Pedagogia
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- ItemMaleta literária: como aproximar a literatura indígena do público não indígena nos anos iniciais(UNISA, 2021) Lira, Valdeni Benicio deA pesquisa objetiva mostrar a importância da literatura indígena e de seus autores dentro do movimento literário e a necessidade de trazê-la para a prática cotidiana do público não indígena nos anos iniciais.
- ItemMediação pedagógica no desenvolvimento do brincar da criança com autismo na educação infantil(UNISA, 2021) Silva, Mariana Lima Teixeira; Finavaro, Marta Eliza dos SantosO trabalho propõe entender o que é autismo e a relevância da mediação pedagógica no brincar da criança com autismo na educação infantil.
- ItemEnsino híbrido: desafios e possibilidades(UNISA, 2021) Miranda, Mariana de SouzaO trabalho aborda os conceitos do ensino híbrido, bem como seus modelos, possibilidades e desafios, considerando-o como uma proposta pedagógica inovadora e benéfica ao processo de ensino–aprendizagem.
- ItemO processo educativo escolar(UNISA, 2022) Fernandes, Adriana de OliveiraO trabalho foi realizado com objetivo de aprimorar o conhecimento a respeito do lúdico no desenvolvimento infantil e grande aliado no processo de alfabetização.
- ItemAprendizagem escolar e o processo da prática docente(UNISA, 2022) Castro, Josiane Santos deO trabalho aborda a aprendizagem escolar e o processo da prática docente ante a busca por solucionar questões que envolvem o problema explicitado, o processo de aprendizagem, e os desafios do professor em sala de aula.
- ItemFamília × Escola: reflexão sobre as responsabilidades de cada uma com a educação e a formação(UNISA, 2022) Jacob, Jéssica AparecidaMuito se fala sobre a parceria entre família e escola, porém a realidade não remete a esta prática.
- ItemContexto educacional: a perspectiva da aprendizagem e o desenvolvimento intelectual(UNISA, 2022) Siqueira, Gabriela da SilvaO artigo aborda o contexto educacional: o comportamento na perspetiva da aprendizagem.
- ItemDeficiência física: diretrizes para promoção de uma escola inclusiva(UNISA, 2022) Silva, Francinalda Sousa CostaO trabalho objetiva mostrar um pouco sobre a sociedade portadora de deficiência.
- ItemOs jogos cooperativos e teatrais no desenvolvimento cognitivo e na formação da personalidade(UNISA, 2022) Queiros, Alessandra Ribeiro deO trabalho traz uma ampla visão da importância de jogos cooperativos e teatrais no desenvolvimento cognitivo e na formação da personalidade da criança.
- ItemInclusão em ação: os desafios da rede pública de ensino(UNISA, 2022) Beltrán, Gabriela FogaçaO artigo reflete sobre políticas de inclusão, leis e conceitos, considerando a realidade educacional.
- ItemReflexões acerca da inclusão do aluno autista no ensino regular(UNISA, 2022) Alves, Márcia BeatrizA pesquisa tem como tema a reflexão acerca da inclusão do aluno autista no ensino regular.
- ItemOs jogos e brincadeiras como auxílio na construção da aprendizagem infantil(UNISA, 2022) Guedes, Thalita AlmeidaA atividade mais executada pela criança é o brincar, quando a criança não está fazendo suas atividades de sobrevivência (comer, dormir etc.), ela estará brincando.
- ItemA participação da família e comunidade no contexto escolar(UNISA, 2022) Rodovalho, Pedro Vitor BatistaO trabalho apresenta como tema a participaçao da família e comunidade no contexto escolar, sendo dos mais importantes fatores para melhora da aprendizagem.
- ItemO desenvolvimento psicomotor na educação infantil(UNISA, 2022) Alves, Adelaine PaulaO trabalho aborda o desenvolvimento psicomotor na educação infantil, importância da brincadeira de faz de conta para o desenvolvimento da criança pequena no afetivo, cognitivo, motor e social.
- ItemA importância do brincar na educação infantil(UNISA, 2022) Monteles, Paula Maria Ferreira BastosO presente artigo propõe uma reflexão sobre a importância do brincar como ferramenta de aprendizado e procura demostrar a importância da inserção da brincadeira na Educação Infantil.
- ItemNovas tecnologias como aliadas à educação(UNISA, 2022) Oliveira, Adriana Pereira deA ferramenta crítica utilizada na transformação do indivíduo em particular e da sociedade em geral. A educação no Brasil destina-se a preparar os alunos para condições de vida valiosas dentro da sociedade e formação para o ensino superior. A fim de viver uma vida valiosa dentro de qualquer comunidade e contribuir para o desenvolvimento social, econômico e político da nação, as habilidades apropriadas, valores, atitudes, conhecimento, e as competências devem ser impactados no indivíduo.
- ItemA inclusão escolar de crianças autistas: formação do profissional e concepções no contexto de metodologias e abordagens pedagógicas(UNISA, 2022) Alves, Elcilene de AraújoO expõe sobre a significância do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e objetiva compreender como ocorre a inclusão de crianças autistas na escola.
- ItemIntervenção nutricional nas escolas(UNISA, 2023) Nery, Deusemar Gonçalves da Cunha; Santos, Renata Ferreira SilvaA obesidade só aumenta a nível mundial através da vida cotidiana moderna, alto consumo de fast food e sedentarismo, o comportamento humano foi afetado também pelo sistema de produção agrícola e globalização e comercialização de alimentos como o Brasil, grande produtor de soja, milho e exportador de carnes. A obesidade infantil aumenta na mesma proporção, levantando uma questão preocupante pois através deste cenário, doenças crônicas não transmissíveis surgem cada vez mais cedo e com isso, um prejuízo para a sociedade como um todo já que a qualidade de vida é afetada assim como a função cognitiva no processo de alfabetização gerando custos para o sistema de saúde como um todo. O consumo de arroz e feijão caiu nos últimos anos e o padrão alimentar das famílias brasileiras mudou, dando cada vez mais espaço para alimentos industrializados e ultra processados com maior frequência e sendo ofertado as crianças cada vez mais cedo. O ambiente escolar pode ser favorável a implementação de programas com intervenção nutricional, já que podem associar políticas públicas com ações coletivas envolvendo profissionais e famílias em prol de educação nutricional na primeira infância, gerando impacto na rotina destas famílias e ressoando em seus lares com intuito em gerar impacto na saúde não só das crianças como da sociedade como um todo.
- ItemO uso da literatura como fonte para a formação de leitores e fomentação da escrita no âmbito escolar(UNISA, 2023) Silva, Rosana Teixeira da; Oliveira, Sandra Regina Ferreira deAtribui-se ao livro, à palavra escrita, o compromisso na formação da consciência de mundo do ser humano. Desta forma, o presente estudo procura refletir, sobre o uso da literatura no âmbito escolar, no qual serão construídas as bases para a formação de leitores. O objetivo desta pesquisa é apontar possibilidades para que o uso da literatura possa influenciar a escrita e a formação de leitores. Através dos objetivos específicos procura-se contextualizar a função humanizadora da Literatura no processo de formação do indivíduo. Identificar os diversos gêneros literários e suas contribuições para a escrita e formação de leitores. Analisar a utilização dos espaços ofertados para a leitura e destacar ferramentas, para que a criança se envolva no universo literário. As informações aqui disponibilizadas, foram obtidas por meio da pesquisa bibliográfica em artigos e livros, que versam sobre o assunto do uso da Literatura como fonte para a formação de Leitores e fomentação da escrita no ambiente escolar. Pesquisa documental em legislação e documentos em educação. Entende-se que, o estudo literário estimula o exercício da mente, a compreensão do real abrangendo várias significações, a consciência do eu em relação ao outro, o conhecimento do mundo de forma ampla e principalmente promove o estudo e conhecimento da língua. Sabe-se que o ambiente escolar proporciona a convivência e o contato com diversos textos literários, despertando a criatividade e conduzindo a criança para um caminho de transformações e incertezas. Desenvolvendo habilidades e competências para gerar leitores críticos, autônomos que possam defender suas ideias e ideais.
- ItemO papel da pedagogia social na vida dos educandos da favela(UNISA, 2023) Silva, Gláucia Lopes; Moura, Maria Aliqride deA presente pesquisa se propõe a discutir e provocar reflexões acerca do papel da pedagogia social, do educador social e a educação não formal e das políticas públicas acerca do acesso dos educandos das periferias e favelas da cidade de São Paulo. O estudo foi iniciado com o intuito de abordar prioritariamente o papel da pedagogia social nas favelas, ao decorrer das pesquisas ficaram evidentes a necessidade de aprofundar as pesquisas no papel do educador social, pessoa responsável na aplicação da pedagogia social e na modalidade de educação não formal, que acontece fora dos muros escolares, locais em que a Pedagogia social é em sua grande escala aplicada. E Diante dessas perspectivas, que por vezes, não recebem o protagonismo merecido na educação o trabalho apresentar algumas das políticas públicas desenvolvidas na cidade que proporcione o acesso da população em referência a essa educação.