Psicopedagogia

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 33
  • Item
    A influência da família na construção da modalidade de aprendizagem
    (UNISA, 2018) Santos, Nayara Machado dos
    O artigo tem como objetivo refletir de que a forma a dinâmica familiar pode interferir na construção da modalidade de aprendizagem do sujeito. Buscou-se compreender a influência da família na construção da modalidade de aprendizagem, evidenciando a família como primeiro ensinante do sujeito, sendo ela o ponto de partida para que a criança desenvolva uma modalidade de aprendizagem saudável. Apresentamos a importância do olhar do psicopedagogo para toda a família, a fim de trazer o equilíbrio necessário para uma boa construção da modalidade de aprendizagem da criança, que muitas vezes não acontece devido a algum problema existente na dinâmica familiar. Em muitas situações, a família considera que a dificuldade de aprendizagem existente na criança se deve somente à mesma, não levando em consideração os aspetos que fazem parte de sua formação integral.
  • Item
    Oficinas de música como um recurso do psicopedagogo para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com e sem deficiências
    (UNISA, 2018) Santos, Graziella Fernanda Souza
    Por meio de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho abordou as oficinas de música como um recurso lúdico do psicopedagogo, para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças, em especial, daquelas com deficiência. Compreende-se que há benefícios da música para o processo de ensino aprendizagem. Para isso, buscou-se descrever como se dá a aprendizagem, interligando ao processo os benefícios das oficinas de música. Por fim, discutiu-se como as oficinas de música, como um recurso lúdico, podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças, com e sem deficiência. Conclui-se que as oficinas de música podem contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial de um sujeito, principalmente daqueles com deficiências.
  • Item
    Utilização de intervenções psicopedagógicas com crianças portadoras de TDA/H
    (UNISA, 2008) Luz, Elaine Cristina Alves
    Falaremos sobre a Hiperatividade e a clínica psicopedagógica. A escolha deste tema deu-se por questões pessoais e nossa experiência enquanto Psicóloga clínica e pós-graduanda em Psicopedagogia, atuando junto a crianças que traziam o diagnóstico de Hiperatividade e, muitas vezes, também, Déficit de Atenção. Tivemos por objetivos definir o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e refletir sobre uma possível atuação psicopedagógica nestes casos. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica pertinente ao assunto escolhido. Concluímos que uma intervenção psicopedagógica através de jogos pode mostrar-se eficiente nestes casos de Hiperatividade e Déficit de Atenção.
  • Item
    Sujeitos metacognitivos e os aspectos da psicopedagogia, numa visão construtivista
    (UNISA, 2009) Gouveia, Samira Bedran de
    O presente trabalho tem como finalidade refletir como a metacognição favorece a autoria de aprendizagem, numa visão construtivista de ensino aprendizagem. O objeto de estudo da psicopedagogia, de acordo com Fernández (1991), é o ato de aprender. Assim, é necessário que o sujeito tenha consciência dos seus próprios processos mentais e do seu próprio grau de compreensão, podendo monitorar a sua própria capacidade de compreender. A partir da minha experiência como professora em sala de aula, refleti sobre a importância da metacognição, e encontrei na Psicopedagogia um caminho para estudar a importância do sujeito pensar sobre o seu próprio processo de aprender, numa visão construtivista de ensino aprendizagem.
  • Item
    A importância da brincadeira na infância
    (UNISA, 2017) Silva, Carla Fernanda da
    O presente artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, teve como objetivo demonstrar a brincadeira como ferramenta potencializadora no desenvolvimento infantil, como fator essencial ao aprendente, visto que desenvolve a imaginação, potencializa a criatividade, estabelece relações sociais, estimula os sentimentos. A brincadeira é atividade fundamental para a construção de conhecimentos da criança, pois brincando ela se desenvolve integralmente, ajuda a tornar um cidadão realizado.