Pós-Graduação | Lato Sensu
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação | Lato Sensu por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 79
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAplicabilidade do protocolo de sepse pediátrico na atenção primária(2017) Santos, Selma de Souza costaSepse tem grande relevância em termos de saúde pública e vem tendo sua incidência aumentada mundialmente. A combinação de vários fatores; como biológicos, sociais, culturais e falhas do sistema público de saúde, ocasionam consequências para as crianças e principalmente para as menores de um ano de idade, com a ocorrência da mortalidade infantil. A importância de implementação de protocolos gerenciados na atenção primária se deve a elevada prevalência, alta taxa de morbidade e mortalidade da sepse pediátrica, além de significativo consumo dos recursos de saúde com elevados custos. Assim diante da pesquisa de revisão bibliográfica, tenta-se definir e levar à luz a necessidade de implementar estratégias com a finalidade de reverter esse cenário, sendo a identificação precoce um fator essencial no combate contra a sepse.
- ItemAplicabilidade dos jogos na psicopedagogia(UNISA, 2008) Ghandour, Ana RajkiewiczNosso trabalho tem como objetivo contribuir para as reflexões e ações que possam fazer da prática psicopedagógica um espaço para a autoria de pensamento através do resgate do lúdico através da utilização de jogos. Para tanto, levantou-se vasta bibliografia específica e, após este levantamento, buscou-se inventariar uma relação de jogos descritos minuciosamente para servir de repertório aos profissionais e demais interessados na temática. A Psicopedagogia trabalha com o processo de aprendizagem humana, observando como o meio pode interferir favoravelmente ou não no desenvolvimento de um indivíduo. Assim, nesta pesquisa, buscou-se esclarecer como a utilização dos jogos na Psicopedagogia pode favorecer a autoria de pensamento daqueles que nela se baseiam em seu processo de amadurecimento. Tal inventário teve como eixo norteador as habilidades a serem trabalhadas a partir de cada jogo de modo a desencadear consciência de si, do outro e do meio, das relações interpessoais, bem como das regras necessárias para o alcance de determinadas habilidades e relações interpessoais.
- ItemA arteterapia aplicável nos espaços de apoio pedagógico(UNISA, 2017) Conrado, Rosana SalviniEste artigo apresenta possibilidades de trabalho pedagógico especializado, por meio da Arteterapia, com alunos da rede municipal de São Sebastião - litoral norte de SP. Consideram-se não só as propostas de teóricos da área, mas também os documentos que regulamentam a educação especial e, mais propriamente, a inclusão, já que esse trabalho focaliza o atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais. Utilizamos como referência a Gestalt-Terapia, que concebe o indivíduo como um sistema aberto, que se desenvolve por meio de intercâmbios criativos com o ambiente. Nesse contexto, a Arteterapia se utiliza de mediadores artísticos, que são os meios empregados com a finalidade de criação, expressão e comunicação, e os EAPEs passam a ser settings arteterapeuticos. Para exemplificar de que forma a Arteterapia pode ser aplicada a diferentes alunos nesses espaços de aprendizagem, utilizamos como referência o que orienta o MEC (2003) e o que a bibliografia da área considera relevante. Tão importante quanto os conteúdos curriculares que se desenvolvem em sala de aula regular, o trabalho terapêutico, de estimulação sensorial e cognitiva, de inclusão e aceitação de si mesmo, considerando as próprias fragilidades, mas, sobretudo, as potencialidades é que leva o profissional do EAPE a possibilitar aos seus alunos o encorajamento e o estabelecimento de relações com o ambiente físico e social, que oportuniza o desenvolvimento de suas competências, estimula a atenção e a criatividade e favorece o bem-estar emocional.
- ItemA arteterapia e o enriquecimento emocional na terceira idade(UNISA, 2018) Costa, Rogério de AlmeidaNas últimas décadas tem se observado que a utilização da arte como recurso terapêutico vem promovendo qualidade de vida emocional principalmente ao público idoso. A sociedade atual, a vida moderna vem observando a crescente população idosa presente não só no contexto social como familiar de forma geral. Dssa forma, ante as pesquisas realizadas e citadas ao longo do trabalho, podemos dizer que a arteterapia com o público Idoso tem ganhado espaço não só nas diversas áreas do conhecimento, mas principalmente com o público-alvo que pode aproveitar dos diversos recursos terapêuticos e com isso adquirir enriquecimento emocional, exploração da criatividade e mantenção da memória de curto prazo e coordenação motora.
- ItemArteterapia e surdez(UNISA, 2009) Terada, Mirian Yochimi KurusuO processo arteterapêutico possibilita o autoconhecimento no sentido de conhecimento adquirido e transmitido pelos sentidos e pela consciência. O âmbito deste estudo busca interligar subsídios teórico-práticos relativos ao emprego dos contos de fadas em Arteterapia junto uma paciente adulta surda, com o intuito de auxiliar em seu processo de autoconhecimento e transformação. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com enfoque qualitativo. A análise dos dados se baseia na mudança de comportamento da paciente durante o percurso, bem como na melhora do nível de comunicação em LIBRAS e ampliação da leitura de mundo. Os conceitos apresentados constituem os princípios básicos da Arteterapia, com o referencial teórico da Psicologia Analítica, na qual me oriento para a execução deste trabalho. A teoria Junguiana da personalidade humana é muito mais ampla do que aqui exposto e vale a pena ser estudada mais profundamente, entretanto, os conteúdos aqui considerados são suficientes para o desenvolvimento do trabalho.
- ItemArteterapia um recurso para auxiliar em tratamento de diversas doenças em unidade básica de saúde(UNISA, 2009) Carvalho, Maria das DoresO objetivo desta pesquisa é investigar o que um grupo de pacientes freqüentadores das oficinas de Arteterapia na Unidade Básica de Saúde jardim Guarujá, revelam sobre as contribuições que o processo de Arteterapia oferece para estes pacientes. Com base em um vasto referencial teórico e diversas pesquisas científicas que comprovam a eficácia da Arteterapia como recurso terapêutico, a pesquisa envolveuquinze pacientes com patologias diversas. As estratégias foram: aplicação de um questionário com o objetivo de entender se houve ou não melhora das condições de saúde depois de freqüentar as oficinas de Arteterapia, consulta aos prontuários, e discussão dos casos com outros profissionais envolvidos, como: médicos, psicólogo, médico psiquiatra, enfermeiros, agentes comunitários de Saúde e auxiliares de enfermagem. A coleta dos dados e análise dos mesmos possibilitou evidenciar a importância da arteterapia na UBS Jardim Guarujá, bem como os benefícios relatados pelos participantes da pesquisa. A pesquisa enfatiza também a necessidade de ampliar as oficinas de Arteterapia para outros grupos específicos, como: Idosos, crianças e outros, bem como a ampliação dos espaços físicos da UBS para funcionamento dos mesmos. No primeiro capítulo trazemos um resgate histórico da saúde no Brasil até a implantação do SUS. No capítulo dois, abordaremos a Arteterapia como Recurso terapêutico, e no capítulo três, finalizamos com a coleta e a análise de dados.
- ItemArteterapia: meio de expressão e criação para integração da criança agressiva(UNISA, 2009) Guimarães, Rute AlmeidaEsta pesquisa analisa algumas das causas e consequências da agressividade infantil, contribuindo de modo significativo com as crianças/escolas/famílias e Instituições na busca pela melhor solução para as manifestações da agressividade, assim como procura caminhos que levem à superação das dificuldades e frustrações presentes no ambiente familiar doentio e que gera a agressividade – mesmo que inconsciente por parte da família, da sociedade e/ou da própria criança. A Arteterapia utilizada como meio para o bom relacionamento e para a inclusão e reabilitação infantil: na família, na escola e na sociedade. A Arteterapia, meio de expressão e criação, amplia o conhecimento da criança sobre o mundo e favorece seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social, motivo pelo qual não deve faltar na vida de qualquer criança.
- ItemO assédio moral e a responsabilidade corporativa(UNISA, 2008) Batista, Soraia Maria de Souza VieiraO estudo investiga, verifica e conceitua o assédio moral e a responsabilidade corporativa em pesquisa bibliográfica em livros, revistas, sites especializados, órgãos públicos e entrevista estruturada com especialista no assunto. No entanto, ainda existe muita dificuldade na busca do tema uma vez que há poucas publicações que auxiliem no trabalho científico e que completem a pesquisa. É observado que atualmente o tema tem se destacado no mundo organizacional, que algumas organizações sofrem com este mal mas que ainda não estão preparadas para desfechos de resolução interna. É identificado que o discurso de boas práticas para com o empregado e ambiente saudável para se trabalhar com dignidade, muitas vezes não encontra suporte na prática e com freqüência as organizações são indiciadas legalmente e sofrem com prejuízos financeiros astronômicos. Além disso, ainda não há regulação federal que tipifique o assédio moral como crime. Conclui que a prevenção é o melhor caminho e que baseado na responsabilidade comportamental, alguns projetos podem minimizar ou mesmo evitar, desde que bem estruturados, o assédio moral no ambiente de trabalho. Destaca a importância do engajamento e consciência de todos nestes projetos em que se construirão relações baseadas na confiança e transparência e onde a conscientização, treinamento e a prática do bem ao outro alicerçam relações saudáveis no ambiente de trabalho e extinguem o assédio moral em seu fundamento e força.
- ItemAssociação entre periodontite e alterações no perfil lipídico e diâmetro da lipoproteína de alta densidade (HDL)(UNISA, 2018) Salomão, Bruna LopesA doença periodontal crônica, ou periodontite, é uma doença progressiva e inflamatória e está relacionada a maus hábitos de higiene bucal, sendo bastante prevalente na população adulta. A periodontite crônica é associada ao acúmulo de placa e cálculo e geralmente tem um curso de progressão de lento a severo. Tem sido relacionada a diversas alterações sistêmicas, entre elas as dislipidemias, que são fatores de risco conhecidos para a aterosclerose. A presença de periodontite está relacionada à diminuição dos níveis plasmáticos da lipoproteína de alta densidade (HDL), uma lipoproteína antiaterogênica que possui função antinflamatória e antioxidante, sendo que seu diâmetro está relacionado a essas funções protetoras. Além disso, a doença tem sido relacionada ao aumento dos níveis plasmáticos de LDL-c e triglicérides. Este foi o primeiro estudo com o objetivo de avaliar a influência da doença periodontal nos níveis de lípides e lipoproteínas plasmáticas e no diâmetro da HDL. Para isso, foram avaliadas as concentrações plasmáticas de colesterol total, colesterol de HDL, de LDL e VLDL e triglicérides, pelo método enzimático colorimétrico, bem como o diâmetro da HDL por laser light scattering em 13 pacientes com periodontite e 8 indivíduos controles. Nos resultados obtidos, pacientes portadores de periodontite não apresentaram diferenças significativas nas concentrações de colesterol total, HDL-c, LDL-c, VLDL-c, triglicérides e diâmetro de HDL quando comparados aos indivíduos controles.
- ItemA atuação da terapia ocupacional em saúde de trabalhador: uma revisão de literatura(UNISA, 2016) Ezequiel, Carmem TaísMuitos são os fatores de risco dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, sendo geralmente ligado ao desempenho dos trabalhadores e às suas condições laborais, desse modo, o profissional terapeuta ocupacional surge como um criador e intensificador das ações nesse campo. Esse trabalho tem como objetivo, através do método de revisão de literatura, identificar os temas e modelos de atuação da terapia ocupacional em saúde do trabalhador hoje utilizados na prática e em pesquisas, incentivando a sua atuação como uma estratégia benéfica. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Eletronic Library On-Line, as palavras-chaves utilizadas foram: “terapia ocupacional”, “saúde ocupacional” e “riscos ocupacionais”, a pesquisa foi limitada aos idiomas português, inglês e espanhol. Foram identificados 83 trabalhos, e por meio de análise de exclusão continuaram na pesquisa onze desses, um publicado na década de 1990 e os dez restantes publicados nos anos 2000. No contexto da prática da terapia ocupacional no trabalho e saúde, o foco de sua intervenção permeia a prevenção, a adaptação e inserção/ reinserção do sujeito fragilizado no mercado de trabalho. Pode-se concluir que é escasso o número de pesquisas referentes à atuação da terapia ocupacional em saúde do trabalhador, em que a proposta de atuação se encontra presente, é necessário que a terapia ocupacional se embase em conhecimentos científicos e teóricos para que sua atuação possa recriar olhares e definir práticas que facilitariam e dariam novo formato para a prática no campo do trabalho.
- ItemAutonomia e organização nos estudos: o papel da função materna na aquisição destas importantes habilidades(UNISA, 2009) Eckel, Silvia LetzowA análise e reflexão sobre o papel materno na aquisição da autonomia e da organização dos estudos de uma criança é uma contribuição importante para os estudos psicopedagógicos. Através da maneira como o cuidado suficientemente bom exerce influência na formação do sujeito enquanto sujeito autônomo desenvolvemos o conceito de autonomia de acordo com a teoria de winnicottianas, discorrendo sobre o processo da independência que parte da dependência total, à dependência relativa, e finalmente à independência total da criança. Tratamos da mãe suficientemente boa e dos cuidados maternos suficientemente bons na formação do sujeito que possibilitam o existir da criança. A mãe superprotetora e a mãe ausente são figuras importantes neste processo. A organização de estudos, sob a ótica psicopedagógica, elabora o conceito de sujeito autor e a motivação impulsiona este sujeito a estudar e a organizar-se autonomamente dependendo de um ambiente facilitador interno, traduzido como auto-estima. O papel da mãe ou cuidadora na aquisição da autonomia e na habilidade em organizar-se nos estudos, assim como da responsabilidade de educadores, orientadores e psicopedagogos na construção do ambiente facilitador torna-se fundamental.
- ItemCaracterização dos pacientes portadores de AVC isquêmico pós uso de trombolítico(UNISA, 2016) Silva, Daiana Santos de SáIntrodução: O acidente vascular cerebral (AVC) é definido como um déficit neurológico, geralmente focal de instalação súbita e com rápida evolução e pode levar a morte. Os tipos de AVC são Isquêmicos e Hemorrágicos. Estatisticamente, o acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), responsável por aproximadamente 80 á 85 %, e o acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH) por 15 á 20% dos casos. O tratamento na fase aguda visa ao restabelecer do fluxo no vaso ocluído no menor tempo possível e à redução do consumo de oxigênio das áreas sob risco. Objetivos: Caracterizar os pacientes portadores de AVCI que recebem trombolítico, verificar as respostas neurológicas pré e pós-uso do trombolítico e identificar os relatos assistenciais de enfermagem no prontuário. Método: Análise retrospectiva, quantitativa descritivo exploratória dos prontuários dos pacientes portadores de AVCI que receberam trombolítico no serviço de emergência de um hospital público estadual localizado na Região Sul do Município de São Paulo. Foi utilizado um instrumento de coleta de dados contendo as variáveis. A pesquisa foi submetida aos trâmites éticos da resolução 466/12. Resultados: A maior incidência de AVC é em pacientes do sexo masculino, a maioria eram ex tabagista e tinha hipertensão arterial, os pacientes são assistidos por toda a equipe e a maioria tem resultado satisfatório. Conclusão: Observou-se que a intervenção precoce na evolução do AVC pode ser uma estratégia custo-efetiva para o Sistema Único de Saúde, com utilização dos limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com isso diminuindo o índice de incapacidade mínima ou ausente.
- ItemCírculos de cultura e educação popular: vivência em um hospital escola na zona sul de São Paulo(2018) Santos, Suéllen Rosa dosTrata-se do Trabalho de Conclusão de Residência Multiprofissional. (Especialista em Emergências Clínicas e Trauma) pelo viés de uma pesquisa qualitativa através da metodologia da história oral, cujo objetivo foi realizar Círculos de Cultura através de educação popular pensada por Paulo Freire com os acompanhantes e pacientes internados nas clínicas médica e cirúrgica de um hospital-escola situado na zona sul de São Paulo no ano de 2017, para analisar se estes círculos de cultura realizados por Assistente Social visto neste trabalho como intelectual orgânico poderiam auxiliar que seus participantes pudessem pensar o seu cotidiano mais criticamente. Para tanto as reflexões teóricas se encontram amparadas pelos autores que se dedicam aos estudos dos aspectos que dizem respeito ao tema tais como: Gramsci, Simionato, Amamm, Faleiros, Freire, Wandereley.
- ItemComplexo granuloma eosinofílico(UNISA, 2012) Guimarães, Ana Paula PereiraO complexo granuloma eosinofílico é uma uma síndrome onde se tem um conjunto de lesões com diferentes padrões de reação. Esta síndrome esta dividida em granuloma eosinofílico, placa eosinofílica e úlcera eosinofílica. Essas 3 formas estão agrupadas porque podem ocorrer separadas ou comcomitantemente em um mesmo animal. São várias as causas: alérgicas, virais, bacterianas, auto imunes, genéticas, parasitárias e idiopáticas. O granuloma eosinofílico aparece na região posterior dos membros pélvicos em forma de cordão, na face e na cavidade oral, sem prurido. A placa eosinofílica é encontrada na região do abdome, região inguinal, na parte interna ou externa das extremidades pélvicas, no pescoço, nos interdigitos em forma de placas alopécicas em relevo, eritematosas e ulceradas, com prurido. Já a úlcera eosinofílica pode ser uni ou bilateral e apresenta se como uma erosão rasa na região da rafe mediana, sem prurido ou dor. O tratamento de escolha é glicocorticóide.
- ItemConsequências provocadas por um arranjo físico inadequado no processo produtivo(UNISA, 2014) Viana, Ronaldo LopesExistem vários aspectos que devem ser considerados quando se deseja resultados eficazes do ponto de vista produtivo e da saúde do trabalhador. Neste trabalho devemos estudar a importância do layout e suas implicações dentro do processo produtivo de uma metalúrgica. Um bom layout, elaborado conceitualmente tendo como base as considerações relacionadas à ergonomia, tais como, layout otimizado com a disposição inteligente de equipamentos objetivando reduzir movimentações desnecessárias na operação. A necessidade de produzir mais com qualidade, exige das organizações o aprimoramentos contínuos que refletem a importância de introduzir a base científica na implementação e otimização de seus arranjos físicos, que deverão nortear a evolução da produtividade baseado nos pilares da ergonomia. A necessidade de expansão acelerada da capacidade produtiva, tem levado à empresa em estudo a criação de um layout confuso, aumentando o risco de acidentes e perda de tempo na produção. O estudo para melhoramento de um arranjo físico é fundamental para a otimização da produção, melhora o ambiente de trabalho e segurança do trabalhador. O grande desafio está em estudar o arranjo físico atual da organização e identificar aspectos de melhorias que serão propostos no decorrer deste artigo. Como base neste estudo poderemos citar possíveis contribuições para que a empresa, em seu desenvolvimento, possa: melhorar continuamente seu layout, a influência da iluminação, ventilação; determinação de fluxos, a organização. O tipo de pesquisa adotado será de campo, mais especificamente uma pesquisa estudo de caso. O trabalho apresenta abordagem qualitativa, através de levantamento de dados em situações reais de trabalho.
- ItemContexto familiar e aprendizagem: um estudo de caso(UNISA, 2009) Silva, Maria Liene de MeloEste trabalho se constitui na análise de caso da jovem, aqui denominada E.S.S., cuja mãe procurou o atendimento psicopedagógico do Centro de Saúde Escola-OSEC com a queixa de que a filha, de 14 anos, estudante da 8a série, na rede municipal de ensino, tinha bloqueio na leitura e que por esta razão, provavelmente, seria retida na escola. Pela análise da dinâmica familiar, E.S.S. vive uma situação conturbada, pois desde os oito anos dorme na cama com a mãe (justamente quando começou a apresentar problemas na leitura), afastando o pai do leito do casal. Desde então, as brigas se intensificaram. A jovem participa de algumas delas e, em algumas ocasiões, mandava o pai embora. Nossa hipótese é que a dinâmica familiar (briga dos pais; filha muito próxima da mãe e distante do pai, etc.) tem obstaculizado um progresso significativo nos mecanismos de aprendizagem de E.S.S. Neste sentido, apresentaremos, metodologicamente, o desenvolvimento do tratamento psicopedagógico a partir de suas fases: i) queixa e anamnese; ii) diagnóstico e devolutiva; iii) intervenção. Os objetivos do tratamento foram: a) reconstituir o processo de formação da construção da identidade da paciente, a partir de suas relações familiares; b) proporcionar instrumentos para ampliação da construção da identidade de E.S.S., possibilitando-lhe condições de agir com maior autonomia.
- ItemO conto de fadas, uma visão psicopedagógica, com ênfase na atividade conhecida como "A Fábrica de Contos"(UNISA, 2008) Alberto, Norma Carrera MaiaO presente artigo pretende analisar a partir da importância da utilização do Conto de Fadas no exercício da Psicopedagogia, a aplicação específica da atividade conhecida como “Fábrica de Contos” desenvolvida por Jean-Marie Gillig que visa basicamente incrementar e/ou mesmo desenvolver a criatividade, a produção narrativa e escrita em crianças e adolescentes. Isto acontece, pois na “fabricação do conto” são utilizadas sugestões fornecidas pelos próprios pacientes, que buscam em seu imaginário elementos que podem fazer parte da atividade sugerida. Para a execução desta é necessário que se escolha, um herói, um objetivo, um lugar, um vilão, um amigo do herói, um objeto mágico e um ponto de partida. A base para a elaboração deste artigo é experiência vivida com dois pacientes em estágio supervisionado para o curso de Psicopedagogia clínica e institucional. A aplicação desta técnica em clínica psicopedagógica, propicia que sentimentos como, emoção, frustração, desejo, raiva, medo, tristeza, alegria dentre outros venham à tona na mente consciente ou mesmo inconsciente dos pacientes, fazendo ainda com efetivamente sua imaginação possa ser reproduzida de forma verbal ou escrita, estimulando no paciente o desenvolvimento destas competências. Ela ainda pode explicitar possíveis demandas já previamente diagnosticadas bem como sugerir outras.
- ItemContos de fadas: uma possível ferramenta de intervenção psicopedagógica(UNISA, 2008) Meira, Melissa FelippinNeste trabalho foi utilizado a pesquisa bibliográfica como metodologia de estudo, e teve como objetivo possibilitar uma nova interpretação e utilização dos Contos de Fadas no ambiente psicopedagógico, pois ao contar os contos às crianças, o profissional através de um trabalho de observação, escuta e intervenção, pode ajudar seus pacientes a falarem sobre suas alegrias e inquietações, valorizando os aspectos afetivos-cognitivos, mostrando o seu valor psicopedagógico e criando novas ferramentas para se trabalhar como os problemas apresentados na aprendizagem dos pacientes. Concluímos que esta é uma grande possibilidade de intervenção psicopedagógica, pois possibilita a criança entrar em um mundo de faz-de-conta, permitindo-a utilizar as representações simbólicas, manifestando o que a incomoda.
- ItemControle emocional: as relações no ambiente de trabalho(UNISA, 2009) Pinheiro, Andréa Evangelista SantosEsta monografia estuda como o tema “Controle Emocional” pode ser aplicado nas organizações por meio da teoria de inteligência emocional considerando os conceitos de inteligências múltiplas. Reúne estudos para melhor entender a importância da inteligência emocional no desenvolvimento de habilidades e competências que possam moderar as atitudes que influenciam emocionalmente as relações no ambiente de trabalho. Para isso, optou-se pela pesquisa bibliográfica como metodologia, garantindo assim, maior interação, compreensão e veracidade sobre o tema fazendo uso de teorias criadas por estudiosos da psicologia também voltados ao ambiente corporativo como Howard Gardner, que comprovam a inexistência de uma “única inteligência” e que toda pessoa demonstra inteligências diferentes, umas mais evidentes do que as outras; como Daniel Goleman que fundamenta sua teoria sobre a inteligência emocional mostrando como o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é influenciado pelas emoções, assegurando que, pessoas que possuem equilíbrio emocional conseguem melhores resultado que os que têm QI (Quociente Intelectual) elevado; como Nilson Machado, psicólogo e professor (USP) que garante que toda pessoa já nasce com as “potencialidades”, mas, o que as torna bem sucedidas é o saber desenvolver cada habilidade; também Hendrie Weisinger que diz que a emoção é um instrumento poderoso, que pode garantir o sucesso no local de trabalho. Entendendo que a inteligência abrange uma variedade de habilidades, consideramos preciso investigar a importância da inteligência emocional no desenvolvimento pessoal e interpessoal do ser humano. A inteligência emocional pretende compreender o ser humano e sua relação com os outros, consigo e com o mundo, possibilitando um novo estilo profissional competente tecnicamente, mas que possua atitudes mais humanas, empáticas e éticas. E, com a união destes autores, este estudo conclui que é possível fazer uso do exercício de autoconhecimento, autocontrole e emocionalidade na criação e manutenção de relações saudáveis e produtivas.
- ItemCorrelação entre a doença periodontal e lúpus eritematoso sistêmico(UNISA, 2018) Teixeira, Érica Lima do NascimentoLúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença de etiologia desconhecida, caracterizada por uma resposta autoimune excessiva no corpo que afeta o tecido conjuntivo. A doença é possivelmente desencadeada por fatores etiológico ambientais e por processos patológicos orgânicos, tais como a exposição à luz solar, processos infecciosos crônicos e fatores genéticos. A Doença Periodontal é infecciosa, causada por microrganismos na cavidade oral, resultando em um processo inflamatório crônico que estimula a resposta imune, causando assim danos aos tecidos periodontais. Vários estudos apontam uma possível relação entre ambas as doenças. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a correlação entre LES e a Doença Periodontal, onde se abordará as características comuns em ambos os fatores, conceituando as patologias, por meio de uma revisão de literatura.