Mestrado em Ciências Humanas
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- ItemAs tecnologias de comunicação digital da inclusão do surdo: o caso WhatsApp(UNISA, 2015) Rocha, Valdirene Poçani daNesta dissertação investigam-se as contribuições do avanço da comunicação e das tecnologias digitais no processo de integração de pessoas surdas à sociedade. Destaca-se o aplicativo WhatsApp, mostrando quanto seu uso tem viabilizado a comunicação a distância entre indivíduos surdos e entre estes e ouvintes. Por meio deste aplicativo é possível trocar, em tempo real, mensagens de texto, fotografias, vídeos e outros tipos de arquivos, favorecendo a mistura e a inter-relação de linguagens e culturas. Em consequência, o WhatsApp torna-se uma ferramenta colaborativa com o processo educacional dos surdos e atua, ainda, como um importante instrumento de inclusão social. A dissertação reúne informações sobre a identidade dos indivíduos surdos, destacando suas especificidades e dificuldades na interação com a sociedade em geral. Sintetiza dados sobre a legislação brasileira referentes aos cidadãos com necessidades especiais e aponta as carências e os desafios da educação escolar para pessoas que compõem esse universo.
- ItemSelfie no Instagram: comunicação de moda e identidades(UNISA, 2015) Bandeira, JairoEsta pesquisa foi desenvolvida de modo a responder de que forma a Selfie transmite identidades, tornando-se um meio de comunicação da moda. O objetivo é evidenciar como a moda pode ser considerada uma representante social do fenômeno selfie e de que maneira esse processo é estabelecido. Pretende-se, também, ressaltar a dinâmica de como são construídas as diversas identidades e como estas se estabelecem a fim de formar uma concepção aproximada de identidade, considerando que elas se transformam continuamente em suas relações recíprocas, interagem com os meios de comunicação e as tecnologias e dão origem a representações sociais. A selfie expressa um meio de compreensão da moda como mediadora desse processo, visto que ela é democrática, tem caráter representativo, exprime anseios dos usuários. As considerações, aqui, apresentadas apoiam-se nas reflexões contemporâneas de Gilles Lipovetsky, que assinala a democratização da moda num mundo supostamente reencantado; na visão de Stuart Hall sobre a questão do sujeito e identidade, apresentando as pessoas como “produtoras” e “consumidoras” de cultura ao mesmo tempo e a relação e conexão do indivíduo nas redes sociais; nas concepções de John B. Thompson, que entende mídia como mediadora entre os indivíduos e as várias mensagens a serem transmitidas e mediadas. No percurso metodológico, adotou-se a pesquisa de natureza qualitativa, cujos procedimentos e técnicas passaram pela observação direta, com a determinação do corpus, tendo como aspectos introdutórios o Instagram e o perfil da usuária Suzana Gullo. Para análise das selfies do perfil da usuária, estas foram divididas em temáticas: cotidiano e exibição, sendo esta subdividida em moda e narciso com o intuito de detectar significados (comportamentos, valores) nas selfies compartilhadas. A análise resultou em constatações da democratização da moda, sendo possível perceber a relação da selfie com a moda e sua prática cultural, refletindo um modo de interpretar a identidade e o cotidiano no Instagram.
- ItemSelfie no Instagram: Comunicação de Moda e Identidades(UNISA, 2015) Bandeira, JairoEsta pesquisa foi desenvolvida de modo a responder de que forma a selfie transmite identidades, tornando-se um meio de comunicação da moda. O objetivo é evidenciar como a moda pode ser considerada uma representante social do fenômeno selfie e de que maneira esse processo é estabelecido. Pretende-se, também, ressaltar a dinâmica de como são construídas as diversas identidades e como estas se estabelecem a fim de formar uma concepção aproximada a identidade, considerando que elas se transformam continuamente em suas relações recíprocas, interagem com os meios de comunicação e as tecnologias e dão origem a representações sociais.
- ItemGrupos neonazistas no Rio Grande do Sul: da realidade virtual e ficção histórica(UNISA, 2016) Pereira, Éderson da RosaO Movimento Neonazista está no Brasil desde 1980. A maioria das células neonazistas está na Região Sul, organizada em gangues e agindo pela violência e discriminação racial e cultural. Tem suas raízes ideológicas no nazismo alemão, que vigorou entre os anos 1933 e 1945 do século passado. Embora sem a mesma estrutura e organização, o neonazismo quer dar continuidade ao nazismo, difundindo a superioridade da raça ariana, com vistas à fundação de uma nação branca – a Neuland – sem a presença de subraças como judeus, negros e ciganos, tampouco com a presença de subculturas, como os homossexuais. O entendimento do neonazismo perpassa toda a ideologia nazista e sua estrutura mítica, que foi capaz de atrair as massas e manipulá-las pelo medo e pela violência. Com a vinda de imigrantes alemães ao Brasil, o País passou pela experiência de ser sede do partido nazista, que assistia às necessidades materiais dos imigrantes, mas que também os doutrinava ideologicamente. Passados os tempos da II Guerra e da derrota do nazismo, não passaram, porém, os aspectos essenciais da doutrina, atualmente retomados e difundidos pelo neonazismo. Embora as novas gerações, descendentes dos primeiros imigrantes alemães vindos para o Brasil, não sejam cúmplices e nem apoiem o neonazismo, é fato que o movimento quis estabelecer-se na região que mais recebeu esses imigrantes, a Região Sul do Brasil – parte do País que se destaca pelo grande número de descendestes de europeus, perfil preferido pelo neonazismo para a disseminação de suas ideias.
- ItemMemória e identidade cultural: controvérsias sobre esculturas da Cidade de São Paulo em noticiário jornalistico (2010-2016)(UNISA, 2016) Lima, Renato RodriguesEsta pesquisa tem como objetivo contribuir para reflexão sobre o papel dos jornais como lugares de memória. Assim, foram selecionadas notícias dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, sobre esculturas da cidade de São Paulo, cujo conteúdo foi classificado como controvérsia a respeito da memória, identidade e valor deste patrimônio cultural.
- ItemPráticas de educação interdisciplinar em arteterapia e inclusão social com adolescentes em Liberdade Assistida(UNISA, 2016) Santos, Sebastião Jacinto dosEste estudo analisa a atuação da Pastoral do Menor na Arquidiocese de Natal/RN nos anos de 2004 a 2010. O objetivo é fazer o mapeamento da construção da identidade do adolescente em Liberdade Assistida, apontando as significativas contribuições do atendimento, com a utilização de atividades de Arteterapia, que o faz assumir seu protagonismo social, ou seja, investigar de que formas as diversas linguagens artísticas como: dança, pintura, argila, música, desenho e teatro, com fins terapêuticos, possibilitaram o resgate da cidadania e da inclusão social dos participantes, com as vivências desenvolvidas em oficinas criativas. Sob a perspectiva da pedagogia da presença integrada às questões sociais, desenvolvemos a hipótese de que a Arteterapia mostra-se eficiente como técnica de resgate da autoestima, tendo como consequência a plena inclusão social do público alvo aqui recortado. A pesquisa justifica-se na busca de elementos que desafiem a melhoria da qualidade da atuação profissional dos educadores sociais, compreendendo o adolescente a partir das intervenções em Arteterapia. As respostas inserem-se na abordagem de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, em que pesquisa-ação e etnometodologia dialogam com temas como interdisciplinaridade e pedagogia da presença, com base nas ideias do pedagogo brasileiro Paulo Freire, considerando o adolescente em sua condição social: familiar, educacional, política, religiosa, econômica e cultural, em uma conciliação com as condições éticas, expressas a partir das diretivas de direitos e deveres da criança e do adolescente vigentes no “Estatuto da Criança e do Adolescente”. No primeiro capítulo, fazemos uma contextualização do campo de atuação da Pastoral do Menor. No segundo, tratamos da identidade do educador social e do adolescente em Liberdade Assistida. E no terceiro, apontamos como as linguagens artísticas pela abordagem da Arteterapia podem auxiliar na formação dos adolescentes. As considerações finais reportam-se à identidade da Pastoral do Menor, ao executor dos projetos de educação que é o educador social, ao agente da educação na figura do adolescente em Liberdade Assistida e à intervenção pelas práticas educativas da Arteterapia como resposta de inclusão social e vislumbre da identidade pessoal do adolescente.
- ItemEnsino-aprendizagem a partir de uma leitura iconofotológica(UNISA, 2016) Sousa, Aryane Vicente deO presente o trabalho tem como objetivo discutir a iconofotologia Pedagógica como recurso metodológico diretamente vinculado ao processo de construção do conhecimento. Baseado na ideia de que a educação é uma operação contextualizada e problematizadora que exige uma visão complexa sobre as formas pelas quais as pessoas aprendem, o foco principal será a análise do papel que a criatividade e as experiências pessoais podem desempenhar em contextos educacionais.
- ItemGrupos Neonazistas no Rio Grande do Sul: da Realidade Virtual á Ficção Histórica(UNISA, 2016) Pereira, Éderson da RosaO Movimento Neonazista está no Brasil desde 1980. A maioria das células neonazistas está na Região Sul, organizada em gangues e agindo pela violência e discriminação racial e cultural. Tem suas raízes ideológicas no nazismo alemão, que vigorou entre os anos 1933 e 1945 do século passado. Embora sem a mesma estrutura e organização, o neonazismo quer dar continuidade ao nazismo, difundindo a superioridade da raça ariana, com vistas à fundação de uma nação branca – a Neuland – sem a presença de subraças como judeus, negros e ciganos, tampouco com a presença de subculturas, como os homossexuais. O entendimento do neonazismo perpassa toda a ideologia nazista e sua estrutura mítica, que foi capaz de atrair as massas e manipulá-las pelo medo e pela violência. Com a vinda de imigrantes alemães ao Brasil, o País passou pela experiência de ser sede do partido nazista, que assistia às necessidades materiais dos imigrantes, mas que também os doutrinava ideologicamente. Passados os tempos da II Guerra e da derrota do nazismo, não passaram, porém, os aspectos essenciais da doutrina, atualmente retomados e difundidos pelo neonazismo. Embora as novas gerações, descendentes dos primeiros imigrantes alemães vindos para o Brasil, não sejam cúmplices e nem apoiem o neonazismo, é fato que o movimento quis estabelecer-se na região que mais recebeu esses imigrantes, a Região Sul do Brasil – parte do País que se destaca pelo grande número de descendestes de europeus, perfil preferido pelo neonazismo para a disseminação de suas ideias.
- ItemEnsino-aprendizagem a partir de uma leitura iconofotológica(UNISA, 2016) Sousa, Aryana VicenteO presente trabalho tem como objetivo discutir a Iconofotologia Pedagógica como recurso metodológico diretamente vinculado ao processo de construção do conhecimento. Baseado na ideia de que a educação é uma operação contextualizada e problematizadora que exige uma visão complexa sobre as formas pelas quais as pessoas aprendem, o foco principal será a análise do papel que a criatividade e as experiências pessoais podem desempenhar em contextos educacionais. Professores e alunos têm papéis distintos, porém, complementares, tendo em vista novas maneiras de se pensar as imagens. Estas ações, por sua vez, estão diretamente vinculadas tanto às características físicas (técnicas) das imagens quanto aos sentidos simbólicos que elas podem expressar. O referencial teórico deste trabalho incorpora ideias propostas por pesquisadores e educadores como Edgar Morin, Jack Brandão, Paulo Freire e Vigotsky.
- ItemEnsino - aprendizagem a partir de uma leitura iconofotológica(UNISA, 2016) Sousa, Aryana VicenteO presente trabalho tem como objetivo discutir a Iconofotologia Pedagógica como recurso metodológico diretamente vinculado ao processo de construção do conhecimento. Baseado na ideia de que a educação é uma operação contextualizada e problematizadora que exige uma visão complexa sobre as formas pelas quais as pessoas aprendem, o foco principal será a análise do papel que a criatividade e as experiências pessoais podem desempenhar em contextos educacionais. Professores e alunos têm papéis distintos, porém, complementares, tendo em vista novas maneiras de se pensar as imagens. Estas ações, por sua vez, estão diretamente vinculadas tanto às características físicas (técnicas) das imagens quanto aos sentidos simbólicos que elas podem expressar. O referencial teórico deste trabalho incorpora ideias propostas por pesquisadores e educadores como Edgar Morin, Jack Brandão, Paulo Freire e Vigotsky.
- ItemJustiça de Transição no Brasil: da anistia ambígua ao direito à verdade(UNISA, 2016) Augusto, Tharsila Helena PaladiniA presente dissertação tem por objeto uma análise interdisciplinar do conceito justiça de transição. Surgida nas fronteiras do direito com a ciência política, a partir da década de 1990 do século XX, essa demanda tem mobilizado a agenda da discurssão sociopolítica dos países que sofreram violações dos direitos humanos. Para compreender como essas violações interferiram e interferem na formação e desenvolvimento das sociedades, esse trabalho apresenta uma breve análise da conjuntura autoritária que dominou o cenário político na América Latina no contexto da Guerra Fria.
- ItemImigração na cidade de São Paulo: construção e desconstrução da identidade cultural boliviana(UNISA, 2017) Santos, Rosineia Oliveira dosA imigração boliviana na cidade de São Paulo teve maior visibilidade a partir da década de 1990, por meio da mídia impressa e televisiva, isso fez com que reportassem essa comunidade como marginalizada e discriminada, com isso, a identidade cultural destes imigrantes sofreu influências, tanto dos que na cidade residem quanto os novos imigrantes que chegaram. A presente dissertação teve como objetivo entender os processos de identificação dos imigrantes bolivianos na cidade de São Paulo, tomando como base os locais que são símbolos e que representam a cultura imigrante boliviana na cidade (Praça Kantuta, Rua Coimbra e Memorial da América Latina). Diante do exposto, nossa inquietação foi considerar como os bolivianos se integram à identidade cultural na Cidade de São Paulo, preservando sua individualidade de origem e/ou se adaptando às necessidades de sobrevivências na nova realidade em que se alocam? Com esta observação, chamamos atenção para a necessidade de ampliação do foco sobre o tema da imigração contemporânea e para novos elementos que se somam para além de uma visão dicotômica e simplificadora da relação entre migração e pertencimento. A comunicação intercultural nos relacionamentos que se estabelecem e as dificuldades e facilidades desta adaptação vão além de uma identidade cultural aplicada, que exige interpretar esses sujeitos como pós-modernos diante dos contextos vividos. A pesquisa seguiu os moldes da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, utilizando os autores de base, tanto para abordar a imigração no Brasil, quanto para discutir e ampliar o debate sobre a imigração boliviana na cidade de São Paulo. As análises ampliaram a discussão (teórico-empírico) além de apontar caminhos que ainda não logramos responder, tais como: de que maneira pode ocorrer a mudança e o fortalecimento dessa comunidade a partir das relações de cultura estabelecida e que estes imigrantes constroem em São Paulo.
- ItemO passado pré-cabralino em livros disáticos de história (PNLD 2014)(UNISA, 2017) Guimarães, Cássia AparecidaA presente pesquisa analisa os conteúdos a respeito do passado pré-colonial brasileiro nos livros didáticos de História para o 6.º ano do Ensino Fundamental II. Por meio de uma análise qualitativa de 3 obras de maior tiragem, dentre as aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2014, procura-se verificar os fundamentos teóricos que alicerçam os conteúdos e os discursos didáticos dessas obras em relação ao passado pré-cabralino. No processo de redemocratização, vivenciado na atualidade pelo Brasil, a temática étnica recebeu visibilidade, principalmente por sua inserção no meio escolar, garantida pelas leis 10.639/03 e 11.645/08. Diante desse novo cenário, destaca-se o tema acerca do Brasil pré-colonial para a construção de uma narrativa histórica que evidencie a característica milenar e a diversidade étnica e cultural da ancestralidade indígena. O estudo da temática pré-cabralina traz à tona um conhecimento fundamentado em memórias vinculadas ao passado ancestral, o que torna esse saber significativo. Os conteúdos observados durante a análise dos livros didáticos revelam uma orientação ainda pautada no eurocentrismo e no evolucionismo cultural. Uma direção otimista e consciente da remodelação das práticas escolares emerge de iniciativas individuais dos docentes. A necessária construção de uma proposta pedagógica alternativa, que contextualize valores, abra novos espaços e novos olhares para um futuro de esperança e cidadania.
- ItemA emergência da negritude no Brasil, as teorias de inferiorização racial e os caminhos da legislação de proteção à igualdade(UNISA, 2017) Silva, Denise Maria Perissini daEsta dissertação analisa 14 acórdãos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) referentes ao tema do racismo e crimes de intolerância racial, disponíveis em inteiro teor na página eletrônica daquele Tribunal, no tópico ‘Jurisprudência selecionada’ sob o verbete ‘Racismo’, no período de 1998 a 2016 por meio da Análise de Jurisprudências (AJ). O problema de investigação desta pesquisa consiste em analisar se as decisões jurisprudenciais correspondem às expectativas da população afrodescendente brasileira no tocante à tutela da honra subjetiva preconizada pela legislação anti-racista e pelos costumes sociais. Foram abordados os temas da negritude, considerada um elemento de valorização e autonomia da identidade dos negros, e o mito da ‘democracia racial’ que propaga discursos demagógicos de que ‘não existe racismo’ devido à miscigenação e à suposta igualdade de oportunidades entre brancos e negros. As tensões sociais decorrentes do racismo foram analisadas sob a óptica da Psicologia Social e da Psicanálise, considerando-se que a formação de estigmas e estereótipos são produções grupais que se enraízam no inconsciente da sociedade, e formam representações sociais que se solidificam, fazendo com que o indivíduo se despersonalize para adotar acriticamente esses valores, e aja conforme os parâmetros do grupo pelo mecanismo da projeção de juízos de valor diferentes dos dados de realidade que o grupo-alvo procura apresentar. A partir da lei nº 7.716/1989, a conduta racista veio perdendo seu caráter de ‘impunidade’ e passou a ser objeto de questionamento jurisdicional pelas vítimas. Porém, os resultados da análise das jurisprudências do TJSP apontam que somente a partir de 2010 começa a haver efetiva proteção aos atos de intolerância racial, o que sugere uma resistência inicial em aplicar corretamente a legislação aos casos concretos, com o escamoteamento da gravidade dos fatos e o desvio dos propósitos do legislador frente ao combate ao racismo ou injúria racial, uma vez que o agente argumenta que ‘foi uma brincadeira’, ‘não sabia o que estava fazendo’, ou que a vítima está ‘inventando’ ou ‘exagerando’. Essa situação faz com que haja percalços na instauração da efetiva igualdade, com abalos na identidade dos afrobrasileiros, que caminha de modo não entrecruzado, mas sim paralelo, à legislação que busca demarcar critérios de igualdade racial. O racismo deve ser combatido com a plena aplicabilidade da legislação e da jurisprudência, mas também com conscientização individual e coletiva do significado simbólico da gravidade desta conduta nociva e das implicações dela para si e para os outros. A conquista e a construção cotidiana dos direitos à equidade racial incluem o direito e acesso à judicialização. Não obstante, problematizamos as situações nas quais o acesso ao Judiciário dos afrobrasileiros tem sido ampliado, mas paradoxalmente apresenta poucos resultados efetivos. A dilaceração do recurso dos afrobrasileiros à busca da honra subjetiva violada pelas práticas de intolerância racial é uma questão que deve ser considerada pelas políticas públicas que garantam a construção cotidiana da subjetividade, voltadas à consolidação da negritude, visando a transformar o direito de acesso ao Judiciário em um direito à proteção e garantias de equidade social/racial e cidadania.
- ItemO ensino de artes nas escolas de ensino fundamental do estado de São Paulo(UNISA, 2017) Brandão, Fabiana de SouzaNeste trabalho objetivamos investigar e analisar o Currículo do Estado de São Paulo da disciplina de arte, bem como as questões políticas e pedagógicas que permeiam as relações do corpo docente das escolas com os recursos disponíveis para o desenvolvimento desse Currículo. Pretendemos, ainda, refletir sobre como foi a implantação dele nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. Todavia as inovações trazidas por ele levantaram inúmeras inquietações e questionamentos acerca da viabilidade de sua implementação na disciplina de arte na prática docente. O eixo deste trabalho foi a verificação das condições de como o Currículo é aplicado e também os recursos disponíveis, averiguando as possíveis mudanças que ele trouxe para o ensino da disciplina ora investigada. Para coleta destas informações, selecionamos alguns depoimentos de docentes, e, por meio de tal mecanismo, pudemos tanto analisar as ações da política educacional do Estado de São Paulo, quanto a importância da formação continuada dos docentes.
- ItemA luta por direitos das mulheres no Brasil: O caso de Nísia Floresta(UNISA, 2017) Almeida, Cristhiane Tatiane de OliveiraEste trabalho faz uma reflexão sobre o papel da mulher na história do Brasil,tratando de fatos importantes ocorridos desde o passado até o presente, com relevância para a cultura contemporânea. São aqui mencionados nomes de mulheres brasileiras famosas e citam-se igualmente seus feitos e contribuições para a paz, a consciência coletiva, o trabalho e a educação, a ciência, enfim, com vistas a um futuro melhor para o País. Esta dissertação, dividida em três capítulos, tem fundamento em pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica concernente aos itens: memória, identidade, cidadania, fatos históricos e participação de mulheres que se destacaram em determinados eventos. No decorrer do texto sobressai a figura ímpar de Nísia Floresta principalmente no campo educacional, com tamanha dimensão a ponto de substituir o nome de Papari, cidade do Estado do Rio Grande do Norte, sua terra natal, para Nísia Floresta.
- ItemDiálogos: a construção da femme fatale e seus reflexos em Ismael Nery e Murilo Mendes(UNISA, 2017) Brandão Jr., Geraldo GomesEste trabalho discute a influência da imagem de uma mulher fatal em um momento específico da obra de Ismael Nery e Murilo Mendes. Partindo da análise de poemas de Murilo em seu livro Poesia em Pânico, especialmente os que se referem à Berenice, e de pinturas e poemas de Ismael, constatamos haver uma ligação entre estes autores e uma imagem feminina sedutora, identificada com Adalgisa Nery, mulher de Ismael. Para analisarmos sua influência na obra dos dois artistas, resgatamos o exemplo feminino de Inana/Ishtar na construção e desconstrução ocorrida em Lílite, importante modelo judaico-cristã, o que nos permite observar como a importância social da mulher torna-se secundária enquanto se intensifica sua representação idealizada e sedutora na sociedade. Estes modelos femininos míticos servem de referência para diversas obras literárias e pictóricas entre os séculos XVIII a XX, algumas delas presentes neste trabalho. Em nossa análise, notamos que o modelo feminino, sedutor, no relacionamento e nas obras de Ismael Nery, Murilo Mendes e Adalgisa Nery, reflete algo bem mais profundo, associado aos arquétipos, motivo pelo qual recorremos aos pensamentos de Carl Gustav Jung e de alguns de seus seguidores para compreendermos como este processo de sedução ocorre. Após discutirmos a mulher fatal na Antiguidade, a ligação com os arquétipos e sua presença nas artes, além de uma contraposição histórica, e na História, nosso trabalho converge para a análise da femme fatale unificando a obra dos artistas estudados, especialmente ao verificarmos que Berenice, nosso modelo de mulher atraente, é uma presença comum aos três artistas. O relacionamento entre eles lembra o jogo amoroso ocorrido entre as personagens da Commedia dell'arte, Colombina, a sedutora, o amante Arlequim e o triste Pierrô, porém, em alguns momentos, Colombina e Arlequim competem pelo papel da sedução tal como Ismael e Adalgisa. Nos poemas e pinturas de Ismael Nery e textos de Adalgisa, verificamos que ela assume ser uma espécie de tela na qual seu marido faz sua pintura para procurar-se, ou também se assemelha a um espelho no qual Ismael vê sua própria imagem fundida com a de sua mulher. Este modelo sedutor, atraente e andrógino, serve de inspiração a Murilo Mendes, cuja poesia, atraída pela femme fatale, entrará em pânico.
- ItemResponsabilidade social corporativa nas indústrias de celulose e papel: um estudo de caso(UNISA, 2017) Cruz Jr., AlcidesCom a promulgação da Constituição Federal, em 1988, na qual houve a implementação de novos parâmetros para a legislação ambiental, diversas empresas tiveram que se reestruturar para estarem adequadas com esses parâmetros. Nesse processo, as Indústrias de Papel Simão S.A. / Votorantim Celulose e Papel S.A. foram pioneiras, propondo e executando diversos projetos. Observando esse momento significativo no contexto brasileiro, este trabalho objetiva demonstrar a adoção de práticas de sustentabilidade nos negócios através da responsabilidade social corporativa. Ressalta-se que esse conceito foi desenvolvido a partir das necessidades legais e mercadológicas que passaram a exigir uma interação mais efetiva entre as indústrias e sua comunidade interna e externa. Dentro dessas demandas sociais, o tema da sustentabilidade é proeminente, uma vez que tem implicações e impactos em todo o sistema de vida no planeta, seja na vida dos seres humanos, seja na de outras espécies. Como hipótese, propõe-se a compreender se o conceito de responsabilidade social corporativa pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem de conceitos de sustentabilidade na relação empresa e sociedade. Para verificar essa hipótese, esta pesquisa faz uso, como método, de um estudo de caso (GIL,1999) do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelas indústrias supracitadas. Ressalta-se que esse programa está em desenvolvimento até hoje —mas com outros nomes e objetivos— e é reconhecido nacional e mundialmente, tendo recebido diversos prêmios e honrarias de distintas organizações: Opinião Pública, do Conselho Nacional de Relações Públicas; Comunicação Empresarial, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Menção honrosa no prêmio ECO, da Câmara Americana de Comércio; dentre outros. A partir de uma metodologia de características bibliográfica e qualitativa, analisa-se a implantação e o desenvolvimento do supracitado programa de 1990 a 1997 na interação indústria-comunidade e, a partir desses dados, discutem-se os processos de ensino e aprendizagem de conceitos de sustentabilidade como forma de solucionar problemas ambientais, bem como conflitos entre o interesse de mercado e o meio ambiente. Os referenciais teóricos dessa análise partem de um prisma interdisciplinar, associando os estudos da área da comunicação com os da área da educação dentre outros, respeitando a epistemologia de cada campo. Como resultado dessa pesquisa, confirmou-se a hipótese, uma vez que se verificou que o programa analisado se tornou parte essencial da missão da empresa mencionada, e isso não se deu apenas pelas exigências legais e mercadológicas, como se previa antes do estudo de caso, mas também porque os processos de ensino e aprendizagem promovidos pelo programa, ao (in)formarem a comunidade interna e externa sobre os conceitos de sustentabilidade, (trans)formou a própria consciência ambiental da empresa.
- ItemNovas tecnologias digitais na educação: estudo de caso de um game no ensino superior.(UNISA, 2017) Souza, Edson AlvesNa passagem do século XX para o XXI, a sociedade foi marcada por diversas transformações nas técnicas de produção, difusão e recepção de dados e informações, principalmente a partir de 1950, com o desenvolvimento e a posterior popularização das tecnologias digitais. O digital se tornou cultura (SANTAELLA, 2003) já no final do século XX, e os indivíduos das gerações mais novas demonstraram preferência por novos espaços para aprender por meio de plataformas virtuais (LÉVY, 2015, 1999; PRENSKY, 2012, 2010). Com o uso dessas tecnologias, a aprendizagem pode ser interativa, compartilhada, colaborativa, motivadora e divertida, e o exercício de ensinar, ao adotá-las, ampliou sua gama de ferramentas didáticas e objetos de ensino. Observando essa conjuntura, este estudo traz uma reflexão sobre os impactos das novas tecnologias digitais na Educação, realizando um estudo de caso do game digital LDP – Estratégias Empresariais, aplicado dentro da disciplina Jogos empresariais da graduação em Administração. Como objetivos específicos, pretende-se: (i) identificar as diferenças no desempenho acadêmico entre os nativos e os imigrantes digitais (PRENSKY, 2010) a partir do estudo de caso do jogo indicado; (ii) compreender as competências necessárias para o ensino e a aprendizagem desses dois grupos dentro de uma disciplina em que um jogo foi utilizado como instrumento didático; e (iii) problematizar a relevância dos games digitais no processo educacional dos alunos do ensino superior, em especial o público alvo da graduação. A metodologia deste estudo parte de um prisma interdisciplinar, pois ela articula, respeitando a epistemologia de cada área, diferentes campos de conhecimento como o da Educação (DRUCKER, 1998; LODI, 1978; VYGOTSKI, 1991) e o da Comunicação e Tecnologia (COELHO, 2012; MATTAR, 2010; PRENSKY, 2012, 2010). O método de pesquisa empregado é o de caráter qualitativo e quantitativo. É qualitativo, porque se faz um estudo de caso de um determinado jogo digital dentro de um grupo de graduandos específico, no qual as suas características e ações são levantadas. É quantitativo, pois esse levantamento é formatado em gráficos, nos quais cada opção selecionada é analisada tanto numericamente quanto em forma de porcentagem. O corpus de análise do estudo de caso é composto pelo jogo LDP – Estratégias Empresariais e pelos dados coletados a partir de questionários aplicados a um grupo de vinte graduandos cursando o sétimo semestre de Administração em uma faculdade privada, todos eles participantes de uma mesma disciplina. Os principais resultados alcançados por esta pesquisa demonstraram que as tecnologias digitais aplicadas ao contexto da Educação, em especial a do ensino superior, são pertinentes, e, dentro das especificidades dos imigrantes e dos nativos digitais, mostraram-se bastante adequadas, colaborativas e motivadoras.
- ItemEducação para as relações étnico-raciais no currículo de história do estado de São Paulo no ensino fundamental II: espaços de disputa e resistência(UNISA, 2017) Martins, Juliana de AlmeidaNo contexto histórico brasileiro, houve um processo de marginalização das populações negras em consequência da escravização e do racismo. A Lei 10.639/03 e os demais dispositivos legais vinculados, torna obrigatória a Educação para as Relações Étnico-Raciais e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos oficiais das Redes de Ensino públicas e privadas. Assim, após quatorze anos de regulamentação, foi consolidada uma representação desejável dos negros no currículo de História do Ensino Fundamental II na Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo? Este estudo se propôs a analisar o desenvolvimento da proposição legal no âmbito educacional delimitado. Para isso, adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa em caráter interdisciplinar, discutindo com as áreas da História, Antropologia, Ciências Sociais e Direito, concentrada na análise documental das legislações que abordam a educação para a diversidade no currículo de História do Estado de São Paulo no Ensino Fundamental II e dos Cadernos do Aluno, material paradidático amplamente adotado na Educação Básica da rede estudada. As análises preliminares revelaram que o Currículo não aborda de forma representativa a História dos negros na sociedade brasileira, sua importância na construção da identidade brasileira e não propicia um debate consistente sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais, diversidade, preconceito e racismo. Consideramos que é necessário reavaliar os conteúdos programáticos contidos no Currículo e nos materiais paradidáticos com o propósito de (re)ssignificar a História da África e dos Afro-Brasileiros. É fundamental que a educação se comprometa com um ensino representativo da população brasileira e que valorize a história de todos os grupos sociais.