Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMediação pedagógica no desenvolvimento do brincar da criança com autismo na educação infantil(UNISA, 2021) Silva, Mariana Lima Teixeira; Finavaro, Marta Eliza dos SantosO trabalho propõe entender o que é autismo e a relevância da mediação pedagógica no brincar da criança com autismo na educação infantil.
- ItemEnsino híbrido: desafios e possibilidades(UNISA, 2021) Miranda, Mariana de SouzaO trabalho aborda os conceitos do ensino híbrido, bem como seus modelos, possibilidades e desafios, considerando-o como uma proposta pedagógica inovadora e benéfica ao processo de ensino–aprendizagem.
- ItemMaleta literária: como aproximar a literatura indígena do público não indígena nos anos iniciais(UNISA, 2021) Lira, Valdeni Benicio deA pesquisa objetiva mostrar a importância da literatura indígena e de seus autores dentro do movimento literário e a necessidade de trazê-la para a prática cotidiana do público não indígena nos anos iniciais.
- ItemFamília × Escola: reflexão sobre as responsabilidades de cada uma com a educação e a formação(UNISA, 2022) Jacob, Jéssica AparecidaMuito se fala sobre a parceria entre família e escola, porém a realidade não remete a esta prática.
- ItemDeficiência física: diretrizes para promoção de uma escola inclusiva(UNISA, 2022) Silva, Francinalda Sousa CostaO trabalho objetiva mostrar um pouco sobre a sociedade portadora de deficiência.
- ItemOs jogos cooperativos e teatrais no desenvolvimento cognitivo e na formação da personalidade(UNISA, 2022) Queiros, Alessandra Ribeiro deO trabalho traz uma ampla visão da importância de jogos cooperativos e teatrais no desenvolvimento cognitivo e na formação da personalidade da criança.
- ItemOs jogos e brincadeiras como auxílio na construção da aprendizagem infantil(UNISA, 2022) Guedes, Thalita AlmeidaA atividade mais executada pela criança é o brincar, quando a criança não está fazendo suas atividades de sobrevivência (comer, dormir etc.), ela estará brincando.
- ItemA participação da família e comunidade no contexto escolar(UNISA, 2022) Rodovalho, Pedro Vitor BatistaO trabalho apresenta como tema a participaçao da família e comunidade no contexto escolar, sendo dos mais importantes fatores para melhora da aprendizagem.
- ItemO desenvolvimento psicomotor na educação infantil(UNISA, 2022) Alves, Adelaine PaulaO trabalho aborda o desenvolvimento psicomotor na educação infantil, importância da brincadeira de faz de conta para o desenvolvimento da criança pequena no afetivo, cognitivo, motor e social.
- ItemA importância do brincar na educação infantil(UNISA, 2022) Monteles, Paula Maria Ferreira BastosO presente artigo propõe uma reflexão sobre a importância do brincar como ferramenta de aprendizado e procura demostrar a importância da inserção da brincadeira na Educação Infantil.
- ItemNovas tecnologias como aliadas à educação(UNISA, 2022) Oliveira, Adriana Pereira deA ferramenta crítica utilizada na transformação do indivíduo em particular e da sociedade em geral. A educação no Brasil destina-se a preparar os alunos para condições de vida valiosas dentro da sociedade e formação para o ensino superior. A fim de viver uma vida valiosa dentro de qualquer comunidade e contribuir para o desenvolvimento social, econômico e político da nação, as habilidades apropriadas, valores, atitudes, conhecimento, e as competências devem ser impactados no indivíduo.
- ItemReflexões acerca da inclusão do aluno autista no ensino regular(UNISA, 2022) Alves, Márcia BeatrizA pesquisa tem como tema a reflexão acerca da inclusão do aluno autista no ensino regular.
- ItemO processo educativo escolar(UNISA, 2022) Fernandes, Adriana de OliveiraO trabalho foi realizado com objetivo de aprimorar o conhecimento a respeito do lúdico no desenvolvimento infantil e grande aliado no processo de alfabetização.
- ItemInclusão em ação: os desafios da rede pública de ensino(UNISA, 2022) Beltrán, Gabriela FogaçaO artigo reflete sobre políticas de inclusão, leis e conceitos, considerando a realidade educacional.
- ItemContexto educacional: a perspectiva da aprendizagem e o desenvolvimento intelectual(UNISA, 2022) Siqueira, Gabriela da SilvaO artigo aborda o contexto educacional: o comportamento na perspetiva da aprendizagem.
- ItemAprendizagem escolar e o processo da prática docente(UNISA, 2022) Castro, Josiane Santos deO trabalho aborda a aprendizagem escolar e o processo da prática docente ante a busca por solucionar questões que envolvem o problema explicitado, o processo de aprendizagem, e os desafios do professor em sala de aula.
- ItemA inclusão escolar de crianças autistas: formação do profissional e concepções no contexto de metodologias e abordagens pedagógicas(UNISA, 2022) Alves, Elcilene de AraújoO expõe sobre a significância do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e objetiva compreender como ocorre a inclusão de crianças autistas na escola.
- ItemA promoção a inclusão de alunos não alfabéticos no 5º ano do ensino fundamental(UNISA, 2023) Carvalho, Maria Elisa Pires deO presente artigo procura compreender, como promover a inclusão de alunos não alfabetizados no 5º ano do Ensino Fundamental, refletindo sobre os processos de alfabetização e letramento. Tem como objetivo, comparar as experiências educativas pelas dimensões da inclusão de alunos não alfabetizados no 5º ano do Ensino Fundamental. Para assegurar o acesso e a permanência dos educandos, as condições de aprendizagem e um ambiente que seja respeitador e democratizado. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a bibliográfica e documental, procurando compreender os desafios que os professores enfrentam no dia a dia emsala de aula para promover a inclusão de alunos ainda não alfabetizados, que chegam ao 5º ano com defasagem no aprendizado. Recorrer ao uso de diversos métodos para a efetivação dessa aprendizagem, é necessário, e o educador precisa levar em consideração a heterogeneidade da sala e atender individualmente cada educando, pois como se sabe, cada criança tem um tempo próprio para assimilar o que está sendo ensinado, mas as salas de aulas são superlotadas, sendo assim a atenção individual se torna um desafio maior na atuação do docente durante esses processos citados. Todavia, pretende-se constatar que o processo de aprendizado de alunos que chegam ao 5º ano do Ensino Fundamental sem estarem alfabetizados e letrados não dependesó da atuação dos docentes, mas também de estratégias didáticas para auxiliar no processo de alfabetização e letramentos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemO Teatro como recurso metodológico da aprendizagem em Literatura(UNISA, 2023) Soubrinho, Alice Mendes; Moura, Jaqueline Andrade; Rodrigues, Livia AparecidaO presente trabalho pretende demonstrar como o uso da literatura infantil e do teatro podem ser utilizados para a compreensão da realidade, destacando o processo histórico do conceito de infância ao decorrer dos anos e do início da literatura infantil brasileira com os pioneiros Olavo Bilac (apud VIEIRA, 2016) e Monteiro Lobato (apud GOMES, 2016); segundo Jean Piaget (apud PÁDUA, 2009 a partir dos 8 anos, a criança começa a ter os pensamentos lógicos concretos e nesta fase as singularidades da criança começam a aflorar. Sendo assim, é neste momento que os recursos literários são utilizados no processo de ensino-aprendizagem facilitando a compreensão da realidade dos alunos, em conjunto com a literatura infantil o teatro auxilia não apenas na compreensão da realidade, como auxilia no processo de dicção, expressão e respeito.
- ItemPráticas de alfabetização e o (des)respeito aos tempos de aprendizagem: o papel da afetividade dentro do contexto alfabetizador(UNISA, 2023) Souza, Daniel da SilvaMuito se fala da importância de diferentes olhares na avaliação e da relevância da adaptação/flexibilização das ferramentas de aprendizagens, garantindo assim equidade na apropriação dos conteúdos já oferecidos, mas que por alguma razão, sejam elas patológicas, de maturação etária, contextualidade social e/ou continuidade, como excesso de faltas e sistematização do conteúdo não são devidamente trabalhadas. Contudo, nem sempre a flexibilização de materiais como apoio às necessidades de cada aluno ou diferentes formas avaliativas que permitem a participação efetiva e protagonismo do aluno como recurso é considerado, obstando a ratificação das aprendizagens. Pouco se reflete sobre o papel que a imagem docente desempenha nesse contexto durante a formação de seus discentes, podendo encorajar ou desestimular seu engajamento e fomentação de novos conhecimentos no processo de alfabetização, sendo esse apenas um dos problemas que afeta a alfabetização, o que resulta em alunos fora do ciclo de alfabetização ou inseridos nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio analfabetos ou alfabéticos não proficientes.