Serviço Social

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 86
  • Item
    A possibilidade da conquista de autonomia sob a percepção das famílias participantes do Programa Ação Família –Viver em Comunidade - do bairro Jardim Varginha –Distrito do Grajaú.
    (UNISA, 2009) Borges, Luciana Aparecida Peruci
    Diante da atual conjuntura e gravidade da exclusão social apresentada em nosso país, torna-se necessária uma constante reafirmação do debate sobre políticas públicas. Existem em nossa sociedade na área da Assistência Social, dentre outras, programas governamentais que aparecem destacando a necessidade da proteção social. O Programa de que trata o presente estudo é o Programa Ação Família –Viver em Comunidade - do bairro Jardim Varginha – Distrito do Grajaú, que visa promover a inclusão social da população mais vulnerável e tem como objetivo principal o fortalecimento e a construção da autonomia de suas famílias participantes. A partir disso surgiu a preocupação com essas famílias que diariamente vivenciam situações precárias e que se integram ao Programa na perspectiva promocional de seus direitos e deveres, para suprir suas necessidades mínimas de sobrevivência e assegurar sua integração aos serviços públicos: educação, saúde, transporte, habitação, trabalho, esportes. Este trabalho se propõe principalmente a verificar a possibilidade da conquista de autonomia, sob a percepção das famílias participantes desse Programa. Procura verificar o trabalho social realizado na perspectiva da emancipação na perspectiva promocional de direitos e deveres, busca uma melhor compreensão sobre quais são os caminhos utilizados no aprimoramento dos mecanismos para garantir autonomia, de fato, às famílias vulnerabilizadas
  • Item
    O processo de luta pela conquista de direitos sociais dos moradores da Ilha do Bororé.
    (UNISA, 2009) Silva, Maria da Lapa dos Reis Morais
    Esta pesquisa preocupou-se em compreender a luta dos moradores da Ilha do Bororé pela conquista de direitos sociais, numa comunidade excluída de direitos básicos, onde as pessoas já estavam cansadas de esperar as promessas não cumpridas em época de eleições. Para tanto este estudo teve como objetivo desvendar qual o caminho percorrido por estes sujeitos diante dos problemas e como se organizaram para conseguir direitos sociais. No primeiro capitulo, foi realizado um histórico da organização social no Brasil. No segundo capítulo a sistematização da prática ocorreu por meio das entrevistas coletadas com os sujeitos da pesquisa, procurando compreender seu processo de organização e os passos dados nessa luta, isto é, a luta de quem vive em comunidades periféricas, como se da à cidadania dessas pessoas e de que forma se organizam. Foram relatados nesse capitulo como se efetivou a organização, qual foi o ponto de partida para concretizarem seus objetivos. A partir do estudo realizado nessa pesquisa, foi possível enxergar alguns caminhos para a demanda de atuação do assistente social - profissional estritamente necessário nas comunidades periféricas - pelo seu olhar diferenciado para a questão social visível nas regiões com muito alta vulnerabilidade social. A população necessita de intervenção que lhe permita emancipação, fortalecimento num processo democrático e autonomia.
  • Item
    Aborto: Um direito a ser discutido pela sociedade civil e garantido pelo Estado.
    (UNISA, 2009) Lopes, Ariene Oliveira; Bezerra, Teresa Maria
    A pesquisa realizada teve como objetivo abordar a problemática do aborto na sociedade brasileira, descortinando temas ligados a questão que se configura como um problema social, entender como se dá a efetivação da política pública que visa garantir o abortamento nos casos previstos por lei. Nesse sentido, procuramos contextualizar a questão do aborto na sociedade brasileira abordando questões como histórico do aborto no Brasil e no mundo, gênero, movimentos sociais, direitos reprodutivos e saúde.
  • Item
    Brinquedoteca: Um espaço sócio-ocupacional do Assistente Social
    (UNISA, 2009) Anjos, Eliane dos; Goes, Samira Silva de
    Este trabalho de conclusão de curso teve a finalidade de analisar e compreender o espaço sócio-ocupacional do profissional de Serviço Social na brinquedoteca do Parque Francisco Rizzo em Embu das Artes, sendo esse um processo de prevenção através do belo, do lúdico, da cultura e da educação. A investigação terá a intenção de verificar como se processa o trabalho do Assistente Social na brinquedoteca. Fizemos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica utilizando a seguinte referencia bibliográfica: FREIRE, Delors e Buitoni a respeito da Educação; DEMO, Política Social, Educação e Cidadania; Martins, Exclusão, pobreza e classes sociais indicando e fornecendo a fundamentação teórica para melhor compreensão do objeto de estudo, definição da hipótese e objetivo da pesquisa, construção dos instrumentos metodológicos, para coleta de dados e analise. A pesquisa de campo incluiu observações com visitas a brinquedoteca com um grupo de quatro a cinco crianças com idade entre 10 e 16 anos, funcionários e a profissional de Serviço Social, utilizamos o critério de roteiro pré-estabelecido, semi estruturado que foi composto de perguntas, o que permitiu aos entrevistados exporem de forma informal suas experiências e expressarem seus sentimentos em relação à importância do brincar e o que a brinquedoteca facilita e possibilita para cada um, as quais foram de extrema importância para confirmação da hipótese pesquisada.
  • Item
    Reintegração Familiar o direito à convivência familiar e comunitária, um estudo a partir do Projeto para Serviços de Desabrigamento e Reintegração Familiar desenvolvido pela Amici dei Bambini – Ai.Bi.
    (UNISA, 2006) Romão, Andréia Gomes; Souza, Merces Cristina; Costa, Silvana Aparecida
    Reintegração familiar, o direito à convivência familiar e comunitária, um estudo a partir do Projeto Piloto para Serviços de Desabrigamento e Reintegração Familiar desenvolvido pela Amici dei Bambini – Ai.Bi. A opção pelo tema se deu a partir dos estágios realizados no Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRECA/Santo Amaro), Fórum de Santo Amaro – Vara da Infância e Juventude e Amici dei Bambini – Ai.Bi. que nos colocou em contato com a realidade das crianças e adolescentes institucionalizados. A pesquisa do Levantamento Nacional realizada pelo IPEA1 aponta que o principal motivo para o abrigamento de crianças e adolescentes é a carência de recursos materiais, conseqüência da falha ou ausência de políticas sociais complementares para famílias que delas necessitam.