Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA democratização dos espaços de aprendizagem em prol das infâncias na educação infantil(UNISA, 2023) Coqueiro, Kaliany Araujo; Lara, Leticia Aparecida Gonçalves deDurante todo percurso da escolar, o sujeito vivencia diversas experiencias dentro e fora da escola. Entretanto, pensando dentro, como tornar o percurso mais significativo, além de ir de em consonância com os documentos escolares. Isso é um desafio para as Escolas de Educação Infantil, junto às Secretarias de educação a fim de proporcionar uma relação solida entre a teoria e pratica. Logo, ao estudar os malefícios e os motivos de chegar a essa situação. Este artigo busca uma reflexão sobre a importância do contato com ambientes externos de qualidade, e o papel do arquiteto para tal construção. Consequentemente, chegando a conclusão que para um lugar democrático, é necessário a participação de toda a comunidade em volta, professores, gestores, alunos e equipe de apoio para pensar nas possibilidades de um lugar de aprendizagem relevante na vida dos estudantes. Para isso, foi feito uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando diretrizes, indicadores de qualidade e o currículo da cidade de São Paulo.
- ItemA inclusão escolar de crianças autistas: formação do profissional e concepções no contexto de metodologias e abordagens pedagógicas(UNISA, 2022) Alves, Elcilene de AraújoO expõe sobre a significância do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e objetiva compreender como ocorre a inclusão de crianças autistas na escola.
- ItemA participação da família e comunidade no contexto escolar(UNISA, 2022) Rodovalho, Pedro Vitor BatistaO trabalho apresenta como tema a participaçao da família e comunidade no contexto escolar, sendo dos mais importantes fatores para melhora da aprendizagem.
- ItemA promoção a inclusão de alunos não alfabéticos no 5º ano do ensino fundamental(UNISA, 2023) Carvalho, Maria Elisa Pires deO presente artigo procura compreender, como promover a inclusão de alunos não alfabetizados no 5º ano do Ensino Fundamental, refletindo sobre os processos de alfabetização e letramento. Tem como objetivo, comparar as experiências educativas pelas dimensões da inclusão de alunos não alfabetizados no 5º ano do Ensino Fundamental. Para assegurar o acesso e a permanência dos educandos, as condições de aprendizagem e um ambiente que seja respeitador e democratizado. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a bibliográfica e documental, procurando compreender os desafios que os professores enfrentam no dia a dia emsala de aula para promover a inclusão de alunos ainda não alfabetizados, que chegam ao 5º ano com defasagem no aprendizado. Recorrer ao uso de diversos métodos para a efetivação dessa aprendizagem, é necessário, e o educador precisa levar em consideração a heterogeneidade da sala e atender individualmente cada educando, pois como se sabe, cada criança tem um tempo próprio para assimilar o que está sendo ensinado, mas as salas de aulas são superlotadas, sendo assim a atenção individual se torna um desafio maior na atuação do docente durante esses processos citados. Todavia, pretende-se constatar que o processo de aprendizado de alunos que chegam ao 5º ano do Ensino Fundamental sem estarem alfabetizados e letrados não dependesó da atuação dos docentes, mas também de estratégias didáticas para auxiliar no processo de alfabetização e letramentos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemA valorização da cultura em escolas de regiões periféricas(UNISA, 2023) Gonçalves, Ester Pires Ferreira; Canela, Letícia Cabete; Silva, Natasha Angélica Francisca da; Silva, Victória VersianiNota-se que as escolas periféricas, muitas vezes, não valorizam a cultura da comunidade periféricas, fator que pode tornar a aprendizagem desinteressante. A necessidade de reconhecer e abordar a falta de inclusão cultural nessas escolas é considerada de extrema importância, pois a educação desempenha um papel fundamental na emancipação dos indivíduos, capacitando-os para que ao invés de serem subjugados por ideais ou sistemas externos, as educações os libertem com a oportunidade de enxergar o mundo com maior criticidade e se tornarem cidadãos autônomos e conscientes.
- ItemAprendizagem escolar e o processo da prática docente(UNISA, 2022) Castro, Josiane Santos deO trabalho aborda a aprendizagem escolar e o processo da prática docente ante a busca por solucionar questões que envolvem o problema explicitado, o processo de aprendizagem, e os desafios do professor em sala de aula.
- ItemAs contribuições da aprendizagem significativa na alfabetização nos anos iniciais(UNISA, 2023) Santos, Ana Maria Barbosa Santos; Jardim, Andressa Garcia Barbosa; Oliveira, Jéssica Gomes de Souza; Silva, Leticia Santos de Almeida daO artigo abrange os conceitos na aprendizagem significativa de David Ausubel e as perspectivas de Emilia Ferreiro e Paulo Freire no período da alfabetização, nos anos iniciais e a sua influência no processo de aprendizagem. O método de pesquisa utilizado é bibliográfico e pesquisa qualitativa, com caráter de análise crítica das obras . Com base nas pesquisas estudadas há cada vez mais um número de professores que ainda estão conduzindo um processo de alfabetização com o método de cartilhas, portanto é necessário buscar equilibrar o processo de ensino aprendizagem, apostando na capacidade de todos os alunos para aprender a ler e escrever. A pesquisa fala sobre a importância de pensar na aprendizagem, tendo o aluno como protagonista do processo e considerando as suas vivências para fazer ligações no processo, pois se designará com conexões entre o conhecimento antigo e o novo de forma a conceber significado para ele, considerando que o docente deve estar atento ao intervir, levando em consideração a formação da estrutura cognitiva do educando, pois traz conexões importantes para o docente nessa aprendizagem de maneira significativa.
- ItemContexto educacional: a perspectiva da aprendizagem e o desenvolvimento intelectual(UNISA, 2022) Siqueira, Gabriela da SilvaO artigo aborda o contexto educacional: o comportamento na perspetiva da aprendizagem.
- ItemDeficiência física: diretrizes para promoção de uma escola inclusiva(UNISA, 2022) Silva, Francinalda Sousa CostaO trabalho objetiva mostrar um pouco sobre a sociedade portadora de deficiência.
- ItemEnsino híbrido: desafios e possibilidades(UNISA, 2021) Miranda, Mariana de SouzaO trabalho aborda os conceitos do ensino híbrido, bem como seus modelos, possibilidades e desafios, considerando-o como uma proposta pedagógica inovadora e benéfica ao processo de ensino–aprendizagem.
- ItemFamília × Escola: reflexão sobre as responsabilidades de cada uma com a educação e a formação(UNISA, 2022) Jacob, Jéssica AparecidaMuito se fala sobre a parceria entre família e escola, porém a realidade não remete a esta prática.
- ItemFilosofia como ferramenta de auxílio da alfabetização do método Paulo Freire(UNISA, 2023) Pereira, Douglas MatosO presente artigo procura compreender, como o pensamento filosófico está presente no método do Paulo Freire, refletindo sobre sua importância no processo de conscientização dos discentes. Tem como objetivo analisar inicialmente as tendências que deram origem ao método de Paulo Freire e sua abordagem. Observando a filosofia de Gramsci, da teologia da libertação e a dicotomia com as ideias de Anísio Texeira. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e documental procurando compreender suas relações e conceitos partindo de tendências que antecederam e deram bases para o entendimento de sua prática. Todavia, pretende-se destacar a importância do processo do pensamento filosófico na construção do conhecimento e a valorização, da mesma, como ferramenta educacional no processo de aprendizagem. Assim, destacando dentro do método a efetividade do pensamento filosófico como ferramenta auxiliando na aquisição do conhecimento.
- ItemFormação de professores em História e Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar histórico e reflexivo(UNISA, 2023) Brito, Nathiely Katrine CostaEsta pesquisa aborda a formação de professores em História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na análise histórica e reflexiva desse processo. O estudo investiga como a formação dos professores dessas disciplinas influencia o ensino, considerando seu contexto histórico e a evolução das políticas educacionais. Não tem como intenção propor soluções, mas sim fornecer uma análise crítica e histórica. O referencial teórico-metodológico inclui estudos sobre formação de professores e o pensamento de Demerval Saviani. A metodologia envolve revisão bibliográfica e análise documental. Espera-se contribuir para uma compreensão mais profunda da formação de professores em História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemA importância do brincar na educação infantil(UNISA, 2022) Monteles, Paula Maria Ferreira BastosO presente artigo propõe uma reflexão sobre a importância do brincar como ferramenta de aprendizado e procura demostrar a importância da inserção da brincadeira na Educação Infantil.
- ItemInclusão em ação: os desafios da rede pública de ensino(UNISA, 2022) Beltrán, Gabriela FogaçaO artigo reflete sobre políticas de inclusão, leis e conceitos, considerando a realidade educacional.
- ItemIntervenção nutricional nas escolas(UNISA, 2023) Nery, Deusemar Gonçalves da Cunha; Santos, Renata Ferreira SilvaA obesidade só aumenta a nível mundial através da vida cotidiana moderna, alto consumo de fast food e sedentarismo, o comportamento humano foi afetado também pelo sistema de produção agrícola e globalização e comercialização de alimentos como o Brasil, grande produtor de soja, milho e exportador de carnes. A obesidade infantil aumenta na mesma proporção, levantando uma questão preocupante pois através deste cenário, doenças crônicas não transmissíveis surgem cada vez mais cedo e com isso, um prejuízo para a sociedade como um todo já que a qualidade de vida é afetada assim como a função cognitiva no processo de alfabetização gerando custos para o sistema de saúde como um todo. O consumo de arroz e feijão caiu nos últimos anos e o padrão alimentar das famílias brasileiras mudou, dando cada vez mais espaço para alimentos industrializados e ultra processados com maior frequência e sendo ofertado as crianças cada vez mais cedo. O ambiente escolar pode ser favorável a implementação de programas com intervenção nutricional, já que podem associar políticas públicas com ações coletivas envolvendo profissionais e famílias em prol de educação nutricional na primeira infância, gerando impacto na rotina destas famílias e ressoando em seus lares com intuito em gerar impacto na saúde não só das crianças como da sociedade como um todo.
- ItemOs jogos cooperativos e teatrais no desenvolvimento cognitivo e na formação da personalidade(UNISA, 2022) Queiros, Alessandra Ribeiro deO trabalho traz uma ampla visão da importância de jogos cooperativos e teatrais no desenvolvimento cognitivo e na formação da personalidade da criança.
- ItemOs jogos e brincadeiras como auxílio na construção da aprendizagem infantil(UNISA, 2022) Guedes, Thalita AlmeidaA atividade mais executada pela criança é o brincar, quando a criança não está fazendo suas atividades de sobrevivência (comer, dormir etc.), ela estará brincando.
- ItemMaleta literária: como aproximar a literatura indígena do público não indígena nos anos iniciais(UNISA, 2021) Lira, Valdeni Benicio deA pesquisa objetiva mostrar a importância da literatura indígena e de seus autores dentro do movimento literário e a necessidade de trazê-la para a prática cotidiana do público não indígena nos anos iniciais.
- ItemMediação pedagógica no desenvolvimento do brincar da criança com autismo na educação infantil(UNISA, 2021) Silva, Mariana Lima Teixeira; Finavaro, Marta Eliza dos SantosO trabalho propõe entender o que é autismo e a relevância da mediação pedagógica no brincar da criança com autismo na educação infantil.