, pois o momento atual é caracterizado pela ampla aplicação do recurso do conhecimento pelo homem, que se materializam em novas tecnologias, sistemas e serviços (entendidos como ativos intangíveis) que agregam valor ás organizações. Este trabalho trata da problematica da mensuração e divulgação dos ativos intangíveis passíveis de serem apropriados como capital intelectual das empresas. Além disso, abordam conceitos de alguns pesquisadores, respeitados no mundo acadêmico, em referência ao capital intelectual, sua composição, e um modelo de trabalho elaborado pelo Grupo Sueco Skandia. Apresenta-se também, uma análise de dados coletados por meio de um questionário fechado, encaminhado ao meio empresarial, que confirmou a importância da valorização do capital intelectual pelas organizações, por refletir nos resultados das empresas.
- ItemA eficácia da gestão de pessoas na manutenção industrial(UNISA, 2008) Magalhães, Rogério da SilvaA competitividade tem imposto ás organizações uma busca incessante por melhores resultados a fim de garantir o crescimento e a perpetuação no mercado. Este fato tem levado as companhias a buscar o aprimoramento da gesão de pessoas e a identificação / formação de líderes pró-ativos. Desta forma, a gestão estratégica de pessoas nas organizações tornou-se um fator de competitividade e excelência. Os principais conceitos e modelos associados á Gestão do Conhecimento são analisados dentro de uma perspectiva de aplicação no processo de formação da Estratégia na empresa. As diversas correntes de Gestão Estratégica são revistas da literatura, destacando-se as mais recentes, que enfatizam os recursos e as competÍncias organizacionais e incorporam novos conceitos, tais como Inteligência Competitiva e Competências Essenciais. Essa análise bibliográfica visa apoiar o desenvolvimento de um modelo que integre Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva e Estratégia Empresarial para fins de aplicação em organizações que estejam atuando em ambientes hipercompetitivos ou atravessando novas realidades institucionais e regulatórias. Conceitos e práticas de Aprendizagem Organizacional são incluídas nessa análise pela estreita relação que guardam com os temas abordados, favorecendo a construção do referido modelo "A Eficácia da Gestão de Pessoas na Manutenção Industrial.
- ItemA família e o seu papel no processo de aprendizagem do aluno de 6 a 10 anos(UNISA, 2008) Santos, Maria Angélica Nardi dosEste trabalho tem como objetivo enfocar aspectos sobre a família e o seu papel no processo de aprendizagem do aluno de 6 a 10 anos, possibilitando pontos de reflexão sobre a sua importância para a criança, principalmente nesta fase, denominada de Ensino Fundamental I. Neste material estaremos implementando algumas ações que possam orientar pais e professores no que tange a essa problemática, possibilitando um melhor relacionamento entre ambos. Todo conteúdo aqui apresentado foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica, a qual pretende apontar o quanto a família exerce um papel importantíssimo no processo de aprendizagem da criança , porque juntamente com a escola, ela poderá atuar na formação do indivíduo e do futuro cidadão. Neste sentido, concluímos que a participação da família na vida escolar da criança, é de suma importância e que, a boa relação entre ela e a escola, resultará em uma parceria infalível para a aprendizagem feliz e saudável do aprendente.
- ItemA formação dos docentes do ciclo de alfabetização na sociedade conteporânea(UNISA, 2016) Hora, da Célia PereiraO presente trabalho discute quais os saberes da docência na sociedade contemporânea. Considera-se aqui, que, o importante na fase atual da educação brasileira não é a denúncia de seus maus resultados, mas o delineamento de soluções possíveis e necessárias, na qual docentes favoreçam o desenvolvimento de novas autorias de pensamento. Mais do que ensinar conteúdos de conhecimento, ser ensinante implica abrir espaços para que a aprendizagem aconteça. O aprendente precisa de adultos como pais e professores, que acreditem em seu potencial, e lhe proporcionem autonomia e autoria. Não é de hoje que o ensino escolar constitui a forma dominante de socialização e de formação nas sociedades modernas. O trabalho docente tem papel central na política, na cultural e grande importância na economia. Neste sentido, é extremamente relevante uma boa formação docente, na qual os saberes sejam expandidos. Considera-se que a psicopedagogia pode atuar de maneira preventiva a problemas de ordem de ensinagem/ aprendizagem, bem como ressignificando os percursos neste processo.
- ItemA importância da brincadeira na infância(UNISA, 2017) Silva, Carla Fernanda daO presente artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, teve como objetivo demonstrar a brincadeira como ferramenta potencializadora no desenvolvimento infantil, como fator essencial ao aprendente, visto que desenvolve a imaginação, potencializa a criatividade, estabelece relações sociais, estimula os sentimentos. A brincadeira é atividade fundamental para a construção de conhecimentos da criança, pois brincando ela se desenvolve integralmente, ajuda a tornar um cidadão realizado.
- ItemA importância da construção de vínculos positivos na relação ensinante-aprendente(UNISA, 2017) Silva, Marilene P; Toledo, Karina AA prática educativa, em todos os níveis de ensino, é complexa, tecida por relações e diferentes modos de conceber a vida, o ser humano e o conhecimento, revela motivações, ideais e concepções dos ensinantes e aprendentes. Diante dessas questões, as relações de ensino e aprendizagem são uma preocupação constante entre os profissionais da educação. Os questionamentos tornam-se maiores quando se percebe que certos alunos têm “desejos de aprender”, enquanto outros não manifestam a mesma motivação, o mesmo desejo. Sabemos que o espaço escolar é tão importante e necessário às aprendizagens de várias habilidades, pois é um local em que os alunos precisam reconhecer-se sujeitos de sua história e, portanto, de seu conhecimento. Os vínculos positivos estabelecidos desde o nascimento (convívio familiar, amigos e ou cuidadores) e por toda sua jornada, seguidos de novos vínculos que se formarão neste novo ambiente com o conhecimento, com o professor, com novos colegas serão importantes para o sucesso escolar. Observamos a importância de uma relação cordial e dos vínculos estabelecidos entre família, escola, e comunidade ficando claro que todas devem caminhar juntas, para que a criança tenha uma aprendizagem sequencial e continua.
- ItemA importância da negociação no crescimento pessoal e profissional de um indivíduo(UNISA, 2009) Tiburcio, Vanessa Sena PinaO estudo investiga o tema “a importância da negociação no crescimento pessoal e profissional de um indivíduo” e tem como objetivos evidenciar que a negociação é uma ferramenta indispensável para quem busca ser um vencedor e identificar as maneiras de conquistar um meio melhor de negociar. A metodologia aplicada é a pesquisa bibliográfica, que possibilita base teórica para fundamentar a investigação e a pesquisa exploratória em que os sujeitos foram onze executivos, sendo que quatro sujeitos são da empresa 1, cinco sujeitos da empresa 2, um sujeito da empresa 3 e um sujeito da empresa 4, que têm vivência com negociação e que por meio de suas respostas complementaram a investigação dando alicerce para a conclusão do trabalho. Os resultados apontaram que os executivos trazem experiências importantes que destacam quais são as estratégias para se alcançar um conhecimento em negociação e apontam, assim como no conteúdo teórico, a importância do bom relacionamento entre o negociador e o interlocutor. Concluímos, por meio dos resultados que a negociação é indispensável na vida das pessoas e que mesmo sem o entendimento completo do assunto a pessoa que se classifica como um negociador apresenta diferencial relevante em relação às pessoas que não admitem a importância da negociação em suas vidas.
- ItemA importância da psicomotricidade na educação infantil(UNISA, 2017) Santos, Valéria de OliveiraO artigo visou fundamentar e fazer uso de subsídios teórico-científico sobre a relação da Psicomotricidade com o desenvolvimento harmonioso da criança, principalmente na Educação Infantil, no intuito de compreender o desenvolvimento integrado dos domínios cognitivo, afetivo-social e psicomotor. Na fase infantil, a criança busca experiência em seu próprio corpo, cabendo aos educadores orientarem e trabalharem os movimentos, otimizando o desenvolvimento das habilidades da criança.
- ItemA importância do estudo e aplicação da ergonomia frente a prevenção de doenças e acidentes de trabalho(UNISA, 2017) Silva, Gilmar SantosA ergonomia é uma ciência que busca a adaptação dos elementos do meio produtivo ao seu usuário (trabalhador). Devido ao seu relacionamento com a engenharia de segurança do trabalho, este artigo busca explorar os conceitos relacionados a estas duas temáticas, além de apresentar o contexto legal (legislação) pertinente. Também busca, com este artigo, abordar as atribuições do engenheiro de segurança do trabalho na função de divulgador da ergonomia. Diante desta abordagem, esta pesquisa se justifica pela importância da ergonomia como agente promotor na prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho. Os objetivos da pesquisa são a discussão de aspectos inerentes à ergonomia, sua relação com segurança do trabalho e a sua contribuição na prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho. A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa de revisão bibliográfica. Como resultado desta pesquisa, observa-se que a ergonomia pode ser inserida em qualquer ambiente organizacional, sua ausência resulta em perdas a todos os envolvidos no processo, sua implantação está relacionada ao cumprimento de requisitos técnicos e legais, principalmente o estabelecido na portaria 3214/78 do MTE através da Norma Regulamentadora Nº 17 e que os profissionais de engenharia de segurança e higiene ocupacional podem contribuir na sua implantação, pelo seu estreito relacionamento com o tema.
- ItemA importância do lúdico na construção da linguagem escrita(UNISA, 2008) Pinheiro, Alessandra Moraes PeresEste trabalho tem por objetivo demonstrar a importância das atividades lúdicas na construção da linguagem escrita tendo em vista que jogos e brincadeiras são, conforme alguns estudiosos, de fundamental importância no desenvolvimento do individuo como um todo. Respaldada por referenciais teóricos oriundos de vertente do materialismo histórico dialético, a proposta deste trabalho permite constatar que se os jogos e brincadeiras infantis forem utilizados como recursos pedagógicos, certamente contribuirão, tanto no desenvolvimento psicomotor, como no processo de aquisição de competências desejadas no âmbito escolar. No decorrer do trabalho procuramos mostrar quanto os jogos lúdicos auxiliam o sujeito aprendente durante a construção de novas estruturas mentais, pois esses recursos permitem que os alunos experimentem vivências nas áreas cognitivas, afetivas e psicomotoras. Sendo assim, a pesquisa nos aponta que os jogos lúdicos são recursos importantes na prática do educador, já que auxiliam na mediação do processo de construção da aprendizagem de uma forma vibrante e dinâmica contemplando os interesses e necessidades dos alunos, permitindo desta forma, que ocorram grandes avanços no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemA importância do psicopedagogo no ensino de educação infantil(UNISA, 2009) Iatauro, Julia Helena GilSão inúmeros os fatores de ordem intra e extra-escolar que concorrem para o aumento do fenômeno do fracasso escolar, no Brasil e no mundo. Tendo como foco o tratamento do problema que causa o transtorno ou a dificuldade no processo de aprendizagem do indivíduo, a Psicopedagogia surge para intervir tanto de forma curativa quanto preventiva, vez que se propõe a detectar problemas de aprendizagem e “resolvê-los”, além de preveni-los, evitando que surjam outros. Outra preocupação da Psicopedagogia é a formação do professor, para que o mesmo desenvolva e aperfeiçoe determinadas habilidades e conhecimentos, a fim de que possa, de forma eficiente, respeitar a singularidade de cada criança e exercer de forma adequada seu papel de facilitador no processo de aprendizagem de cada um dos seus alunos. A monografia ora apresentada, sem qualquer pretensão de esgotar tema tão complexo, busca suscitar debates sobre a importância da atuação do Psicopedagogo Institucional nas escolas, defendendo o entendimento de que, nos dias atuais, este profissional, ciente do enfoque multidisciplinar e multidimensional que seu trabalho exige, é o mais apto a lidar com os atores que envolvem o processo de aprendizagem – professor, aluno, família, comunidade – e tem habilidade para trabalhar junto com cada um deles, detectando os fatores causadores da dificuldade de aprendizagem em cada criança e auxiliando no tratamento de cada caso específico.
- ItemA importância do uso dos contos de fadas em atendimento psicopedagógico de crianças visando a superação de dificuldades de aprendizagem(UNISA, 2017) Fonseca, Tania CristinaO presente trabalho trata da importância da utilização dos contos de fadas no atendimento psicopedagógico com crianças, a partir da intencionalidade do profissional enquanto potencial mediador das aprendizagens, visando a partir das narrativas potencializar aspectos atrelados à imaginação, criatividade, autoestima e superação de dificuldades que demandam a intervenção psicopedagógica. O referido texto, parte da premissa de que a adequada e consciente utilização dos contos de fadas pelo psicopedagogo pode apoiar significativamente o pleno desenvolvimento intelectual e imaginativo dos sujeitos em processo de aprendizagem.
- ItemA importância do vínculo da família no processo de aprendizagem na criança(UNISA, 2009) Souza, Lucélia Silva deO presente trabalho teve por finalidade analisar a importância do vínculo familiar no processo de aprendizagem da criança. Sabe-se que a família é formadora do indivíduo e é ela que proporcionará o seu desenvolvimento bem como seu processo de aprendizagem de acordo com o meio ambiente que pode facilitar ou dificultar a sua evolução enquanto ser aprendente. Sendo assim, este trabalho construiu-se como objetivo de compreender a importância do vínculo familiar no desenvolvimento da criança, tendo as intervenções do psicopedagogo(a) como elo, pois o papel inicial do psicopedagogo(a) frente às dificuldades de aprendizagem é fazer uma análise da situação para poder diagnosticar os problemas e suas causas. Nesse sentido levantamos como hipótese, a partir do estudo de caso, através de nosso Estágio, através da análise de sintomas que o indivíduo apresenta, ouvindo a sua queixa, a queixa da família, além de resgatar a história de vida do sujeito, na busca de propiciar uma aprendizagem significativa.
- ItemA importância dos contos de fadas na mediação psicopedagogica(UNISA, 2017) Machado, Bruna CarolineEste trabalho expõe duas linhas teóricas que abordam a análise dos contos de fadas, uma psicanalítica, de Bettelheim e Corso, discorrendo sobre o quanto os contos permeiam o inconsciente de cada indivíduo, e outra antroposófica, defendida por Steiner, que explana o campo dos sonhos e o quanto estas estórias afetam o fundo de nossas almas, ambos justificando a importância deste estudo. Neste começo explana-se também uma pequena evolução dos contos ao longo dos anos. Na sequência apresentamos algumas técnicas para trabalhar a intervenção psicopedagógica utilizando contos de fadas, a princípio através das oficinas psicopedagógicas que utilizam o lúdico, materiais artísticos e recursos verbais e não-verbais; após, apresentamos a técnica do psicodrama, em que o indivíduo, preferencialmente em grupo, encena papéis, coordenados pelo terapeuta, para compreender os papéis reais e resolver bloqueios emocionais. Apresentamos também a técnica de grupos operativos, que trabalha as relações vinculares e a importância destas para as relações com o conhecimento. As técnicas são variadas, entretanto é importante escolher a que melhor se enquadra com o paciente e na queixa.
- ItemA inclusão da criança com deficiência na rede regular de ensino(UNISA, 2017) Oliveira, Juliane Cassarino deEste estudo objetiva refletir sobre os processos de inclusão/exclusão e integração relacionados a pessoas com necessidades especiais, a partir da compreensão doconceito de deficiência. O conceito de deficiência remete a uma reflexão mais ampla e o olhar volta-se para a Educação. O presente estudo pontua aos que assumem, hoje, o compromisso de transformação, a necessidade de conduzir suas ações frente ao objetivo da inclusão, atuando para romper com diversos conceitos e pré-conceitos, mobilizando diferentes recursos e estratégias para obter sucesso. E, na educação, encontra-se uma grande aliada para esse primeiro passo. Segundo o Portal da Educação, nos dias de hoje, falar em aprendizagem sem levar em consideração os mecanismos cerebrais responsáveis pelo processo de aprender significa negar nossa evolução. A Neurociência aplicada à aprendizagem não apenas contribui para a compreensão dos processos cerebrais, mas veio nos mostrar o que realmente significa essa forma particular de aprender. Tendo a compreensão de que a criança precisa desenvolver as habilidades motoras, para após desenvolver as habilidades de escrita, o professor saberá como melhor direcioná-la, assim como elaborar estratégias de ensino que desenvolvam sua capacidade de atenção, para a partir desse ponto auxiliar no processo de memorização e compreensão do processo de leitura e escrita. A conclusão a que chegamos foi que as crianças com deficiência são historicamente consideradas incapazes de realizar diversas atividades e isso se agrava pela falta de capacitação de professores. Os professores recém-formados que foram capacitados perdem um pouco o medo, mas a insegurança ainda é muito alta, podendo obstruir (até inconscientemente) os necessários empenhos e investimentos pedagógicos por parte dos professores nos alunos com deficiências. Assim, acreditamos que as capacitações e discussões devem ser constantes, assim como a aproximação dos professores desses alunos para desmistificar as representações negativas que ainda residem em suas culturas.
- ItemA interface entre a histeria e a anorexia nervosa: uma revisão narrativa(UNISA, 2022) Agrelli, Edda Giuliana Fernandes RêgoDe acordo com a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), a anorexia nervosa (AN) pode ser delineada como um transtorno mental associado à restrição da ingesta calórica em relação às necessidades por medo de engordar, levando o indivíduo a um peso corporal significativamente baixo. Frequentemente comórbida com transtornos conversivos, de sintomas somáticos, dissociativos e da personalidade, é mais prevalente no sexo feminino. Pacientes anoréxicas despertam a preocupação dos familiares devido à gradual deterioração clínica, colocando sua sintomatologia sobre os holofotes do funcionamento familiar, mecanismo central da manutenção da psicopatologia histérica. Desta forma, dentro do contexto mencionado, este trabalho tem como objetivo principal analisar, através de uma revisão narrativa da literatura, possíveis associações entre a histeria e a AN, tanto do ponto de vista psicanalítico quanto do ponto de vista psiquiátrico. Tal revisão possui cunho qualitativo, e as plataformas consultadas foram: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo, Medline, Lilacs e PubMed. Como critérios de inclusão foram selecionados artigos nos idiomas português, inglês e espanhol no período de 2011 a 2021 e livros pertinentes ao tema. Foram excluídos, nas plataformas de busca, artigos em outros idiomas, dissertações, teses e monografias anteriores ao ano de 2011. Foram selecionados 45 artigos para leitura na íntegra, sendo que 25 destes foram excluídos devido a divergências com o tema e indisponibilidade do artigo completo, tendo sido selecionados 20 artigos ao final. Foi possível concluir que, segundo a ótica da psicanálise, os artigos coletados descrevem a recusa à alimentação como um dos sintomas presentes em pacientes histéricas, bem como o “comer nada” como uma medida de posicionamento diante do outro. Através da psiquiatria, a comorbidade e interferência mútua entre transtornos dissociativos, conversivos, de sintomas somáticos e da personalidade e a AN é bem documentada na literatura, tornando sua interface possível e justificando a importância deste trabalho, no sentido de aprimorar a abordagem terapêutica de tal transtorno alimentar.
- ItemA motivação no ambiente de trabalho(UNISA, 2008) Abreu, Maria Carolina NogueiraAs pessoas têm sido consideradas o maior ativo intangível das organizações. É por meio de seus conhecimentos, competências, habilidades e comportamentos que as empresas têm atingido vantagem competitiva e se mantido vivas no mercado. Vivemos numa época em que o ser humano é elemento essencial, que deve ser valorizado pelo que faz e pelo que é. Para tanto, as empresas têm procurado estabelecer estratégias condizentes ao gerenciamento do seu maior ativo, buscando cada vez mais motivar seus colaboradores. Ao criar um programa motivacional é preciso observar que ele envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional e pessoal, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem suficientes desafios e significados para os colaboradores. Conforme foi provado neste trabalho, baseado em pesquisa da revista Exame “As 150 melhores empresas para se trabalhar”, foram usados os exemplos dos artigos para provar que cabe aos líderes, aos gestores de Recursos Humanos e ao próprio funcionário provocar a motivação e que essa deve ser o fator mais importante para o bom andamento da empresa e motivo de satisfação e orgulho para todos os colaboradores.
- ItemA música e a neurociência no processo de desenvolvimento humano(UNISA, 2017) Campos, Simone Maria deEste artigo tem com finalidade mostrar a música no desenvolvimento humano, sua extensa representação neuropsicológica, com acesso direto à afetividade, controle de impulsos, emoções e motivação. Ela é mencionada como sendo capas de estimular a memória não verbal; um elemento de aplicação nas funções cerebrais, que envolve um armanezamento de símbolos organizados e que estimula a capacidade de retenção e memorização.