Psicopedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicopedagogia por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 33
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância do lúdico na construção da linguagem escrita(UNISA, 2008) Pinheiro, Alessandra Moraes PeresEste trabalho tem por objetivo demonstrar a importância das atividades lúdicas na construção da linguagem escrita tendo em vista que jogos e brincadeiras são, conforme alguns estudiosos, de fundamental importância no desenvolvimento do individuo como um todo. Respaldada por referenciais teóricos oriundos de vertente do materialismo histórico dialético, a proposta deste trabalho permite constatar que se os jogos e brincadeiras infantis forem utilizados como recursos pedagógicos, certamente contribuirão, tanto no desenvolvimento psicomotor, como no processo de aquisição de competências desejadas no âmbito escolar. No decorrer do trabalho procuramos mostrar quanto os jogos lúdicos auxiliam o sujeito aprendente durante a construção de novas estruturas mentais, pois esses recursos permitem que os alunos experimentem vivências nas áreas cognitivas, afetivas e psicomotoras. Sendo assim, a pesquisa nos aponta que os jogos lúdicos são recursos importantes na prática do educador, já que auxiliam na mediação do processo de construção da aprendizagem de uma forma vibrante e dinâmica contemplando os interesses e necessidades dos alunos, permitindo desta forma, que ocorram grandes avanços no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemUtilização de intervenções psicopedagógicas com crianças portadoras de TDA/H(UNISA, 2008) Luz, Elaine Cristina AlvesFalaremos sobre a Hiperatividade e a clínica psicopedagógica. A escolha deste tema deu-se por questões pessoais e nossa experiência enquanto Psicóloga clínica e pós-graduanda em Psicopedagogia, atuando junto a crianças que traziam o diagnóstico de Hiperatividade e, muitas vezes, também, Déficit de Atenção. Tivemos por objetivos definir o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e refletir sobre uma possível atuação psicopedagógica nestes casos. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica pertinente ao assunto escolhido. Concluímos que uma intervenção psicopedagógica através de jogos pode mostrar-se eficiente nestes casos de Hiperatividade e Déficit de Atenção.
- ItemJogos: importantes ferramentas no processo de aprendizagem(UNISA, 2008) Ribeiro, Amanda Cristina de PotenzaEste trabalho tem como base mostrar a importância das atividades lúdicas no processo do tratamento psicopedagógico e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O mesmo aborda também diferentes tipos de jogos e suas diversas habilidades. Os jogos possibilitam momentos prazerosos que permitem uma aprendizagem significativa. Além disso, estes são de extrema importância para o ser humano pois desenvolvem inúmeras capacidades sociais, afetivas, cognitivas, culturais e históricas. O lúdico é essencial no trabalho psicopedagógico, tanto no aspecto clínico quanto no institucional, pois no diagnóstico ele permite uma boa compreensão do funcionamento dos processos cognitivos e afetivo-sociais e na intervenção é um grande aliado nas manifestações das modalidades. É através do jogo que o sujeito encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem e melhorar sua relação com o mundo. Além de transmitir certo encantamento e alegria, os jogos delimitam regras, limitesque são primordiais no ato de aprender e na vida de maneira geral.
- ItemA família e o seu papel no processo de aprendizagem do aluno de 6 a 10 anos(UNISA, 2008) Santos, Maria Angélica Nardi dosEste trabalho tem como objetivo enfocar aspectos sobre a família e o seu papel no processo de aprendizagem do aluno de 6 a 10 anos, possibilitando pontos de reflexão sobre a sua importância para a criança, principalmente nesta fase, denominada de Ensino Fundamental I. Neste material estaremos implementando algumas ações que possam orientar pais e professores no que tange a essa problemática, possibilitando um melhor relacionamento entre ambos. Todo conteúdo aqui apresentado foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica, a qual pretende apontar o quanto a família exerce um papel importantíssimo no processo de aprendizagem da criança , porque juntamente com a escola, ela poderá atuar na formação do indivíduo e do futuro cidadão. Neste sentido, concluímos que a participação da família na vida escolar da criança, é de suma importância e que, a boa relação entre ela e a escola, resultará em uma parceria infalível para a aprendizagem feliz e saudável do aprendente.
- ItemO conto de fadas, uma visão psicopedagógica, com ênfase na atividade conhecida como "A Fábrica de Contos"(UNISA, 2008) Alberto, Norma Carrera MaiaO presente artigo pretende analisar a partir da importância da utilização do Conto de Fadas no exercício da Psicopedagogia, a aplicação específica da atividade conhecida como “Fábrica de Contos” desenvolvida por Jean-Marie Gillig que visa basicamente incrementar e/ou mesmo desenvolver a criatividade, a produção narrativa e escrita em crianças e adolescentes. Isto acontece, pois na “fabricação do conto” são utilizadas sugestões fornecidas pelos próprios pacientes, que buscam em seu imaginário elementos que podem fazer parte da atividade sugerida. Para a execução desta é necessário que se escolha, um herói, um objetivo, um lugar, um vilão, um amigo do herói, um objeto mágico e um ponto de partida. A base para a elaboração deste artigo é experiência vivida com dois pacientes em estágio supervisionado para o curso de Psicopedagogia clínica e institucional. A aplicação desta técnica em clínica psicopedagógica, propicia que sentimentos como, emoção, frustração, desejo, raiva, medo, tristeza, alegria dentre outros venham à tona na mente consciente ou mesmo inconsciente dos pacientes, fazendo ainda com efetivamente sua imaginação possa ser reproduzida de forma verbal ou escrita, estimulando no paciente o desenvolvimento destas competências. Ela ainda pode explicitar possíveis demandas já previamente diagnosticadas bem como sugerir outras.
- ItemAplicabilidade dos jogos na psicopedagogia(UNISA, 2008) Ghandour, Ana RajkiewiczNosso trabalho tem como objetivo contribuir para as reflexões e ações que possam fazer da prática psicopedagógica um espaço para a autoria de pensamento através do resgate do lúdico através da utilização de jogos. Para tanto, levantou-se vasta bibliografia específica e, após este levantamento, buscou-se inventariar uma relação de jogos descritos minuciosamente para servir de repertório aos profissionais e demais interessados na temática. A Psicopedagogia trabalha com o processo de aprendizagem humana, observando como o meio pode interferir favoravelmente ou não no desenvolvimento de um indivíduo. Assim, nesta pesquisa, buscou-se esclarecer como a utilização dos jogos na Psicopedagogia pode favorecer a autoria de pensamento daqueles que nela se baseiam em seu processo de amadurecimento. Tal inventário teve como eixo norteador as habilidades a serem trabalhadas a partir de cada jogo de modo a desencadear consciência de si, do outro e do meio, das relações interpessoais, bem como das regras necessárias para o alcance de determinadas habilidades e relações interpessoais.
- ItemDislexia: os limites e as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental(UNISA, 2008) Kuzuhara, ElaineEsta monografia abordou o termo dislexia, distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, por ser o distúrbio de maior incidência nas salas de aula, atingindo cerca de 10 a 15% da população mundial. As crianças com dificuldades no aprendizado de leitura e da escrita são tão únicas quanto às crianças sem dificuldades, cada uma delas têm a sua própria história, que inclui fatores emocionais e ambientais, os quais decidem sobre o seu desenvolvimento e suas conquistas.Procurou verificar quais eram as causas ou sinais da dislexia e uma vez se tendo o diagnóstico de dislexia quais eram os limites e as possibilidades de ensino-aprendizagem e necessidade específica das crianças disléxicas das séries iniciais do ensino fundamental. Ao discutir questões como estas, recolheu dados através de pesquisa bibliográfica ( livros e teses), participações em congressos Nesta pesquisa também procedeu a uma revisão histórica da dislexia, enfim sua origem etimológica e sua difusão mundial. O objetivo desta pesquisa é averiguar quais os limites e as possibilidades do processo de aprendizagem para as crianças disléxicas do ensino fundamental.
- ItemDificuldades e facilidades no processo de ensino-aprendizagem em uma língua estrangeira na infância(UNISA, 2008) Hartmann, ElisabethO bilingüismo está presente em quase todas as nações do mundo, em todas as classes sociais e em todas as faixas etárias e sua aquisição ocorre em diferentes fases da vida. O indivíduo que aprende uma língua estrangeira envolve-se nela, se constituindo de forma mais enriquecida. O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é de possibilitar o conhecimento dos professores para o processo de ensino-aprendizagem na aquisição de uma língua estrangeira. Muitas vezes, ao nos depararmos com crianças que tenham dificuldades neste processo, não sabemos como estas ocorrem e como podemos ajudar. Por outro lado, muitas crianças apresentam facilidades e não nos conscientizamos como isto acontece. Neste trabalho são mostrados os aspectos positivos e o processo cognitivo de se aprender uma língua estrangeira na infância. A pesquisa foi desenvolvida por meio de teses, livros e de entrevistas semi-abertas com dez professoras de escolas bilíngües particulares, sendo o alemão, a língua estrangeira. Os resultados da pesquisa confirmaram a facilidade de se aprender uma língua na infância, principalmente através do lúdico. Uma criança só aprende realmente um conteúdo, um conceito, quando é motivada e quando deseja. Percebemos que muitos professores apresentam dificuldades de entender o aluno e de auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira por falta de um embasamento teórico.
- ItemContos de Fadas: um possível ferramenta de intervenção psicopedagógica(UNISA, 2008) Meira, Melissa FelippinNeste trabalho foi utilizado a pesquisa bibliográfica como metodologia de estudo, e teve como objetivo possibilitar uma nova interpretação e utilização dos Contos de Fadas no ambiente psicopedagógico, pois ao contar os contos às crianças, o profissional através de um trabalho de observação, escuta e intervenção, pode ajudar seus pacientes a falarem sobre suas alegrias e inquietações, valorizando os aspectos afetivos-cognitivos, mostrando o seu valor psicopedagógico e criando novas ferramentas para se trabalhar como os problemas apresentados na aprendizagem dos pacientes. Concluímos que esta é uma grande possibilidade de intervenção psicopedagógica, pois possibilita a criança entrar em um mundo de faz-de-conta, permitindo-a utilizar as representações simbólicas, manifestando o que a incomoda.
- ItemA psicopedagogia na terceira idade(UNISA, 2009) Sena, Flávia dos SantosO trabalho apresentado levantará a questão da retomada do processo de alfabetização no contexto da terceira idade, onde os fatores sociais, ambientais, físicos, mentais e afetivos, além da história pessoal, têm um papel significativo e determinante no processo como um todo. A terceira idade vem modificando o panorâma mundial em vários aspectos. Segundo dados do IBGE, hoje a população brasileira possui quase quinze milhões de idosos e nos próximos vinte anos, segundo as estatísticas, esta porcentagem deverá dobrar devido á longevidade da população, por exemplo.
- ItemContexto familiar e aprendizagem: um estudo de caso(UNISA, 2009) Silva, Maria Liene de MeloEste trabalho se constitui na análise de caso da jovem, aqui denominada E.S.S., cuja mãe procurou o atendimento psicopedagógico do Centro de Saúde Escola-OSEC com a queixa de que a filha, de 14 anos, estudante da 8a série, na rede municipal de ensino, tinha bloqueio na leitura e que por esta razão, provavelmente, seria retida na escola. Pela análise da dinâmica familiar, E.S.S. vive uma situação conturbada, pois desde os oito anos dorme na cama com a mãe (justamente quando começou a apresentar problemas na leitura), afastando o pai do leito do casal. Desde então, as brigas se intensificaram. A jovem participa de algumas delas e, em algumas ocasiões, mandava o pai embora. Nossa hipótese é que a dinâmica familiar (briga dos pais; filha muito próxima da mãe e distante do pai, etc.) tem obstaculizado um progresso significativo nos mecanismos de aprendizagem de E.S.S. Neste sentido, apresentaremos, metodologicamente, o desenvolvimento do tratamento psicopedagógico a partir de suas fases: i) queixa e anamnese; ii) diagnóstico e devolutiva; iii) intervenção. Os objetivos do tratamento foram: a) reconstituir o processo de formação da construção da identidade da paciente, a partir de suas relações familiares; b) proporcionar instrumentos para ampliação da construção da identidade de E.S.S., possibilitando-lhe condições de agir com maior autonomia.
- ItemSujeitos metacognitivos e os aspectos da psicopedagogia, numa visão construtivista(UNISA, 2009) Gouveia, Samira Bedran deO presente trabalho tem como finalidade refletir como a metacognição favorece a autoria de aprendizagem, numa visão construtivista de ensino aprendizagem. O objeto de estudo da psicopedagogia, de acordo com Fernández (1991), é o ato de aprender. Assim, é necessário que o sujeito tenha consciência dos seus próprios processos mentais e do seu próprio grau de compreensão, podendo monitorar a sua própria capacidade de compreender. A partir da minha experiência como professora em sala de aula, refleti sobre a importância da metacognição, e encontrei na Psicopedagogia um caminho para estudar a importância do sujeito pensar sobre o seu próprio processo de aprender, numa visão construtivista de ensino aprendizagem.
- ItemA importância do psicopedagogo no ensino de educação infantil(UNISA, 2009) Iatauro, Julia Helena GilSão inúmeros os fatores de ordem intra e extra-escolar que concorrem para o aumento do fenômeno do fracasso escolar, no Brasil e no mundo. Tendo como foco o tratamento do problema que causa o transtorno ou a dificuldade no processo de aprendizagem do indivíduo, a Psicopedagogia surge para intervir tanto de forma curativa quanto preventiva, vez que se propõe a detectar problemas de aprendizagem e “resolvê-los”, além de preveni-los, evitando que surjam outros. Outra preocupação da Psicopedagogia é a formação do professor, para que o mesmo desenvolva e aperfeiçoe determinadas habilidades e conhecimentos, a fim de que possa, de forma eficiente, respeitar a singularidade de cada criança e exercer de forma adequada seu papel de facilitador no processo de aprendizagem de cada um dos seus alunos. A monografia ora apresentada, sem qualquer pretensão de esgotar tema tão complexo, busca suscitar debates sobre a importância da atuação do Psicopedagogo Institucional nas escolas, defendendo o entendimento de que, nos dias atuais, este profissional, ciente do enfoque multidisciplinar e multidimensional que seu trabalho exige, é o mais apto a lidar com os atores que envolvem o processo de aprendizagem – professor, aluno, família, comunidade – e tem habilidade para trabalhar junto com cada um deles, detectando os fatores causadores da dificuldade de aprendizagem em cada criança e auxiliando no tratamento de cada caso específico.
- ItemAutonomia e Organização nos Estudos: o papel da função materna na aquisição destas importantes habilidades(UNISA, 2009) Eckel, Silvia LetzowA análise e reflexão sobre o papel materno na aquisição da autonomia e da organização dos estudos de uma criança é uma contribuição importante para os estudos psicopedagógicos. Através da maneira como o cuidado suficientemente bom exerce influência na formação do sujeito enquanto sujeito autônomo desenvolvemos o conceito de autonomia de acordo com a teoria de winnicottianas, discorrendo sobre o processo da independência que parte da dependência total, à dependência relativa, e finalmente à independência total da criança. Tratamos da mãe suficientemente boa e dos cuidados maternos suficientemente bons na formação do sujeito que possibilitam o existir da criança. A mãe superprotetora e a mãe ausente são figuras importantes neste processo. A organização de estudos, sob a ótica psicopedagógica, elabora o conceito de sujeito autor e a motivação impulsiona este sujeito a estudar e a organizar-se autonomamente dependendo de um ambiente facilitador interno, traduzido como auto-estima. O papel da mãe ou cuidadora na aquisição da autonomia e na habilidade em organizar-se nos estudos, assim como da responsabilidade de educadores, orientadores e psicopedagogos na construção do ambiente facilitador torna-se fundamental.
- ItemA importância do vínculo da família no processo de aprendizagem na criança(UNISA, 2009) Souza, Lucélia Silva deO presente trabalho teve por finalidade analisar a importância do vínculo familiar no processo de aprendizagem da criança. Sabe-se que a família é formadora do indivíduo e é ela que proporcionará o seu desenvolvimento bem como seu processo de aprendizagem de acordo com o meio ambiente que pode facilitar ou dificultar a sua evolução enquanto ser aprendente. Sendo assim, este trabalho construiu-se como objetivo de compreender a importância do vínculo familiar no desenvolvimento da criança, tendo as intervenções do psicopedagogo(a) como elo, pois o papel inicial do psicopedagogo(a) frente às dificuldades de aprendizagem é fazer uma análise da situação para poder diagnosticar os problemas e suas causas. Nesse sentido levantamos como hipótese, a partir do estudo de caso, através de nosso Estágio, através da análise de sintomas que o indivíduo apresenta, ouvindo a sua queixa, a queixa da família, além de resgatar a história de vida do sujeito, na busca de propiciar uma aprendizagem significativa.
- ItemMobilização das Pessoas e Grupos para a Mudança Organizacional e Competência Produtiva, Via Educacional: contribuições da psicopedagogia(UNISA, 2009) Meneghello, Neuza MariaA presente pesquisa teve como objetivo geral: avaliar se a abordagem psicopedagógica pode contribuir efetivamente, por vias educacionais, com a mobilização das pessoas e grupos, para a mudança organizacional planejada visando maior competência produtiva. Buscou-se também, estabelecer uma linha de raciocínio sobre a educação organizacional voltada à mudança comportamental, destacando-se que os resultados positivos esperados ocorrerão de modo mais consistentes à medida que os fatores estruturantes que constituem a organização forem levados em consideração. A ênfase maior aqui foi em relação à educação continuada como instrumento de valorização, bem como, mudança das pessoas que estão inseridas no contexto organizacional, para a obtenção de resultados mais duradouros e, que não se restrinjam aos setores de treinamento e desenvolvimento de habilidades de seus colaboradores. Com base na literatura pesquisada, na vivência e na experiência profissional da autora, que atua em organizações há mais de trinta anos, defendeu-se que a psicopedagogia por estudar a aprendizagem humana e seus padrões evolutivos normais, como patológicos, poderia contribuir com subsídios para um maior envolvimento e comprometimento das pessoas no processo de mudança. Além disso, este trabalho propõe reflexões, assim como, fornece premissas para futuras pesquisas e procedimentos que visam mobilizar as pessoas e grupos para a mudança organizacional, por vias educacionais, com base nos fundamentos teóricos e técnicos da psicopedagogia.
- ItemDinâmica Famíliar: fator patologizante na formação do indivíduo ?(UNISA, 2009) Gouveia, Maíra BedranEste trabalho foi realizado considerando que cada vez mais as famílias apresentam falta de estrutura familiar, e, consequentemente, ausência de uma relação saudável. Por meio de um amplo campo teórico, o estudo teve por objetivo identificar e relacionar a influência da dinâmica familiar na formação da personalidade do indivíduo, bem como conhecer as possíveis dificuldades de aprendizagem causadas e os tratamentos para essas patologias. Neste contexto, a terapia psicopedagógica é de grande relevância, pois a partir de um trabalho de atuação clínica voltado também para intervenções no contexto familiar, é possível despertar no sujeito a capacidade para retornar a aprender e na família a aceitação pelo que ele é e não pelo que esperavam dele.
- ItemA formação dos docentes do ciclo de alfabetização na sociedade conteporânea(UNISA, 2016) Hora, da Célia PereiraO presente trabalho discute quais os saberes da docência na sociedade contemporânea. Considera-se aqui, que, o importante na fase atual da educação brasileira não é a denúncia de seus maus resultados, mas o delineamento de soluções possíveis e necessárias, na qual docentes favoreçam o desenvolvimento de novas autorias de pensamento. Mais do que ensinar conteúdos de conhecimento, ser ensinante implica abrir espaços para que a aprendizagem aconteça. O aprendente precisa de adultos como pais e professores, que acreditem em seu potencial, e lhe proporcionem autonomia e autoria. Não é de hoje que o ensino escolar constitui a forma dominante de socialização e de formação nas sociedades modernas. O trabalho docente tem papel central na política, na cultural e grande importância na economia. Neste sentido, é extremamente relevante uma boa formação docente, na qual os saberes sejam expandidos. Considera-se que a psicopedagogia pode atuar de maneira preventiva a problemas de ordem de ensinagem/ aprendizagem, bem como ressignificando os percursos neste processo.
- ItemA importância do uso dos contos de fadas em atendimento psicopedagógico de crianças visando a superação de dificuldades de aprendizagem(UNISA, 2017) Fonseca, Tania CristinaO presente trabalho trata da importância da utilização dos contos de fadas no atendimento psicopedagógico com crianças, a partir da intencionalidade do profissional enquanto potencial mediador das aprendizagens, visando a partir das narrativas potencializar aspectos atrelados à imaginação, criatividade, autoestima e superação de dificuldades que demandam a intervenção psicopedagógica. O referido texto, parte da premissa de que a adequada e consciente utilização dos contos de fadas pelo psicopedagogo pode apoiar significativamente o pleno desenvolvimento intelectual e imaginativo dos sujeitos em processo de aprendizagem.
- ItemA importância da brincadeira na infância(UNISA, 2017) Silva, Carla Fernanda daO presente artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, teve como objetivo demonstrar a brincadeira como ferramenta potencializadora no desenvolvimento infantil, como fator essencial ao aprendente, visto que desenvolve a imaginação, potencializa a criatividade, estabelece relações sociais, estimula os sentimentos. A brincadeira é atividade fundamental para a construção de conhecimentos da criança, pois brincando ela se desenvolve integralmente, ajuda a tornar um cidadão realizado.