Comunicação Social | Publicidade & Propaganda
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- ItemA relação entre os hábitos femininos e o consumo de batons da Dalla Makeup(UNISA, 2016) Ferrari, Caroline Almeida; Jesus, Camila de Paula; Nogueira, Joyce Kelly de Assunção; Santos, Sayssa Moreira dosPublicidade & Propaganda possui uma grande relevância para traduzir à sociedade o que uma empresa deseja transmitir ao mercado em que atua e a seus clientes. O desenvolvimento destas táticas proporciona às organizações alcançarem uma posição relevante em seu mercado de atuação. Tendo como base neste âmbito comunicacional nosso projeto tem como objetivo principal desenvolver um plano estratégico de comunicação eficaz para linha de maquiagem MySelf da marca Dalla Makeup, com o foco na linha de batons Myself que resulte no reconhecimento da marca em seu mercado de atuação. No desenvolvimento deste projeto utilizamos metodologias exploratória, complementada na revisão bibliográfica os autores Dias et. al. (2003), Samara e Barros (2007) e Kotler e Keller (2003) e duas pesquisas de campo realizadas com os consumidores e intermediários da marca. Este trabalho proporcionará uma melhora na imagem da linha Myself e da marca Dalla Makeup e de seu desempenho no mercado através de ações em mídias relacionadas ao público-alvo.
- ItemComo a inserção dentro do meio digital pode impulsionar a Eletroilson:(UNISA, 2021) Mafra, Amanda Costa; Souza, Bruna Cristina Alves de; Lopes, Larissa Dutra; Oliveira; Marcos dos Santos RibeiroEste trabalho de conclusão de curso tem o propósito de discutir, entender e medir os desafios da transformação digital de uma empresa do segmento B2B. Partindo da problemática de entender como a transformação digital pode aumentar a participação de uma empresa de refrigeração no mercado de São Paulo, buscou-se a elaboração de análises e pesquisas mercadológicas, que contribuíram para entender como esse mercado relaciona-se atualmente e quais os métodos de trabalho que as empresas de refrigeração utilizam para manterem-se ativas, alinhando assim os caminhos para transformar digitalmente as atuais conjunturas de trabalho. Em termos gerais, os resultados apresentados sugerem que as empresas ainda se utilizam de modelos antigos de trabalho que são influenciados pela falta de conhecimento no assunto e a pouca disponibilização de recursos para tratá-los. A pesquisa concentrou-se na análise de empresas de refrigeração da grande São Paulo que não utilizam recursos digitais em seus modelos de trabalho. Este estudo acrescenta dados importantes para discussão sobre a necessidade de mudança dos modelos de trabalho atuais dentro de um mercado cada dia mais competitivo.
- ItemComunicação e Marketing no Mercado de Cosméticos(UNISA, 2016) Batista, Erick de Melo; Souza, Jéssica Domingos de; Souza, Leandro Aparecido de; Nascimento, Talyta; Santos, Vivian do PradoComunicação e Marketing são pontos de suma importância para uma empresa que busca um bom relacionamento com seus clientes. Além disso, o desenvolvimento destas estratégias possibilita as organizações obterem uma boa posição em seu mercado de atuação. O trabalho aborda estes temas aplicando-os ao mercado de cosméticos com o foco direcionado à OceanHair. Desta forma, o projeto tem como objetivo desenvolver um plano de comunicação e marketing eficaz que resulte no aumento das vendas e do número de clientes. Na metodologia encontram-se autores como Churchill e Peter (2005), Dias et al. (2003), Kotler e Armstrong (2007) e Palmer (2006) e é complementada com uma pesquisa de campo realizada com cabeleireiros a fim de compreender melhor este mercado. Este trabalho proporcionará uma melhora na imagem da marca e de seu desempenho no mercado através de ações em mídias relacionadas ao público-alvo.
- ItemDe mãos dadas: a contribuição dos coletivos virtuais feministas no combate aos estereótipos da mulher(UNISA, 2016) Schuchovski, Ana Maria de OliveiraComo se aplica a revolução comunicativa nas redes e as cadeias de conexões virtuais para os movimentos feministas no Brasil? Este projeto é uma investigação acerca dos novos rumos que o ativismo político para a mulher tem tomado na web e visa buscar e ilustrar alguns dos cases de sucesso na transformação social a partir das campanhas virais que envolvem a causa feminista no país. Usaremos como norte o ponto de vista de que a internet é hoje usada como uma ferramenta capaz de dar vida a grandes comunidades virtuais que se conectam por ideias. Considerando, dessa forma, a web uma ferramenta de transformação social para a mulher, assim como tantas outras causas sociais que envolvem as minorias e que encontram na web uma oportunidade de representatividade.
- ItemDica soluções: um estudo de caso sobre o mercado de montadoras de stands em grandes feiras de São Paulo(UNISA, 2024) Silva, Elissa Floria da; Nascimento, Guilherme Ribeiro; Brito, Tais SantosEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como estratégias inovadoras de comunicação fortalecem a presença da marca Dica Soluções no dinâmico mercado de stands de eventos. A empresa, ainda em processo de consolidação, se destaca pela busca incessante por qualidade e eficiência em cada stand entregue, alinhando-se à sua missão centrada nesses valores. Com base nas teorias de Philip Kotler, sobre marketing e comportamento do consumidor, e nas abordagens de comunicação da Teoria do Agenda-Setting, de McCombs e Shaw, e da Teoria do Funcionalismo de Émile Durkheim, a pesquisa busca identificar tendências, desafios e oportunidades que impulsionem a visibilidade e o impacto da marca. Este estudo visa, além disso, propor recomendações concretas para o desenvolvimento de estratégias de comunicação e a execução de uma campanha publicitária que amplie a visibilidade e a relevância da marca no mercado de stands de eventos.
- ItemEditora ALEPH: a ficção científica que transcende as mídias e formatos(UNISA, 2016) Reis, Allef Pereira; Santos Jr, Arlindo Pereira dos; Freitas, Lucas Cuccio de; Cruz, Marco Aurélio da Silva; Maia, Victor Hugo de CarvalhoNeste trabalho de conclusão de curso de publicidade e propaganda será apresentado como cliente a Editora Aleph, empresa fundada 1984 com sede na cidade de São Paulo, considerada uma das grandes editoras especializada no gênero de ficção científica no Brasil, a Aleph foi pioneira e inovadora e teve participação para construção do mercado literário nacional atual. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma campanha voltada para fortalecer ainda mais a interação dos leitores com a editora, aumentar a sua base de clientes e as vendas de seus livros, para consequentemente expandir ainda mais a marca da Aleph no Brasil. Através da nossa pesquisa, constatou-se que não apenas a Editora Aleph, mas todas as editoras de livro em geral não possuem o poder de fixação na mente do consumidor sobretudo com os chamados leitores casuais, sendo normalmente o título sua maior lembrança. A agência BEARD apresenta um planejamento estruturado, focando especialmente o lançamento de um aplicativo com uma nova forma de ler e ter a melhor experiência possível com o produto. Divulgando os títulos da editora e aproximando a comunicação com o consumidor.
- ItemEmpreendedorismo digital: A relação humanizada entre petlovers e animais de estimação cria novas oportunidades de negócios(UNISA, 2017) Barbosa, André Luiz Ferreira;; Oliveira, Anne Caetano de Jesus;; Jesus, Marina Caetano deCom o constante avanço tecnológico surgem oportunidades para a criação de novos produtos e serviços que têm por finalidade trazer maior praticidade e agilidade a uma sociedade com acesso cada vez mais rápido às informações e conteúdo. Visando este cenário, o presente projeto apresenta um estudo sobre o mercado tecnológico, mercado de aplicativos e mercado pet no Brasil, propondo a criação de um aplicativo para a plataforma móvel android voltado ao consumidor potencial dos mercados estudados. Objetivamos através do aplicativo proposto servir como um assistente pessoal aos proprietários com os cuidados de seus pets, para tal coletamos relevantes dados que justificam a inserção do produto no mercado, através de pesquisas de macro e microambiente, além da pesquisa de campo a fim de conhecer melhor os públicos-alvo e, sobretudo adquirir informações pertinentes de forma com que o aplicativo possa ser bem-sucedido com um elevado número de downloads e clientes ativos.
- ItemERATUR: a retomada do turismo pós-pandemia(UNISA, 2023) Almeida, Ana Luiza Campos de; Gomes, Luís Otávio da Silva; Silva, Rauany Bernardo da; Souza, Thayna Aparecida deEste projeto tem por objetivo mostrar como o ambiente turístico sofreu alterações com a chegada de uma pandemia e isolamento social. Contando com o uso do Briefing para o levantamento de informações sobre o cliente e uma pesquisa de mercado para analisar e filtrar os ambientes mercadológicos internos e externos.
- ItemEstratégias de marketing e comunicação para Lola Cosmetics(UNISA, 2018) Souza, Gabriel Morais de; Santos, Iara Barros dos; Santos, Priscila Pereira; Silva, Thayla Andrade daO trabalho objetiva um planeamento de campanha para a marca Lola Cosmetics, no mercado de cosméticos capilar há mais de 11 anos, com sede no Rio de Janeiro e lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Elaborou-se um briefing para coletar todas as informações do cliente, realizamos analises dos ambientes internos e externos, para ter uma visão clara do mercado de cosméticos capilares identificando todas as variáveis que podem afetar o posicionamento da marca perante o mercado e o público-alvo. O planejamento de mídia traçou os meios de comunicação que seriam utilizados na campanha, a frequência com que as inserções nesses meios seriam realizadas e o valor gasto em cada um dos meios, em criação foi definido qual conceito seria utilizado na campanha, as peças desenvolvidas e quais estratégias seriam realizadas. O slogan e conceito da campanha, fazem toda referência a beleza das mulheres e por fim as considerações finais dos resultados do trabalho.
- ItemGóoc Eco Sandal: pioneirismo na área de calçados e acessórios sustentáveis(UNISA, 2017) Fernandes, Bruno Nogueira; Onissanti, Bruno Rodrigues; Reis, Lucas Alan; Guimarães, Victor MirandaO objetivo do projeto aqui apresentado é criar um planejamento de campanha para a empresa Goóc, esta que atua no mercado de calçados sustentáveis e opera em todo território nacional brasileiro. O projeto consiste na elaboração de briefing, com o objetivo de coletar os dados da empresa, no estudo e análise dos ambientes internos e externos da empresa para ter uma visão clara do mercado, identificando pontos que podem comprometer o negócio, além de descobrir maneiras para potencializar as forças que possuem, nas pesquisas de mercado que objetivam conhecer melhor o consumidor e suas opiniões a respeito das principais marcas do setor calçadista e elaborar um diagnóstico preciso dos pontos a serem melhorados na presente campanha publicitária. Através de uma extensa pesquisa, foi constatado que a comunicação da marca é ineficiente, há má distribuição dos produtos e, consequentemente, o público com maior potencial de consumo não é impactado de forma efetiva. Logo, foi necessária a criação de uma campanha que solucionasse tais problemas através de um reposicionamento da marca e que este viesse a firmar a Goóc como empresa pioneira e referência em calçados e mochilas confeccionados a partir de material reciclado junto a um target mais qualificado.
- ItemH2o Purificadores: liderança no segmento de filtros e refis no e-commerce(UNISA, 2017) Sanabria, Carina de Moura; Almeida, Cleber Martins Lourenço de; Silva, Gustavo Azevedo; Moreira, Mayara FerrazEste trabalho foi elaborado pela Agência de Publicidade Giramundo com o intuito de desenvolver uma campanha publicitária para o cliente H2O Purificadores, uma empresa 100% brasileira, sediada atualmente no estado de São Paulo. A empresa encontra-se estabelecida no mercado há quatro anos através do e-commerce. Detectamos como problemática a identificação do seu público alvo, com isso buscamos pesquisar qual o público consumidor de purificadores de água e peças no e-commerce do Estado de São Paulo? Desse modo, o objetivo geral de pesquisa deste trabalho é identificar, compreender e analisar o público consumidor de purificadores de água e peças através das plataformas digitais prioritariamente no estado de São Paulo. Os conceitos utilizados abordam e-commerce, briefing, ambiente interno e externo, distribuição, imagem e marca, mercado, posicionamento da marca, criação e elaboração de peças publicitárias, como o planejamento midiático da campanha. Quanto às questões metodológicas, esta é uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de mercado. No que se refere às técnicas de pesquisa realizamos uma entrevista do tipo semiestruturada com cliente e aplicamos um questionário on-line com clientes em potencial. Realizamos uma entrevista do tipo semiestruturada junto ao cliente, e aplicamos um questionário com os possíveis consumidores da H2O Purificadores.
- ItemH2O Purificadores: liderança no segmento de filtros e refis no E-Commerce Agência Giramundo(UNISA, 2017) Sanabria, Carinna de Moura; Almeida, Cleber Martins Lourenço de; Silva, Gustavo Azevedo; Moreira, Mayara FerrazTrabalho elaborado pela Agência de Publicidade Giramundo com intuito de desenvolver uma campanha publicitária para o cliente H2O Purificadores, empresa 100% brasileira sediada em São Paulo. A empresa encontra-se estabelecida no mercado há quatro anos através do e-commerce. Detectamos como problemática a identificação do seu público alvo, com isso buscamos pesquisar qual o público consumidor de purificadores de água e peças no e-commerce do Estado de São Paulo? Desse modo, o objetivo geral de pesquisa deste trabalho é identificar, compreender e analisar o público consumidor de purificadores de água e peças através das plataformas digitais prioritariamente no estado de São Paulo. Os conceitos utilizados abordam e-commerce, briefing, ambiente interno e externo, distribuição, imagem e marca, mercado, posicionamento da marca, criação e elaboração de peças publicitárias, como o planejamento midiático da campanha. Quanto às questões metodológicas, esta é uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de mercado. No que se refere às técnicas de pesquisa realizamos uma entrevista do tipo semiestruturada com cliente e aplicamos um questionário on-line com clientes em potencial. Realizamos uma entrevista do tipo semiestruturada junto ao cliente, e aplicamos um questionário com os possíveis consumidores da H2O Purificadores.
- ItemKombosa Shake: o gourmet no mercado de milk-shake(UNISA, 2016) Almeida, Ana Carolina da Silva; Signore, Juliana Martins; Vieira, Karina Russo; Souza, Lucius BezerraNesse trabalho de conclusão de curso de publicidade e propaganda será apresentado o cliente Kombosa Shake, empresa fundada no ano de 2014 pelo Diego Fernando Juliano, após sentir o bom momento no país para explorar o mercado de food truck, lançou a marca com a intenção de oferecer Milk-shake goumet. Nosso trabalho tem como objetivo desenvolver uma campanha de comunicação, voltada para o marketing do produto com o intuito de promover a marca, aumentar e fidelizar os consumidores, visando contribuir para o crescimento do nosso cliente. Através da pesquisa identificamos que embora o Milk-shake seja um produto conhecido e de fácil acesso, a Kombosa Shake ainda esta pouco presente na vida dos consumidores do produto. A agência pretende desenvolver um plano de comunicação eficaz, estruturado, com a intenção de atingir o objetivo final.
- ItemMegag atacadista de alimentos(UNISA, 2015) Sampaio, Adriana Gomes; Silva, Escalet Fonseca; Jesus, Hugo Borges de; Souza, Johnny Felix deO documento a seguir é composto por informações de uma empresa escolhida como objeto de estudo, que atua no seguimento de atacadista de alimentos. Categorizada pela comercialização direta entre empresas, a MegaG Atacadista de Alimentos está no mercado a pouco mais de uma década buscando diferenciais para melhor atender seus clientes e como consequência estabelecer sua solidificação no setor. Para tal objetivo determinou-se um problema de pesquisa com possíveis hipóteses encontrando lacunas em seus processos onde, uma das principais foi a identificação de uma comunicação estreita direcionada somente para o seguimento de pizzarias, levantando um ponto principal importante a ser corrigido para a elaboração de um planejamento de marketing bem sucedido. Com embasamento em pesquisas bibliográficas, afim de encontrar soluções para os resultados almejados foram extraídos importantes temas sobre o mercado de atuação com o intuito de fazer uma análise global do seguimento, investigando tendências tecnológicas, econômicas, socioculturais entre outros fatores que deram corpo as etapas seguintes como desenvolvimento, criação de campanhas e veiculação nas mídias oferecendo a oportunidade de tornar evidente novos caminhos como forma de concretização das ações, determinando assim que esse esquema tático é a configuração necessária para a realização de um trabalho como este que veremos.
- ItemNácar: como impulsionar uma marca de joias no Brasil por meio do diálogo étnico-racial(UNISA, 2024) Basque, Beatriz; Santos, Beatriz Rodrigues Silva dos; Santos, Guilherme Sena; Santana, Maiara de Jesus Santos deEste trabalho de conclusão de curso versa sobre um Projeto Experimental, o qual possui como objeto de estudo a Nácar Pratas, responsável pela venda de joias de prata de forma online. O principal objetivo da Nácar é ser reconhecida como uma marca de luxo ao invés de acessórios, além de aumentar a sua penetração. O trabalho utilizou como metodologia se basear em dados de mercado, informações sobre a própria empresa e pesquisas exploratórias realizadas pela agência, a partir desse levantamento, foi identificado duas oportunidades a serem exploradas, a principal seria trazer a representatividade racial, para gerar identificação e aumentar o número de clientes, e a segunda seria utilizar outros meios de venda, como é o caso dos marketplaces, que também possuem alto fluxo de pessoas diariamente. Com o resultados trazidos através desses dados, foi criado o conceito criativo para uma campanha que trouxesse representatividade definido como “Beleza que une”, realizando fotos e peças com diversos modelos e que valorizassem as joias da marca, além disso, foram criadas estratégias para utilizar sua comunicação focada nas redes sociais, principalmente Instagram, e aumentar o investimento em marketplaces e ações de mídia externa, aumentando o seu alcance e consequentemente, a busca por mais clientes.
- ItemPantys calcinhas absorventes(UNISA, 2021) Santos, Ana Carolina do Carmo; Corrêa, Giulia Mota; Silva, Sarah Almeida; Limeira, Thaís da HoraEste trabalho tem como objetivo melhorar a comunicação da marca Pantys e tornar seus produtos conhecidos entre todas as pessoas que menstruam. Conforme pode- se observar nas análises mercadológicas, econômicas, sociais e no diagnóstico, o mercado no qual a marca está inserida cresce cada vez mais, levando a soluções inovadoras. Identifica-se que é essencial trazer maior visibilidade para a marca em si, bem como para o seu público em potencial pouco explorado e pautas correlatas. Vê- se necessário, então, colocar-se em prática estratégias de comunicação nos canais digitais, que abranjam todas as pessoas que menstruam e, também, o desenvolvimento de um aplicativo para a Pantys, visando criar uma comunidade para compartilhamento de ideias e dicas, além de funções gerais que facilitem o acesso do consumidor ao que a marca tem a oferecer.
- ItemPlanejamento de campanha espaçolaser para o público masculino(UNISA, 2016) Silva, Bruna Dias da; Correia, Danielle Casagrande; Santos, Flávia Santana; Lucas, Guilherme Rodrigues; Abdalla, Natache Felix; Lira, Renata Ferreira deO mercado atual encontra-se em constantes mudanças, aliadas com as percepções do público que cada vez mais procura formas inovadoras que supram suas necessidades, exigindo qualidade de produtos e serviços prestados. Através desses aspectos é necessário o desenvolvimento de estratégias de consumições e marketing que diferencie uma empresa de outras que já se encontram no cenário atual. Essa visão de cenário é de grande importância para um novo conceito de Marketing, que possibilite a divulgação dos serviços para alavancar seus resultados nas vendas ou prestação de serviços.O presente trabalho tem como principal objetivo a elaboração de uma campanha publicitária para a empresa Espaçolaser, que já está no mercado há doze anos prestando serviços de bem-estar para seus consumidores.
- ItemPlano de comunicação Arme Shop(UNISA, 2023) El Terras, Amanda Gomes; Mendes, Gabriela Santos; Freitas, Luiz Guilherme S.O projeto visa ampliar a comunicação da Arme Shop com implementação de plataforma ecommerce, auxiliando a empresa a tornar seus produtos mais conhecidos entre o gênero feminino. Conforme análises mercadológicas, identifica-se possibilidade de crescimento onde a marca atua. E, através das pesquisas, ve-se necessário colocar em prática um plano de comunicação em canais digitais, além do desenvolvimento do site, visando melhorar a jornada de compra do público-alvo.
- ItemPlano de Comunicação da empresa bananas music branding(UNISA, 2016) Farias, Aline; Rosa, Flávia Barbosa; Lima, Gislaine A. Pereira de; Jodai, Larissa Mayumi; Silva, Rafael Gomes daO presente trabalho realizado pela agência QFIK, visa desenvolver um plano de comunicação para a empresa Bananas Music Branding que atua no segmento de curadoria musical, sendo pioneira no ramo. O objetivo do trabalho foi desenvolver um plano de comunicação assertivo para a empresa com ações que tem como meio básico as mídias digitais, como meio complementar mídia out off home e impresso, e como meio de apoio a estratégia foi utilizar a mídia offline com o intuito de melhorar a maneira da marca transmitir a eficácia e a relevância dos seus serviços para o público alvo. Para tal ação foi elaborado um questionário de pesquisa exploratória através de método de levantamento de dados com perguntas abertas e fechadas, sendo estas quantitativas e qualitativas, aplicadas a profissionais da área de comunicação, afim de identificar a percepção destes sobre curadoria musical e assim discorrer sobre as ações de comunicação a serem adotadas.
- ItemPlano de marketing digital para a empresa Clakers(UNISA, 2022) Ferreira, Bárbara Dias; Silva, Gerlanie Michelly dos Santos; Almeida, Guilherme Costa Barbosa de; Alves, Maria Natalia Simões; Cruz, Tulio Marcelino de SouzaPartindo da problemática de entender quais os fatores que determinam a preferência do público por uma determinada marca de semijoias e como estratégias de comunicação podem impulsionar seu faturamento, reconhecimento no mercado e outros fatores, foi iniciada uma série de análises e pesquisas, que contribuíram para entender como esse mercado atua e quais os métodos de trabalho que as empresas de joias e semijoias utilizam para manter-se ativas. Mesmo com o diagnóstico inicial, era necessário entender as percepções do público, por esse motivo foi desenvolvida uma pesquisa com técnica de amostragem por conveniência, e com uso de questionários foi possível identificar uma população extremamente conectada com o mundo digital, mas que tem pouco conhecimento sobre a marca e que ao mesmo tempo demonstrou uma certa sensibilidade a conhecê-la. Após análises, foi possível desenvolver um plano de comunicação que faz a utilização exclusiva de meios digitais com o intuito de melhorar a maneira da marca se comunicar com seu público, transmitir a qualidade e relevância de seu produto e dessa forma tornar-se a primeira opção desejada quando se consome semijoias. Por meio dessa proposta, dados importantes foram levantados para entender as necessidades de mudança num mercado cada dia mais competitivo.