Graduação | Bacharelado
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação | Bacharelado por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 489
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção do sentido: análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e Isto É sobre as manifestações populares em relação ao impeachment em março de 2016(UNISA, 2016) Lopes, Claudimerison de Souza CavalcantiAnálise das capas da Veja, Carta Capital e ISTOÉ sobre as manifestações populares contra e em prol governo Dilma.
- ItemA igreja e a responsabilidade social(UNISA, 2022) Lima, Magda Maria Marques deA igreja foi instituída por Deus e como seu agente na terra, precisa ser comprometida com a responsabilidade social. Tanto no Antigo como no Novo Testamento encontramos vários textos onde Deus tem demostrado amor para com o seu povo, dando paz, perdão, recebendo as pessoas e cuidando daquelas que estão em situação de vulnerabilidade. Nós, cristãos, temos responsabilidade para com tudo que está a nossa volta, ou seja, com as pessoas e também com o meio ambiente. O descarte indevido do lixo em local inapropriado é um ato irresponsável e é preciso ter esse cuidado com o planeta e o local onde nós vivemos, isto é responsabilidade social.
- ItemA importância dos recursos hídricos na saúde planetária(UNISA, 2022) Silva, Isabela de PaulaO trabalho apresenta uma visão ampla da importância dos recursos hídricos, tendo como base os conceitos da ecologia, passando pela conceituação dos recursos naturais que tem usos materiais e imateriais, sendo classificados também em renováveis e não renováveis.
- ItemA importância sobre o conhecimento e divulgação da existência de células-tronco provenientes dos dentes decíduos(UNISA, 2017) Alves L. F.; Oliveira D. A. S,O método da engenharia tecidual, por meio da utilização de células-tronco tem sido proposto afim de substituir um dente perdido por um órgão biológico capaz de representá-lo em todos os aspectos. As células-tronco têm a capacidade de se auto-renovar e de produzir pelo menos um tipo celular altamente especializado. As principais fontes de células-tronco na odontologia são: polpa dental, ligamento periodontal, dentes decíduos, folículo dental e papila apical.
- ItemA influência da alimentação para o desenvolvimento orofacial durante a primeira infância(UNISA, 2017) Toste, G. S.; Vasconcelos, M. A. L.Atualmente é frequente observar que durante o atendimento infantil existe uma defasagem no desenvolvimento muscular e dentário, além de aumento progressivo das disfunções oclusais. Esses transtornos estão muitas vezes relacionados a uma alimentação inadequada. De acordo com os autores a amamentação natural é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento craniofacial estimulando favoravelmente as funções de respiração, deglutição, mastigação e fonação. Quando o processo de sucção ocorre de maneira adequada observa-se baixa incidência de hábitos deletérios e reduzida incidência de alterações vinculadas às funções estomatognáticas. Além disso, uma alimentação saudável e adequada nos primeiros anos é de fundamental importância.
- ItemA influência da música cristã conteporânea e do movimento "worship" na mudança liturgica dos cultos evangélicos atuais(UNISA, 2022) Rodrigues, Arthur Henrique de PontesO culto cristão evangélico passou por diversas transformações litúrgicas ao longo do tempo, principalmente com o crescimento da doutrina neopentecostal, pautada em uma relação puramente emocional da fé em Deus. A liturgia cristã tradicional e histórica trouxe elementos bem definidos na composição estrutural do culto cristão, enquanto a liturgia contemporânea passa a aderir elementos que possam criar um ambiente mais emocional e experimental de culto. Ocorre que neste cenário contemporâneo, a música cristã tem exercido um papel vital na alteração litúrgica, uma vez que os períodos musicais têm ocupado grande parte do tempo nas celebrações da igreja, incorporando ou suplantando elementos historicamente utilizados. Um dos grandes influenciadores dessa nova visão litúrgica é o Movimento “Worship”, nascido nos Estados Unidos no início dos anos 70 como forma de contraponto ao modelo de culto tradicional, fundamentando-se basicamente em um estilo musical carregado de elementos voltados a proporcionar um ambiente emocional intenso e envolvente. Contudo, a adesão das igrejas evangélicas ao Movimento “Worship” tem gerado inúmeras discussões acerca do real sentido do movimento, haja vista que, em certos cenários, observa-se uma exaltação exagerada da parte musical, como sendo um momento único de intimidade com Deus, de modo a sobrepor, inclusive, a pregação da Palavra de Deus. Dessa forma, este trabalho tem o escopo de analisar os fenômenos litúrgicos e a verdadeira função da música no contexto do culto cristão, assim como identificar a existência de eventuais desiquilíbrios na definição de uma liturgia pautada nos ensinos na palavra de Deus.
- ItemAbordagens cinesioterapêuticas em pacientes queimados: fase ambulatorial(UNISA, 2020) Freitas, Carolina Ouro Alves deQueimadura é um importante problema de saúde pública, ocasionando cerca de um milhão de acidentes por ano no Brasil. As queimaduras são classificadas por sua profundidade em graus; 1.º grau (epiderme), 2.º grau (epiderme e derme), e 3.º grau (epiderme, derme, hipoderme e tecidos subcutâneos), ou pela superfície corporal afetada que corresponde por meio de porcentagem da área lesionada. O profissional de fisioterapia por meio de sua avaliação criteriosa e constante, pode atuar diante desse paciente deste a internação até a fase ambulatorial, visando evitar possíveis complicações sistêmicas e sequelas.
- ItemAbuso sexual infantil intrafamiliar: do segredo e silêncio ao enfrentamento perante o judiciário(UNISA, 2021) Moraes, Raissa Ketlin Cardoso deCom o presente trabalho pretende-se debater a violência sexual infantil intrafamiliar e suas principais dificuldades perante ao judiciário. Ainda, analisar a legislação vigente acerca do tema e enfatizar a importância dessa discussão. O abuso sexual infantil intrafamiliar caracteriza-se como uma adversidade social no qual já foi vivido por inúmeras crianças e adolescentes a longa data, devido a sempre estar presente nos âmbitos ou nas relações familiares. Em razão do número de casos e da preocupação em que as vítimas após o ocorrido se encontram, as crianças e adolescentes foram caracterizados como sujeitos de direitos e dignos de proteção integral e absoluta, auxiliando para uma maior visibilidade do abuso sexual os quais são de suma importância conhecer para que haja o entendimento das diversas consequências do abuso sexual para o desenvolvimento da criança. Concerne, no entanto, aos profissionais implicados e qualificados, analisar e obter maneiras de reduzir os efeitos negativos provenientes do trauma decorrente da má experiência, bem como do processo judicial, sendo então, necessário uma capacitação desses profissionais, para que possa proporcionar um melhor tratamento, de forma a amparar a criança vítima de abuso bem como sua família.
- ItemAcesso cirúrgico Weber Werguson em cirurgias bucomaxilofaciais(UNISA, 2019) Souza, T. A.; Freitas, L. R.Acesso Weber Ferguson é um tipo de incisão cirúrgica que é utilizado para facilitar a visualização completa de grandes lesões malignas e benignas do terço médio da face. Este acesso cirúrgico inicia-se com uma incisão de forma linear subciliar estendendo-se na região nasal lateral, contornando-se a região da asa do nariz, em direção da columela nasal para, logo após, realizar uma incisão linear no filtro labial e na linha média do lábio superior. Completa-se o acesso por intra oral em região de linha média da mucosa labial e incisão linear no fundo de sulco vestibular maxilar
- ItemAleitamento materno como prevenção da obesidade infantil(UNISA, 2020) Rodrigues, Danielli CorreiaA obesidade é decorrente do acúmulo de gordura no organismo, que está associado a riscos para a saúde devido a sua relação com várias complicações metabólicas. Trata-se de um grave problema de saúde pública e seu aumento tem sido associado ao crescimento do consumo de ultraprocessados. Vários fatores são importantes na gênese da obesidade, como os genéticos, os fisiológicos e os metabólicos. As principais consequências para a criança obesa são: a elevação dos triglicérides e do colesterol, alterações ortopédicas, pressóricas, dermatológicas e respiratórias, sendo que, na maioria das vezes, essas alterações se tornam mais evidentes na vida adulta. A prevenção deve começar bem cedo, de preferência na fase intrauterina, a estratégia deve ser elaborada juntamente com uma equipe multidisciplinar. O desmame precoce e a introdução inadequada de alimentos podem comprometer o crescimento e a qualidade de vida dos bebês, podendo levar à obesidade. Há evidências de que crianças amamentadas autorregulam seu consumo de energia a um nível inferior ao consumido por crianças alimentadas com fórmula, através de mecanismos de saciedade que são estimulados pela amamentação. A atuação do profissional nutricionista faz-se necessária para intervenções profiláticas desde a fase intrauterina até a vida adulta.
- ItemAlimentação Balanceada Baixo Custo.(UNISA, 2022) Pauli, Erica Bianca; Matias, JeffersonTrabalho cientifico desenvolvido na Unidade Básica de Saúde - UBS Veleiros, situada na Av. Clara Mantelli, 185, Bairro Veleiros - SP, com objetivo de orientar pacientes em vulnerabilidade socieconômica como nutrir-se de forma balanceada, de baixo custo e acessível, para evitar danos ocasionais, diminuir patologias crônicas, com morbidades e dislipidemias.
- ItemAlopecia x: uma revisão de literatura(UNISA, 2018) Adamo, Isadora D'AlessandroA alopecia X ou “Aprisionamento do folículo piloso” é uma condição clínica comumente observada em raças nórdicas, especialmente na raça Spitz Alemão. Ocorre tanto em machos quanto em fêmeas, sendo descrita em cães com idade entre um e doze anos, independentemente de seu status sexual, embora acometa mais frequentemente os machos com um a cinco anos de idade. A causa e patogênese da alopecia X ainda permanecem desconhecidas atualmente, mas há indícios de fatores genéticos atrelados a essa doença. As manifestações clínicas da Alopecia X compreendem alterações dermatológicas que mimetizam outras alopecias endócrinas como o hiperadrenocorticismo e o hipotireoidismo. Observa-se o desenvolvimento de um pelame seco e sem brilho, perda do pelame primário, dando aspecto de pelame infantil, e na sequência perda do pelame secundário surgindo amplas áreas alopécicas. O diagnóstico da Alopecia X é primordialmente clínico e realizado a partir da exclusão de doenças endócrinas e outras causas de alopecia não inflamatória, com base em testes hormonais e exame histopatológico de fragmento cutâneo. Não há um tratamento específico para a Alopecia X, mas sim respostas variáveis a diferentes tipos de fármacos e procedimentos. As opções terapêuticas mais utilizadas para se obter o recrescimento piloso incluem a castração, o uso de melatonina, trilostano, deslorelina ou a realização do microagulhamento. Todas possuem vantagens e desvantagens, com taxas de sucesso terapêutico que variam de 30 a 85%. Além disso, pode ocorrer recidiva após meses ou anos do recrescimento piloso.
- ItemA alta dos preços e a inflação elevada(UNISA, 2022) Santos. Alberto dos; Souza. Deni Wilson da SilvaApresentação do Projeto Integrador I – Técnicas em pesquisa em Economia, referente ao 5o Módulo do Curso de graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santo Amaro, com a proposta de desafio de pesquisa aberta sobre temas de economia, elaborado em forma de artigo científico no patrão ABNT. As questões econômicas principais abordadas na conjuntura econômica, envolvendo tanto o cenário externo quanto o cenário interno econômico, foram: o aumento de preços, valorização e desvalorização na taxa de câmbio, taxas de juros e elevação de impostos e tarifas públicas. Apresentando pesquisas relacionadas a alta dos preços dos principais itens que influenciaram na elevada taxa de juros que fechou o ano de 2021.
- ItemAlveolite dentária(UNISA, 2019) Camperlingo, M. P.; Souza, P. F.A alveolite ou osteíte alveolar é caracterizada por dor pulsátil e que não alivia com administração farmacológica de analgésicos, manifestando-se entre o segundo e o terceiro dia, com possibilidades de se estender até o quinto ou após a remoção das suturas. Pode estar associada a desintegração parcial ou total do coágulo alveolar ou à infecção alveolar, sendo classificada como seca ou purulenta - úmida respectivamente.
- ItemAmamentação e desmame precoce(UNISA, 2020) Araújo, Tais Silva Lino deA Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja alimentação exclusiva do nascimento aos seis meses de idade, no mínimo, uma vez que os benefícios são imensuráveis e promove na criança todos os benefícios nutricionais para que seu desenvolvimento aconteça de forma perfeita, seu sistema imunológico e emocional seja beneficiado garantindo que a saúde da mãe e do bebê seja favorecido. A preocupação com os efeitos deletérios do desmame precoce representa uma unidade nas agendas de saúde coletiva do Brasil de hoje. Os modelos explicativos para a relação amamentação–desmame multiplicam-se e sinalizam para o embate entre saúde e doença, evidenciando os condicionantes sociais, econômicos, políticos e culturais que transformaram a amamentação em um ato regulável pela sociedade. O presente estudo foi realizado através de revisão bibliográfica com o objetivo de conhecer os principais motivos que levam ao desmame precoce e a privação do aleitamento materno das crianças em seus primeiros meses de vida. Foram encontrados diversos aspectos relevantes no que se refere ao desmame precoce, como: condições socioeconômicas, escolaridade, volta ao trabalho, introdução precoce de outros alimentos entre outros. Faz-se necessário um maior acompanhamento multiprofissional da dupla mãe-bebê nessa fase tão importante, incluindo promoção do aleitamento materno e ações que auxiliem a dupla neste momento tão importante.
- ItemAnálise comparativa das características morfológicas, anatômicas e biológicas entre lulas (Cephalopoda, decapodiformes) e polvos (Cephalopoda, octopodiformes)(UNISA, 2019) Chagas, Greiziele da Luz AlvesO filo Mollusca é composto por animais de corpo mole, como lesmas, caramujos, mexilhões, lulas e polvos, em sua maioria marinhos.
- ItemAnálise comportamental de cavalos-marinhos (Hippocampus reidi) sob influência de enriquecimento ambiental(UNISA, 2022) Barbiero, Gabriel da SilvaCavalos-marinhos são peixes ósseos do gênero Hippocampus, majoritariamente marinhos que podem ser encontrados em ambientes de mangues e recifes de corais.
- ItemAnálise da cerâmica monolítica: ressurgimento como opção clínica na confecção de restaurações estéticas.(UNISA, 2019) Anjos, A. E. P.; Pereira, P. S.Os matérias cerâmicos se desenvolveram muito rapida-mente nos últimos 20 anos por conta dos seus meios de aplicações, produções e comercio (HLAVAC,1983). O conhecimento da composição, microestruturas, pro-priedades e nomenclatura dessas cerâmicas são funda-mentais para a escolha do material correto nas aplicações, tanto para o clinico quanto para o técnico laboratorial. Em situações clinicas pode existir ausência de espaço para adaptação de uma prótese fixa por este motivo foi desen-volvida uma peça inteiramente com um com um único tipo de cerâmica que reduz seu tempo de fabricação e seu risco de lascamento. (MAZARO, José Vitor; SVERSUT, Rodri-go; ZAVANELLI, Adriana. Pro-odonto Prótese e Dentística | Ciclo 7| Volume 4, 2016, p.13).
- ItemAnálise da qualidade de vida e distúrbios osteomusculares em cuidadores informais de crianças e adolescentes com anomalia congênita neurológica e portadores de necessidades especiais(UNISA, 2022) Valle, Jaqueline Brandão doAs AC podem ser definidas como todas as alterações funcionais ou estruturais do desenvolvimento fetal, tendo origem antes do nascimento e estando entre as maiores causas de morbidade na população do Brasil. As AC alteram de forma significativa a dinâmica familiar e em cada momento da trajetória da doença, há a necessidade de uma rede de apoio diferenciado para um melhor enfrentamento. Reconhecer a família como sujeito ativo no cuidado à criança em condição crônica é fundamental, pois ao estabelecer parceria com a família, abrem-se espaços de escuta e acolhida para produção compartilhada do cuidado e a possibilidade de construção de redes e apoio social necessários para o enfrentamento da condição crônica na infância. Esta pesquisa busca conhecer o perfil desses cuidadores, analisando a percepção geral da qualidade de vida e as alterações osteomusculares dos cuidadores informais de crianças com ACN e portadores de necessidades especiais. Objetivos: Verificar a qualidade de vida e os distúrbios osteomusculares de cuidadores de crianças e adolescentes com anomalia congênita e portadores de necessidades especiais. Método: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, buscando analisar a visão de autores sobre a qualidade de vida e os distúrbios osteomusculares de cuidadores informais de crianças e adolescentes com anomalia congênita neurológica e portadores de necessidades especiais. Os levantamentos foram realizados nas bases de dados do Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino Americanae do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca virtual em saúde (BVS), National Library of medicine (PUBMED). Os artigos foram publicados entre 2015 e 2022. Utilizando os descritores: Caregivers, Family Caregivers, Quality of life, Emotional Stress, Musculoskeletal Pain, na língua inglesa e portuguesa. Resultado e discussão: Após seleção e coleta de dados, foram incluídos 13 artigos para revisão de literatura. Com relação ao tipo de estudo, variou-se entre: estudo transversal: analítico, descritivo e observacional, revisão de literatura e estudo exploratório descritivo. Conclusão: Concluiu-se neste trabalho que existe uma sobrecarga na vida do cuidador impactando na sua saúde física, mental, emocional e social.
- ItemAnálise dos benefícios do método pilates em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (dpoc)(UNISA, 2021) Oliveira, Célia Regina Souza deA Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma das mais prevalentes na atualidade, sendo uma patologia de caraterística sistêmica, progredindo para disfunção dos músculos esqueléticos, resultando na redução da tolerância ao exercício. A DPOC é caraterizada por sintomas respiratórios persistentes e limitação do fluxo de ar, devido às vias aéreas ou anormalidades alveolares crônicas, progressiva associada à resposta inflamatória crônica podendo ser aumentada nas vias aéreas e no pulmão por partículas ou gases nocivos. Programas de reabilitação pulmonar visam à melhora de pacientes com DPOC, sendo que os alvos primários são o controle da dispneia e aumento da tolerância ao exercício.