Serviço Social
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Serviço Social por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 81
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afirmação da identidade étnica da mulher negra como processo de emancipação social(UNISA, 2015) Coutinho, Joelma Aparecida REsta pesquisa abordou a trajetória de vida de mulheres negras, vítimas de duas opressões históricas cunhadas de racismo e machismo. A pesquisa teve como foco principal o cabelo crespo, sendo este um dos maiores símbolos da identidade negra, porém, oprimido pelos padrões de beleza machistas e racistas. Foi possível compreender como a militância política de mulheres negras pode contribuir com a quebra de padrões acerca de suas identidades e auxiliar na compreensão do contexto sócio histórico em que estão inseridas. Sendo realizada pesquisa de campo junto a mulheres negras participantes de coletivos das periferias de São Paulo que defendem a autoestima do povo negro, por meio da busca da identidade africana.
- ItemA assistência ao parto humanizado e a atuação do assistente social(UNISA, 2015) Borba, Ana Maria de Carvalho; Silva, Anderson Nunes da; Cordeiro, Maria Luiza Vieira da Silva; Santos, Marusan FerreiraO movimento da Reforma Sanitária representou uma mudança na área da saúde pela sua importância no processo saúde e doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído com o objetivo de proporcionar atenção integral com a participação comunitária. Entretanto, as dificuldades históricas originadas de um modelo tecnicista, acrescidos de determinantes sociais, têm contribuído para um atraso na efetivação desta política. Esta política visa, entre outras características possibilitar um adequado acolhimento e escuta dos sujeitos, embora, historicamente as relações burocráticas e impessoais, priorizem a valorização da doença e não da pessoa doente.Neste estudo descrevemos os métodos e a sua eficácia, no parto humanizado, com enfoque na atenção do processo saúde e doença, envolvendo conhecimentos que desenvolvam ações de promoção e prevenção durante o parto, objetivando, portanto, nascimentos saudáveis e a redução da morbimortalidade materna e perinatal. Para tanto, este trabalho realizou pesquisa bibliográfica, utilizando artigos referentes ao tema, contextos da Política Nacional de Humanização, sites como o da Biblioteca Virtual em Saúde, Cartilhas do Programa Humaniza SUS, entre outras referências.
- ItemA atuação do assistente social como gestor no terceiro setor(UNISA, 2008) Martins, Alessandra Rosalino; Coimbra, Juliana Rodrigues; Santos, Luciana Oliveira dosEsta monografia trata da Atuação do Assistente Social como gestor no terceiro setor. A gestão deste setor adquire visibilidade na contemporaneidade em função das transformações econômicas e políticas ocorridas no nosso país. Os ajustes estruturais da economia têm contribuído para a ampliação e intensificação da questão social e o quadro de exclusão social. É nesse contexto que se discutiu, a luz do projeto ético-politico do Serviço Social, o papel desse profissional nas organizações de terceiro setor. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar as possibilidades e limites de ação do assistente social como gestor no terceiro setor. A metodologia da pesquisa é qualitativa privilegiando a observação e os relatos em contraposição a números; a coleta de dados se fez mediante entrevista semi-estruturada e análise documental. A pesquisa foi realizada na COOPERAPIC – Cooperativa de promoção a Cidadania – tendo como sujeito de pesquisa a profissional de Serviço Social responsável pela gestão dos projetos desenvolvidos na instituição. Os resultados apontaram que a gestão no terceiro setor conduzida pelo assistente social é bem sucedida e tem resultados positivos.
- ItemA atuação do assistente social junto ao abrigo Lar Batista de Crianças: desafios e possibilidades(UNISA, 2008) Lopes, Ana Lucia; Oliveira, Meire dos Santos; Barros, Sayonara Maria OliveiraO presente estudo teve como objetivo entender a intervenção da Assistente Social no processo de reinserção com as crianças abrigadas, através do olhar da família ou o responsável. Em nossa pesquisa analisamos o trabalho da Assistente Social, suas ações, estratégias e princípios na perspectiva da reconstrução dos vínculos afetivos e familiares. O atendimento a essas famílias, inclui um importante ponto de vista da situação em que vivem e, certamente, se apresenta como mais um instrumento de auxílio na geração de propostas de políticas públicas mais eficazes e abrangentes.Os principais fatores de fragilização das famílias apontados nos resultados foram relacionados à ausência ou ineficiência de políticas públicas nas diversas áreas. E para o Serviço Social os desafios e possibilidade na pratica são as transformações que afetam as instituições e a dinâmica da profissão.
- ItemA atuação do assistente social no enfrentamento a questão do abuso sexual da criança(UNISA, 2016) Silva, Ulany Pereira dos SantosO presente estudo tem como objetivo compreender como o Assistente Social atua no atendimento ao abuso sexual infantil, buscando analisar de que forma é o fluxo de atendimento da equipe de Serviço Social junto com outros profissionais e como é o fluxo de atendimento à violência no hospital de ensino. O estudo aprofundou-se no conceito do que é criança desde os primórdios quando a criança era tratada semelhante a um adulto e não existiam Leis específicas que a protegessem. Aborda as mudanças que ocorreram na sociedade, a visão com relação à criança como sujeito de direitos, como cita Marques, “são sujeitos de direitos em relação a todas as instâncias da sociedade: família, escola, Estado e justiça (...)”, (2006, p.46) e a implantação de várias Leis até chegar a grande conquista que é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); abordando as redes de atenção contínua e integral e para apoio à vítima em situação de violência bem como o acompanhamento das seqüelas emocionais, sociais e físicas. Foi utilizado o referencia teórico autores como: ARIÈS, Philippe; BRAVO; AZEVEDO, Maria Amélia; GUERRA, Viviane N. Azevedo e outras publicações como artigos de revistas, Teses, Mestrados, TCC com referência ao tema abordado. Foi utilizado como campo de pesquisa o Hospital de Ensino localizado no extremo sul de São Paulo e como metodologia a pesquisa qualitativa com o propósito de conhecer a dinâmica de trabalho e a visão do Serviço Social através das entrevistas semi estruturadas com as Assistentes Sociais do setor da Pediatria do Hospital. O estudo trouxe um conhecimento aprofundado sobre o tema: abuso sexual infantil, além de esclarecimentos que evidenciam a necessidade de um maior preparo dos profissionais de Serviço Social na saúde e para as instituições que atendem os casos de violência sexual.
- ItemA efetividade das oficinas desenvolvidas no Centro de Cidadania da Mulher na perspectiva de proporcionar a cidadania feminina(UNISA, 2009) Fernandes, Mariana Agostinho da Luz; Cruz, Suelen Lopes daA pesquisa irá apresentar como as mulheres ao longo da história conquistaram uma maior legitimidade, seja no mercado de trabalho, na luta pelos seus direitos ou na busca de sua cidadania. Resgata a incansável batalha pela igualdade de gênero como um tema que gera muitas divergências. Utilizamos como principais referenciais teóricos Saffioti,Teles,Faleiros e Covre. A Cidadania significa o direito à vida no sentido pleno, direito esse que precisa ser construído coletivamente tanto na luta pelas necessidades básicas (alimentação, moradia, saúde e educação) quanto num plano mais abrangente que envolve a discussão sobre o papel da mulher enquanto cidadã na sociedade. Este estudo teve como objetivo analisar como as políticas públicas proporcionam a cidadania e a legitimidade para as mulheres que participam dos projetos desenvolvidos no Centro de Cidadania da Mulher na Unidade Capela do Socorro
- ItemA emancipação da abrigada e ex-abrigadas da Casa Abrigo Maria da Penha(UNISA, 2009) Virgens, Claudilene Rodrigues Das; Sousa, Sandra Marina Alves deEste trabalho científico tem como objetivo conhecer o cotidiano das abrigadas e sua emancipação para a sociedade pós-abrigamento. O patriarcalismo ainda está bem vivo na sociedade contemporânea. Infelizmente, ainda existem homens que acham que têm direito sobre o corpo da mulher. Assim, o movimento feminista, desde a década de 60, em plena ditadura militar, luta contra todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres. Com tantas manifestações e reivindicações, surgem o centro de defesa da mulher, defensorias, abrigos, DDMs e a Lei Maria da Penha, de nº 11.340 de 2006. A partir dessa lei, fica alterado o Código Penal Brasileiro, considerando-se crime quando a mulher passa por qualquer tipo de violência, tais como: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. O agressor deixa de pagar uma cesta básica, passando a ser punido de um a três anos de detenção. O primeiro contato que a mulher tem quando está com sua integridade física em risco é com as DDMs ,o Centro de Referência da Mulher CRAS ou CREAS, onde é feita uma triagem para averiguar se o caso é de risco, hipótese em que a mulher é encaminhada para abrigo de proteção, longe de sua residência, para sair do risco. Nosso campo de pesquisa foi o Abrigo Maria da Penha, um dos projetos da Sociedade Santos Mártires do distrito Jardim Ângela.
- ItemA implementação do sistema único de assistência social no município de Taboão da Serra a partir do CRAS Saporito(UNISA, 2009) Souza, Greyciara Lima deEsta pesquisa trata da implementaação do Sistema único de AssistênciaSocial (SUAS) no municÌpio de Taboão da Serra e, partindo do estudo de caso dos serviços socioassistenciais oferecidos pelo CRAS Saporito, busca conhecê-los através do relato de duas usu·rias e de outros atores envolvidos, como uma assistente social que atua no CRAS Saporito desde a sua implantação e uma assistente social que atua na gestão da política no município, no sentido de poder entender o desenvolvimento da assistÍncia social através de suas experiências.
- ItemA influência da mídia televisiva entre os jovens do centro para juventude Jd. Magdalena: a transmissão do fetiche e alienação(UNISA, 2016) Barros, Luciana de Almeida; Gomes, Patrícia MendesEste trabalho buscou desenvolver uma analise sobre a influência da mídia televisiva sob um grupo de jovens da periferia de São Paulo, que frequenta, o CJ - Centro da Juventude do Jardim Magdalena. A ideia de pesquisar este tema se deu por uma inquietação em compreender a relação que os jovens têm com os conteúdos midiáticos, onde são bombardeados por valores consumistas. Compreendendo que a juventude é uma fase da vida que se dá de forma conflituosa, onde os jovens estão construindo sua identidade biopsicossocial e estão mais vulneráveis aos fetiches transmitidos pelos meios de comunicação de massa, em especial a televisão a qual tendem homogeneizar atitudes e comportamentos, deixando os jovens despidos de senso crítico da realidade. A pesquisa foi embasada no materialismo histórico dialético, com estudo de campo através das abordagens qualitativa e quantitativa. Além disso, para levantamento de dados foram elaborados questionários mistos para os jovens e uma entrevista semi estruturada direcionada a um profissional de Serviço Social do mesmo CJ. Com analise dos dados obtidos, foi constatado que os jovens assistidos pelo CJ Jd. Magdalena aderem de forma alienada aos conteúdos que são disseminados pela mídia televisiva ao reproduzirem os fetiches em rotina.
- ItemA mulher egressa do sistema prisional: estudo de caso(UNISA, 2015) Silva, Camila Bahia; Ferreira, Joice CristinaEste trabalho de conclusão de curso busca estudar porque os direitos consagrados nos instrumentos jurídicos nacionais, encontram dificuldades na efetivação dentro de uma sociedade de classes que discrimina, reprime e controla aqueles que já são previamente rotuladas como delinquentes, por serem pobres e mais vulneráveis ao processo de criminalização. Com o presente trabalho de pesquisa pretende-se verificar como foi e estão sendo os enfrentamentos da mulher que esteve junto a população carcerária, após ter sido solta.A justificativa do nosso TCC é através desta pesquisa analisar as situações factuais que evidenciam um total descaso e abandono à egressa, aumentando a precariedade de condições das detentas, já que estas estão mais vulneráveis à reincidência e, consequentemente, a um total fracasso da pretendida reinserção social. No problema apontado para a ressocialização da egressa, quais seriam os maiores desafios encontrados a serem superados? Supomos que: as marcas causadas no cárcere e o distanciamento social foram profundos, tendo como principais dificuldades no seu egresso? Portanto, por tamanhas transformações na sua vida, o amparo que necessita para superar essas marcas e ressocializar-se precisam ser intensos e grandiosos.
- ItemA possibilidade da conquista de autonomia sob a percepção das famílias participantes do Programa Ação Família –Viver em Comunidade - do bairro Jardim Varginha –Distrito do Grajaú.(UNISA, 2009) Borges, Luciana Aparecida PeruciDiante da atual conjuntura e gravidade da exclusão social apresentada em nosso país, torna-se necessária uma constante reafirmação do debate sobre políticas públicas. Existem em nossa sociedade na área da Assistência Social, dentre outras, programas governamentais que aparecem destacando a necessidade da proteção social. O Programa de que trata o presente estudo é o Programa Ação Família –Viver em Comunidade - do bairro Jardim Varginha – Distrito do Grajaú, que visa promover a inclusão social da população mais vulnerável e tem como objetivo principal o fortalecimento e a construção da autonomia de suas famílias participantes. A partir disso surgiu a preocupação com essas famílias que diariamente vivenciam situações precárias e que se integram ao Programa na perspectiva promocional de seus direitos e deveres, para suprir suas necessidades mínimas de sobrevivência e assegurar sua integração aos serviços públicos: educação, saúde, transporte, habitação, trabalho, esportes. Este trabalho se propõe principalmente a verificar a possibilidade da conquista de autonomia, sob a percepção das famílias participantes desse Programa. Procura verificar o trabalho social realizado na perspectiva da emancipação na perspectiva promocional de direitos e deveres, busca uma melhor compreensão sobre quais são os caminhos utilizados no aprimoramento dos mecanismos para garantir autonomia, de fato, às famílias vulnerabilizadas
- ItemA realidade de famílias vulnerabilizadas da Vila São Paulo(UNISA, 2009) Carvalho, Edna Souza Correia deA presente pesquisa versa sobre a situação de vulnerabilidade social das famílias residentes na Vila São Paulo, no distrito da Cidade Ademar, zona sul do município de São Paulo. O objetivo é apresentar a realidade dessas famílias, relacionando-a com referenciais teóricos acerca de vulnerabilidade social e, sendo assim, tecer reflexões sobre possíveis ações capazes de melhorar as condições de vida desse grupo. O desenvolvimento deste trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (entrevistas com moradores). A revisão bibliográfica teve como objetivo fundamentar a parte prática, dando embasamento à discussão. Nas entrevistas realizadas com uma amostragem de moradores da Vila São Paulo, ficam evidentes alguns fatores de interesse do profissional de Serviço Social, sendo os principais: predomínio de trabalho informal e conseqüente inexistência de benefícios e direitos referentes às leis trabalhistas; desconhecimento dos moradores acerca de seus direitos e deveres enquanto cidadãos; contato direto com situações de violência, como o tráfico de drogas; existência de determinados fatores culturais nos quais leva-se a acreditar que a migração de outros estados para São Paulo acarreta à natural melhoria das condições de vida; moradias irregulares, em terreno invadido ou em locais comprometidos devido à estrutura física; falta de acesso a políticas envolvendo planejamento familiar, entre outros. As autoras concluíram que deve-se olhar a família no seu movimento, sua vulnerabilidade e sua fragilidade, ampliando o foco sobre a mesma, ou seja, trabalhar com a escuta da família. Não se deve olhar a família de forma fragmentada, mas trabalhar com o conjunto de seus membros: se um deles está precisando de assistência sua família estará também.
- ItemA visão de família para o adolescente em conflito com a lei, atendidos no Projeto RAC.(UNISA, 2008) França, Maria Sueli; Lana, Waldir Fernandes deEste trabalho pretende abordar a questão do adolescente em conflito com a Lei em Medida Sócio Educativa1 em meio aberto de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Pretendemos abordar os adolescentes que se encontram na faixa etária dos quinze aos dezessete anos que cumprem tais medidas. Entendemos que a condução ao ato infracional pode ser reflexo da violência e privação de direitos que ocorrem desde o nascimento até os dias atuais. As situações a que os adolescentes são expostos, leva-os a um estado de vulnerabilidade que funciona como um potencial para uma maior probabilidade de o adolescente envolver-se em situações de violência.
- ItemAborto: Um direito a ser discutido pela sociedade civil e garantido pelo Estado.(UNISA, 2009) Lopes, Ariene Oliveira; Bezerra, Teresa MariaA pesquisa realizada teve como objetivo abordar a problemática do aborto na sociedade brasileira, descortinando temas ligados a questão que se configura como um problema social, entender como se dá a efetivação da política pública que visa garantir o abortamento nos casos previstos por lei. Nesse sentido, procuramos contextualizar a questão do aborto na sociedade brasileira abordando questões como histórico do aborto no Brasil e no mundo, gênero, movimentos sociais, direitos reprodutivos e saúde.
- ItemAdoção Internacional: um caminho desconhecido(UNISA, 2009) Conceição, Flávia Paim daDe acordo com o que prioriza o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a criança tem o direito de conviver em família, porém este direito é violado quando a mesma é entregue pela mãe ao Juiz da Vara da Infância e Juventude porque dentre as inúmeras dificuldades enfrentadas pela família, os pais já não se sentem seguros e julgam não haver condições suficientes para cuidar de seus filhos. A criança em geral é abrigada até que sua família seja fortalecida através de Políticas Públicas que resguardem este direito e o seu retorno ao lar seja garantido. O problema ocorre quando isso não acontece e a criança acaba sendo adotada por um casal estrangeiro.
- ItemOs alcoólicos anônimos e sua perspectiva de assistência aos alcoolistas na cidade de São Paulo(UNISA, 2009) Di Pallo, Patrícia AuroraEste trabalho tem o objetivo de conhecer um pouco do universo do Alcoolismo; isto é, da dependência de álcool, através da investigação de uma organização não governamental, que ao longo dos anos, vem se dedicando ao tratamento dos dependentes de álcool ou alcoolistas, os Alcoólicos Anônimos. Para isso, o estudo pretende elucidar as razões que levaram estes sujeitos a desenvolver sua dependência pelo álcool, além de investigar o modo como esses indivíduos se vêem no contexto em que estão inseridos, de que modo eles analisam sua doença, quais as perdas que o Alcoolismo provocou em suas vidas, como e por que decidiram procurar tratamento, quais as principais dificuldades em se manter nele e finalmente, como funciona o programa de reabilitação utilizado naquele espaço, assim como quais são os preceitos que norteiam a dinâmica de A.A. Foi realizada uma pesquisa qualitativa que possibilitou uma análise mais aprofundada da questão do Alcoolismo, explorando todos os seus aspectos, a família, o trabalho, vida social e a comunidade, o preconceito e a sociedade, o papel da mídia, o tratamento e a fase de desintoxicação. A pesquisa seguiu a perspectiva fenomenológica de investigação, centrada na percepção de cada indivíduo. Para realizá-la contou-se com uma amostra de três indivíduos, os quais foram entrevistados com perguntas semi-estruturadas e abertas, para que o máximo de informações pudessem ser colhidas, afim de que isso enriquecesse ainda mais o trabalho. Esta pesquisa buscou entender e ampliar um pouco mais o que se viu até o presente momento sobre essa questão e também, trazer para o âmbito do Serviço Social, um tema tão complexo e ao mesmo tempo, repleto de possibilidades.
- ItemAs condições de vida das pessoas em situação de rua, usuárias da Associação Rede Rua(UNISA, 2007) Souza, Adriana Ignacio de; Silva, Roberta Alves daEste trabalho preocupou-se em entender o processo desde a chegada à saída das ruas, através da Associação Rede Rua. As questões pertinentes levantadas nesta pesquisa têm o intuito de compreender quem são as pessoas em situação de rua, porque chegam a morar na rua, como são considerados, nas relações que mantém em busca da inserção no trabalho, para construir novas relações, para a própria sobrevivência e como ocorre o processo de saída das ruas. A pesquisa recorreu à entrevista em profundidade, sendo a análise dos dados relacionados com o referencial teórico, com os dados obtidos, através da Associação Rede Rua, adquiridos por meio do SISRUA e a pesquisa realizada em dezembro de 2000 e agosto/setembro de 2003 pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) na cidade de São Paulo. Neste estudo pudemos observar que o processo de saída das ruas está intrinsecamente ligado com a estabilidade financeira, adquirida através do trabalho, mesmo sendo majoritariamente no mercado informal.
- ItemAs perspectivas que as mulheres presas da penitenciária feminina de Sant’Ana encontram no trabalho encarcerado(UNISA, 2009) Santos, Dayana Alves dos; Silva, Márcia Freitas daO presente trabalho tem como objetivo compreender as razões que levam as mulheres presas da penitenciária feminina de Sant’Ana localizada na Zona Norte da cidade de São Paulo/SP, a exercer trabalho encarcerado. Para tantoa realização deste se deu através de uma pesquisa qualitativa com entrevista semi estruturada com as mulheres presas, e mostrou que o trabalho representa para essas mulheres a possibilidade de sustentar a si e sua família, bem como ocupação do seu tempo livre, assim como meio de adquirir a independência e melhorar a qualidade de vida. Este estudo pretende contribuir e trazer à sociedade questionamentos a respeito da situação vivida pelas mulheres presas, no sistema prisional brasileiro. A população carcerária está inserida em um espaço de dominação e poder, fruto das heranças históricas de nosso país, que traz como conseqüência a violação dos direitos humanos e uso abusivo da violência nas prisões. Diante disso, buscou-se refletir sobre como as transformações ocorridas nas últimas décadas na sociedade brasileira com o Neoliberalismo tem afetado a vida da classe trabalhadora e conseqüentemente a vida da população carcerária, principalmente no que se refere à garantia do direito ao trabalho nas prisões brasileiras.
- ItemAs visões sobre a redução da maioridade penal com base no projeto de emenda à constituição 171/1993(UNISA, 2016) Mendonça, Angélica da Silva; Souza, Sebastiana Maria CarreiroO presente estudo foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e teve como objetivo explanar a análise do Projeto de Emenda à Constituição Federal de 1988 - Projeto de Lei nº 171/1993(PEC) que defende a redução da maioridade penal, ou seja, centrado na contramão das legislações que nas suas diretrizes trazem as medidas de proteção à infância e juventude (Constituição Federal 1988 e o ECA –Estatuto da Criança e do Adolescente). Desta forma buscou-se compreender em que contexto ocorre essa proposta e quais são as visões apresentadas em sua defesa e contra a proposta. O PEC 171/93 elaborado pelo ex-deputado federal Benedito Domingos, tem por objetivo alterar o conteúdo no artigo 228 da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, que diz respeito a serem penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos de idade, já que são sujeitos às normas da legislação especial, que se referem ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que prevê medidas socioeducativas para adolescentes infratores. O PEC 171/1993 encontra-se em processo de votação. Em nosso estudo desenvolvemos uma breve trajetória histórica acerca das medidas protetivas e punitivas destinadas às crianças e aos adolescentes no Brasil, com o recorte sobre os marcos legais e normativos da proteção social. Abordamos a realidade atual no que tange a aspectos relacionados à violência, criminalidade, encarceramento em massa, entre outros conceitos relacionados. Em nossa pesquisa nos baseamos em autores como Michel Foucault, Irene Rizzini, Philippe Aries, dentre outros, por entender que os seus estudos contribuirão para a nossa imersão nessa complexa relação que implica em relações de poder.
- ItemAspectos relevantes no cotidiano dos “meninos de rua” na região central da cidade de São Paulo(UNISA, 2007) Souza, Julia Rosa deO presente trabalho visa contribuir para a ampliação da discussão a respeito da situação vivida pelas crianças e adolescentes nos grandes centros urbanos do Brasil, em especial nas ruas da Região Central da Cidade de São Paulo, tendo em vista o processo histórico capitalista, que traz como conseqüência a fragilização dos vínculos familiares, devido ao agravamento das condições de vida de suas famílias. Nessa perspectiva para a pesquisa de campo foram entrevistados "meninos de rua" no centro da Cidade de São Paulo, com vínculos familiares. Buscou-se refletir sobre o processo de Reestruturação Produtiva do capital que aliado à proposta neoliberal na atualidade, traz desemprego estrutural que deteriora os meios de vida dos trabalhadores e reflete na desintegração familiar, o que aumenta a violência, a miséria e o número de “meninos de rua”.