Comunicação Social | Publicidade & Propaganda

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    Dica soluções: um estudo de caso sobre o mercado de montadoras de stands em grandes feiras de São Paulo
    (UNISA, 2024) Silva, Elissa Floria da; Nascimento, Guilherme Ribeiro; Brito, Tais Santos
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como estratégias inovadoras de comunicação fortalecem a presença da marca Dica Soluções no dinâmico mercado de stands de eventos. A empresa, ainda em processo de consolidação, se destaca pela busca incessante por qualidade e eficiência em cada stand entregue, alinhando-se à sua missão centrada nesses valores. Com base nas teorias de Philip Kotler, sobre marketing e comportamento do consumidor, e nas abordagens de comunicação da Teoria do Agenda-Setting, de McCombs e Shaw, e da Teoria do Funcionalismo de Émile Durkheim, a pesquisa busca identificar tendências, desafios e oportunidades que impulsionem a visibilidade e o impacto da marca. Este estudo visa, além disso, propor recomendações concretas para o desenvolvimento de estratégias de comunicação e a execução de uma campanha publicitária que amplie a visibilidade e a relevância da marca no mercado de stands de eventos.
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    Nácar: como impulsionar uma marca de joias no Brasil por meio do diálogo étnico-racial
    (UNISA, 2024) Basque, Beatriz; Santos, Beatriz Rodrigues Silva dos; Santos, Guilherme Sena; Santana, Maiara de Jesus Santos de
    Este trabalho de conclusão de curso versa sobre um Projeto Experimental, o qual possui como objeto de estudo a Nácar Pratas, responsável pela venda de joias de prata de forma online. O principal objetivo da Nácar é ser reconhecida como uma marca de luxo ao invés de acessórios, além de aumentar a sua penetração. O trabalho utilizou como metodologia se basear em dados de mercado, informações sobre a própria empresa e pesquisas exploratórias realizadas pela agência, a partir desse levantamento, foi identificado duas oportunidades a serem exploradas, a principal seria trazer a representatividade racial, para gerar identificação e aumentar o número de clientes, e a segunda seria utilizar outros meios de venda, como é o caso dos marketplaces, que também possuem alto fluxo de pessoas diariamente. Com o resultados trazidos através desses dados, foi criado o conceito criativo para uma campanha que trouxesse representatividade definido como “Beleza que une”, realizando fotos e peças com diversos modelos e que valorizassem as joias da marca, além disso, foram criadas estratégias para utilizar sua comunicação focada nas redes sociais, principalmente Instagram, e aumentar o investimento em marketplaces e ações de mídia externa, aumentando o seu alcance e consequentemente, a busca por mais clientes.
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    Thamore Confeitaria: estratégia de posicionamento no microempreendimento brasileiro
    (UNISA, 2024) Oliveira, Erick Ramos de; Lopes, Cláudia Novais; Gonzaga, Priscila Xavier do Nascimento; Souza, Thais Bezerra de; Moreno, Thayná Regina; Silva, Vitor Ribas Galvão
    O projeto de assessoramento da Thamore Confeitaria visa levantar estudos sobre o mercado da confeitaria caseira no Brasil e a sua importância na construção identitária do brasileiro e para também atestar dados sobre o atual mercado da confeitaria a partir de técnicas, conhecimentos teóricos e práticos obtidos durante a formação no Curso Superior de Comunicação Social-Publicidade e Propaganda. Por meio da aplicação assertiva dos fundamentos aprendidos ao decorrer do curso, é feita a construção de uma campanha publicitária estratégica baseada nas expectativas e projeções de crescimento em conjunto com a CEO da confeitaria que, aberta desde 2018, carrega como slogan os valores convictos de Carinho e Compromisso. Durante o desenvolvimento, é explorada a perspectiva de uma ampliação do público-alvo a partir da comunicação aplicada ao posicionamento; deste objetivo, define-se os melhores canais e história a ser contada. Por meio destes conceitos, a NewNess desenvolve um projeto de divulgação publicitária que abrace a essência da marca.
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    Promoção de saúde e bem-estar: estratégias de comunicação em franquias de suplementos e vitaminas
    (UNISA, 2024) Santos, Luana Reis dos; Silva, Maria Carla dos Santos; Bittencourt, Wagner Gomes
    A crescente busca por um estilo de vida saudável foi impulsionada pelo impacto da pandemia de Covid-19, aumentando a conscientização sobre o fortalecimento do sistema imunológico. No entanto, informações imprecisas sobre suplementos geram ceticismo entre os consumidores. Este estudo tem como objetivo analisar e melhorar as estratégias de marketing e comunicação da franquia Natural Quality, visando superar as barreiras de desconfiança e fortalecer a fidelidade do cliente. Adotou-se uma abordagem mista, com pesquisa exploratória e descritiva, incluindo revisão bibliográfica, análise de mercado e questionários. Os resultados destacam a importância de transparência, inovação e mensagens personalizadas para criar confiança. A aplicação de depoimentos autênticos e o estudo de estratégias bem-sucedidas no setor foram confirmadas como meios eficazes para engajar o público. Estratégias inovadoras foram propostas para alinhar a comunicação da franquia com as expectativas do consumidor, destacando a necessidade de uma conexão autêntica com o público. O trabalho também oferece diretrizes práticas para superar as limitações da comunicação de massa, promovendo uma abordagem que prioriza a fidelidade por meio da clareza e confiança. Dessa forma, conclui-se que o sucesso da Natural Quality depende da capacidade de alinhar a oferta de produtos às necessidades dos consumidores por meio de práticas responsáveis e transparentes.
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    Reposicionamento da marca:
    (UNISA, 2021) Acosta, Beatriz; Caparroz, Kamila; Cordeiro, Kauane; Navarrette, Letícia
    O trabalho aborda o reposicionamento de marca da empresa Angel’s Hair Design, que atua no mercado da beleza, como um salão de cabeleireiro na região da Zona Sul de São Paulo. O salão não possui grande participação nas redes sociais, o que proporciona amplo potencial de atuação. Com foco em um reposicionamento de marca, com inovação do logotipo e identidade visual, para passar ao público uma imagem que melhor defina o salão, aproveitando essa mudança para consolidar o cliente no mercado por meio do engajamento e produção de conteúdo nas mídias sociais.