Mestrado em Ciências Humanas
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- ItemO crime organizado e o sistema prisional: relações entre o surgimento do PCC e a falência do sistema carcerário do Estado de São Paulo(UNISA, 2022)A presente pesquisa, com o tema “O crime organizado e o sistema prisional: relações entre o surgimento do PCC e a falência do sistema carcerário do estado de São Paulo”, buscou demonstrar como diversas violações de direitos humanos perpetradas pelos agentes do Estado e por setores do próprio judiciário culminaram na criação da maior facção criminosa do Brasil, a qual surgiu como um instrumento de luta pelos direitos dos encarcerados e, ao longo de sua história, foi se transformando em uma organização criminosa extremamente perigosa, focada no lucro e aumento do poder. A falência do sistema carcerário começou a ser perceptível principalmente com o advento do Massacre do Carandiru, em 1992. Até então o Estado conseguia camuflar as diversas violações de direitos humanos de um sistema carcerário corrupto e cruel, em que presos viviam e ainda vivem em condições sub-humanas. Além da falência do sistema carcerário, a presente pesquisa, de caráter interdisciplinar, contemplando estudos do Direito, da história das ideias e de dados sociais, aborda como o Código Penal e as leis penais tendem a selecionar determinados grupos sociais vulnerabilizados, bem como dosar as penas de forma desfavorável a esses grupos, os quais já carecem de assistência jurídica adequada, em um Estado que não proporciona a igualdade em seu sentido material. A combinação de um Código Penal seletivo, um sistema prisional falido e opressor e um Estado negligente ou conivente com as práticas de violações de direitos humanos dentro do sistema carcerário culminou na criação de uma facção criminosa que domina os presídios do estado de São Paulo e tem o potencial de influenciar diretamente a vida das pessoas em todo o estado e fora dele, que é o PCC.
- ItemAnime style: a cinematografia dos animês(UNISA, 2024)O Animê (nome dado para animações japonesas) há tempos faz sucesso no Brasil através de series e filmes consagradas como Akira, Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Naruto, dentre outras e vem atraindo uma legião de fãs e entusiastas a cada dia com novas produções. E assim como o cinema O Animê surge como uma forma de arte com aspectos interdisciplinares, onde utiliza-se de elementos de outras artes para compor as suas bases fundamentais. Dessa forma, o problema de pesquisa que norteia este trabalho é: O Animê possui uma forma própria de contar as histórias através das imagens ou se utiliza de outras artes como o a fotografia cinematográfica? Neste estudo, temos, como hipótese, que houve um sincretismo dos conceitos estéticos vindo do cinema na evolução do Animê ao usar elementos da fotografia cinematográfica em suas obras. O objetivo geral é compreender os enquadramentos das cenas dos Animês. Para execução da pesquisa propomos três objetivos específicos a saber: (i) apresentar o período inicial da historia dos Animês, (ii) compreender o processo de produção do Animê e (iii) analisar a fotografia de duas obras de Animê com temáticas distintas. O corpus selecionado para este estudo são os filmes: Saint Seiya: Shinku no Shōnen Densetsu (1988) de Yasuhiro Yoshikawa e Suzume no Tojimari (2023) de Makoto Shinkai. O que justifica essa escolha é o fato de que o mercado de animação brasileira já é uma realidade e que tais conhecimentos vindos do Japão poderão fortalecer ainda mais a área e contribuir para criação de uma indústria nacional de animação. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre cinema, Animê e cultura japonesa produzidos por Aumont (1995), Bordwell (2013), Numata (2019) e Lyuten (2009). A metodologia utilizada é a análise fílmica, nela, comparece com ênfase, Aumont (2004), a fim de esclarecer o problema indicado, nos limites possíveis oferecidos por uma analise de obras audiovisuais. Como resultados, constatamos que o Animê se utiliza de técnicas fotográficas vindas do cinema ocidental e que o Animê Style esta intrínseco em como as imagens são escolhidas para comporem uma cena e que isso acaba criando uma narrativa visual especifica que contribui para a identidade singular das animações japonesas serem diferentes das demais formas de animação.
- ItemDiálogos entre gênero e imaginário: movimentos masculinistas, masculinidades e cultura woke na pós-modernidade(UNISA, 2024)A presente dissertação pretende explorar a interligação entre o imaginário e os estudos de gênero, focalizando especificamente a masculinidade. A conexão intrínseca entre o universo simbólico e a opressão de gênero torna-se aparente ao examinarmos os mecanismos de violência simbólica enraizados na estrutura patriarcal. Deste modo, a pesquisa se norteou nas seguintes problemáticas: como o universo simbólico contribui para a violência de gênero? De que forma os movimentos masculinistas capturam a imagem de uma masculinidade hegemônica para propagar discursos de ódio? Como o discurso do podcast Inteligência LTDA contribuí para a criação de uma identidade masculinista? Nesse contexto, a partir de uma abordagem interdisciplinar, objetiva-se investigar a relação histórica e social entre o universo simbólico e a estrutura patriarcal, destacando como tais dinâmicas se manifestam na masculinidade na pós-modernidade. A proposta engloba a análise da construção de uma noção peculiar de masculinidade, vale dizer, a permanência cultural de um modelo de masculinidade que reforça estereótipos e que impõe um imaginário acerca do que é aceitável na performance do masculino. A abordagem histórica que vincula masculinidade e poder foi explorada por meio de vertentes contemporâneas no entorno do movimento Redpill e sua relação com a cultura geek. Para atingir o proposto, o estudo empregou o método de Análise de Discurso de Michel Foucault a partir dos podcasts publicados pelo canal Inteligência LTDA em companhia com o canal Linhagem Geek. Os resultados obtidos foram analisados por intermédio da teoria do imaginário social de Cornelius Castoriadis.
- ItemViolência nos contos de Dalton Trevisan (1956 a 1988): uma perspectiva literária(UNISA, 2024)A violência tem sido um tema constantemente explorado em variadas produções literárias brasileiras e há notadamente diversos registros de violência de natureza psicológica, sexual, patrimonial e moral associados aos comportamentos próprios de uma sociedade violenta. A literatura de Dalton Trevisan (1925) denuncia de modo bastante incisivo a violência que ocorre nos ambientes doméstico, familiar ou privados que talvez seja tão ou mais cruel do que aquela que acontece nas ruas. Como problema de pesquisa temos: é possível considerar as complexas relações entre literatura e realidade, bem como a literatura como um modo de construção do pensamento social, compreendendo as motivações e as dimensões sociais da violência, praticada no ambiente doméstico, familiar ou privado, por meio de textos literários em que Dalton Trevisan tematiza a violência? O objetivo geral é analisar a violência em quatro contos de Dalton Trevisan, identificando os recortes da violência em que as personagens vivem suas relações de modo conflituosas nos livros: Novelas nada exemplares (1956), Guerra conjugal (1969), O rei da Terra (1972), e Pão e Sangue (1988) interpretando-os como expressão consciente da denúncia das violências subjacentes ao pensamento social brasileiro e também como testemunhos de um tempo em que a violência no âmbito familiar não era tema tão debatido quanto é hoje. Como objetivos específicos temos: (i) fazer o levantamento histórico e teórico sobre a violência de gênero e doméstica; (ii) compreender como a violência doméstica e familiar são relatadas dentro dos contos de Trevisan; (iii) analisar a obra de Dalton Trevisan destacando a presença das violências doméstica e de gênero em diferentes momentos da produção do autor, em seus livros pós 1950. O corpus selecionado para este estudo são os contos: O morto na sala, O pai, o chefe, o rei, Pão e Sangue, e Morre, desgraçado. A metodologia usada é mista e prevê uma análise literária se fundamentando também nos documentos. O arcabouço teórico que sustenta esse trabalho são: Berta Waldman (1982; 2009; 2014), Miguel Sanches Neto (1996), a Lei 11.340 para empreender a leitura e análise dos contos de Trevisan, buscando compreender como as situações violentas expressas nos contos são tematizadas por meio das categorias legais e institucionais, bem como verificando o modo como o discurso literário materializa essas situações nos contos selecionados. Dessa forma, como resultados alcançados evidenciamos que a violência é um reflexo da visão do mundo de uma sociedade historicamente violenta que normaliza e minimiza essa violência, tornando-a habitual.
- ItemMuseus universitários em São Paulo e suas ações educacionais: os casos do Museu de Arqueologia e Etnologia e do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (2013-2023)(UNISA, 2024)A Museologia Social direciona-se à formação educacional por meio de ambientes não formais, explicitando como instituições museológicas contribuem para a sociedade por meio de ações socioeducacionais que transcendem a sala de aula. Nesse sentido, o presente estudo aborda os museus universitários, em particular o Museu de Arqueologia e Etnologia e o Museu do Ipiranga, ambos da Universidade de São Paulo, discutindo de que forma essas instituições legitimam a missão e os valores museológicos educacionais na contemporaneidade. Assim, o problema de pesquisa é formulado na seguinte questão: quais foram as principais iniciativas museológicas ocorridas nos museus universitários paulistas na última década em relação às suas ações socioeducativas? Para tanto, o estudo propõe a hipótese de que os museus representam a identidade e a cultura coletiva, interpondo-se nas ações educacionais. O objetivo geral concentra-se em identificar como os dois museus de caráter universitário operam em relação à identidade e à cultura na cidade de São Paulo. Dessa forma, são indicados três objetivos específicos: (i) caracterizar os principais aspectos inerentes aos museus universitários; (ii) verificar as principais realizações dos museus universitários ao longo da última década (2013-2023); e (iii) averiguar a relevância de suas ações culturais em relação ao desenvolvimento socioeducativo em São Paulo. O corpus selecionado para este estudo é composto por três registros documentais distintos: planos museológicos, relatórios técnicos e fotografias de exposições realizadas nos respectivos museus, tratados por meio de uma metodologia qualitativa que converge para a Análise de Conteúdo na categoria de ações socioeducativas. A relevância dos museus na contemporaneidade enquanto ambientes de aprendizagem fundamenta-se em estudos de Museologia Social, cujos resultados destacam que os museus universitários possuem um viés interdisciplinar, resultante de seu compromisso efetivo com a esfera socioeducativa, promovendo noções de pertencimento, despertando a consciência cultural e contribuindo para a formação humana.