Mestrado em Ciências Humanas
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- ItemA arte de narrar contos de fadas e a formação da criança na primeira infância: diálogos com a Base Nacional Comum Curricular(UNISA, 2021) Canto, Luana GroheOs contos de fadas revelam um mundo de encantamento, beleza, magia e são tramados por enredos repletos de imagens que contribuem para a formação da criança. Os objetivos deste estudo serão analisar quais estratégias didáticas ao narrar contos de fadas podem promover experiências que permitam que a criança, de 4 anos a 5 anos e 11 meses, faça descobertas sobre si mesma e sobre os outros, considerando os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular e se os contos de fadas podem contribuir para a formação pessoal e social da criança. As pesquisas serão de caráter interdisciplinar por relacionar as áreas da literatura, da psicologia e da educação. A investigação será bibliográfica e documental, somada à análise do conto “Bicho de Palha”, de Câmara Cascudo, para nortear a construção metodológica desta investigação, tendo como referencial teórico os estudos do imaginário na perspectiva do Carl Gustav Jung e Marie-Louise von Franz para analisar as contribuições acerca do imaginário e dos contos de fadas para a formação da criança, relacionando-as com os campos de experiências apontados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
- ItemA comunicação alternativa na educação musical e o transtorno do aspecto autista: uma abordagem quantitativa e qualitativa na perspectiva interdisciplinar(UNISA, 2018) Medeiros, Rodolfo Jonasson de ContiO Transtorno do Espectro Autista é um dos Transtornos do Neurodesenvolvimento especificado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que compreende um grupo de condições com início no período do desenvolvimento, caracterizado por déficits na comunicação social e na interação social, acompanhados por comportamentos repetitivos, interesses restritos e insistência nos mesmos afazeres. O objetivo da presente pesquisa é observar como o recurso de Comunicação Alternativa pode otimizar a aprendizagem musical para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista. As práticas pedagógicas musicais foram realizadas, inicialmente, em um estudo piloto, com um estudante do sexo masculino com 9 anos de idade, sendo que as aulas ocorreram individualmente e em contexto de aprendizagem especializado, com finalidade de promover o desenvolvimento de habilidades musicais e extramusicais. Após a análise de dados do referido estudo, estabeleceu-se uma pesquisa de campo quantitativa e qualitativa com base em um estudo longitudinal, experimental, participante, exploratório, com levantamento de dados por documentação direta, amostragem por conveniência não probabilística, e a utilização de grupo-controle. Participaram da pesquisa de campo 16 indivíduos com TEA, diagnosticados com base nos critérios estabelecidos na 5a. edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), organizado pela Associação Americana de Psiquiatria. Os participantes selecionados para a pesquisa de campo foram randomicamente divididos em dois grupos. Um deles, denominado TEA-MUS-CA é composto por 8 meninos, e o outro, TEA-MUS composto por 6 meninos e 2 meninas. O grupo TEA-MUS-CA recebeu aulas de música com o suporte de Comunicação Alternativa, ou seja, utilizaram pranchas de comunicação com ajudas visuais com a temática das aulas de música, enquanto que o grupo TEA-MUS recebeu aulas de música sem o suporte de Comunicação Alternativa. Inicialmente, as amostras de pesquisa foram submetidas a aplicação do teste de música Avaliação Auditiva de Sequência Sonoro Musical, destinado a sondagem e reconhecimento das habilidades de cada aluno, sendo este, um teste de aprendizagem musical validado no Brasil em 2015. Em seguida, as amostras participaram de seis aulas de música individuais de 30 minutos, e ao final das intervenções, o teste de música foi refeito, com a finalidade de mensurar o escore de cada participante, assim como do grupo, e diante dos resultados, traçou-se as variantes de todo o processo estatístico. A estrutura desta pesquisa foi criada utilizando-se a metodologia interdisciplinar, tendo como base três grandes áreas do conhecimento: a Comunicação Alternativa, um domínio pertencente à Tecnologia Assistiva, a qual oportunizou a produção de recursos assistivos, no que diz respeito ao material de ajudas visuais; a Educação Musical e sua interface com a Educação Inclusiva, que propiciou a seleção e a avaliação de atividades adaptadas para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e o Neurodesenvolvimento Infantil, uma especialidade da Psiquiatria, responsável pela compreensão global da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e que evidencia os aspectos biopsicológicos, as características psicossociais, psicossociocognitivos e funcionais, assim como as habilidades e deficiências encontradas nas pessoas com Transtorno do EspectroAutista. Os resultados apontam uma melhora no rendimento musical, bem como atitudinal e social do educando pertencente ao grupo experimental. Este estudo é fundamentado em teóricos que se dedicam a análise deste campo de estudo: DELIBERATO (2007), DUARTE (2016), LOURO (2006, 2012), SCHWARTZMAN (2011).
- ItemA construção das disciplinas para o curso de Gestão de RH: uma visão interdisciplinar(UNISA, 2019) Motta, Juliana AparecidaEste trabalho de pesquisa propõe-se a estudar a transformação dos processos de ensino e aprendizagem frente às novas tecnologias, que constituem um fenômeno típico da contemporaneidade. A análise será feita por meio de uma visão interdisciplinar e a partir de um recorte histórico do surgimento dos cursos de Educação a Distância (EaD) no Brasil. Nesse sentido, o estudo foi motivado pelo seguinte problema de pesquisa: quais os desafios para desenvolver profissionais qualificados com as habilidades e competências requeridas para a área de Recursos Humanos (RH), diante as especificidades da Educação a Distância, e quais seriam as melhores estratégias a empregar, bem como os tipos de materiais desenvolvidos para atender a essas necessidades? Sendo assim, os objetivos que estudo pretende atingir são: pesquisar e refletir sobre as estratégias e processos para o construção de materiais didáticos de caráter interdisciplinar para cursos de RH; confrontar as características destas ferramentas por meio de estudos de casos comparativos, utilizadas para a efetividade deste modelo de ensino. As fontes de pesquisa compreendem planejamentos pedagógicos de disciplinas de EaD para curso de especialização da área de RH. Para o tratamento das fontes, o estudo proposto analisará duas propostas pedagógicas utilizadas na elaboração dos materiais para o curso de Recursos Humanos por duas instituições de ensino superior localizadas na cidade de São Paulo. A análise dos resultados terá como base a perspectiva de um ensino voltado a formação integral do indivíduo por meio da EaD e que leve em conta as novas tecnologias disponíveis para essa modalidade de educação.
- ItemA Construção e a Desconstrução de Imagens dos Políticos nas Campanhas Eleitorais(UNISA, 2017) Abrantes, Edney FirminoO homem como animal político é um tema importante no sentido de compreender a sua autoridade no perímetro da Pólis, se estendendo para os dias atuais, focando no Brasil. O título "A construção e descontrução de imagens e políticos nas campanhas eleitorias" aborda as visões clássicas de Platão e Aristóteles, perpassando pelas visões realistas de Maquiavel e Hobbes, chegando-se á fabricação de imagens do candidato, baseando-se na obra de Peter Burke, ora "A Fabricação do Rei".
- ItemA cor da violência obstétrica: uma análise das mulheres assistidas na Casa Angela no período gravídico-puerperal e o processo de humanização da assistência do parto como enfrentamento ao racismo institucional(UNISA, 2022) Oliveira, Thaisa Juliana Cipriano deO conceito de violência obstétrica pode ser definido por diversas condutas e impedimentos que ocasionam perda da autonomia da mulher sobre o próprio corpo, traumas físicos e emocionais que podem perdurar por toda vida.
- ItemA cultura digital e a produção de conhecimento sob olhar discente(UNISA, 2018) Dias, Carla OliveiraAs transformações sociais ocorridas no Brasil nas últimas décadas, em especial no campo da educação foram acompanhadas pela inserção da cultura digital no cenário educacional, representadas pelas ferramentas tecnológicas de comunicação, como plataformas digitais e os dispositivos móveis. Instrumentos tecnológicos educacionais que possibilitam ao discente modificar sua forma de acessar informações e realizar tarefas acadêmicas, entre outras ações. A complexidade que envolve a temática investigada foi o que determinou o aprofundamento teórico n a perspectiva interdisciplinar, ou seja, na busca de conhecimentos relacionados não a uma única área ou ciência. Observando então o cenário atual, este estudo teve como objetivo geral compreender a percepção dos graduandos sobre o impacto da utilização de tecnologias educacionais na produção de conhecimento acadêmico e em sua prática profissional futura. E, como objetivos específicos: (i) identificar, junto ao graduando, a utilização das tecnologias educacionais no cotidiano acadêmico; (ii) descrever as vantagens e desvantagens apontadas pelos graduandos, em relação à utilização de tecnologias digitais, ao longo do curso: (iii) examinar, segundo a percepção dos graduandos, o potencial das tecnologias digitais para o desenvolvimento de conhecimento para a sua prática profissional. A pesquisa foi de caráter exploratório-descritivo e privilegiou a perspectiva qualitativa. O cenário de estudo foi um curso de Ensino Superior, Tecnológico em diferentes áreas de formação na cidade de São Paulo, Brasil. Participaram do estudo 119 graduandos, do último período do curso, os dados foram coletados por meio de questionário. A organização e análise dos resultados aconteceu pela aplicação de princípios de estatística-descritiva para dados objetivos e Análise de Conteúdo, segundo o método de análise de discurso de Laurence Bardin (2011) para questão discursiva. O estudo fundamentou-se em referenciais teóricos que abarcaram a temática da educação e suas interrelações com as tecnologias educacionais, bem como os conceitos de cibercultura e nativos digitais tanto de estudiosos referenciados no tema, como seus contemporâneos (Marc Prensky (2001), Pierre Lévy (1999/2015), Manuel Castells (2003, 2000). Os resultados obtidos demonstraram que os participantes são nativos digitais, que encontram-se inseridos em um cenário pedagógico no qual há poucos recursos tecnológicos educacionais ofertados, onde os mesmos utilizam na maior parte seus próprios Interdisciplinaridadedispositivos móveis para acessar a rede de comunicação e informações globais para realizar suas atividades acadêmicas. É, ainda, foi possível perceber que os participantes acreditam que o uso de instrumentos tecnológicos favorece a aprendizagem e a realização das atividades acadêmicas, o que fortalece e ratifica a proposição de que os dispositivos digitais possuem potencialidades didático-pedagógica para serem utilizadas como ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
- ItemA Emergência da Negritude no Brasil, as Teorias de Inferiorização Racial e os Caminhos da Legislçação de Proteção á Igualdade(UNISA, 2017) Silva, Denise Maria Perissini daEsta dissertação analisa 14 acórdãos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) referentes ao tema do racismo e crimes de intolerância racial, disponíveis em inteiro teor na página eletrônica daquele Tribunal, no tópico ‘Jurisprudência selecionada’ sob o verbete ‘Racismo’, no período de 1998 a 2016 por meio da Análise de Jurisprudências (AJ). O problema de investigação desta pesquisa consiste em analisar se as decisões jurisprudenciais correspondem às expectativas da população afrodescendente brasileira no tocante à tutela da honra subjetiva preconizada pela legislação anti-racista e pelos costumes sociais. Foram abordados os temas da negritude, considerada um elemento de valorização e autonomia da identidade dos negros, e o mito da ‘democracia racial’ que propaga discursos demagógicos de que ‘não existe racismo’ devido à miscigenação e à suposta igualdade de oportunidades entre brancos e negros. As tensões sociais decorrentes do racismo foram analisadas sob a óptica da Psicologia Social e da Psicanálise, considerando-se que a formação de estigmas e estereótipos são produções grupais que se enraízam no inconsciente da sociedade, e formam representações sociais que se solidificam, fazendo com que o indivíduo se despersonalize para adotar acriticamente esses valores, e aja conforme os parâmetros do grupo pelo mecanismo da projeção de juízos de valor diferentes dos dados de realidade que o grupo-alvo procura apresentar. A partir da lei nº 7.716/1989, a conduta racista veio perdendo seu caráter de ‘impunidade’ e passou a ser objeto de questionamento jurisdicional pelas vítimas. Porém, os resultados da análise das jurisprudências do TJSP apontam que somente a partir de 2010 começa a haver efetiva proteção aos atos de intolerância racial, o que sugere uma resistência inicial em aplicar corretamente a legislação aos casos concretos, com o escamoteamento da gravidade dos fatos e o desvio dos propósitos do legislador frente ao combate ao racismo ou injúria racial, uma vez que o agente argumenta que ‘foi uma brincadeira’, ‘não sabia o que estava fazendo’, ou que a vítima está ‘inventando’ ou ‘exagerando’. Essa situação faz com que haja percalços na instauração da efetiva igualdade, com abalos na identidade dos afrobrasileiros, que caminha de modo não entrecruzado, mas sim paralelo, à legislação que busca demarcar critérios de igualdade racial.
- ItemA emergência da negritude no Brasil, as teorias de inferiorização racial e os caminhos da legislação de proteção à igualdade(UNISA, 2017) Silva, Denise Maria Perissini daEsta dissertação analisa 14 acórdãos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) referentes ao tema do racismo e crimes de intolerância racial, disponíveis em inteiro teor na página eletrônica daquele Tribunal, no tópico ‘Jurisprudência selecionada’ sob o verbete ‘Racismo’, no período de 1998 a 2016 por meio da Análise de Jurisprudências (AJ). O problema de investigação desta pesquisa consiste em analisar se as decisões jurisprudenciais correspondem às expectativas da população afrodescendente brasileira no tocante à tutela da honra subjetiva preconizada pela legislação anti-racista e pelos costumes sociais. Foram abordados os temas da negritude, considerada um elemento de valorização e autonomia da identidade dos negros, e o mito da ‘democracia racial’ que propaga discursos demagógicos de que ‘não existe racismo’ devido à miscigenação e à suposta igualdade de oportunidades entre brancos e negros. As tensões sociais decorrentes do racismo foram analisadas sob a óptica da Psicologia Social e da Psicanálise, considerando-se que a formação de estigmas e estereótipos são produções grupais que se enraízam no inconsciente da sociedade, e formam representações sociais que se solidificam, fazendo com que o indivíduo se despersonalize para adotar acriticamente esses valores, e aja conforme os parâmetros do grupo pelo mecanismo da projeção de juízos de valor diferentes dos dados de realidade que o grupo-alvo procura apresentar. A partir da lei nº 7.716/1989, a conduta racista veio perdendo seu caráter de ‘impunidade’ e passou a ser objeto de questionamento jurisdicional pelas vítimas. Porém, os resultados da análise das jurisprudências do TJSP apontam que somente a partir de 2010 começa a haver efetiva proteção aos atos de intolerância racial, o que sugere uma resistência inicial em aplicar corretamente a legislação aos casos concretos, com o escamoteamento da gravidade dos fatos e o desvio dos propósitos do legislador frente ao combate ao racismo ou injúria racial, uma vez que o agente argumenta que ‘foi uma brincadeira’, ‘não sabia o que estava fazendo’, ou que a vítima está ‘inventando’ ou ‘exagerando’. Essa situação faz com que haja percalços na instauração da efetiva igualdade, com abalos na identidade dos afrobrasileiros, que caminha de modo não entrecruzado, mas sim paralelo, à legislação que busca demarcar critérios de igualdade racial. O racismo deve ser combatido com a plena aplicabilidade da legislação e da jurisprudência, mas também com conscientização individual e coletiva do significado simbólico da gravidade desta conduta nociva e das implicações dela para si e para os outros. A conquista e a construção cotidiana dos direitos à equidade racial incluem o direito e acesso à judicialização. Não obstante, problematizamos as situações nas quais o acesso ao Judiciário dos afrobrasileiros tem sido ampliado, mas paradoxalmente apresenta poucos resultados efetivos. A dilaceração do recurso dos afrobrasileiros à busca da honra subjetiva violada pelas práticas de intolerância racial é uma questão que deve ser considerada pelas políticas públicas que garantam a construção cotidiana da subjetividade, voltadas à consolidação da negritude, visando a transformar o direito de acesso ao Judiciário em um direito à proteção e garantias de equidade social/racial e cidadania.
- ItemA formação do pensamento e da linguagem: estudo interdisciplinar e comparativo das abordagens de Piaget e Vygotsky(UNISA, 2019) Lima, Walme de OliveiraO presente trabalho tem por objetivo analisar, interdisciplinar e comparativamente, as abordagens de Piaget e Vygotsky quanto à formação do pensamento e da linguagem. Nesse sentido, responde ao seguinte problema de pesquisa: de que modo ocorre a formação do pensamento e da linguagem na formação do sujeito nas teorias de Piaget e Vygotsky? A pesquisa objetiva uma análise crítica, interdisciplinar, a partir do corpus, qual seja a obra Linguagem e Pensamento, de Jean Piaget, de viés cognitivista e construtivista, e a obra Pensamento e Linguagem, de Lev Semyonovich Vygotsky, de abordagem sociointeracionista e cognitivista. O material de pesquisa foi analisado a partir do método de análise comparativa para, desse modo, estabelecer as diferenças e aproximações entre as duas perspectivas de pensamento. Os resultados foram analisados por intermédio das proposições da perspectiva de outros teóricos (Alexander Romanovich Luria, Teresa Cristina Rego, Isilda Campaner Palangana) considerando importância da formação do pensamento e da linguagem para a construção do sujeito, compreendendo a importância dos dois teóricos e suas contribuições para a formação do pensamento e da linguagem e a importância dos estudos voltados para essa área do conhecimento.
- ItemA interdisciplinaridade entre a série Black Mirror e a Sociedade do espetáculo(UNISA, 2018) Felicio, Ednaldo TorresO ano de 2017 marcou os cinquenta anos do lançamento do livro Sociedade do Espetáculo’ escrito pelo francês Guy Debord, obra que critica o consumo de massa e a indústria cultural. Por sua vez, a série inglesa Black Mirror é, em si, uma crítica mordaz à mesma sociedade do espetáculo. Embora faça parte da cultura de massa, incluída no espetáculo midiático, a série televisiva, produzida, atualmente, pelo serviço de streaming Netflix, não se propõe apenas a divertir ou a entreter; seu conteúdo, linguagem e estética falam com o corpo sem órgãos ao qual se refere Deleuze, podendo ser, em última instância, estimulante para fluxos desconexos ou, em uma análise superficial, exemplo de possíveis fluxos, um espelho negro onde possíveis Narcisos se reconhecem. A produção deste trabalho baseou-se em análise bibliográfica, bem como na análise da linguagem empregada na série sob a ótica do espetáculo apresentada, de modo especial, por Guy Debord. Além disso, o objetivo deste projeto é, por meio da série Black Mirror refletir acerca de temas como sociedade do espetáculo, subjetivação, rostificação, desejo, identidade e agenciamento social, em um contexto onde cérebros eletrônicos pensam por pessoas, desindividualizando-as. A relação entre o capitalismo, a esquizofrenia e a edipianização do desejo; as máquinas desejantes e as linhas de fuga criadoras são alguns dos elementos usados na construção desta dissertação, bem como a própria análise do espetáculo na visão de Debord.
- ItemA luta por direitos das mulheres no Brasil: O caso de Nísia Floresta(UNISA, 2017) Almeida, Cristhiane Tatiane de OliveiraEste trabalho faz uma reflexão sobre o papel da mulher na história do Brasil,tratando de fatos importantes ocorridos desde o passado até o presente, com relevância para a cultura contemporânea. São aqui mencionados nomes de mulheres brasileiras famosas e citam-se igualmente seus feitos e contribuições para a paz, a consciência coletiva, o trabalho e a educação, a ciência, enfim, com vistas a um futuro melhor para o País. Esta dissertação, dividida em três capítulos, tem fundamento em pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica concernente aos itens: memória, identidade, cidadania, fatos históricos e participação de mulheres que se destacaram em determinados eventos. No decorrer do texto sobressai a figura ímpar de Nísia Floresta principalmente no campo educacional, com tamanha dimensão a ponto de substituir o nome de Papari, cidade do Estado do Rio Grande do Norte, sua terra natal, para Nísia Floresta.
- ItemAnálise do cenário da educação superior privada: em tempos de pandemia da covid-19(UNISA, 2022) Magalhães, Marleti Rodrigues deDesde o primeiro semestre do ano de 2020, a pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, impôs muitas restrições em todas as esferas, afetando toda a sociedade ao redor do mundo. Dentre os muitos setores afetados está a educação superior. No Brasil, a partir de publicações normativas e demais documentos oficiais a respeito da educação superior, entre outras medidas impostas, foi autorizada a suspensão das atividades presenciais e, assim, foi implementado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), permitindo a realização das atividades educacionais no modo online. Com isso, as instituições de ensino superior precisaram se adaptar rapidamente ao “novo” modelo para não interromper as aulas que eram, majoritariamente, presenciais. O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir dos atos publicados desde o mês de março de 2020, início da pandemia de covid-19 no Brasil, os impactos da pandemia de Covid-19 nas instituições de ensino superior brasileiras. Como hipótese de trabalho, pretende-se analisar, neste estudo, como foram os debates sobre os impactos, desafios e as perspectivas futuras da regulação no segmento da educação superior no período de excepcionalidade ocasionado pela pandemia de covid-19, pois muitas foram as ações governamentais para disciplinar as atividades educacionais. Considerando a publicação de portarias, pareceres e medidas provisórias publicadas nos últimos dois anos para mitigar os efeitos negativos da pandemia no setor educacional, optou-se por uma análise documental, por meio de análise de conteúdo de natureza qualitativa e, assim, entender o panorama e a dinâmica regulatória neste período pandêmico, bem como a atuação de cada entidade neste processo. O trabalho foi dividido em três partes. Na primeira, apresentamos a trajetória da educação superior no Brasil. Na segunda, são descritas as mudanças regulatórias na educação superior no Brasil para tratar o período de excepcionalidade. Na terceira e última parte, são apresentados os impactos e transformações na educação superior no Brasil.
- ItemAnálise do discurso dos cinco episódios de 2018 do projeto Diz Aí, do Canal Futura, sob a perspectiva da produção midiática para a educomunicação(UNISA, 2023)O projeto Diz Aí é uma articulação entre o Canal Futura, universidades e organizações da sociedade civil, e tem como objetivo colaborar para a transformação social das juventudes por meio de oficinas dialógicas e de educação midiática, metodologia da educação popular, que valorizam a transversalidade de temas como direitos humanos, cidadania, educação, igualdade racial e de gênero.
- ItemAs aparições de Fátima nos documentos: construção interdisciplinar da materialidade religiosa e do simbólico nos bairros de São Paulo entre 1940 e 1980(UNISA, 2022) Silva, Welington Mariano daO trabalho apresenta uma análise sócio-histórica da Cidade de São Paulo após as Aparições de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima (Portugal) em 1917, ressaltando a influência do fenômeno na construção da identidade/mentalidade paulistana na primeira metade do século XX (1917–1950). Trazendo à tona como a construção religiosa fortaleceu o Catolicismo e como ocorreu sua expansão pelos territórios paulistanos, a fim de observar marcas simbólicas do fenômeno religioso (marcas, devoções, mensagem às Igrejas), bem como sua perpetuação pelos anos vindouros. Trata-se de levantamento documental, a partir de investigação exaustiva em arquivos históricos presentes nos documentos eclesiásticos e acervos arquivísticos históricos sobre a cidade de São Paulo que, no período, estava em plena ascensão urbana e em processo de formação das identidades advindas da Europa, com a importação de valores da chamada “civilidade”, higienização e embelezamento dos centros urbanos, frutos da modernidade latente. Ha um recorte espacial do centro da cidade, a partir de mapeamento dos principais santuários dedicados à Fátima, seu entorno e observação de impactos sociais. A partir do levantamento, apresenta-se um recorte amostral documental e cronológico do caminho percorrido por este fenômeno, sua importância para a construção de identidades locais e o seu processo de engendramento simbólico nas comunidades da cidade e sua importância neste contexto. A relevância do estudo é por São Paulo ser um espaço cosmopolita e ter sido itinerário de vários povos migrantes que deixaram suas expressões neste solo, como os portugueses. Daí a importância de estudar estas relações e construções entre portugueses chegados a São Paulo e os que aqui já viviam.
- ItemAs tecnologias de comunicação digital da inclusão do surdo: o caso WhatsApp(UNISA, 2015) Rocha, Valdirene Poçani daNesta dissertação investigam-se as contribuições do avanço da comunicação e das tecnologias digitais no processo de integração de pessoas surdas à sociedade. Destaca-se o aplicativo WhatsApp, mostrando quanto seu uso tem viabilizado a comunicação a distância entre indivíduos surdos e entre estes e ouvintes. Por meio deste aplicativo é possível trocar, em tempo real, mensagens de texto, fotografias, vídeos e outros tipos de arquivos, favorecendo a mistura e a inter-relação de linguagens e culturas. Em consequência, o WhatsApp torna-se uma ferramenta colaborativa com o processo educacional dos surdos e atua, ainda, como um importante instrumento de inclusão social. A dissertação reúne informações sobre a identidade dos indivíduos surdos, destacando suas especificidades e dificuldades na interação com a sociedade em geral. Sintetiza dados sobre a legislação brasileira referentes aos cidadãos com necessidades especiais e aponta as carências e os desafios da educação escolar para pessoas que compõem esse universo.
- ItemAtendimento educacional especializado e estimulação precoce: estudos sobre a política paulistana de educação especial(UNISA, 2020) Sousa, Alzenir Maria Ribeiro deEsta dissertação tenciona analisar as legislações, bem como a proposta de organização e a aplicação da Portaria nº 8.764/2016, com foco no Atendimento Educacional Especializado - (AEE). Com o objetivo de refletir sobre as divergências entre as leis e sua aplicação em especial nos Centros de Educação Infantil (CEIs) este trabalho, introduz uma panorâmica da Educação Especial no Brasil. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa do tipo documental. Inicialmente, é feita uma análise das Políticas Públicas da Educação Inclusiva, organização e os subsídios legais para o Atendimento Educacional Especializado nas unidades educacionais do município de São Paulo, salientando as contribuições a partir da implementação da Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - (PPEEPEI). Em seguida, são abordados os temas Educação Infantil - (EI) e Estimulação Precoce – (EP). Por último, analisa-se questões referentes à inclusão na educação infantil, que apesar de ter assegurado o atendimento pela Portaria vigente, esbarra com as divergências na aplicação da Legislação referente ao AEE especificamente nos Centros de Educação infantil. Entre os principais resultados evidencia-se que as redes de apoio que atuam de maneira interdisciplinar, apontadas como alternativas de natureza complementar, têm se distanciado, tornando invisíveis as crianças público alvo da educação especial, matriculadas nos CEIs. Os serviços de atendimento educacional especializado ofertados por meio das Salas de Recursos Multifuncionais - (SRMs) ou o apoio das instituições parceiras, garantidos e assegurados pela Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, não contemplam as crianças matriculadas nos CEIs.
- ItemCemitério da Consolação: interdisciplinaridade na arte tumular como expressão social dos grupos economicamente dominantes em São Paulo(UNISA, 2019) Carmo, Marcos Roberto da Silva doEsta dissertação se propôs a investigar a constituição da representação social dos grupos, economicamente, dominantes da cidade de São Paulo, de modo especial a partir das construções tumulares presentes no Cemitério da Consolação, desde a sua instituição na cidade, em 1858 até 1960, a partir da seleção de elementos materiais e simbólicos, com uma pesquisa bibliográfica somada à pesquisa de campo para fundamentar, quantitativa e qualitativamente, a perspectiva teórica e metodológica no viés interdisciplinar que permitissem olhares do alto e em primeiro plano. É certo que a simbologia cemiterial objetiva a expressão ou transmissão de valores culturais para o estabelecimento e a reafirmação das identidades e relações sociais. A pluralidade desses valores expressos na necrópole paulista, na arte e na história ali contidas, está profundamente relacionada às diferentes maneiras encontradas para se lidar com os espaços cemiteriais para além da própria questão da morte.
- ItemCibercultura, educação e sociedade: percepções dos atores sociais na imprensa brasileira (1999-2018)(UNISA, 2018) Oliveira, Angela Divina deInvestiga-se o passado a fim de verificar as relações complexas estabelecidas entre paradigmas e técnicas empregadas no sistema educacional por meio das tecnologias de comunicação digital; apresenta-se conceitos sobre o campo da cultura digital na educação vendo-os no contexto da sociedade em rede; identifica-se as percepções dos atores sociais sobre as oportunidades de enriquecimento dos processos educativos com auxílio dos elementos disponibilizados no ciberespaço. Como campo analítico, verifica-se os significados da cibercultura enquanto estratégia para o ensino-aprendizagem, com base nas teorias comunicacionais desenvolvidas por Manuel Castells e Pierre Lévy, concepções entrecruzadas pelos conceitos de Franco Cambi e Paulo Freire; os fenômenos educativos são vistos nas dimensões histórico-sociais, com base em Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Edgar Morin e Bauman. A visão social sobre o tema apoia-se empiricamente em notícias jornalísticas ilustradas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo (1999-2018). Os resultados aferidos demonstram a influência das tecnologias digitais no universo educacional no sentido de aceitação entusiástica, mas ao mesmo tempo, evidenciaram o desconhecimento e incompreensão sobre o alcance do emprego da TDICs nos processos educacionais, sua extensão e profundidade.
- ItemConcepção de infância e competências socioemocionais na formação da criança no contexto paulistano(UNISA, 2024) Menegon, Rita de Cássia GeraldiEste estudo tem como temática a concepção de infância na Educação Infantilpaulistana e como os documentos oficiais e institucionais orientam os fazeres e seus desdobramentos nas práticas pedagógicas em relação ao desenvolvimento das competências socioemocionais. Desta forma, buscou-se discutir como a concepção de infância se apresenta em diretrizes educacionais e documentos institucionais para o ensino de crianças com 4 anos a 5 anos e 11 meses e suas relações com o desenvolvimento da competência socioemocional. Numa perspectiva interdisciplinar, articulada com a linha de pesquisa “Sociedade, Comunicação e Linguagem”,dialogando com as áreas de História, Educação e Psicologia, a investigação foi por abordagem bibliográfica e documental. A revisão bibliográfica foi realizada com base em artigos, dissertações e teses publicados, acerca do tema, de 2018 até 2023. A base teórica constitui-se dos estudos de Philippe Ariès, Filip De Fruyt e Ricardo Primi. A construção da concepção de infância no Ocidente e na realidade paulistana em estudo nos permitiu identificar a infância como um processo de construção social, possivelmente atendendo os anseios de cada época. A pesquisa documental norteiase pela documentação pedagógica - Projeto Político-Pedagógico e Cartas de Intenções -, bem como por diretrizes educacionais - Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Educação Infantil e Currículo da Cidade - Educação Infantil. A análise da documentação pedagógica foi realizada a partir doProjeto Político-Pedagógico e das Cartas de Intenção da EMEI Campo Limpo, situada na zona sul da Cidade de São Paulo. Ao pesquisarmos nas literaturas, nos documentos e nas diretrizes educacionais sobre as propostas de desenvolvimento das competências socioemocionais, identificamos que são consideradas como parte indissociável para a formação integral da criança. A pesquisa tem potencial para contribuir com reflexões interdisciplinares acerca de práticas pedagógicas na Educação Infantil, indicando a importância do planejamento de atividades quefavoreçam o desenvolvimento das competências socioemocionais.
- ItemCorpos educados e disciplinados: a educação do corpo na mídia: reflexões a partir da revista Marie Claire(UNISA, 2017) Garcia, Carmen LúciaEsta pesquisa está voltada à questão do pensar a dinâmica do corpo e sua concepção sócio cultural e as implicações de tais questões na sociedade. O corpo observado como produção histórica ideologicamente formatada e as visões sociais sobre este, produzindo estereótipos de beleza pouco embasados numa lógica de eficiência biológica. Desse enfoque sobre o corpo e a concepção deste, se traduz um diálogo entre diversas áreas do conhecimento em um olhar interdisciplinar onde a antropologia, história, sociologia e filosofia nos fornecem subsídios para analisar tema tão complexo. O problema de pesquisa nos levou ao seguinte questionamento: qual a relação entre a concepção de corpo veiculada pela Indústria Cultural e a educação do corpo na sociedade contemporânea e qual o papel do professor de Educação Física neste contexto? Como objetivo geral, está analisar de que forma as imagens corporais veiculadas pela indústria cultural impressa (revistas), especificamente a Revista Marie Claire, acarretam em si um fator preponderante na educação do corpo dos sujeitos, veiculando e reforçando uma determinada concepção de corpo contrária a emancipação do sujeito. Utilizamos o estudo documental, do tipo qualitativo/explicativo, ou seja, uma pesquisa de campo em que realizamos uma análise qualitativa de imagens veiculadas nas revistas Marie Claire, editadas no Brasil entre os anos de 2012 e 2017. Foi realizada a análise de conteúdo e imagética de imagens inseridas nas revistas (tanto na capa quanto em seu interior) para captar a concepção e educação de corpo que a mesma vincula e que acaba educando os sujeitos de determinada maneira. O trabalho foi elaborado em três Capítulos, onde houve uma preocupação de compreendemos que o corpo, ao longo da história, foi dominado de maneira oculta por saberes sociais que o limitaram e cercearam seus direitos em relação a uma construção corporal, no capítulo II entendemos que os discursos da Indústria Cultual acabam por realizar mecanismos de produção da cultura em massa em geral e da cultura do corpo. No capítulo III percebemos pela análise das capas e conteúdos internos da revista Marie Claire, que o corpo mostrado repetidamente em uma padronização onde as imagens se compõem como uma lógica de dominação oculta, baseada em saberes historicamente construído sobre o corpo.