Psicopedagogia
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Navegando Psicopedagogia por Assunto "Contos de Fadas"
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- ItemA importância dos contos de fadas na mediação psicopedagogica(UNISA, 2017) Machado, Bruna CarolineEste trabalho expõe duas linhas teóricas que abordam a análise dos contos de fadas, uma psicanalítica, de Bettelheim e Corso, discorrendo sobre o quanto os contos permeiam o inconsciente de cada indivíduo, e outra antroposófica, defendida por Steiner, que explana o campo dos sonhos e o quanto estas estórias afetam o fundo de nossas almas, ambos justificando a importância deste estudo. Neste começo explana-se também uma pequena evolução dos contos ao longo dos anos. Na sequência apresentamos algumas técnicas para trabalhar a intervenção psicopedagógica utilizando contos de fadas, a princípio através das oficinas psicopedagógicas que utilizam o lúdico, materiais artísticos e recursos verbais e não-verbais; após, apresentamos a técnica do psicodrama, em que o indivíduo, preferencialmente em grupo, encena papéis, coordenados pelo terapeuta, para compreender os papéis reais e resolver bloqueios emocionais. Apresentamos também a técnica de grupos operativos, que trabalha as relações vinculares e a importância destas para as relações com o conhecimento. As técnicas são variadas, entretanto é importante escolher a que melhor se enquadra com o paciente e na queixa.
- ItemContos de Fadas: um possível ferramenta de intervenção psicopedagógica(UNISA, 2008) Meira, Melissa FelippinNeste trabalho foi utilizado a pesquisa bibliográfica como metodologia de estudo, e teve como objetivo possibilitar uma nova interpretação e utilização dos Contos de Fadas no ambiente psicopedagógico, pois ao contar os contos às crianças, o profissional através de um trabalho de observação, escuta e intervenção, pode ajudar seus pacientes a falarem sobre suas alegrias e inquietações, valorizando os aspectos afetivos-cognitivos, mostrando o seu valor psicopedagógico e criando novas ferramentas para se trabalhar como os problemas apresentados na aprendizagem dos pacientes. Concluímos que esta é uma grande possibilidade de intervenção psicopedagógica, pois possibilita a criança entrar em um mundo de faz-de-conta, permitindo-a utilizar as representações simbólicas, manifestando o que a incomoda.
- ItemO conto de fadas, uma visão psicopedagógica, com ênfase na atividade conhecida como "A Fábrica de Contos"(UNISA, 2008) Alberto, Norma Carrera MaiaO presente artigo pretende analisar a partir da importância da utilização do Conto de Fadas no exercício da Psicopedagogia, a aplicação específica da atividade conhecida como “Fábrica de Contos” desenvolvida por Jean-Marie Gillig que visa basicamente incrementar e/ou mesmo desenvolver a criatividade, a produção narrativa e escrita em crianças e adolescentes. Isto acontece, pois na “fabricação do conto” são utilizadas sugestões fornecidas pelos próprios pacientes, que buscam em seu imaginário elementos que podem fazer parte da atividade sugerida. Para a execução desta é necessário que se escolha, um herói, um objetivo, um lugar, um vilão, um amigo do herói, um objeto mágico e um ponto de partida. A base para a elaboração deste artigo é experiência vivida com dois pacientes em estágio supervisionado para o curso de Psicopedagogia clínica e institucional. A aplicação desta técnica em clínica psicopedagógica, propicia que sentimentos como, emoção, frustração, desejo, raiva, medo, tristeza, alegria dentre outros venham à tona na mente consciente ou mesmo inconsciente dos pacientes, fazendo ainda com efetivamente sua imaginação possa ser reproduzida de forma verbal ou escrita, estimulando no paciente o desenvolvimento destas competências. Ela ainda pode explicitar possíveis demandas já previamente diagnosticadas bem como sugerir outras.