Graduação | Bacharelado
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação | Bacharelado por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 886
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afirmação da identidade étnica da mulher negra como processo de emancipação social(UNISA, 2015) Coutinho, Joelma Aparecida REsta pesquisa abordou a trajetória de vida de mulheres negras, vítimas de duas opressões históricas cunhadas de racismo e machismo. A pesquisa teve como foco principal o cabelo crespo, sendo este um dos maiores símbolos da identidade negra, porém, oprimido pelos padrões de beleza machistas e racistas. Foi possível compreender como a militância política de mulheres negras pode contribuir com a quebra de padrões acerca de suas identidades e auxiliar na compreensão do contexto sócio histórico em que estão inseridas. Sendo realizada pesquisa de campo junto a mulheres negras participantes de coletivos das periferias de São Paulo que defendem a autoestima do povo negro, por meio da busca da identidade africana.
- ItemA afirmação da identidade étnica da mulher negra como processo de emancipação social(UNISA, 2015) Coutinho, Joelma Aparecida REsta pesquisa abordou a trajetória de vida de mulheres negras, vítimas de duas opressões históricas cunhadas de racismo e machismo. A pesquisa teve como foco principal o cabelo crespo, sendo este um dos maiores símbolos da identidade negra, porém, oprimido pelos padrões de beleza machistas e racistas. Foi possível compreender como a militância política de mulheres negras pode contribuir com a quebra de padrões acerca de suas identidades e auxiliar na compreensão do contexto sócio histórico em que estão inseridas. Sendo realizada pesquisa de campo junto a mulheres negras participantes de coletivos das periferias de São Paulo que defendem a autoestima do povo negro, por meio da busca da identidade africana.
- ItemA alta dos preços e a inflação elevada(UNISA, 2022) Santos. Alberto dos; Souza. Deni Wilson da SilvaApresentação do Projeto Integrador I – Técnicas em pesquisa em Economia, referente ao 5o Módulo do Curso de graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santo Amaro, com a proposta de desafio de pesquisa aberta sobre temas de economia, elaborado em forma de artigo científico no patrão ABNT. As questões econômicas principais abordadas na conjuntura econômica, envolvendo tanto o cenário externo quanto o cenário interno econômico, foram: o aumento de preços, valorização e desvalorização na taxa de câmbio, taxas de juros e elevação de impostos e tarifas públicas. Apresentando pesquisas relacionadas a alta dos preços dos principais itens que influenciaram na elevada taxa de juros que fechou o ano de 2021.
- ItemA aplicação da luz pulsada no tratamento do rejuvenescimento facial(UNISA, 2022) Santos, Sabrina Almeida dosA pele é responsável pela proteção contra agressões externas e proteção imunológica. A pele é organizada em 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. O envelhecimento cutâneo é discernido por 2 processos distintos, sendo induzido pelos chamados fatores intrínsecos e extrínsecos. Fontes de luz intensa pulsada (LIP) são implantadas para tratar alterações vasculares e obter suavização da pele.
- ItemA Arbitragem como Ferramenta de Resolução de Disputas no Direito Securitário Brasileiro(UNISA, 2023) Santos, Ana Cintia CirqueiraO artigo em questão discute a aplicação da arbitragem no Direito de Seguros no Brasil, abordando suas características, vantagens e desvantagens, bem como a regulamentação jurídica atual e os principais desafios enfrentados. A arbitragem é apresentada como uma alternativa eficaz para a resolução de conflitos nesse campo, devido à complexidade dos contratos de seguros e à necessidade de decisões rápidas e especializadas. O artigo começa contextualizando a evolução histórica do Direito de Seguros no mundo, desde as antigas civilizações até os dias atuais, destacando a regulamentação e o desenvolvimento desse setor ao longo dos séculos. Em seguida, é abordada a evolução do Direito de Seguros no Brasil, desde a fundação da primeira empresa de seguros em 1808 até a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e as recentes mudanças no mercado de seguros no país. Em relação à arbitragem, o artigo explica sua aplicação tanto no Brasil quanto no mundo, destacando a regulamentação nacional e as convenções internacionais que estabelecem as regras e procedimentos para esse método de solução de conflitos. Instituições de arbitragem brasileiras são mencionadas, bem como organizações internacionais que oferecem serviços de arbitragem. A relação entre arbitragem e Direito Securitário é explorada, ressaltando a aplicabilidade desse método na resolução de disputas contratuais e controvérsias envolvendo indenizações de seguros. A especialização dos árbitros nessa área é apontada como uma dificuldade, pois o setor de seguros é complexo e requer um entendimento aprofundado das questões técnicas e regulatórias. A confidencialidade das informações também é apontada como um desafio, considerando a sensibilidade dos dados envolvidos em disputas de seguro.Para mitigar essas dificuldades, o artigo sugere possibilidades, como investir em capacitação e formação especializada para os árbitros, promover a colaboração entre academia e prática, incentivar a especialização dos árbitros em direito securitário, manter a atualização constante dos árbitros e promover o intercâmbio internacional de conhecimento.Em suma, o artigo apresenta uma visão geral sobre a arbitragem no Direito de Seguros no Brasil, discutindo sua aplicação, vantagens, desafios e possibilidades de aprimoramento.
- ItemA assistência ao parto humanizado e a atuação do assistente social(UNISA, 2015) Borba, Ana Maria de Carvalho; Silva, Anderson Nunes da; Cordeiro, Maria Luiza Vieira da Silva; Santos, Marusan FerreiraO movimento da Reforma Sanitária representou uma mudança na área da saúde pela sua importância no processo saúde e doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído com o objetivo de proporcionar atenção integral com a participação comunitária. Entretanto, as dificuldades históricas originadas de um modelo tecnicista, acrescidos de determinantes sociais, têm contribuído para um atraso na efetivação desta política. Esta política visa, entre outras características possibilitar um adequado acolhimento e escuta dos sujeitos, embora, historicamente as relações burocráticas e impessoais, priorizem a valorização da doença e não da pessoa doente.Neste estudo descrevemos os métodos e a sua eficácia, no parto humanizado, com enfoque na atenção do processo saúde e doença, envolvendo conhecimentos que desenvolvam ações de promoção e prevenção durante o parto, objetivando, portanto, nascimentos saudáveis e a redução da morbimortalidade materna e perinatal. Para tanto, este trabalho realizou pesquisa bibliográfica, utilizando artigos referentes ao tema, contextos da Política Nacional de Humanização, sites como o da Biblioteca Virtual em Saúde, Cartilhas do Programa Humaniza SUS, entre outras referências.
- ItemA atuação do assistente social como gestor no terceiro setor(UNISA, 2008) Martins, Alessandra Rosalino; Coimbra, Juliana Rodrigues; Santos, Luciana Oliveira dosEsta monografia trata da Atuação do Assistente Social como gestor no terceiro setor. A gestão deste setor adquire visibilidade na contemporaneidade em função das transformações econômicas e políticas ocorridas no nosso país. Os ajustes estruturais da economia têm contribuído para a ampliação e intensificação da questão social e o quadro de exclusão social. É nesse contexto que se discutiu, a luz do projeto ético-politico do Serviço Social, o papel desse profissional nas organizações de terceiro setor. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar as possibilidades e limites de ação do assistente social como gestor no terceiro setor. A metodologia da pesquisa é qualitativa privilegiando a observação e os relatos em contraposição a números; a coleta de dados se fez mediante entrevista semi-estruturada e análise documental. A pesquisa foi realizada na COOPERAPIC – Cooperativa de promoção a Cidadania – tendo como sujeito de pesquisa a profissional de Serviço Social responsável pela gestão dos projetos desenvolvidos na instituição. Os resultados apontaram que a gestão no terceiro setor conduzida pelo assistente social é bem sucedida e tem resultados positivos.
- ItemA atuação do assistente social junto ao abrigo Lar Batista de Crianças: desafios e possibilidades(UNISA, 2008) Lopes, Ana Lucia; Oliveira, Meire dos Santos; Barros, Sayonara Maria OliveiraO presente estudo teve como objetivo entender a intervenção da Assistente Social no processo de reinserção com as crianças abrigadas, através do olhar da família ou o responsável. Em nossa pesquisa analisamos o trabalho da Assistente Social, suas ações, estratégias e princípios na perspectiva da reconstrução dos vínculos afetivos e familiares. O atendimento a essas famílias, inclui um importante ponto de vista da situação em que vivem e, certamente, se apresenta como mais um instrumento de auxílio na geração de propostas de políticas públicas mais eficazes e abrangentes.Os principais fatores de fragilização das famílias apontados nos resultados foram relacionados à ausência ou ineficiência de políticas públicas nas diversas áreas. E para o Serviço Social os desafios e possibilidade na pratica são as transformações que afetam as instituições e a dinâmica da profissão.
- ItemA atuação do Assistente Social na medida sócioeducativa de Liberdade Assistida(UNISA, 2007) Farias, Elzita; Santos, Rejane Barros; Ricio, SolangeO objetivo deste trabalho é analisar a atuação do Assistente Social que realiza atendimento a adolescentes em medida sócioeducativa de liberdade assistida na região sudoeste da grande São Paulo. Em nossa pesquisa analisamos que o trabalho do Assistente Social nestes serviços se caracteriza por uma prática de operacionalização de direitos, de compreensão dos problemas sociais enfrentados pelos sujeitos no seu cotidiano e suas inter-relações com o sistema de justiça. Além disso, esse espaço profissional permite a reflexão e a análise da realidade social dessa população, da efetividade das leis e de direitos na sociedade, possibilitando o desenvolvimento de ações que ampliem o alcance dos direitos humanos e a eficácia da ordem jurídica em nossa sociedade.
- ItemA atuação do assistente social no enfrentamento a questão do abuso sexual da criança(UNISA, 2016) Silva, Ulany Pereira dos SantosO presente estudo tem como objetivo compreender como o Assistente Social atua no atendimento ao abuso sexual infantil, buscando analisar de que forma é o fluxo de atendimento da equipe de Serviço Social junto com outros profissionais e como é o fluxo de atendimento à violência no hospital de ensino. O estudo aprofundou-se no conceito do que é criança desde os primórdios quando a criança era tratada semelhante a um adulto e não existiam Leis específicas que a protegessem. Aborda as mudanças que ocorreram na sociedade, a visão com relação à criança como sujeito de direitos, como cita Marques, “são sujeitos de direitos em relação a todas as instâncias da sociedade: família, escola, Estado e justiça (...)”, (2006, p.46) e a implantação de várias Leis até chegar a grande conquista que é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); abordando as redes de atenção contínua e integral e para apoio à vítima em situação de violência bem como o acompanhamento das seqüelas emocionais, sociais e físicas. Foi utilizado o referencia teórico autores como: ARIÈS, Philippe; BRAVO; AZEVEDO, Maria Amélia; GUERRA, Viviane N. Azevedo e outras publicações como artigos de revistas, Teses, Mestrados, TCC com referência ao tema abordado. Foi utilizado como campo de pesquisa o Hospital de Ensino localizado no extremo sul de São Paulo e como metodologia a pesquisa qualitativa com o propósito de conhecer a dinâmica de trabalho e a visão do Serviço Social através das entrevistas semi estruturadas com as Assistentes Sociais do setor da Pediatria do Hospital. O estudo trouxe um conhecimento aprofundado sobre o tema: abuso sexual infantil, além de esclarecimentos que evidenciam a necessidade de um maior preparo dos profissionais de Serviço Social na saúde e para as instituições que atendem os casos de violência sexual.
- ItemA atuação do fisioterapeuta dentro do centro obstétrico(UNISA, 2021) Sousa, Fernanda Vieira deA atuação do profissional fisioterapeuta na promoção a saúde da mulher é reconhecida pelo COFFITO como uma especialização desde 2009. O profissional que se especializa na área está habilitado a cuidar do ciclo vital dessas pacientes, ou seja, na infância, vida adulta, parto, pós-parto, no climatério e na terceira idade. É de suma importância que fisioterapeutas que decidam trabalhar com pacientes gestantes conheçam todas as alterações anatômicas que acontecem com a mulher nesse período, especialmente quanto ao funcionamento interno e externo dos órgãos envolvidos durante a gestação, assim garantindo uma melhor eficácia do trabalho do terapeuta envolvido com a gestante. As alterações sistêmicas, físicas e psicológicas acontecem assim que ocorre a concepção e vão durar até o puerpério. São esses, entre outros motivos pelos quais se deve tomar todo o cuidado com a paciente que está em um momento totalmente novo da vida, onde vão ocorrer adaptações e mudanças bruscas no corpo materno
- ItemA comunicação online nas periferias da zona sul de São Paulo: os casos Grajaú e Capão News(UNISA, 2016) Pinheiro, Talita Raquel CândidoEsta monografia tem como objetivo analisar os principais veículos de comunicação da periferia da zona sul de São Paulo, o Grajaú Tem e o Capão News, identificando o formato, linguagem e conteúdo que ambos praticam na comunidade. Para isso, usamos o método qualitativo, com base na técnica da análise de conteúdo, no intuito de investigar como esses meios trabalham. A comunicação popular online, organizada pelo Grajaú Tem e o Capão News, desenvolve um papel importante na comunidade, permitindo que os moradores da periferia sintam-se enxergados no ambiente em que vivem. O uso das redes sociais tem facilitado a construção, o tratamento e a divulgação da notícia, pela agilidade que a ferramenta proporciona, ligando a diversos grupos e meios de informação ao mesmo tempo. O papel da grande imprensa também foi abordado nesta pesquisa, para compreendermos o alcance midiático que imprensa tradicional possui nas comunidades de São Paulo.
- ItemA construção do sentido: análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e Istoé sobre as manisfestações de Março de 2016(UNISA, 2016) Lopes, Claudimerison de Souza CavalcantiEsta monografia consiste na análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e ISTOÉ, sobre as manifestações de março de 2016, período em que várias cidades brasileiras receberam mobilizações populares contra e prol o governo da presidente Dilma Rousseff. O objetivo desse trabalho é analisar o sentido das capas, através da semiótica greimasiana, de linha francesa, que oferece as ferramentas necessárias para traçar o percurso gerativo de sentido, desde a identificação do texto verbal, o visual e o sincrético, a forma em que dialogam entre si, bem como a enunciação e enunciado. Ao se tratar de capa de revistas, é examinado também o plano de conteúdo e o de expressão, topologia e cromatismo, a fim de que o leitor possa fazer uma leitura mais significativa. Para chegar ao objetivo, este trabalho inicia com uma contextualização de duas grandes manifestações: “Diretas Já” e o pedido de impeachment de Fernando Collor, em 1992. Em seguida, é feita uma retrospectiva do surgimento da revista, a revista no Brasil e conceitos semióticos utilizados para a análise. Os autores principais utilizados nesse trabalho são: Greimas, Fiorin (2014); e Fontanille (2016), entre outros. As capas estão inseridas no corpo da monografia, bem como as especificações de quais edições foram escolhidas para análise.
- ItemA contribuição da nutrição funcional para o diagnóstico da doença celíaca no adulto(UNISA, 2021) Pereira, Norma Suely SilvaTendo em vista que a nutrição funcional através da sua abordagem diferenciada oferece muitos conhecimentos próprios aliados aos já existentes da nutrição tradicional para diagnosticar e tratar o indivíduo de forma integrativa respeitando sua individualidade bioquímica, pesquisa-se sobre a contribuição da nutrição funcional para o diagnóstico da doença celíaca no adulto, a fim de identificar qual ferramenta ela dispõe de diferencial entre ela e a nutrição tradicional que contribui para acelerar o diagnóstico celíaco. Para tanto, é necessário descrever o uso do questionário de rastreamento metabólico dentro da nutrição funcional, descrever o objetivo dele para o diagnóstico da doença celíaca e registrar as vantagens e desvantagens do uso questionário de rastreamento metabólico na prática do nutricionista para identificação de possíveis casos de doença celíaca. Realiza-se, então, uma pesquisa básica estratégica com objetivos descritivos, abordagem qualitativa e método hipotético dedutivo realizado com procedimentos bibliográficos. Diante disso, verifica-se que o questionário de rastreamento metabólico praticado pela nutrição funcional pode contribuir de forma positiva para acelerar o diagnóstico celíaco, o que impõe a constatação de que mais profissionais nutricionistas e outros da área da saúde conheçam melhor essa ferramenta da nutrição clínica funcional que está para somar com as já conhecidas práticas tradicionais.
- ItemA costelação familiar no Brasil(UNISA, 2023) Morais, Rodrigo SouzaO presente artigo científico tem como objetivo explorar a temática da constelação familiar, metodologia de resolução de conflitos extrajudicial, criada pelo alemão Bert Hellinger, que vem ganhando notoriedade no mundo jurídico e psiquiátrico, baseando-se em uma metodologia que enxerga grupos familiares como sistemas onde, na falta de um de seus integrantes, tanto física quanto metafórica, altera e perturba o equilíbrio da família, causando assim problemáticas aos envolvidos. Desta forma o constelador, guia no processo da constelação familiar, com auxílio de voluntários, por meio de uma encenação dos familiares envolvidos na questão, visa ajudar o constelado, pessoa cuja tribulação está sendo tratada, a ver a mesma por fora, e assim buscar resolvê-la. A ferramenta em questão tem sido aclamada por muitos no quando aplicada no âmbito jurídico para solucionar lides relacionadas à área da família, onde dizem que esta vem reduzindo as ações desta origem pelo meio da comunicação, entretanto exitem aqueles que criticam uma suposta falta de rigor e metodologia em sua aplicação, de forma a não ser viável no momento. O trabalho em questão vem trazer os argumentos destas duas visões, buscando assim compreendê-las.
- ItemA credibilidade e a participação do ouvinte no jornalismo radiofônico(UNISA, 2009) Chagas, Bruno da Fonseca; Fischer, Fernando Bovo; Abraços, LarissaEste trabalho de conclusão do curso de Jornalismo tem como principal escopo a participação do ouvinte no processo jornalístico das emissoras de rádio, seja colaborando como fonte ou participando ao vivo durante a programação, e a análise de suas implicações na credibilidade da notícia. Para tanto, além da observação e da base teórica, fundamentada em obras da área da comunicação de autores como Luiz Artur Ferraretto, Lia Calabre, Robert McLeish, Eduardo Meditsch, Mozahir Salomão, Paul Chantler e Sim Harris, entre outros, realizou-se entrevistas com profissionais de vasta experiência no jornalismo radiofônico, acadêmicos especialistas no assunto e também ouvintes das rádios escolhidas como amostragem. Com o material obtido durante as pesquisas, produziu-se também um radiodocumentário a respeito do tema. Espera-se que este trabalho sirva como instrumento para incitar o senso crítico do ouvinte das rádios jornalísticas e de futuros pesquisadores, despertando-os para questionamentos essenciais à triagem da notícia, devido ao grande número de informações que chegam aos ouvintes diariamente, em um tempo bastante permeado pela tecnologia.
- ItemA descriminalização do aborto: uma aproximação das concepções do assistente social frente à prática do aborto entre adolescentes no distrito do Grajaú(UNISA, 2016) Silva, Agda Gomes da; Paula, Suelen Teixeira de; Reis, Tayna AlvesA realização deste Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: “A descriminalização do aborto: uma aproximação das concepções do Assistente Social frente à prática do aborto entre adolescentes no Distrito do Grajaú”, se dá para a aproximação das concepções do Assistente Social no setor da maternidade de um hospital de ensino, frente à demanda do aborto em adolescentes, com foco em compreender se a visão do profissional frente a esta demanda é ampla de maneira que ele use seus recursos técnico operativo, ético político e teórico metodológico na garantia do atendimento e do sigilo, sendo orientados pelo projeto ético político não permitindo que haja a interferência de seus valores pessoais. Para tal, pretende-se ainda, a partir da pesquisa de campo, realizando entrevistas com dois Assistentes Sociais. Ressalta-se que essa pesquisa tem caráter qualitativo, e que, para a realização das entrevistas, será utilizado o roteiro semiestruturado e a técnica da gravação de áudio. Com o objetivo de ampliar e contextualizar essa temática faz-se importante os estudos junto ao referencial teórico pesquisado, por meio de um vasto levantamento bibliográfico. Para tal, serão contextualizados: os conceitos de Aborto, de feminismo, fazendo um resgate histórico, também da Saúde Pública e das categorias Criança e Adolescente. Com isso, contextualizar o Serviço Social e o trabalho profissional com a temática discutida e no espaço do Hospital Geral do Grajaú.
- ItemA efetividade das oficinas desenvolvidas no Centro de Cidadania da Mulher na perspectiva de proporcionar a cidadania feminina(UNISA, 2009) Fernandes, Mariana Agostinho da Luz; Cruz, Suelen Lopes daA pesquisa irá apresentar como as mulheres ao longo da história conquistaram uma maior legitimidade, seja no mercado de trabalho, na luta pelos seus direitos ou na busca de sua cidadania. Resgata a incansável batalha pela igualdade de gênero como um tema que gera muitas divergências. Utilizamos como principais referenciais teóricos Saffioti,Teles,Faleiros e Covre. A Cidadania significa o direito à vida no sentido pleno, direito esse que precisa ser construído coletivamente tanto na luta pelas necessidades básicas (alimentação, moradia, saúde e educação) quanto num plano mais abrangente que envolve a discussão sobre o papel da mulher enquanto cidadã na sociedade. Este estudo teve como objetivo analisar como as políticas públicas proporcionam a cidadania e a legitimidade para as mulheres que participam dos projetos desenvolvidos no Centro de Cidadania da Mulher na Unidade Capela do Socorro
- ItemA emancipação da abrigada e ex-abrigadas da Casa Abrigo Maria da Penha(UNISA, 2009) Virgens, Claudilene Rodrigues Das; Sousa, Sandra Marina Alves deEste trabalho científico tem como objetivo conhecer o cotidiano das abrigadas e sua emancipação para a sociedade pós-abrigamento. O patriarcalismo ainda está bem vivo na sociedade contemporânea. Infelizmente, ainda existem homens que acham que têm direito sobre o corpo da mulher. Assim, o movimento feminista, desde a década de 60, em plena ditadura militar, luta contra todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres. Com tantas manifestações e reivindicações, surgem o centro de defesa da mulher, defensorias, abrigos, DDMs e a Lei Maria da Penha, de nº 11.340 de 2006. A partir dessa lei, fica alterado o Código Penal Brasileiro, considerando-se crime quando a mulher passa por qualquer tipo de violência, tais como: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. O agressor deixa de pagar uma cesta básica, passando a ser punido de um a três anos de detenção. O primeiro contato que a mulher tem quando está com sua integridade física em risco é com as DDMs ,o Centro de Referência da Mulher CRAS ou CREAS, onde é feita uma triagem para averiguar se o caso é de risco, hipótese em que a mulher é encaminhada para abrigo de proteção, longe de sua residência, para sair do risco. Nosso campo de pesquisa foi o Abrigo Maria da Penha, um dos projetos da Sociedade Santos Mártires do distrito Jardim Ângela.
- ItemA era da informação no serviço público: a importância do BPM no gerenciamento por processos na transformação digital no serviço público(UNISA, 2018) Silva, Robert Henrique Gomes SantosA transformação digital no serviço público, promove melhor eficiência na forma de como os processos são facilitados, que com isso, minimiza os trâmites burocráticos das organizações além de reduzir os custos operacionais. Transformar digitalmente não é somente revolucionar com grandes padrões tecnológicos, mas principalmente inovar a forma de como os processos são executados. Nesse contexto, este trabalho apresenta o estudo de caso da importância do gerenciamento por processos pelo Business Process Management no procedimento de transição digital no serviço público. O presente trabalho consiste em um estudo de caso a respeito da implantação de novas tecnologias de informação no serviço público, na modernização e gerenciamento dos processos de forma eficiente. O objetivo do estudo incide sobre a análise e validação dos requisitos de um novo sistema para implementação de novas tecnologias no serviço público. Desta forma, parte-se de uma fundamentação teórica a respeito dos conceitos para chegar ao ponto em que o serviço público possa utilizar formalmente este novo padrão tecnológico. Para isso, toda organização ao migrar seu modelo administrativo, através de novas tecnologias, precisa avaliar os processos organizacionais. O estudo de caso utilizou como campo de pesquisa o serviço público de uma autarquia Federal no Estado de São Paulo. A pesquisa teve como base exploratória o qualitativo e quantitativo dos procedimentos administrativos dos servidores. Sendo assim, foi possível fazer o mapeamento de processos e diagnosticar durante a transição de integração, a causa raiz e os gargalos nos processos. Possibilitando, com isso, solucionar os problemas através das metodologias aplicadas nesse estudo.