Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMaleta literária: como aproximar a literatura indígena do público não indígena nos anos iniciais(UNISA, 2021) Lira, Valdeni Benicio deA pesquisa objetiva mostrar a importância da literatura indígena e de seus autores dentro do movimento literário e a necessidade de trazê-la para a prática cotidiana do público não indígena nos anos iniciais.
- ItemMediação pedagógica no desenvolvimento do brincar da criança com autismo na educação infantil(UNISA, 2021) Silva, Mariana Lima Teixeira; Finavaro, Marta Eliza dos SantosO trabalho propõe entender o que é autismo e a relevância da mediação pedagógica no brincar da criança com autismo na educação infantil.
- ItemEnsino híbrido: desafios e possibilidades(UNISA, 2021) Miranda, Mariana de SouzaO trabalho aborda os conceitos do ensino híbrido, bem como seus modelos, possibilidades e desafios, considerando-o como uma proposta pedagógica inovadora e benéfica ao processo de ensino–aprendizagem.
- ItemOs jogos cooperativos e teatrais no desenvolvimento cognitivo e na formação da personalidade(UNISA, 2022) Queiros, Alessandra Ribeiro deO trabalho traz uma ampla visão da importância de jogos cooperativos e teatrais no desenvolvimento cognitivo e na formação da personalidade da criança.
- ItemA importância do brincar na educação infantil(UNISA, 2022) Monteles, Paula Maria Ferreira BastosO presente artigo propõe uma reflexão sobre a importância do brincar como ferramenta de aprendizado e procura demostrar a importância da inserção da brincadeira na Educação Infantil.
- ItemOs jogos e brincadeiras como auxílio na construção da aprendizagem infantil(UNISA, 2022) Guedes, Thalita AlmeidaA atividade mais executada pela criança é o brincar, quando a criança não está fazendo suas atividades de sobrevivência (comer, dormir etc.), ela estará brincando.
- ItemDeficiência física: diretrizes para promoção de uma escola inclusiva(UNISA, 2022) Silva, Francinalda Sousa CostaO trabalho objetiva mostrar um pouco sobre a sociedade portadora de deficiência.
- ItemA inclusão escolar de crianças autistas: formação do profissional e concepções no contexto de metodologias e abordagens pedagógicas(UNISA, 2022) Alves, Elcilene de AraújoO expõe sobre a significância do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e objetiva compreender como ocorre a inclusão de crianças autistas na escola.
- ItemA participação da família e comunidade no contexto escolar(UNISA, 2022) Rodovalho, Pedro Vitor BatistaO trabalho apresenta como tema a participaçao da família e comunidade no contexto escolar, sendo dos mais importantes fatores para melhora da aprendizagem.
- ItemContexto educacional: a perspectiva da aprendizagem e o desenvolvimento intelectual(UNISA, 2022) Siqueira, Gabriela da SilvaO artigo aborda o contexto educacional: o comportamento na perspetiva da aprendizagem.
- ItemNovas tecnologias como aliadas à educação(UNISA, 2022) Oliveira, Adriana Pereira deA ferramenta crítica utilizada na transformação do indivíduo em particular e da sociedade em geral. A educação no Brasil destina-se a preparar os alunos para condições de vida valiosas dentro da sociedade e formação para o ensino superior. A fim de viver uma vida valiosa dentro de qualquer comunidade e contribuir para o desenvolvimento social, econômico e político da nação, as habilidades apropriadas, valores, atitudes, conhecimento, e as competências devem ser impactados no indivíduo.
- ItemO desenvolvimento psicomotor na educação infantil(UNISA, 2022) Alves, Adelaine PaulaO trabalho aborda o desenvolvimento psicomotor na educação infantil, importância da brincadeira de faz de conta para o desenvolvimento da criança pequena no afetivo, cognitivo, motor e social.
- ItemAprendizagem escolar e o processo da prática docente(UNISA, 2022) Castro, Josiane Santos deO trabalho aborda a aprendizagem escolar e o processo da prática docente ante a busca por solucionar questões que envolvem o problema explicitado, o processo de aprendizagem, e os desafios do professor em sala de aula.
- ItemReflexões acerca da inclusão do aluno autista no ensino regular(UNISA, 2022) Alves, Márcia BeatrizA pesquisa tem como tema a reflexão acerca da inclusão do aluno autista no ensino regular.
- ItemO processo educativo escolar(UNISA, 2022) Fernandes, Adriana de OliveiraO trabalho foi realizado com objetivo de aprimorar o conhecimento a respeito do lúdico no desenvolvimento infantil e grande aliado no processo de alfabetização.
- ItemInclusão em ação: os desafios da rede pública de ensino(UNISA, 2022) Beltrán, Gabriela FogaçaO artigo reflete sobre políticas de inclusão, leis e conceitos, considerando a realidade educacional.
- ItemFamília × Escola: reflexão sobre as responsabilidades de cada uma com a educação e a formação(UNISA, 2022) Jacob, Jéssica AparecidaMuito se fala sobre a parceria entre família e escola, porém a realidade não remete a esta prática.
- ItemA democratização dos espaços de aprendizagem em prol das infâncias na educação infantil(UNISA, 2023) Coqueiro, Kaliany Araujo; Lara, Leticia Aparecida Gonçalves deDurante todo percurso da escolar, o sujeito vivencia diversas experiencias dentro e fora da escola. Entretanto, pensando dentro, como tornar o percurso mais significativo, além de ir de em consonância com os documentos escolares. Isso é um desafio para as Escolas de Educação Infantil, junto às Secretarias de educação a fim de proporcionar uma relação solida entre a teoria e pratica. Logo, ao estudar os malefícios e os motivos de chegar a essa situação. Este artigo busca uma reflexão sobre a importância do contato com ambientes externos de qualidade, e o papel do arquiteto para tal construção. Consequentemente, chegando a conclusão que para um lugar democrático, é necessário a participação de toda a comunidade em volta, professores, gestores, alunos e equipe de apoio para pensar nas possibilidades de um lugar de aprendizagem relevante na vida dos estudantes. Para isso, foi feito uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando diretrizes, indicadores de qualidade e o currículo da cidade de São Paulo.
- ItemFilosofia como ferramenta de auxílio da alfabetização do método Paulo Freire(UNISA, 2023) Pereira, Douglas MatosO presente artigo procura compreender, como o pensamento filosófico está presente no método do Paulo Freire, refletindo sobre sua importância no processo de conscientização dos discentes. Tem como objetivo analisar inicialmente as tendências que deram origem ao método de Paulo Freire e sua abordagem. Observando a filosofia de Gramsci, da teologia da libertação e a dicotomia com as ideias de Anísio Texeira. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e documental procurando compreender suas relações e conceitos partindo de tendências que antecederam e deram bases para o entendimento de sua prática. Todavia, pretende-se destacar a importância do processo do pensamento filosófico na construção do conhecimento e a valorização, da mesma, como ferramenta educacional no processo de aprendizagem. Assim, destacando dentro do método a efetividade do pensamento filosófico como ferramenta auxiliando na aquisição do conhecimento.
- ItemA valorização da cultura em escolas de regiões periféricas(UNISA, 2023) Gonçalves, Ester Pires Ferreira; Canela, Letícia Cabete; Silva, Natasha Angélica Francisca da; Silva, Victória VersianiNota-se que as escolas periféricas, muitas vezes, não valorizam a cultura da comunidade periféricas, fator que pode tornar a aprendizagem desinteressante. A necessidade de reconhecer e abordar a falta de inclusão cultural nessas escolas é considerada de extrema importância, pois a educação desempenha um papel fundamental na emancipação dos indivíduos, capacitando-os para que ao invés de serem subjugados por ideais ou sistemas externos, as educações os libertem com a oportunidade de enxergar o mundo com maior criticidade e se tornarem cidadãos autônomos e conscientes.