Mestrado em Ciências Humanas
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- ItemA arte de narrar contos de fadas e a formação da criança na primeira infância: diálogos com a Base Nacional Comum Curricular(UNISA, 2021) Canto, Luana GroheOs contos de fadas revelam um mundo de encantamento, beleza, magia e são tramados por enredos repletos de imagens que contribuem para a formação da criança. Os objetivos deste estudo serão analisar quais estratégias didáticas ao narrar contos de fadas podem promover experiências que permitam que a criança, de 4 anos a 5 anos e 11 meses, faça descobertas sobre si mesma e sobre os outros, considerando os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular e se os contos de fadas podem contribuir para a formação pessoal e social da criança. As pesquisas serão de caráter interdisciplinar por relacionar as áreas da literatura, da psicologia e da educação. A investigação será bibliográfica e documental, somada à análise do conto “Bicho de Palha”, de Câmara Cascudo, para nortear a construção metodológica desta investigação, tendo como referencial teórico os estudos do imaginário na perspectiva do Carl Gustav Jung e Marie-Louise von Franz para analisar as contribuições acerca do imaginário e dos contos de fadas para a formação da criança, relacionando-as com os campos de experiências apontados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
- ItemA construção das disciplinas para o curso de Gestão de RH: uma visão interdisciplinar(UNISA, 2019) Motta, Juliana AparecidaEste trabalho de pesquisa propõe-se a estudar a transformação dos processos de ensino e aprendizagem frente às novas tecnologias, que constituem um fenômeno típico da contemporaneidade. A análise será feita por meio de uma visão interdisciplinar e a partir de um recorte histórico do surgimento dos cursos de Educação a Distância (EaD) no Brasil. Nesse sentido, o estudo foi motivado pelo seguinte problema de pesquisa: quais os desafios para desenvolver profissionais qualificados com as habilidades e competências requeridas para a área de Recursos Humanos (RH), diante as especificidades da Educação a Distância, e quais seriam as melhores estratégias a empregar, bem como os tipos de materiais desenvolvidos para atender a essas necessidades? Sendo assim, os objetivos que estudo pretende atingir são: pesquisar e refletir sobre as estratégias e processos para o construção de materiais didáticos de caráter interdisciplinar para cursos de RH; confrontar as características destas ferramentas por meio de estudos de casos comparativos, utilizadas para a efetividade deste modelo de ensino. As fontes de pesquisa compreendem planejamentos pedagógicos de disciplinas de EaD para curso de especialização da área de RH. Para o tratamento das fontes, o estudo proposto analisará duas propostas pedagógicas utilizadas na elaboração dos materiais para o curso de Recursos Humanos por duas instituições de ensino superior localizadas na cidade de São Paulo. A análise dos resultados terá como base a perspectiva de um ensino voltado a formação integral do indivíduo por meio da EaD e que leve em conta as novas tecnologias disponíveis para essa modalidade de educação.
- ItemA emergência da negritude no Brasil, as teorias de inferiorização racial e os caminhos da legislação de proteção à igualdade(UNISA, 2017) Silva, Denise Maria Perissini daEsta dissertação analisa 14 acórdãos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) referentes ao tema do racismo e crimes de intolerância racial, disponíveis em inteiro teor na página eletrônica daquele Tribunal, no tópico ‘Jurisprudência selecionada’ sob o verbete ‘Racismo’, no período de 1998 a 2016 por meio da Análise de Jurisprudências (AJ). O problema de investigação desta pesquisa consiste em analisar se as decisões jurisprudenciais correspondem às expectativas da população afrodescendente brasileira no tocante à tutela da honra subjetiva preconizada pela legislação anti-racista e pelos costumes sociais. Foram abordados os temas da negritude, considerada um elemento de valorização e autonomia da identidade dos negros, e o mito da ‘democracia racial’ que propaga discursos demagógicos de que ‘não existe racismo’ devido à miscigenação e à suposta igualdade de oportunidades entre brancos e negros. As tensões sociais decorrentes do racismo foram analisadas sob a óptica da Psicologia Social e da Psicanálise, considerando-se que a formação de estigmas e estereótipos são produções grupais que se enraízam no inconsciente da sociedade, e formam representações sociais que se solidificam, fazendo com que o indivíduo se despersonalize para adotar acriticamente esses valores, e aja conforme os parâmetros do grupo pelo mecanismo da projeção de juízos de valor diferentes dos dados de realidade que o grupo-alvo procura apresentar. A partir da lei nº 7.716/1989, a conduta racista veio perdendo seu caráter de ‘impunidade’ e passou a ser objeto de questionamento jurisdicional pelas vítimas. Porém, os resultados da análise das jurisprudências do TJSP apontam que somente a partir de 2010 começa a haver efetiva proteção aos atos de intolerância racial, o que sugere uma resistência inicial em aplicar corretamente a legislação aos casos concretos, com o escamoteamento da gravidade dos fatos e o desvio dos propósitos do legislador frente ao combate ao racismo ou injúria racial, uma vez que o agente argumenta que ‘foi uma brincadeira’, ‘não sabia o que estava fazendo’, ou que a vítima está ‘inventando’ ou ‘exagerando’. Essa situação faz com que haja percalços na instauração da efetiva igualdade, com abalos na identidade dos afrobrasileiros, que caminha de modo não entrecruzado, mas sim paralelo, à legislação que busca demarcar critérios de igualdade racial. O racismo deve ser combatido com a plena aplicabilidade da legislação e da jurisprudência, mas também com conscientização individual e coletiva do significado simbólico da gravidade desta conduta nociva e das implicações dela para si e para os outros. A conquista e a construção cotidiana dos direitos à equidade racial incluem o direito e acesso à judicialização. Não obstante, problematizamos as situações nas quais o acesso ao Judiciário dos afrobrasileiros tem sido ampliado, mas paradoxalmente apresenta poucos resultados efetivos. A dilaceração do recurso dos afrobrasileiros à busca da honra subjetiva violada pelas práticas de intolerância racial é uma questão que deve ser considerada pelas políticas públicas que garantam a construção cotidiana da subjetividade, voltadas à consolidação da negritude, visando a transformar o direito de acesso ao Judiciário em um direito à proteção e garantias de equidade social/racial e cidadania.
- ItemA formação do pensamento e da linguagem: estudo interdisciplinar e comparativo das abordagens de Piaget e Vygotsky(UNISA, 2019) Lima, Walme de OliveiraO presente trabalho tem por objetivo analisar, interdisciplinar e comparativamente, as abordagens de Piaget e Vygotsky quanto à formação do pensamento e da linguagem. Nesse sentido, responde ao seguinte problema de pesquisa: de que modo ocorre a formação do pensamento e da linguagem na formação do sujeito nas teorias de Piaget e Vygotsky? A pesquisa objetiva uma análise crítica, interdisciplinar, a partir do corpus, qual seja a obra Linguagem e Pensamento, de Jean Piaget, de viés cognitivista e construtivista, e a obra Pensamento e Linguagem, de Lev Semyonovich Vygotsky, de abordagem sociointeracionista e cognitivista. O material de pesquisa foi analisado a partir do método de análise comparativa para, desse modo, estabelecer as diferenças e aproximações entre as duas perspectivas de pensamento. Os resultados foram analisados por intermédio das proposições da perspectiva de outros teóricos (Alexander Romanovich Luria, Teresa Cristina Rego, Isilda Campaner Palangana) considerando importância da formação do pensamento e da linguagem para a construção do sujeito, compreendendo a importância dos dois teóricos e suas contribuições para a formação do pensamento e da linguagem e a importância dos estudos voltados para essa área do conhecimento.
- ItemAnálise do cenário da educação superior privada: em tempos de pandemia da covid-19(UNISA, 2022) Magalhães, Marleti Rodrigues deDesde o primeiro semestre do ano de 2020, a pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, impôs muitas restrições em todas as esferas, afetando toda a sociedade ao redor do mundo. Dentre os muitos setores afetados está a educação superior. No Brasil, a partir de publicações normativas e demais documentos oficiais a respeito da educação superior, entre outras medidas impostas, foi autorizada a suspensão das atividades presenciais e, assim, foi implementado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), permitindo a realização das atividades educacionais no modo online. Com isso, as instituições de ensino superior precisaram se adaptar rapidamente ao “novo” modelo para não interromper as aulas que eram, majoritariamente, presenciais. O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir dos atos publicados desde o mês de março de 2020, início da pandemia de covid-19 no Brasil, os impactos da pandemia de Covid-19 nas instituições de ensino superior brasileiras. Como hipótese de trabalho, pretende-se analisar, neste estudo, como foram os debates sobre os impactos, desafios e as perspectivas futuras da regulação no segmento da educação superior no período de excepcionalidade ocasionado pela pandemia de covid-19, pois muitas foram as ações governamentais para disciplinar as atividades educacionais. Considerando a publicação de portarias, pareceres e medidas provisórias publicadas nos últimos dois anos para mitigar os efeitos negativos da pandemia no setor educacional, optou-se por uma análise documental, por meio de análise de conteúdo de natureza qualitativa e, assim, entender o panorama e a dinâmica regulatória neste período pandêmico, bem como a atuação de cada entidade neste processo. O trabalho foi dividido em três partes. Na primeira, apresentamos a trajetória da educação superior no Brasil. Na segunda, são descritas as mudanças regulatórias na educação superior no Brasil para tratar o período de excepcionalidade. Na terceira e última parte, são apresentados os impactos e transformações na educação superior no Brasil.
- ItemAnálise do discurso dos cinco episódios de 2018 do projeto Diz Aí, do Canal Futura, sob a perspectiva da produção midiática para a educomunicação(UNISA, 2022) Passos, Iara Donizete de AzevedoO projeto Diz Aí é uma articulação entre o Canal Futura, universidades e organizações da sociedade civil, e tem como objetivo colaborar para a transformação social das juventudes por meio de oficinas dialógicas e de educação midiática, metodologia da educação popular, que valorizam a transversalidade de temas como direitos humanos, cidadania, educação, igualdade racial e de gênero.
- ItemAnime style: a cinematografia dos animês(UNISA, 2024) Piscirillo, Rodolfo RenoO Animê (nome dado para animações japonesas) há tempos faz sucesso no Brasil através de series e filmes consagradas como Akira, Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Naruto, dentre outras e vem atraindo uma legião de fãs e entusiastas a cada dia com novas produções. E assim como o cinema O Animê surge como uma forma de arte com aspectos interdisciplinares, onde utiliza-se de elementos de outras artes para compor as suas bases fundamentais. Dessa forma, o problema de pesquisa que norteia este trabalho é: O Animê possui uma forma própria de contar as histórias através das imagens ou se utiliza de outras artes como o a fotografia cinematográfica? Neste estudo, temos, como hipótese, que houve um sincretismo dos conceitos estéticos vindo do cinema na evolução do Animê ao usar elementos da fotografia cinematográfica em suas obras. O objetivo geral é compreender os enquadramentos das cenas dos Animês. Para execução da pesquisa propomos três objetivos específicos a saber: (i) apresentar o período inicial da historia dos Animês, (ii) compreender o processo de produção do Animê e (iii) analisar a fotografia de duas obras de Animê com temáticas distintas. O corpus selecionado para este estudo são os filmes: Saint Seiya: Shinku no Shōnen Densetsu (1988) de Yasuhiro Yoshikawa e Suzume no Tojimari (2023) de Makoto Shinkai. O que justifica essa escolha é o fato de que o mercado de animação brasileira já é uma realidade e que tais conhecimentos vindos do Japão poderão fortalecer ainda mais a área e contribuir para criação de uma indústria nacional de animação. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre cinema, Animê e cultura japonesa produzidos por Aumont (1995), Bordwell (2013), Numata (2019) e Lyuten (2009). A metodologia utilizada é a análise fílmica, nela, comparece com ênfase, Aumont (2004), a fim de esclarecer o problema indicado, nos limites possíveis oferecidos por uma analise de obras audiovisuais. Como resultados, constatamos que o Animê se utiliza de técnicas fotográficas vindas do cinema ocidental e que o Animê Style esta intrínseco em como as imagens são escolhidas para comporem uma cena e que isso acaba criando uma narrativa visual especifica que contribui para a identidade singular das animações japonesas serem diferentes das demais formas de animação.
- ItemAs aparições de Fátima nos documentos: construção interdisciplinar da materialidade religiosa e do simbólico nos bairros de São Paulo entre 1940 e 1980(UNISA, 2022) Silva, Welington Mariano daO trabalho apresenta uma análise sócio-histórica da Cidade de São Paulo após as Aparições de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima (Portugal) em 1917, ressaltando a influência do fenômeno na construção da identidade/mentalidade paulistana na primeira metade do século XX (1917–1950). Trazendo à tona como a construção religiosa fortaleceu o Catolicismo e como ocorreu sua expansão pelos territórios paulistanos, a fim de observar marcas simbólicas do fenômeno religioso (marcas, devoções, mensagem às Igrejas), bem como sua perpetuação pelos anos vindouros. Trata-se de levantamento documental, a partir de investigação exaustiva em arquivos históricos presentes nos documentos eclesiásticos e acervos arquivísticos históricos sobre a cidade de São Paulo que, no período, estava em plena ascensão urbana e em processo de formação das identidades advindas da Europa, com a importação de valores da chamada “civilidade”, higienização e embelezamento dos centros urbanos, frutos da modernidade latente. Ha um recorte espacial do centro da cidade, a partir de mapeamento dos principais santuários dedicados à Fátima, seu entorno e observação de impactos sociais. A partir do levantamento, apresenta-se um recorte amostral documental e cronológico do caminho percorrido por este fenômeno, sua importância para a construção de identidades locais e o seu processo de engendramento simbólico nas comunidades da cidade e sua importância neste contexto. A relevância do estudo é por São Paulo ser um espaço cosmopolita e ter sido itinerário de vários povos migrantes que deixaram suas expressões neste solo, como os portugueses. Daí a importância de estudar estas relações e construções entre portugueses chegados a São Paulo e os que aqui já viviam.
- ItemAs tecnologias de comunicação digital da inclusão do surdo: o caso WhatsApp(UNISA, 2015) Rocha, Valdirene Poçani daNesta dissertação investigam-se as contribuições do avanço da comunicação e das tecnologias digitais no processo de integração de pessoas surdas à sociedade. Destaca-se o aplicativo WhatsApp, mostrando quanto seu uso tem viabilizado a comunicação a distância entre indivíduos surdos e entre estes e ouvintes. Por meio deste aplicativo é possível trocar, em tempo real, mensagens de texto, fotografias, vídeos e outros tipos de arquivos, favorecendo a mistura e a inter-relação de linguagens e culturas. Em consequência, o WhatsApp torna-se uma ferramenta colaborativa com o processo educacional dos surdos e atua, ainda, como um importante instrumento de inclusão social. A dissertação reúne informações sobre a identidade dos indivíduos surdos, destacando suas especificidades e dificuldades na interação com a sociedade em geral. Sintetiza dados sobre a legislação brasileira referentes aos cidadãos com necessidades especiais e aponta as carências e os desafios da educação escolar para pessoas que compõem esse universo.
- ItemAtendimento educacional especializado e estimulação precoce: estudos sobre a política paulistana de educação especial(UNISA, 2020) Sousa, Alzenir Maria Ribeiro deEsta dissertação tenciona analisar as legislações, bem como a proposta de organização e a aplicação da Portaria nº 8.764/2016, com foco no Atendimento Educacional Especializado - (AEE). Com o objetivo de refletir sobre as divergências entre as leis e sua aplicação em especial nos Centros de Educação Infantil (CEIs) este trabalho, introduz uma panorâmica da Educação Especial no Brasil. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa do tipo documental. Inicialmente, é feita uma análise das Políticas Públicas da Educação Inclusiva, organização e os subsídios legais para o Atendimento Educacional Especializado nas unidades educacionais do município de São Paulo, salientando as contribuições a partir da implementação da Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - (PPEEPEI). Em seguida, são abordados os temas Educação Infantil - (EI) e Estimulação Precoce – (EP). Por último, analisa-se questões referentes à inclusão na educação infantil, que apesar de ter assegurado o atendimento pela Portaria vigente, esbarra com as divergências na aplicação da Legislação referente ao AEE especificamente nos Centros de Educação infantil. Entre os principais resultados evidencia-se que as redes de apoio que atuam de maneira interdisciplinar, apontadas como alternativas de natureza complementar, têm se distanciado, tornando invisíveis as crianças público alvo da educação especial, matriculadas nos CEIs. Os serviços de atendimento educacional especializado ofertados por meio das Salas de Recursos Multifuncionais - (SRMs) ou o apoio das instituições parceiras, garantidos e assegurados pela Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, não contemplam as crianças matriculadas nos CEIs.
- ItemCemitério da Consolação: interdisciplinaridade na arte tumular como expressão social dos grupos economicamente dominantes em São Paulo(UNISA, 2019) Carmo, Marcos Roberto da Silva doEsta dissertação se propôs a investigar a constituição da representação social dos grupos, economicamente, dominantes da cidade de São Paulo, de modo especial a partir das construções tumulares presentes no Cemitério da Consolação, desde a sua instituição na cidade, em 1858 até 1960, a partir da seleção de elementos materiais e simbólicos, com uma pesquisa bibliográfica somada à pesquisa de campo para fundamentar, quantitativa e qualitativamente, a perspectiva teórica e metodológica no viés interdisciplinar que permitissem olhares do alto e em primeiro plano. É certo que a simbologia cemiterial objetiva a expressão ou transmissão de valores culturais para o estabelecimento e a reafirmação das identidades e relações sociais. A pluralidade desses valores expressos na necrópole paulista, na arte e na história ali contidas, está profundamente relacionada às diferentes maneiras encontradas para se lidar com os espaços cemiteriais para além da própria questão da morte.
- ItemCibercultura, educação e sociedade: percepções dos atores sociais na imprensa brasileira (1999-2018)(UNISA, 2018) Oliveira, Angela Divina deInvestiga-se o passado a fim de verificar as relações complexas estabelecidas entre paradigmas e técnicas empregadas no sistema educacional por meio das tecnologias de comunicação digital; apresenta-se conceitos sobre o campo da cultura digital na educação vendo-os no contexto da sociedade em rede; identifica-se as percepções dos atores sociais sobre as oportunidades de enriquecimento dos processos educativos com auxílio dos elementos disponibilizados no ciberespaço. Como campo analítico, verifica-se os significados da cibercultura enquanto estratégia para o ensino-aprendizagem, com base nas teorias comunicacionais desenvolvidas por Manuel Castells e Pierre Lévy, concepções entrecruzadas pelos conceitos de Franco Cambi e Paulo Freire; os fenômenos educativos são vistos nas dimensões histórico-sociais, com base em Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Edgar Morin e Bauman. A visão social sobre o tema apoia-se empiricamente em notícias jornalísticas ilustradas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo (1999-2018). Os resultados aferidos demonstram a influência das tecnologias digitais no universo educacional no sentido de aceitação entusiástica, mas ao mesmo tempo, evidenciaram o desconhecimento e incompreensão sobre o alcance do emprego da TDICs nos processos educacionais, sua extensão e profundidade.
- ItemA comunicação alternativa na educação musical e o transtorno do aspecto autista: uma abordagem quantitativa e qualitativa na perspectiva interdisciplinar(UNISA, 2018) Medeiros, Rodolfo Jonasson de ContiO Transtorno do Espectro Autista é um dos Transtornos do Neurodesenvolvimento especificado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que compreende um grupo de condições com início no período do desenvolvimento, caracterizado por déficits na comunicação social e na interação social, acompanhados por comportamentos repetitivos, interesses restritos e insistência nos mesmos afazeres. O objetivo da presente pesquisa é observar como o recurso de Comunicação Alternativa pode otimizar a aprendizagem musical para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista. As práticas pedagógicas musicais foram realizadas, inicialmente, em um estudo piloto, com um estudante do sexo masculino com 9 anos de idade, sendo que as aulas ocorreram individualmente e em contexto de aprendizagem especializado, com finalidade de promover o desenvolvimento de habilidades musicais e extramusicais. Após a análise de dados do referido estudo, estabeleceu-se uma pesquisa de campo quantitativa e qualitativa com base em um estudo longitudinal, experimental, participante, exploratório, com levantamento de dados por documentação direta, amostragem por conveniência não probabilística, e a utilização de grupo-controle. Participaram da pesquisa de campo 16 indivíduos com TEA, diagnosticados com base nos critérios estabelecidos na 5a. edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), organizado pela Associação Americana de Psiquiatria. Os participantes selecionados para a pesquisa de campo foram randomicamente divididos em dois grupos. Um deles, denominado TEA-MUS-CA é composto por 8 meninos, e o outro, TEA-MUS composto por 6 meninos e 2 meninas. O grupo TEA-MUS-CA recebeu aulas de música com o suporte de Comunicação Alternativa, ou seja, utilizaram pranchas de comunicação com ajudas visuais com a temática das aulas de música, enquanto que o grupo TEA-MUS recebeu aulas de música sem o suporte de Comunicação Alternativa. Inicialmente, as amostras de pesquisa foram submetidas a aplicação do teste de música Avaliação Auditiva de Sequência Sonoro Musical, destinado a sondagem e reconhecimento das habilidades de cada aluno, sendo este, um teste de aprendizagem musical validado no Brasil em 2015. Em seguida, as amostras participaram de seis aulas de música individuais de 30 minutos, e ao final das intervenções, o teste de música foi refeito, com a finalidade de mensurar o escore de cada participante, assim como do grupo, e diante dos resultados, traçou-se as variantes de todo o processo estatístico. A estrutura desta pesquisa foi criada utilizando-se a metodologia interdisciplinar, tendo como base três grandes áreas do conhecimento: a Comunicação Alternativa, um domínio pertencente à Tecnologia Assistiva, a qual oportunizou a produção de recursos assistivos, no que diz respeito ao material de ajudas visuais; a Educação Musical e sua interface com a Educação Inclusiva, que propiciou a seleção e a avaliação de atividades adaptadas para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e o Neurodesenvolvimento Infantil, uma especialidade da Psiquiatria, responsável pela compreensão global da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e que evidencia os aspectos biopsicológicos, as características psicossociais, psicossociocognitivos e funcionais, assim como as habilidades e deficiências encontradas nas pessoas com Transtorno do EspectroAutista. Os resultados apontam uma melhora no rendimento musical, bem como atitudinal e social do educando pertencente ao grupo experimental. Este estudo é fundamentado em teóricos que se dedicam a análise deste campo de estudo: DELIBERATO (2007), DUARTE (2016), LOURO (2006, 2012), SCHWARTZMAN (2011).
- ItemConcepção de infância e competências socioemocionais na formação da criança no contexto paulistano(UNISA, 2024) Menegon, Rita de Cássia GeraldiEste estudo tem como temática a concepção de infância na Educação Infantilpaulistana e como os documentos oficiais e institucionais orientam os fazeres e seus desdobramentos nas práticas pedagógicas em relação ao desenvolvimento das competências socioemocionais. Desta forma, buscou-se discutir como a concepção de infância se apresenta em diretrizes educacionais e documentos institucionais para o ensino de crianças com 4 anos a 5 anos e 11 meses e suas relações com o desenvolvimento da competência socioemocional. Numa perspectiva interdisciplinar, articulada com a linha de pesquisa “Sociedade, Comunicação e Linguagem”,dialogando com as áreas de História, Educação e Psicologia, a investigação foi por abordagem bibliográfica e documental. A revisão bibliográfica foi realizada com base em artigos, dissertações e teses publicados, acerca do tema, de 2018 até 2023. A base teórica constitui-se dos estudos de Philippe Ariès, Filip De Fruyt e Ricardo Primi. A construção da concepção de infância no Ocidente e na realidade paulistana em estudo nos permitiu identificar a infância como um processo de construção social, possivelmente atendendo os anseios de cada época. A pesquisa documental norteiase pela documentação pedagógica - Projeto Político-Pedagógico e Cartas de Intenções -, bem como por diretrizes educacionais - Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Educação Infantil e Currículo da Cidade - Educação Infantil. A análise da documentação pedagógica foi realizada a partir doProjeto Político-Pedagógico e das Cartas de Intenção da EMEI Campo Limpo, situada na zona sul da Cidade de São Paulo. Ao pesquisarmos nas literaturas, nos documentos e nas diretrizes educacionais sobre as propostas de desenvolvimento das competências socioemocionais, identificamos que são consideradas como parte indissociável para a formação integral da criança. A pesquisa tem potencial para contribuir com reflexões interdisciplinares acerca de práticas pedagógicas na Educação Infantil, indicando a importância do planejamento de atividades quefavoreçam o desenvolvimento das competências socioemocionais.
- ItemA Construção e a Desconstrução de Imagens dos Políticos nas Campanhas Eleitorais(UNISA, 2017) Abrantes, Edney FirminoO homem como animal político é um tema importante no sentido de compreender a sua autoridade no perímetro da Pólis, se estendendo para os dias atuais, focando no Brasil. O título "A construção e descontrução de imagens e políticos nas campanhas eleitorias" aborda as visões clássicas de Platão e Aristóteles, perpassando pelas visões realistas de Maquiavel e Hobbes, chegando-se á fabricação de imagens do candidato, baseando-se na obra de Peter Burke, ora "A Fabricação do Rei".
- ItemA cor da violência obstétrica: uma análise das mulheres assistidas na Casa Angela no período gravídico-puerperal e o processo de humanização da assistência do parto como enfrentamento ao racismo institucional(UNISA, 2022) Oliveira, Thaisa Juliana Cipriano deO conceito de violência obstétrica pode ser definido por diversas condutas e impedimentos que ocasionam perda da autonomia da mulher sobre o próprio corpo, traumas físicos e emocionais que podem perdurar por toda vida.
- ItemA cor e o pecado: literatura, homossexualidade e raça na obra Bom Crioulo (1895)(UNISA, 2024) Garupe, Luiz Fernando PereiraEste trabalho tem como objetivo analisar a construção da imagem de masculinidade e do homoerotismo do homem negro no romance Bom Crioulo, do escritor cearense Adolfo Caminha, cuja primeira publicação data de 1895. Neste estudo, o problema de pesquisa tem a seguinte questão: o que permitiu à historiografia considerar essa obra literária como o primeiro romance homossexual brasileiro? Como o autor representa o homem negro na sociedade brasileira finissecular? De que modo a psiquiatria colabora para formalizar a homossexualidade como desvio patológico? Como hipótese, compreendemos que homoerotismo e raça, interseccionados, atuam no corpo do personagem Amaro, gerando opressões e obsessões que são reflexos de um país cunhado pelo racismo e pela homofobia, temas que reverberam atualmente. Assim, o objetivo geral é retomar a relação homoerótica inter-racial de dois marinheiros e sua representação em termos de negritude e homoerotismo. Pretendemos analisar o protagonista Amaro, de codinome bom crioulo, figurativizado como negro, ex-escravizado e homossexual, que reverbera diagnósticos médicos acerca do “homossexualismo” à época . Assim, temos três objetivos específicos a saber: a) identificar os impactos da publicação do romance na sociedade brasileira do século XIX; b) delinear a condição do homem negro na sociedade brasileira finissecular, fundamentalmente, na cidade do Rio de Janeiro; e c) analisar de modo interdisciplinar como a medicina psiquiátrica colaborou para cristalizar a imagem do negro considerado sexualmente desviante, e a patologização da homossexualidade. O corpus do presente estudo, como destacado, é delimitado pelo romance Bom Crioulo, especificamente a edição publicada pela Editora Todavia, em 2019. O que justifica este trabalho reside na relação estabelecida por discursos de submissão e hiperssexualização a respeito dos homens negros no Brasil, objetivando produzir uma verdade sobre seus corpos. O arcabouço teórico que sustenta nossas hipóteses remonta as relações de poder tratadas em perspectiva foucaultiana, dialogando, nesse sentido, com a metodologia utilizada na Análise do Discurso. Para essa abordagem, o instrumental teórico proposto pela Teoria Queer também será utilizado como via para perceber os gêneros como múltiplos e para além do binarismo sexual e de gênero. Os resultados esperados visam desconstruir a noção de “inferioridade natural” dos negros forjada, inclusive, na fixação do órgão genital, construídas e divulgadas recorrentemente com a função de desumanizar, animalizar e controlar suas existências.
- ItemCorpos educados e disciplinados: a educação do corpo na mídia - reflexões a partir da revista Marie Claire(UNISA, 2017) Garcia, Carmen LúciaEsta pesquisa está voltada à questão do pensar a dinâmica do corpo e sua concepção sócio cultural e as implicações de tais questões na sociedade. O corpo observado como produção histórica ideologicamente formatada e as visões sociais sobre este, produzindo estereótipos de beleza pouco embasados numa lógica de eficiência biológica. Desse enfoque sobre o corpo e a concepção deste, se traduz um diálogo entre diversas áreas do conhecimento em um olhar interdisciplinar onde a antropologia, história, sociologia e filosofia nos fornecem subsídios para analisar tema tão complexo. O problema de pesquisa nos levou ao seguinte questionamento: qual a relação entre a concepção de corpo veiculada pela Indústria Cultural e a educação do corpo na sociedade contemporânea e qual o papel do professor de Educação Física neste contexto? Como objetivo geral, está analisar de que forma as imagens corporais veiculadas pela indústria cultural impressa (revistas), especificamente a Revista Marie Claire, acarretam em si um fator preponderante na educação do corpo dos sujeitos, veiculando e reforçando uma determinada concepção de corpo contrária a emancipação do sujeito. Utilizamos o estudo documental, do tipo qualitativo/explicativo, ou seja, uma pesquisa de campo em que realizamos uma análise qualitativa de imagens veiculadas nas revistas Marie Claire, editadas no Brasil entre os anos de 2012 e 2017. Foi realizada a análise de conteúdo e imagética de imagens inseridas nas revistas (tanto na capa quanto em seu interior) para captar a concepção e educação de corpo que a mesma vincula e que acaba educando os sujeitos de determinada maneira. O trabalho foi elaborado em três Capítulos, onde houve uma preocupação de compreendemos que o corpo, ao longo da história, foi dominado de maneira oculta por saberes sociais que o limitaram e cercearam seus direitos em relação a uma construção corporal, no capítulo II entendemos que os discursos da Indústria Cultual acabam por realizar mecanismos de produção da cultura em massa em geral e da cultura do corpo. No capítulo III percebemos pela análise das capas e conteúdos internos da revista Marie Claire, que o corpo mostrado repetidamente em uma padronização onde as imagens se compõem como uma lógica de dominação oculta, baseada em saberes historicamente construído sobre o corpo.
- ItemCrianças e adolescentes no Brasil: cidadania e direitos legais(UNISA, 2024) Camelo, Gisele Braga da Silva PintoNesta dissertação, buscou-se entender a trajetória da construção histórico-social do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal 8.069/90, abreviadamente chamado de ECA, como instrumento de emancipação de direitos para estes sujeitos, bem como pretendeu-se analisar se há a difusão deste instrumento no ambiente escolar enquanto local de ensino e aprendizagem desde tenra idade. Nosso objetivo geral é demonstrar a relevância de leis de ensino que garantam direitos fundamentais a essa categoria que passa longos anos dentro do ambiente escolar. Também são apresentados três objetivos específicos, a saber: (i) revisar a produção acadêmica com trabalhos que aduzem o ensino do ECA a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre Direito e Educação; (ii) mapear as origens históricas e ideológicas do ECA; (iii) descrever a relevância da educação quanto ao ensino do ECA contemplando a formação do sujeito. O corpus selecionado é a Lei 8.069/90, o ECA, com um olhar aprofundado aos seus princípios fundamentais e garantidores. Justifica-se esta pesquisa por perceber-se relevante como o indivíduo se identifica no locus a que pertence e se relaciona com a sociedade enquanto cidadão. O arcabouço teórico deste trabalho interdisciplinar são os estudos nas áreas no direito, (BOBBIO, 2004) (CURY, GARRIDO E MARÇURA, 2000), (AMARAL, 2020) e da educação (ROUSSEAU, 1995), (FREIRE, 1996), (LIBÂNEO, 2023), (CAMBI, 1999). A metodologia utilizada é bibliográfica e documental, considerando os instrumentos normativos internacionais e as normas nacionais que permeiam os direitos e garantias da criança e do adolescente e, em especial, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os resultados alcançados foram: compreender a transformação legislativa ocorrida envolvendo os direitos da criança e do adolescente até o ápice da edição do ECA, fazer uma narrativa explicativa da relevância que o estatuto tem e analisar se há previsão legal para que esse instrumento seja ensinado a esses indivíduos no espaço escolar de forma interdisciplinar. Desta forma, deixamos claro que é necessário um compromisso político, social e escolar de ensinar o ECA aos seus principais interessados: as crianças e os adolescentes.
- ItemO crime organizado e o sistema prisional: relações entre o surgimento do PCC e a falência do sistema carcerário do Estado de São Paulo(UNISA, 2022) Teixeira, Bruno RomanelliA presente pesquisa, com o tema “O crime organizado e o sistema prisional: relações entre o surgimento do PCC e a falência do sistema carcerário do estado de São Paulo”, buscou demonstrar como diversas violações de direitos humanos perpetradas pelos agentes do Estado e por setores do próprio judiciário culminaram na criação da maior facção criminosa do Brasil, a qual surgiu como um instrumento de luta pelos direitos dos encarcerados e, ao longo de sua história, foi se transformando em uma organização criminosa extremamente perigosa, focada no lucro e aumento do poder. A falência do sistema carcerário começou a ser perceptível principalmente com o advento do Massacre do Carandiru, em 1992. Até então o Estado conseguia camuflar as diversas violações de direitos humanos de um sistema carcerário corrupto e cruel, em que presos viviam e ainda vivem em condições sub-humanas. Além da falência do sistema carcerário, a presente pesquisa, de caráter interdisciplinar, contemplando estudos do Direito, da história das ideias e de dados sociais, aborda como o Código Penal e as leis penais tendem a selecionar determinados grupos sociais vulnerabilizados, bem como dosar as penas de forma desfavorável a esses grupos, os quais já carecem de assistência jurídica adequada, em um Estado que não proporciona a igualdade em seu sentido material. A combinação de um Código Penal seletivo, um sistema prisional falido e opressor e um Estado negligente ou conivente com as práticas de violações de direitos humanos dentro do sistema carcerário culminou na criação de uma facção criminosa que domina os presídios do estado de São Paulo e tem o potencial de influenciar diretamente a vida das pessoas em todo o estado e fora dele, que é o PCC.