Mestrado em Ciências Humanas

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 89
  • Item
    Desafios o ensino bilíngue na construção de uma educação intercultural: o livro didático em questão
    (UNISA, 2020) Rost, Talita Destro
    As políticas públicas de educação, considerando os sentidos democráticos do ensino público, transformam as escolas públicas num espaço de cidadania e formação intercultural por meio do ensino da língua inglesa. Os valores de interculturalidade e de formação bilíngue dos alunos representam uma tendência na formação das novas identidades. Com uma metodologia apoiada na interdisciplinaridade, este trabalho tem como foco a análise da coleção de livros didáticos Way to English for Brazilian Learners, nas quatro etapas do Ensino Fundamental II. Essa obra foi adotada pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos de 2017 a 2019 e obteve um recorde de consumo nas escolas públicas em âmbito nacional. Seguindo os pressupostos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pergunta-se: como os conteúdos da obra examinada como o material documental da dissertação traduzem representações culturais comprometidas com a formação dos alunos sob a perspectiva do bilinguismo? Mediante a análise dos conteúdos dos quatro volumes, observam-se as tendências políticas e ideológicas de formação globalizante e pós-moderna dos alunos do ensino público brasileiro, tendo em vista uma perspectiva generalizante e universalizada dos conhecimentos a partir do exercício imperativo da língua inglesa como expressão internacionalizada dos saberes. O bilinguismo passa, assim, a fazer parte da formação intercultural dos alunos pertencentes à rede pública.
  • Item
    Educação e trabalho: uma análise interdisciplinar do Proeja no IFSP
    (UNISA, 2018) Pereira, Reginaldo Vitor
    Para a compreensão sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil é necessária a contextualização histórica sobre o percurso percorrido da oferta da EJA no nosso país e, deste modo, chegarmos à política educacional estabelecida pelo Decreto nº. 5.840/2016, por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Tal programa, como política pública, caracteriza-se pelo seu caráter interdisciplinar, promovendo a interlocução entre a educação e o trabalho. O Proeja tem seus alicerces na convergência de três campos da educação que consideram: a formação para atuação no mundo do trabalho (EPT); o modo próprio de fazer a educação, considerando as especificidades dos sujeitos jovens e adultos (EJA); e a formação para o exercício da cidadania. O presente trabalho transita de modo interdisciplinar entre a articulação sobre a Educação e Trabalho, principalmente nos aspectos que envolvem a educação, cultura, ciência e tecnologia. Esta dissertação tem por objetivo analisar e promover o debate sobre a importância do Estado na construção de políticas governamentais na área de Educação, sobretudo na oferta da Educação de Jovens e Adultos, delimitando como objeto de pesquisa a oferta do Proeja no Instituto Federal de São Paulo. E, para tanto, foi adotada inicialmente, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, que foi elaborada a partir das fontes bibliográficas e de materiais publicados, como artigos de periódicos e outros disponibilizados pela internet. Ao delimitar o campo de pesquisa, no decorrer do desenvolvimento do trabalho, o método se amplia para a pesquisa descritiva, que culminou na análise dos dados levantados caracterizados na população da Educação de Jovens e Adultos atendidos na referida instituição. A pesquisa mostra que políticas governamentais, além do Proeja, tais como o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), a Lei n° 9.394/1996 (Diretrizes e Bases da Educação), o Plano Nacional de Educação e o Programa Nacional de Assistência Estudantil, no âmbito Federal; e, no âmbito institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional (2014-2018) do IFSP, contribuíram fortemente para o acesso a esta modalidade de ensino. E mais, foi percebida também a necessidade de se pensar na promoção de itinerários formativos verticalizados aos estudantes egressos do Proeja e do ensino médio técnico integrado, concomitante ou subsequente, em relação ao ingresso no curso superior, disponibilizado em três categorias: licenciaturas, tecnologias e bacharelados ofertadas pelo IFSP.
  • Item
    Educação de jovens e adultos no Brasil: da alfabetização à inclusão cultural
    (UNISA, 2018) Santos, Cibelle Dirce dos
    O enfrentamento ao analfabetismo e a projeção das políticas públicas de educação de jovens e adultos a partir da segunda metade do século XX têm sido os principais pilares para a valorização das pessoas que estão alijadas de seu direito à educação. Esta dissertação busca compreender as iniciativas desenvolvidas e o sentido de cidadania que floresceu por meio das propostas realizadas. Foram consideradas as estratégias de ação junto à classe trabalhadora nos anos de 1950 e 1960, sob a influência de Paulo Freire e sua pedagogia humanista, comprometida com o movimento de alfabetização de jovens e adultos. O MOVA Regional na região do ABCD paulista, o Programa Brasil Alfabetizado e o atual Serviço de Jovens e Adultos introduziram novas dinâmicas nas propostas educativas e o poder de mobilização junto às camadas populares. O novo contexto origina-se de atuações pedagógicas que se propõem a atender o mercado de trabalho, cada vez mais exigente, comprometido com a sociedade tecnológica e informacional. Mediante a análise da educação de jovens e adultos de Diadema, e especificamente da escola Cora Coralina, busca-se refletir sobre a educação cidadã que conduz os jovens e adultos a se tornarem sujeitos de valor e produtivos diante de um mercado de trabalho altamente competitivo. Destacou-se também o papel central da interdisciplinaridade como possibilidade real de construção de saberes e ordenação do letramento para uma clientela que vem sendo caracterizada por um processo crescente de juvenilização.
  • Item
    Memória e cultura material: cemitério Campo da Saudade, município de Couto Magalhães (TO)
    (UNISA, 2019) Martins, Juliana Maria
    A presente dissertação analisa os possíveis fenômenos sociais e mentais que contribuíram para a formação das variações tumulares, padrões e formas específicas de ocupação espacial presentes no contexto do cemitério Campo da Saudade, em Porto Franco do Araguaia, distrito do município de Couto deMagalhães (TO). O estudo foi desenvolvido de maneira interdisciplinar, cujas fronteiras disciplinares percorreram o âmbito da filosofia, história e antropologia. Os resultados obtidos a partir das análises de cunho qualitativo e quantitativo,demonstram que o contexto do cemitério não poderia seguir em análise apenas peloviés das representações sociais em coletividade. Foi considerado que as variações tumulares seriam a materialização das representações do espírito (inconsciente), proporcionando uma espécie de coexistência entre passado e presente, o novo. Os padrões de demarcação dos enterramentos, ou maneiras específicas de organização dos corpos inseridos no espaço do cemitério, foram associadas àsmações imediatas do consciente em relação ao espaço, o espaço vazio e homogêneo no qual a inteligência humana se realiza. É nele que conseguimos nos organizar de maneira lógica, ou seja, organizar as coisas externas a nós. A extensão dos corpos em relação ao espaço possibilitou compreender que uma das condições do ser-nomundo é o ser-no-espaço, representações mútuas do inconsciente e consciente.
  • Item
    O imaginário na arte pictórica de Joan Miró: convergências entre pintura e o desenho infantil
    (UNISA, 2020) Neves, Edvania Rodrigues
    Tudo que remete à humanidade está diretamente relacionado à atividade do imaginário e, neste encadeamento de ideias, o campo simbólico se apresenta nas múltiplas possibilidades de atuação do processo criativo. Tanto a arte, como o desenho são livres expressões do imaginário e revelam-se de extrema valia ao progresso das estruturas motoras, psicológicas, cognitivas e afetivas do indivíduo e abrangem vários aspectos envolvidos na expressão de sentimentos. Além disso, oportunizam o entendimento das relações consigo e com o outro. Neste sentido, o propósito deste trabalho é estudar os aspectos simbólicos na arte de Joan Miró e no desenho da criança, para entender como se apresenta o imaginário e estabelecer aproximações com as questões reguladoras dos processos criativos. Como referencial teórico e instrumentos metodológicos, recorremos à teoria de Gilbert Durand e Jean Jacques Wunenburger, os quais se dedicam ao estudo das estruturas e funções dos mitos, dos símbolos e das imagens, em correspondência com o indivíduo e a cultura. Na observação do desenho infantil, contamos com a especialista em arte moderna e contemporânea, Florence de Meridieu, para refletir sobre os métodos de análise do grafismo infantil, e ainda, os teóricos Jean Piaget, Bärbel Inhelder, Georges Henri Luquet, a fim de apreender a perspectiva artística da criança.