Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemO uso da literatura como fonte para a formação de leitores e fomentação da escrita no âmbito escolar(UNISA, 2023)Atribui-se ao livro, à palavra escrita, o compromisso na formação da consciência de mundo do ser humano. Desta forma, o presente estudo procura refletir, sobre o uso da literatura no âmbito escolar, no qual serão construídas as bases para a formação de leitores. O objetivo desta pesquisa é apontar possibilidades para que o uso da literatura possa influenciar a escrita e a formação de leitores. Através dos objetivos específicos procura-se contextualizar a função humanizadora da Literatura no processo de formação do indivíduo. Identificar os diversos gêneros literários e suas contribuições para a escrita e formação de leitores. Analisar a utilização dos espaços ofertados para a leitura e destacar ferramentas, para que a criança se envolva no universo literário. As informações aqui disponibilizadas, foram obtidas por meio da pesquisa bibliográfica em artigos e livros, que versam sobre o assunto do uso da Literatura como fonte para a formação de Leitores e fomentação da escrita no ambiente escolar. Pesquisa documental em legislação e documentos em educação. Entende-se que, o estudo literário estimula o exercício da mente, a compreensão do real abrangendo várias significações, a consciência do eu em relação ao outro, o conhecimento do mundo de forma ampla e principalmente promove o estudo e conhecimento da língua. Sabe-se que o ambiente escolar proporciona a convivência e o contato com diversos textos literários, despertando a criatividade e conduzindo a criança para um caminho de transformações e incertezas. Desenvolvendo habilidades e competências para gerar leitores críticos, autônomos que possam defender suas ideias e ideais.
- ItemA democratização dos espaços de aprendizagem em prol das infâncias na educação infantil(UNISA, 2023)Durante todo percurso da escolar, o sujeito vivencia diversas experiencias dentro e fora da escola. Entretanto, pensando dentro, como tornar o percurso mais significativo, além de ir de em consonância com os documentos escolares. Isso é um desafio para as Escolas de Educação Infantil, junto às Secretarias de educação a fim de proporcionar uma relação solida entre a teoria e pratica. Logo, ao estudar os malefícios e os motivos de chegar a essa situação. Este artigo busca uma reflexão sobre a importância do contato com ambientes externos de qualidade, e o papel do arquiteto para tal construção. Consequentemente, chegando a conclusão que para um lugar democrático, é necessário a participação de toda a comunidade em volta, professores, gestores, alunos e equipe de apoio para pensar nas possibilidades de um lugar de aprendizagem relevante na vida dos estudantes. Para isso, foi feito uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando diretrizes, indicadores de qualidade e o currículo da cidade de São Paulo.
- ItemO papel da pedagogia social na vida dos educandos da favela(UNISA, 2023)A presente pesquisa se propõe a discutir e provocar reflexões acerca do papel da pedagogia social, do educador social e a educação não formal e das políticas públicas acerca do acesso dos educandos das periferias e favelas da cidade de São Paulo. O estudo foi iniciado com o intuito de abordar prioritariamente o papel da pedagogia social nas favelas, ao decorrer das pesquisas ficaram evidentes a necessidade de aprofundar as pesquisas no papel do educador social, pessoa responsável na aplicação da pedagogia social e na modalidade de educação não formal, que acontece fora dos muros escolares, locais em que a Pedagogia social é em sua grande escala aplicada. E Diante dessas perspectivas, que por vezes, não recebem o protagonismo merecido na educação o trabalho apresentar algumas das políticas públicas desenvolvidas na cidade que proporcione o acesso da população em referência a essa educação.
- ItemA valorização da cultura em escolas de regiões periféricas(UNISA, 2023)Nota-se que as escolas periféricas, muitas vezes, não valorizam a cultura da comunidade periféricas, fator que pode tornar a aprendizagem desinteressante. A necessidade de reconhecer e abordar a falta de inclusão cultural nessas escolas é considerada de extrema importância, pois a educação desempenha um papel fundamental na emancipação dos indivíduos, capacitando-os para que ao invés de serem subjugados por ideais ou sistemas externos, as educações os libertem com a oportunidade de enxergar o mundo com maior criticidade e se tornarem cidadãos autônomos e conscientes.
- ItemIntervenção nutricional nas escolas(UNISA, 2023)A obesidade só aumenta a nível mundial através da vida cotidiana moderna, alto consumo de fast food e sedentarismo, o comportamento humano foi afetado também pelo sistema de produção agrícola e globalização e comercialização de alimentos como o Brasil, grande produtor de soja, milho e exportador de carnes. A obesidade infantil aumenta na mesma proporção, levantando uma questão preocupante pois através deste cenário, doenças crônicas não transmissíveis surgem cada vez mais cedo e com isso, um prejuízo para a sociedade como um todo já que a qualidade de vida é afetada assim como a função cognitiva no processo de alfabetização gerando custos para o sistema de saúde como um todo. O consumo de arroz e feijão caiu nos últimos anos e o padrão alimentar das famílias brasileiras mudou, dando cada vez mais espaço para alimentos industrializados e ultra processados com maior frequência e sendo ofertado as crianças cada vez mais cedo. O ambiente escolar pode ser favorável a implementação de programas com intervenção nutricional, já que podem associar políticas públicas com ações coletivas envolvendo profissionais e famílias em prol de educação nutricional na primeira infância, gerando impacto na rotina destas famílias e ressoando em seus lares com intuito em gerar impacto na saúde não só das crianças como da sociedade como um todo.