Psicopedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
1 - 5 de 33
- ItemA influência da família na construção da modalidade de aprendizagem(UNISA, 2018)O artigo tem como objetivo refletir de que a forma a dinâmica familiar pode interferir na construção da modalidade de aprendizagem do sujeito. Buscou-se compreender a influência da família na construção da modalidade de aprendizagem, evidenciando a família como primeiro ensinante do sujeito, sendo ela o ponto de partida para que a criança desenvolva uma modalidade de aprendizagem saudável. Apresentamos a importância do olhar do psicopedagogo para toda a família, a fim de trazer o equilíbrio necessário para uma boa construção da modalidade de aprendizagem da criança, que muitas vezes não acontece devido a algum problema existente na dinâmica familiar. Em muitas situações, a família considera que a dificuldade de aprendizagem existente na criança se deve somente à mesma, não levando em consideração os aspetos que fazem parte de sua formação integral.
 - ItemA importância do lúdico na construção da linguagem escrita(UNISA, 2008)Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância das atividades lúdicas na construção da linguagem escrita tendo em vista que jogos e brincadeiras são, conforme alguns estudiosos, de fundamental importância no desenvolvimento do individuo como um todo. Respaldada por referenciais teóricos oriundos de vertente do materialismo histórico dialético, a proposta deste trabalho permite constatar que se os jogos e brincadeiras infantis forem utilizados como recursos pedagógicos, certamente contribuirão, tanto no desenvolvimento psicomotor, como no processo de aquisição de competências desejadas no âmbito escolar. No decorrer do trabalho procuramos mostrar quanto os jogos lúdicos auxiliam o sujeito aprendente durante a construção de novas estruturas mentais, pois esses recursos permitem que os alunos experimentem vivências nas áreas cognitivas, afetivas e psicomotoras. Sendo assim, a pesquisa nos aponta que os jogos lúdicos são recursos importantes na prática do educador, já que auxiliam na mediação do processo de construção da aprendizagem de uma forma vibrante e dinâmica contemplando os interesses e necessidades dos alunos, permitindo desta forma, que ocorram grandes avanços no processo de ensino-aprendizagem.
 - ItemO conto de fadas, uma visão psicopedagógica, com ênfase na atividade conhecida como "A Fábrica de Contos"(UNISA, 2008)O presente artigo pretende analisar a partir da importância da utilização do Conto de Fadas no exercício da Psicopedagogia, a aplicação específica da atividade conhecida como “Fábrica de Contos” desenvolvida por Jean-Marie Gillig que visa basicamente incrementar e/ou mesmo desenvolver a criatividade, a produção narrativa e escrita em crianças e adolescentes. Isto acontece, pois na “fabricação do conto” são utilizadas sugestões fornecidas pelos próprios pacientes, que buscam em seu imaginário elementos que podem fazer parte da atividade sugerida. Para a execução desta é necessário que se escolha, um herói, um objetivo, um lugar, um vilão, um amigo do herói, um objeto mágico e um ponto de partida. A base para a elaboração deste artigo é experiência vivida com dois pacientes em estágio supervisionado para o curso de Psicopedagogia clínica e institucional. A aplicação desta técnica em clínica psicopedagógica, propicia que sentimentos como, emoção, frustração, desejo, raiva, medo, tristeza, alegria dentre outros venham à tona na mente consciente ou mesmo inconsciente dos pacientes, fazendo ainda com efetivamente sua imaginação possa ser reproduzida de forma verbal ou escrita, estimulando no paciente o desenvolvimento destas competências. Ela ainda pode explicitar possíveis demandas já previamente diagnosticadas bem como sugerir outras.
 - ItemA importância da brincadeira na infância(UNISA, 2017)O presente artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, teve como objetivo demonstrar a brincadeira como ferramenta potencializadora no desenvolvimento infantil, como fator essencial ao aprendente, visto que desenvolve a imaginação, potencializa a criatividade, estabelece relações sociais, estimula os sentimentos. A brincadeira é atividade fundamental para a construção de conhecimentos da criança, pois brincando ela se desenvolve integralmente, ajuda a tornar um cidadão realizado.
 - ItemMobilização das pessoas e grupos para a mudança organizacional e competência produtiva, via educacional: contribuições da psicopedagogia(UNISA, 2009)A presente pesquisa teve como objetivo geral: avaliar se a abordagem psicopedagógica pode contribuir efetivamente, por vias educacionais, com a mobilização das pessoas e grupos, para a mudança organizacional planejada visando maior competência produtiva. Buscou-se também, estabelecer uma linha de raciocínio sobre a educação organizacional voltada à mudança comportamental, destacando-se que os resultados positivos esperados ocorrerão de modo mais consistentes à medida que os fatores estruturantes que constituem a organização forem levados em consideração. A ênfase maior aqui foi em relação à educação continuada como instrumento de valorização, bem como, mudança das pessoas que estão inseridas no contexto organizacional, para a obtenção de resultados mais duradouros e, que não se restrinjam aos setores de treinamento e desenvolvimento de habilidades de seus colaboradores. Com base na literatura pesquisada, na vivência e na experiência profissional da autora, que atua em organizações há mais de trinta anos, defendeu-se que a psicopedagogia por estudar a aprendizagem humana e seus padrões evolutivos normais, como patológicos, poderia contribuir com subsídios para um maior envolvimento e comprometimento das pessoas no processo de mudança. Além disso, este trabalho propõe reflexões, assim como, fornece premissas para futuras pesquisas e procedimentos que visam mobilizar as pessoas e grupos para a mudança organizacional, por vias educacionais, com base nos fundamentos teóricos e técnicos da psicopedagogia.