Pós-Graduação | Lato Sensu
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação | Lato Sensu por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 68
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO lado positivo do estresse(UNISA, 2007) Guilherme, Débora Souza de MouraA pesquisa realizada enfatiza o lado positivo do estresse para líderes de equipes, a possibilidade de transformá-lo em ferramenta motivacional, definições sobre o que é o estresse, o lado positivo e negativo, agentes estressores, situações que levam ao estresse, doenças que podem ser geradas se não for percebido e tratado a tempo, como o líder pode administrá-lo em seu dia-a-dia para torná-la uma ferramenta motivacional, a importância do líder conhecer o assunto para administrá-lo primeiramente em sua vida e ter condições de trabalhar este fator em equipe e os cuidados que precisa tomar para não ser a principal fonte de estresse. Enfatiza a importância do relacionamento interpessoal com a equipe e a organização em geral, a conquista da confiança e credibilidade para facilitar a comunicação com os liderados, a solução de conflitos e problemas contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de cada um com a integração e comprometimento da equipe rumo aos objetivos comuns, auto desempenho e conseqüentemente a obtenção dos resultados esperados ou até mesmo excedentes. Expõe resultados de uma pesquisa aplicada em uma Indústria Plástica, localizada em Embu das Artes, com o objetivo de diagnosticar a existência de estresse entre os membros de cada departamento e se os líderes possuem facilidade em definir o que é o estresse, a visão que possuem a respeito e a possível existência de um programa de tratamento ao estresse.
- ItemCriptococose(UNISA, 2008) Nietto, Raphael MartinezEste trabalho é uma revisão bibliográfica sobre a criptococose em cães e gatos. A criptococose é uma doença pouco comum em gatos e rara nos cães, as lesões mais comuns são encontradas na região nasal e no trato respiratório superior, porém em animais debilitados a doença pode se manifestar de uma forma mais sistêmica. A criptococose não é uma zoonose, seu contágio ocorre através da inalação dos esporos do fungo que podem ser encontrados em muitos ambientes, e pode estar correlacionada com excretas de pombos. O diagnóstico é realizado com exames citológicos e sorologia. O tratamento é longo e tem que ser acompanhado diretamente pelo veterinário, através de visitas periódicas. O prognóstico em geral é bom, à não ser que o animal esteja com problemas imunológicos que comprometam ainda mais sua saúde.
- ItemA importância do lúdico na construção da linguagem escrita(UNISA, 2008) Pinheiro, Alessandra Moraes PeresEste trabalho tem por objetivo demonstrar a importância das atividades lúdicas na construção da linguagem escrita tendo em vista que jogos e brincadeiras são, conforme alguns estudiosos, de fundamental importância no desenvolvimento do individuo como um todo. Respaldada por referenciais teóricos oriundos de vertente do materialismo histórico dialético, a proposta deste trabalho permite constatar que se os jogos e brincadeiras infantis forem utilizados como recursos pedagógicos, certamente contribuirão, tanto no desenvolvimento psicomotor, como no processo de aquisição de competências desejadas no âmbito escolar. No decorrer do trabalho procuramos mostrar quanto os jogos lúdicos auxiliam o sujeito aprendente durante a construção de novas estruturas mentais, pois esses recursos permitem que os alunos experimentem vivências nas áreas cognitivas, afetivas e psicomotoras. Sendo assim, a pesquisa nos aponta que os jogos lúdicos são recursos importantes na prática do educador, já que auxiliam na mediação do processo de construção da aprendizagem de uma forma vibrante e dinâmica contemplando os interesses e necessidades dos alunos, permitindo desta forma, que ocorram grandes avanços no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemA eficácia da gestão de pessoas na manutenção industrial(UNISA, 2008) Magalhães, Rogério da SilvaA competitividade tem imposto ás organizações uma busca incessante por melhores resultados a fim de garantir o crescimento e a perpetuação no mercado. Este fato tem levado as companhias a buscar o aprimoramento da gesão de pessoas e a identificação / formação de líderes pró-ativos. Desta forma, a gestão estratégica de pessoas nas organizações tornou-se um fator de competitividade e excelência. Os principais conceitos e modelos associados á Gestão do Conhecimento são analisados dentro de uma perspectiva de aplicação no processo de formação da Estratégia na empresa. As diversas correntes de Gestão Estratégica são revistas da literatura, destacando-se as mais recentes, que enfatizam os recursos e as competÍncias organizacionais e incorporam novos conceitos, tais como Inteligência Competitiva e Competências Essenciais. Essa análise bibliográfica visa apoiar o desenvolvimento de um modelo que integre Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva e Estratégia Empresarial para fins de aplicação em organizações que estejam atuando em ambientes hipercompetitivos ou atravessando novas realidades institucionais e regulatórias. Conceitos e práticas de Aprendizagem Organizacional são incluídas nessa análise pela estreita relação que guardam com os temas abordados, favorecendo a construção do referido modelo "A Eficácia da Gestão de Pessoas na Manutenção Industrial.
- ItemDermatofitose em cães e gatos(UNISA, 2008) Andrés, Manrique Cardoso deO presente estudo procurou realizar um trabalho de revisão bibliográfica sobre a dermatofitose em cães e gatos. A dermatofitose é uma infecção fúngica superficial de tecidos queratinizados (pele, pêlos, unha) de homens e animais. É uma zoonose com grande importância em saúde pública, sendo transmitida por contato direto com elementos micóticos ou artroesporos. Acomete mais animais jovens (até 12 meses de idade), sendo a raça de cão mais comum o Yorkshire Terrier e a raça de gato Persa. Os sinais e sintomas clínicos são variados, porém os mais encontrados são: alopecia, descamação, queda de pêlos, crostas e em alguns casos quérion (dermatite profunda, geralmente bacteriana e fúngica com aspecto nodular, edematoso, circular e alopécico) e pseudomicetoma (nódulos subcutâneos ulcerados com exsudação). O diagnóstico é realizado através de anamnese, exame físico e exames complementares como Lâmpada de Wood, Tricograma, Biópsia e Cultivo Micológico, sendo este último o diagnóstico de eleição. O tratamento é realizado com medicamentos antifúngicos tópicos e sistêmicos, além de tratamento dos contactantes e do ambiente.
- ItemAplicabilidade dos jogos na psicopedagogia(UNISA, 2008) Ghandour, Ana RajkiewiczNosso trabalho tem como objetivo contribuir para as reflexões e ações que possam fazer da prática psicopedagógica um espaço para a autoria de pensamento através do resgate do lúdico através da utilização de jogos. Para tanto, levantou-se vasta bibliografia específica e, após este levantamento, buscou-se inventariar uma relação de jogos descritos minuciosamente para servir de repertório aos profissionais e demais interessados na temática. A Psicopedagogia trabalha com o processo de aprendizagem humana, observando como o meio pode interferir favoravelmente ou não no desenvolvimento de um indivíduo. Assim, nesta pesquisa, buscou-se esclarecer como a utilização dos jogos na Psicopedagogia pode favorecer a autoria de pensamento daqueles que nela se baseiam em seu processo de amadurecimento. Tal inventário teve como eixo norteador as habilidades a serem trabalhadas a partir de cada jogo de modo a desencadear consciência de si, do outro e do meio, das relações interpessoais, bem como das regras necessárias para o alcance de determinadas habilidades e relações interpessoais.
- ItemA motivação no ambiente de trabalho(UNISA, 2008) Abreu, Maria Carolina NogueiraAs pessoas têm sido consideradas o maior ativo intangível das organizações. É por meio de seus conhecimentos, competências, habilidades e comportamentos que as empresas têm atingido vantagem competitiva e se mantido vivas no mercado. Vivemos numa época em que o ser humano é elemento essencial, que deve ser valorizado pelo que faz e pelo que é. Para tanto, as empresas têm procurado estabelecer estratégias condizentes ao gerenciamento do seu maior ativo, buscando cada vez mais motivar seus colaboradores. Ao criar um programa motivacional é preciso observar que ele envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional e pessoal, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem suficientes desafios e significados para os colaboradores. Conforme foi provado neste trabalho, baseado em pesquisa da revista Exame “As 150 melhores empresas para se trabalhar”, foram usados os exemplos dos artigos para provar que cabe aos líderes, aos gestores de Recursos Humanos e ao próprio funcionário provocar a motivação e que essa deve ser o fator mais importante para o bom andamento da empresa e motivo de satisfação e orgulho para todos os colaboradores.
- ItemPênfigo Foliáceo(UNISA, 2008) Ruas, Nicole FerreiraO termo pênfigo é derivado de uma palavra grega que significa bolha, é o nome dado há um grupo de moléstias dermatológicas causadas por um processo nosológico auto-imune. Atualmente quatro variantes do pênfigo são conhecidas: pênfigo foliáceo (PF), pênfigo vulgar (PV), pênfigo eritematoso (PE), e pênfigo vegetativo (Pve); embora os distúrbios cutâneos do pênfigo sejam classificados como dermatose bolhosas, a apresentação clinica das lesões cutâneas são variadas, envolvendo erupções vesiculobolhosas, ulcerações cutâneas, lesões esfoliativas e proliferação verrucosas na pele.
- ItemDislexia: os limites e as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental(UNISA, 2008) Kuzuhara, ElaineEsta monografia abordou o termo dislexia, distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, por ser o distúrbio de maior incidência nas salas de aula, atingindo cerca de 10 a 15% da população mundial. As crianças com dificuldades no aprendizado de leitura e da escrita são tão únicas quanto às crianças sem dificuldades, cada uma delas têm a sua própria história, que inclui fatores emocionais e ambientais, os quais decidem sobre o seu desenvolvimento e suas conquistas.Procurou verificar quais eram as causas ou sinais da dislexia e uma vez se tendo o diagnóstico de dislexia quais eram os limites e as possibilidades de ensino-aprendizagem e necessidade específica das crianças disléxicas das séries iniciais do ensino fundamental. Ao discutir questões como estas, recolheu dados através de pesquisa bibliográfica ( livros e teses), participações em congressos Nesta pesquisa também procedeu a uma revisão histórica da dislexia, enfim sua origem etimológica e sua difusão mundial. O objetivo desta pesquisa é averiguar quais os limites e as possibilidades do processo de aprendizagem para as crianças disléxicas do ensino fundamental.
- ItemDificuldades e facilidades no processo de ensino-aprendizagem em uma língua estrangeira na infância(UNISA, 2008) Hartmann, ElisabethO bilingüismo está presente em quase todas as nações do mundo, em todas as classes sociais e em todas as faixas etárias e sua aquisição ocorre em diferentes fases da vida. O indivíduo que aprende uma língua estrangeira envolve-se nela, se constituindo de forma mais enriquecida. O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é de possibilitar o conhecimento dos professores para o processo de ensino-aprendizagem na aquisição de uma língua estrangeira. Muitas vezes, ao nos depararmos com crianças que tenham dificuldades neste processo, não sabemos como estas ocorrem e como podemos ajudar. Por outro lado, muitas crianças apresentam facilidades e não nos conscientizamos como isto acontece. Neste trabalho são mostrados os aspectos positivos e o processo cognitivo de se aprender uma língua estrangeira na infância. A pesquisa foi desenvolvida por meio de teses, livros e de entrevistas semi-abertas com dez professoras de escolas bilíngües particulares, sendo o alemão, a língua estrangeira. Os resultados da pesquisa confirmaram a facilidade de se aprender uma língua na infância, principalmente através do lúdico. Uma criança só aprende realmente um conteúdo, um conceito, quando é motivada e quando deseja. Percebemos que muitos professores apresentam dificuldades de entender o aluno e de auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira por falta de um embasamento teórico.
- ItemContos de Fadas: um possível ferramenta de intervenção psicopedagógica(UNISA, 2008) Meira, Melissa FelippinNeste trabalho foi utilizado a pesquisa bibliográfica como metodologia de estudo, e teve como objetivo possibilitar uma nova interpretação e utilização dos Contos de Fadas no ambiente psicopedagógico, pois ao contar os contos às crianças, o profissional através de um trabalho de observação, escuta e intervenção, pode ajudar seus pacientes a falarem sobre suas alegrias e inquietações, valorizando os aspectos afetivos-cognitivos, mostrando o seu valor psicopedagógico e criando novas ferramentas para se trabalhar como os problemas apresentados na aprendizagem dos pacientes. Concluímos que esta é uma grande possibilidade de intervenção psicopedagógica, pois possibilita a criança entrar em um mundo de faz-de-conta, permitindo-a utilizar as representações simbólicas, manifestando o que a incomoda.
- ItemUtilização de intervenções psicopedagógicas com crianças portadoras de TDA/H(UNISA, 2008) Luz, Elaine Cristina AlvesFalaremos sobre a Hiperatividade e a clínica psicopedagógica. A escolha deste tema deu-se por questões pessoais e nossa experiência enquanto Psicóloga clínica e pós-graduanda em Psicopedagogia, atuando junto a crianças que traziam o diagnóstico de Hiperatividade e, muitas vezes, também, Déficit de Atenção. Tivemos por objetivos definir o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e refletir sobre uma possível atuação psicopedagógica nestes casos. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica pertinente ao assunto escolhido. Concluímos que uma intervenção psicopedagógica através de jogos pode mostrar-se eficiente nestes casos de Hiperatividade e Déficit de Atenção.
- ItemInstabilidade atlanto-axial em cães(UNISA, 2008) Tiaen, GustavoA instabilidade atlanto-axial associada à agenesia ou malformação do processo odontóide do áxis e ou de uma sustentação ligamentar insuficiente, é uma afecção de baixa ocorrência. Acomete mais freqüentemente cães de raças de pequeno porte, embora outras raças também podem ser acometidas. Os sinais clínicos podem variar conforme o grau de instabilidade articular e compressão medular, dor cervical é um sinal comum a todos os animais acometidos.
- ItemJogos: importantes ferramentas no processo de aprendizagem(UNISA, 2008) Ribeiro, Amanda Cristina de PotenzaEste trabalho tem como base mostrar a importância das atividades lúdicas no processo do tratamento psicopedagógico e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O mesmo aborda também diferentes tipos de jogos e suas diversas habilidades. Os jogos possibilitam momentos prazerosos que permitem uma aprendizagem significativa. Além disso, estes são de extrema importância para o ser humano pois desenvolvem inúmeras capacidades sociais, afetivas, cognitivas, culturais e históricas. O lúdico é essencial no trabalho psicopedagógico, tanto no aspecto clínico quanto no institucional, pois no diagnóstico ele permite uma boa compreensão do funcionamento dos processos cognitivos e afetivo-sociais e na intervenção é um grande aliado nas manifestações das modalidades. É através do jogo que o sujeito encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem e melhorar sua relação com o mundo. Além de transmitir certo encantamento e alegria, os jogos delimitam regras, limitesque são primordiais no ato de aprender e na vida de maneira geral.
- ItemA família e o seu papel no processo de aprendizagem do aluno de 6 a 10 anos(UNISA, 2008) Santos, Maria Angélica Nardi dosEste trabalho tem como objetivo enfocar aspectos sobre a família e o seu papel no processo de aprendizagem do aluno de 6 a 10 anos, possibilitando pontos de reflexão sobre a sua importância para a criança, principalmente nesta fase, denominada de Ensino Fundamental I. Neste material estaremos implementando algumas ações que possam orientar pais e professores no que tange a essa problemática, possibilitando um melhor relacionamento entre ambos. Todo conteúdo aqui apresentado foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica, a qual pretende apontar o quanto a família exerce um papel importantíssimo no processo de aprendizagem da criança , porque juntamente com a escola, ela poderá atuar na formação do indivíduo e do futuro cidadão. Neste sentido, concluímos que a participação da família na vida escolar da criança, é de suma importância e que, a boa relação entre ela e a escola, resultará em uma parceria infalível para a aprendizagem feliz e saudável do aprendente.
- ItemO conto de fadas, uma visão psicopedagógica, com ênfase na atividade conhecida como "A Fábrica de Contos"(UNISA, 2008) Alberto, Norma Carrera MaiaO presente artigo pretende analisar a partir da importância da utilização do Conto de Fadas no exercício da Psicopedagogia, a aplicação específica da atividade conhecida como “Fábrica de Contos” desenvolvida por Jean-Marie Gillig que visa basicamente incrementar e/ou mesmo desenvolver a criatividade, a produção narrativa e escrita em crianças e adolescentes. Isto acontece, pois na “fabricação do conto” são utilizadas sugestões fornecidas pelos próprios pacientes, que buscam em seu imaginário elementos que podem fazer parte da atividade sugerida. Para a execução desta é necessário que se escolha, um herói, um objetivo, um lugar, um vilão, um amigo do herói, um objeto mágico e um ponto de partida. A base para a elaboração deste artigo é experiência vivida com dois pacientes em estágio supervisionado para o curso de Psicopedagogia clínica e institucional. A aplicação desta técnica em clínica psicopedagógica, propicia que sentimentos como, emoção, frustração, desejo, raiva, medo, tristeza, alegria dentre outros venham à tona na mente consciente ou mesmo inconsciente dos pacientes, fazendo ainda com efetivamente sua imaginação possa ser reproduzida de forma verbal ou escrita, estimulando no paciente o desenvolvimento destas competências. Ela ainda pode explicitar possíveis demandas já previamente diagnosticadas bem como sugerir outras.
- ItemO assédio moral e a responsabilidade corporativa(UNISA, 2008) Batista, Soraia Maria de Souza VieiraO estudo investiga, verifica e conceitua o assédio moral e a responsabilidade corporativa em pesquisa bibliográfica em livros, revistas, sites especializados, órgãos públicos e entrevista estruturada com especialista no assunto. No entanto, ainda existe muita dificuldade na busca do tema uma vez que há poucas publicações que auxiliem no trabalho científico e que completem a pesquisa. É observado que atualmente o tema tem se destacado no mundo organizacional, que algumas organizações sofrem com este mal mas que ainda não estão preparadas para desfechos de resolução interna. É identificado que o discurso de boas práticas para com o empregado e ambiente saudável para se trabalhar com dignidade, muitas vezes não encontra suporte na prática e com freqüência as organizações são indiciadas legalmente e sofrem com prejuízos financeiros astronômicos. Além disso, ainda não há regulação federal que tipifique o assédio moral como crime. Conclui que a prevenção é o melhor caminho e que baseado na responsabilidade comportamental, alguns projetos podem minimizar ou mesmo evitar, desde que bem estruturados, o assédio moral no ambiente de trabalho. Destaca a importância do engajamento e consciência de todos nestes projetos em que se construirão relações baseadas na confiança e transparência e onde a conscientização, treinamento e a prática do bem ao outro alicerçam relações saudáveis no ambiente de trabalho e extinguem o assédio moral em seu fundamento e força.
- ItemA psicopedagogia na terceira idade(UNISA, 2009) Sena, Flávia dos SantosO trabalho apresentado levantará a questão da retomada do processo de alfabetização no contexto da terceira idade, onde os fatores sociais, ambientais, físicos, mentais e afetivos, além da história pessoal, têm um papel significativo e determinante no processo como um todo. A terceira idade vem modificando o panorâma mundial em vários aspectos. Segundo dados do IBGE, hoje a população brasileira possui quase quinze milhões de idosos e nos próximos vinte anos, segundo as estatísticas, esta porcentagem deverá dobrar devido á longevidade da população, por exemplo.
- ItemO deficiente físico cadeirante e o mercado de trabalho formal: uma década depois(UNISA, 2009) Nascimento, Luciana Maria de AraújoO objetivo do presente trabalho foi verificar a atual situação do deficiente físico cadeirante no mercado de trabalho formal após 18 anos da criação da lei 8213/91. Para a realização desta pesquisa foram construídos dois questionários de perguntas fechadas e abertas e foram aplicados a 15 empresas de médio e grande porte da cidade de São Paulo e a 19 cadeirante da cidade de São Paulo sendo que não levamos em consideração a variável idade. Nossa pesquisa foi pautada nas três variáveis: barreiras arquitetônicas, sociais e atitudinais. Procuramos a todo o momento levar em consideração a experiência do cadeirante bem como das empresas. Vimos que para as empresas a maior barreira para a contratação esta no baixo nível de capacitação dos candidatos enquanto que para os cadeirante a maior barreira enfrentada atualmente esta na falta de acessibilidade (barreiras arquitetônicas) citada por 52% da amostra e em segundo lugar com 37% apareceu a questão das barreiras atitudinais diferentemente do resultado apresentado em 1997 quando exatamente 50% da amostra respondeu que a maior barreira era a de atitude. Mediante toda a nossa pesquisa bibliográfica pudemos concluir que houve uma significativa melhora para o cadeirante frente ao mercado de trabalho em função de todas as leis internacionais que foram em sua grande maioria ratificadas pelo nosso País. Isso levou o cadeirante a acreditar em seu potencial e cada vez mais a ir em busca de oportunidades, por outro lado as empresas cada vez mais descobrem que a pessoa com deficiência pode ser um colaborador tão bom quanto qualquer outro.
- ItemPsoríase(UNISA, 2009) Lopes, Gabriella PamelaA psoríase é uma dermatose crônica, inflamatória e não contagiosa que intercala períodos de remissão e de agravamento. Caracteriza-se por lesões cutâneas avermelhadas e descamativas, podendo acometer unhas, articulações, couro cabeludo, mucosas entre outros. É freqüente, tem distribuição universal e atinge de 1 a 3% da população mundial. Afeta indistintamente homens e mulheres. A doença é rara em negros, índios e amarelos e não existe entre esquimós. A causa da psoríase é desconhecida, no entanto, estudos apontam para uma predisposição genética, sendo sugerida como uma doença poligênica altamente influenciada por estímulos externos. No processo da psoríase ocorre uma ativação anormal do sistema imunológico que resulta num desequilíbrio epidérmico, sendo assim, é considerada uma doença imuno-mediada.