Comunicação Social | Jornalismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Comunicação Social | Jornalismo por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise das reportagens alvo do programa Fantástico(UNISA, 2016) Serafim, PabloEsta monografia consiste na análise das reportagens-alvo que o programa Fantástico exibe em sua programação, em que se analisa quais critérios o Fantástico adota para as escolhas de suas reportagens. Para a elaboração dessa análise, foram feitas decupagens de três reportagens divulgadas no programa, respeitando a linha do tempo de três em três anos, que o Fantástico exibe no site Memória Globo. O objetivo desse trabalho é analisar o porquê do programa Fantástico escolher tais reportagens que serão exibidas em sua grade de programação, a fim de que o leitor possa compreender quais quesitos são utilizados para a escolha das mesmas, conforme a repercussão gerada em seu telespectador, por meio das reportagens divulgadas. Para chegar ao objetivo, esse trabalho inicia com a contextualização do programa, bem como a data de sua primeira exibição na televisão brasileira. Em seguida, é feita uma retrospectiva sobre a comunicação social, até os dias atuais, dado que abrange também o jornalismo e o jornalismo na televisão brasileira, em que o leitor observará esse gênero de programa “Revista Eletrônica”, no qual o Fantástico está incluso, segundo autor Aronchi (2015).
- ItemAnexo Pop(UNISA, 2016) Mendes, DiegoAnexo Pop é um aplicativo de comunicação digital de conteúdo jornalístico no âmbito cultural, cujo principal foco é voltado ao público interessado em música pop. Apresenta notícias, reportagens, críticas, entrevistas e enquetes por meio de aplicativo mobile gratuito aos seus usuários, separando-os por seções, desenvolvido pelo site Fábrica de Aplicativos (www.fabricadeaplicativos.com.br) e disponibilizado para download no Google Play para smartphones que possuam Android como sistema operacional. Objetiva tratar de conteúdos jornalísticos de um modo diferenciado, destacando-se em um meio onde muito ainda se depende dos portais no ambiente digital, fazendo com que estes sejam o foco central da notícia e levam o leitor a ser obrigado a acessar tal portal caso queira obter a informação jornalística completa, na íntegra. Além disso, oferece a informação noticiosa de maneira gratuita aos seus usuários, que é incorporada no aplicativo por meio das redes sociais, evitando que o usuário necessite sair da plataforma mobile para ter acesso a todos os conteúdos gerados pelo app. A pesquisa das obras de Chris Anderson, Philip Kotler, Pierre Lévy, Philip Meyer, Lucia Santaella e Pollyana Ferrari foram utilizadas para o embasamento teórico desse projeto que trata sobre tecnologia, jornalismo cultural, jornalismo digital, plano de negócios e monetização.
- ItemAssessoria de imprensa e suas tecnologias:uma reflexão da influência das redes sociais na vida das celebridades telesivas(UNISA, 2016) Fraga, Karen Dayene Dos SantosO estudo sobre as ferramentas que os ex-“BBB’S”, nome esse dado as pessoas que participam do reality show Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo de Televisão desde 2002, utilizam para se promover na mídia de um modo geral. Neste trabalho analiso a ligação da comunicação integrada, constituída pelas comunicações mercadológica, administrativa e institucional, com a forma de divulgação que uma sub-celebridade encontra para ingressar no “mundo” dos famosos e começar a construir sua imagem a partir do aplicativo de mídia social como Instagram, trabalho esse que é feito, na maioria das vezes, por uma agência de comunicação especializada em assessoria de imprensa e em como consolidar um nome ou produto dentro da mídia. O uso destas mídias sociais por uma assessoria de imprensa é uma das formas de ligação entre a sociedade de um modo geral com a sub-celebridade, uma vez que seus seguidores começam a repetir costumes e, até mesmo, a construir um sentimento pelo famoso. Além disso, mostro, também, como a internet acaba tendo influência na vida dos ex-BBB’S, tanto negativamente, perdendo seguidores por falsas notícias implantadas pela mídia para prejudicar sua imagem, quanto positivamente, ganhando cada vez mais credibilidades daqueles que os seguem através de suas iniciativas, pensamentos, vestimenta ou algo que a sociedade julgue interessante ”copiar” ou compartilhar em sua própria vida.
- ItemComunicação corporativa humanizada e inclusiva(UNISA, 2016) Altemio, Thiago CorrêaA dimensão humana na comunicação corporativa, embora sendo a mais importante, pode ser considerada a mais esquecida, tanto no aspecto literário como no aspecto das práticas cotidianas das organizações. Neste trabalho, é tratado a humanização da comunicação corporativa como estratégia para a inclusão das diversidades de públicos internos e, em especial, o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e transexuais). Quando o público interno se sente parte da organização, sua produtividade tende a aumentar, e a empresa passa a ter uma grande oportunidade de ser reconhecida por suas ações na comunidade em geral. Nesta monografia, foi realizado um estudo da comunicação corporativa interna, aliada ao fator de humanização da comunicação, dentro de uma empresa do agronegócio, a Monsanto do Brasil, divisão brasileira da multinacional americana sediada em Saint Louis, Missouri, com o objetivo de verificar se este tipo de comunicação está sendo utilizada de forma estratégica. A principal motivação para a escolha do desenvolvimento desta pesquisa refere-se à possibilidade de discutir, como a comunicação corporativa interna, e o endomarketing, podem ser utilizados de forma estratégica e inclusiva nas organizações
- ItemA construção do sentido: análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e Istoé sobre as manisfestações de Março de 2016(UNISA, 2016) Lopes, Claudimerison de Souza CavalcantiEsta monografia consiste na análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e ISTOÉ, sobre as manifestações de março de 2016, período em que várias cidades brasileiras receberam mobilizações populares contra e prol o governo da presidente Dilma Rousseff. O objetivo desse trabalho é analisar o sentido das capas, através da semiótica greimasiana, de linha francesa, que oferece as ferramentas necessárias para traçar o percurso gerativo de sentido, desde a identificação do texto verbal, o visual e o sincrético, a forma em que dialogam entre si, bem como a enunciação e enunciado. Ao se tratar de capa de revistas, é examinado também o plano de conteúdo e o de expressão, topologia e cromatismo, a fim de que o leitor possa fazer uma leitura mais significativa. Para chegar ao objetivo, este trabalho inicia com uma contextualização de duas grandes manifestações: “Diretas Já” e o pedido de impeachment de Fernando Collor, em 1992. Em seguida, é feita uma retrospectiva do surgimento da revista, a revista no Brasil e conceitos semióticos utilizados para a análise. Os autores principais utilizados nesse trabalho são: Greimas, Fiorin (2014); e Fontanille (2016), entre outros. As capas estão inseridas no corpo da monografia, bem como as especificações de quais edições foram escolhidas para análise.
- ItemOs desafios da divulgação científica no Youtube: como usar o entretenimento como ferramenta para informar sobre ciência(UNISA, 2016) Silva, Ricardo de AlmeidaDesde quando a internet passou a ser parte do nosso cotidiano, a sociedade mudou sua forma de consumir produtos culturais. Os efeitos dela também afetaram o jornalismo e a velocidade em que tudo ocorre mudou o tratamento das pautas. Essa rapidez levou o jornalismo científico a correr o risco de queda na qualidade da informação. Nesse cenário, jornalista passou a ter a concorrência de canais alternativos que fazem divulgação científica. Não necessariamente com viés jornalístico. O objetivo desta pesquisa é analisar um desses canais alternativos: o "Canal do Pirula", no YouTube. Onde serão verificados a capacidade de comunicação, características de jornalismo e elementos inerentes a comunicação e cultura do produto gerado pelo canal. Serão usados como referencial teórico autores como Anderson (2006), Dejavite (2006), Martino (2013), Levy (1999), Oliveira (2004) e Sagan (2009).
- ItemDo lixo ao Luxo(UNISA, 2019) Nascimento, Marcos Paulo Santos BatistaO videodocumentário “Do Lixo ao Luxo” é um projeto de documentário piloto que visa apresentar a história de pessoas que trabalham em cooperativas de reciclagem pela cidade de São Paulo, e pelo meio do que a sociedade chama de lixo, redescobriram o luxo da vida. O objetivo deste TCC é apresentar a história de vida deles, as dificuldades antes de entrar em uma cooperativa de reciclagem, e como a vida deles mudou após entrar em uma central. Em suma, o trabalho quer dar voz aos entrevistados, dando total liberdade para contar suas histórias, mostrar seu início, seu dia a dia, e dar o toque de emoção para que o documentário, mesmo que de forma séria e jornalística, consiga ser chamativo para o público geral, e sensibilize para chamar atenção para o tema. A ideia geral do documentário piloto, é que se expanda para as demais cooperativas, para que em cada uma delas, as pessoas contem suas histórias, e como elas fizeram o lixo da sociedade virar o luxo deles.
- Item"Entrelagos": comunidade e meio ambiente(UNISA, 2016) Palmeira, Cristiane SilvaO seguinte relatório tem como objetivo trazer um panorama das etapas de produção do trabalho de conclusão de curso (TCC). O projeto discorrido nesse documento está atrelado ao eixo temático da inclusão do jornalismo (o ato de noticiar), a relação com o meio ambiente, os mananciais e as comunidades que os cercam sob o titulo de: “Entre lagos”: Comunidade e meio ambiente. Durante a elaboração do projeto, artigo científico e produto foram realizadas pesquisas histórico - sociais, entrevistas, coleta de materiais audiovisuais como fotografias, vídeos e áudio, além de pesquisa quantitativa online por meio do Google Forms para mensurar a importância e o impacto da informação jornalística ambiental na internet (principalmente na rede social Facebook). Todo o trabalho elaborado até aqui tem o intuito de utilizar o jornalismo digital e ambiental em prol e com a colaboração da comunidade da região de Interlagos.
- ItemO jornal Folha de São Paulo e o impeachment da presidente Dilma Rousseff: uma análise dos sentidos das capas nas edições de domingo(UNISA, 2016) Reis, RaquelO jornalismo tem importante função social, não apenas de informar, mas de ser os olhos atentos da sociedade, investigando, apurando e publicando informações de relevância pública, prezando pelo cumprimento da prática jornalística e da ética profissional, sem que os interesses pessoais e/ou de organizações sejam privilegiados. Este trabalho tem por objetivo investigar os valores que emergem do posicionamento do jornal paulista Folha de S. Paulo em relação ao período do processo de impeachment da, até então, presidente Dilma Rousseff, o qual aconteceu entre os meses de maio e agosto de 2016. O estudo está ancorado na teoria da semiótica de linhagem francesa, desenvolvida pelo linguista lituano Algirdas J. Greimas, a fim de analisar e desvendar os sentidos que são produzidos por meio das capas nas edições dominicais do jornal Folha de S. Paulo, durante todo o processo de apuração até o momento de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Foi observado nas considerações finais, que o jornal instalou valores que permeiam a manipulação do leitor, fazendo-o crer que a figura da Dilma Rousseff é inferior a do Temer, em relação a posicionamentos que foram analisados com base na teoria do percurso gerativo de sentido.
- ItemJornalismo de dados como agente da cultura da transparência e da consolidação democracia na era digital(UNISA, 2016) Costa, Ronaro RamosCom o avanço tecnológico, o mercado jornalístico tem se alterado, a forma como se tem lido notícias está em constante mudança, o jornalismo impresso tem perdido cada vez mais espaço para o digital, a convergência é inevitável. O jornalismo de dados é parte desta mudança na forma de se ler e se fazer jornalismo. Com base nessa situação, foi feito um estudo acerca do jornalismo de dados e da cultura de transparência, para buscar entender as novas características do jornalismo e como o jornalismo de dados fortalece a cultura de transparência, fomenta a participação política da sociedade e por fim consolida o Estado democrático de direito.
- ItemJornalismo investigativo no livro: “Celso Daniel, política, corrupção e morte no coração do PT”(UNISA, 2018) Silva, Alexsandra Dias daEste trabalho demonstrou uma análise comparativa no uso das técnicas do jornalismo investigativo sobre o livro “Celso Daniel: política, corrupção e morte no coração do PT” e também sobre a reportagem do jornal Folha de São Paulo “Celso Daniel: 10 anos sem solução”. A pesquisa para elaboração deste, tem suas bases bibliográficas em entrevistas. Com a intenção de trazer à luz, qual a profundidade do jornalismo de investigação, nas reportagens convencionais e nos livros jornalísticos. O trabalho árduo do jornalista em toda execução, para fazer um livro-reportagem destaca o termo jornalismo investigativo, que hoje, não é tão somente para desvendar relatos, é também para contar fatos, apresentar pesquisas e documentos autênticos, confirmar fontes, entre outras coisas, de maneira que venha contribuir para o conhecimento de toda uma verdade pela sociedade. E por fim, o comparativo vislumbrou que: as técnicas de jornalismo investigativo é mais abrangente e profundo na construção do livro-reportagem do que na reportagem do jornal convencional.
- ItemJornalismo literário na obra de Adriana Carranca no livro “O Afeganistão depois do Talibã”(UNISA, 2018) Mendonça, Ana Flavia GaldinoA união entre literatura e jornalismo contribuem para o desenvolvimento de novos modelos de narrativas. O livro-reportagem utiliza um modelo textual que nasceu e se definiu no limite das duas áreas. O livro é um veículo de comunicação que abre espaço para construção de histórias que não teriam utilidade no jornalismo diário. Com base na estrela de sete pontas, que caracteriza o jornalismo literário e a partir do mapeamento e análise dos relatos contados no livro O Afeganistão depois do Talibã, e da reportagem da revista NATO também sobre ”Afeganistão: que tem corrido de bem o que tem corrido mal”, será feita uma análise comparativa, onde apontadas as possíveis semelhanças na construção das narrativas.
- ItemLiteratura jovem: um projeto de site jornalístico sobre ficção juvenil(UNISA, 2017) Zamengo, Bruna de OliveiraNeste relatório de pesquisa, apresenta-se o processo de realização de um site jornalístico segmentado na área de literatura juvenil (https://brunaozamengo.wixsite.com/literaturajovem). A plataforma conta com reportagens, artigos de opinião, resenhas, entrevistas com especialistas, autores e fãs. O planejamento deste site, o que envolve a definição das seções e a estrutura de conteúdo, foi baseado em análises teóricas que consideram a necessidade de formatos e uma linguagem adequada ao meio digital. Para tal, este projeto visa à estruturação de uma página hipermidiática, que explora a confluência de linguagens e mídias em um único local. A motivação do projeto é reunir e atualizar, a partir do instrumental jornalístico, informações relacionadas à literatura juvenil no Brasil.
- ItemMovimento da contracultura: uma revolução de paz e amor(UNISA, 2009) Silva, Flaviana OliveiraO movimento denominado “contracultura” foi propagado nos anos sessenta do século XX, vindo dos Estados Unidos da América, para diversos países, inclusive o Brasil. Durante o período de repressão imposta pelo regime militar, sobretudo a partir do AI-5, de dezembro de 1968, o ideário da contracultura esteve presente em diversos aspectos da sociedade. O trabalho apresentado analisa as motivações do movimento contracultural e sua inserção no Brasil, através da Tropicália e do jornal O Pasquim, em um período que ficou marcado por conturbações políticas. Aponta, com base nos discursos dos autores abordados, as origens históricas desse ideário, que é identificado como uma resposta à emergência da indústria cultural, mostrando as suas consequências na atualidade.
- ItemNióbio: O recurso que o Brasil insiste em não descortinar(UNISA, 2016) Rocha, Washington da SilvaO trabalho visa enaltecer a importância do nióbio na economia do Brasil e, ante fatos que comprovem tal relevância, questionar a falta de notícia nos meios de comunicação no País. Focar os questionamentos na grande mídia, ou seja, Jornal diário e Televisão Aberta. Analisar reportagens publicadas pela “Folha de S. Paulo” e “O Estado de S. Paulo” no período de 01/01/2010 até 31/12/2015 e através de uma comparação quantitativa entre pré-sal e nióbio, expor a inércia da mídia brasileira em relação ao minério e aos temas ambientais e científicos em geral. O pré-sal, ao contrário do nióbio, teve largo espaço na mídia, porém a grande diferença que se vê em números de conteúdo jornalístico não se vê em retorno financeiro. Além disso, novas tecnologias foram criadas para auxiliar na exploração do pré-sal, que inclusive está sob uma política de regularização. Práticas incomuns quando o assunto é nióbio.
- ItemOutros olhares: o uso do Instagram como plataforma para a revista fotojornalística(UNISA, 2017) Siqueira, Juliane Ribeiro da SilvaEste projeto experimental tem como objetivo analisar o uso do Instagram como uma possível plataforma para a circulação de uma revista fotojornalística digital e também registrar por meio de fotoreportagens as mudanças causadas pelo grafite na cidade de São Paulo. O estudo tem como produto final a elaboração de uma revista fotojornalistica digital no Instagram cuja temática é o grafite em São Paulo. A partir de pesquisas teóricas e do método indutivo foram coletados dados e registros que, correlacionados, forneceram a base para o estudo realizado. Para instruir a pesquisa foram tidos como espinhas dorsais os conceitos da cultura da convergência, de Henry Jewnkins e o de redes sociais, de Raquel Recuero. Ambas os estudos serviram de arcabouço teórico para que as considerações finais pudessem considerar o Instagram como uma mídia social passível de suportar uma revista fotojornalística digital.
- ItemO papel das mídias sociais na mudança de comportamento das agências de comunicação das organizações(UNISA, 2017) Lima, Cátia de SouzaO jornalismo é de suma importância nos dias de hoje, afinal de contas sem a sua principal função que é o ato de informar, estaríamos aquém das notícias que circulam no mundo. Além disso, tem a capacidade de revelar a verdade às pessoas, na medida em que preze pela ética jornalística e tenha a responsabilidade de verificar todos os lados da história e, desta forma, acirrar o senso crítico de quem ouve os fatos. Muitas vezes a profissão traz à tona informações que acabam nos surpreendendo, pois propaga e evidência de situações jamais inimagináveis, como denúncias de assédio sexual que envolvem pessoas famosas e repercutem nos veículos tradicionais como também nas redes sociais. Esse trabalho objetiva pesquisar sobre o impacto das redes digitais de comunicação sobre as relações sociais contemporâneas e como analisar as metamorfoses em curso nas organizações, em decorrência da revolução digital e de seus desdobramentos no sistema comunicacional, já que vivemos na era do empoderamento do consumidor, graças à abundância de informações e às comunidades em rede. A comunicação empresarial tem exigido das empresas e dos profissionais uma conduta adequada aos novos tempos e desafios. O estudo está ancorado na pesquisa qualitativa uma vez que considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito a partir da interpretação do fenômeno, sem o uso de métodos e técnicas estatísticas, mas especificamente um trabalho de observação. A conclusão nos faz refletir sobre a comunicação praticada pelas organizações no mundo contemporâneo, globalizado, no qual o conhecimento e a comunicação são rapidamente compartilhados por meio das tecnologias disponíveis.
- ItemPeriferia em movimento(UNISA, 2009) Silva, Aline Rodrigues da; Carneiro, Sueli dos Reis; Borges, Thiago de SouzaEste projeto pretende abordar as mobilizações sociais nas periferias de grandes cidades brasileiras mediante produção de documentários. Cada edição visa mostrar, por meio da captação de cenas cotidianas das periferias, as ações sociais desenvolvidas nessas comunidades que têm como objetivo melhorar sua qualidade de vida. O primeiro documentário retrata o Evento pela Paz no Grajaú, em São Paulo, e procura apresentar os efeitos desse movimento na realidade local dos moradores do bairro e em seus organizadores, que enxergam na iniciativa uma forma de amenizar os fatos negativos de seu cotidiano.
- ItemPrecisamos falar sobre fanfictions: literatura e cultura do fã na era digital(UNISA, 2016) Batista, Barbara CarvalhoEste trabalho tem por objetivo investigar à luz de teorias da comunicação, e de apresentar de maneira prática, o fenômeno das fanfictions (as ficções de fã), que se popularizaram na web no século XXI. Explanar, em um produto em formato digital multimidiático, a origem das fanfics e dos fandoms, seu impacto cultural e sua influência na cultura dentro e fora da web, fruto da convergência entre meios e mídias. Além disso, apresentar personagens que fazem parte da comunidade das fanfictions como escritores, explorar alguns cases de fanfictions que romperam a barreira do digital e tornaram-se best sellers mundiais, além de discutir conflitos legais e ideológicos que a prática de escrever fanfic no Brasil enfrenta, por conta das limitações da Lei de Direitos Autorais. Mostrar também a dinâmica dos principais sites de fanfictions do país e sua importância no cenário nacional.
- ItemUm presidente em Revista Veja e a produção das capas durante o governo Lula(UNISA, 2009) Vieira, Daniela Alencar; Chaves, Luciana da SilvaO estudo demonstra o processo de produção de capas da revista Veja, o maior semanário do País que durante os últimos sete anos de governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de 2003 a 2009, trouxe o presidente em dezesseis capas de sua edição. Procurou-se entender a motivação deste fenômeno, inclusive esclarecer ao leitor a ausência de capas noticiando o presidente no ano de 2007. Buscou-se evidenciar quais foram os critérios para a apuração, seleção e publicação das notícias de capa e como os jornalistas compartilham o „senso-comum‟ da profissão ao saberem o que deve ou não ser noticiado de acordo com a linha editorial estabelecida por Veja e pela Editora Abril. Com base em algumas teorias do Jornalismo, a saber, Newsmaking (produção de notícias), a Teoria Organizacional e a Teoria Gnóstica, o presente livro-reportagem foi construído mediante o relato de profissionais envolvidos no processo de produção das capas além do estudo feitos por acadêmicos e especialistas sobre a revista Veja. O motivo para Veja publicar quinze capas para Lula no primeiro mandato e uma única capa no segundo mandato está associado com o seu covenant, um contrato não falado entre publicação e leitor no qual Veja noticia o que o leitor espera. Logo, quando o governo não teve mais escândalos, não existiu mais capas dedicadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.