Psicopedagogia

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    A influência da família na construção da modalidade de aprendizagem
    (UNISA, 2018) Santos, Nayara Machado dos
    O artigo tem como objetivo refletir de que a forma a dinâmica familiar pode interferir na construção da modalidade de aprendizagem do sujeito. Buscou-se compreender a influência da família na construção da modalidade de aprendizagem, evidenciando a família como primeiro ensinante do sujeito, sendo ela o ponto de partida para que a criança desenvolva uma modalidade de aprendizagem saudável. Apresentamos a importância do olhar do psicopedagogo para toda a família, a fim de trazer o equilíbrio necessário para uma boa construção da modalidade de aprendizagem da criança, que muitas vezes não acontece devido a algum problema existente na dinâmica familiar. Em muitas situações, a família considera que a dificuldade de aprendizagem existente na criança se deve somente à mesma, não levando em consideração os aspetos que fazem parte de sua formação integral.
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    Oficinas de música como um recurso do psicopedagogo para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com e sem deficiências
    (UNISA, 2018) Santos, Graziella Fernanda Souza
    Por meio de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho abordou as oficinas de música como um recurso lúdico do psicopedagogo, para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças, em especial, daquelas com deficiência. Compreende-se que há benefícios da música para o processo de ensino aprendizagem. Para isso, buscou-se descrever como se dá a aprendizagem, interligando ao processo os benefícios das oficinas de música. Por fim, discutiu-se como as oficinas de música, como um recurso lúdico, podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças, com e sem deficiência. Conclui-se que as oficinas de música podem contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial de um sujeito, principalmente daqueles com deficiências.
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    A importância do uso dos contos de fadas em atendimento psicopedagógico de crianças visando a superação de dificuldades de aprendizagem
    (UNISA, 2017) Fonseca, Tania Cristina
    O presente trabalho trata da importância da utilização dos contos de fadas no atendimento psicopedagógico com crianças, a partir da intencionalidade do profissional enquanto potencial mediador das aprendizagens, visando a partir das narrativas potencializar aspectos atrelados à imaginação, criatividade, autoestima e superação de dificuldades que demandam a intervenção psicopedagógica. O referido texto, parte da premissa de que a adequada e consciente utilização dos contos de fadas pelo psicopedagogo pode apoiar significativamente o pleno desenvolvimento intelectual e imaginativo dos sujeitos em processo de aprendizagem.
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    A formação dos docentes do ciclo de alfabetização na sociedade conteporânea
    (UNISA, 2016) Hora, da Célia Pereira
    O presente trabalho discute quais os saberes da docência na sociedade contemporânea. Considera-se aqui, que, o importante na fase atual da educação brasileira não é a denúncia de seus maus resultados, mas o delineamento de soluções possíveis e necessárias, na qual docentes favoreçam o desenvolvimento de novas autorias de pensamento. Mais do que ensinar conteúdos de conhecimento, ser ensinante implica abrir espaços para que a aprendizagem aconteça. O aprendente precisa de adultos como pais e professores, que acreditem em seu potencial, e lhe proporcionem autonomia e autoria. Não é de hoje que o ensino escolar constitui a forma dominante de socialização e de formação nas sociedades modernas. O trabalho docente tem papel central na política, na cultural e grande importância na economia. Neste sentido, é extremamente relevante uma boa formação docente, na qual os saberes sejam expandidos. Considera-se que a psicopedagogia pode atuar de maneira preventiva a problemas de ordem de ensinagem/ aprendizagem, bem como ressignificando os percursos neste processo.
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    A psicopedagogia na terceira idade
    (UNISA, 2009) Sena, Flávia dos Santos
    O trabalho apresentado levantará a questão da retomada do processo de alfabetização no contexto da terceira idade, onde os fatores sociais, ambientais, físicos, mentais e afetivos, além da história pessoal, têm um papel significativo e determinante no processo como um todo. A terceira idade vem modificando o panorâma mundial em vários aspectos. Segundo dados do IBGE, hoje a população brasileira possui quase quinze milhões de idosos e nos próximos vinte anos, segundo as estatísticas, esta porcentagem deverá dobrar devido á longevidade da população, por exemplo.