Comunicação Social | Jornalismo
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- ItemA comunicação online nas periferias da zona sul de São Paulo: os casos Grajaú e Capão News(UNISA, 2016) Pinheiro, Talita Raquel CândidoEsta monografia tem como objetivo analisar os principais veículos de comunicação da periferia da zona sul de São Paulo, o Grajaú Tem e o Capão News, identificando o formato, linguagem e conteúdo que ambos praticam na comunidade. Para isso, usamos o método qualitativo, com base na técnica da análise de conteúdo, no intuito de investigar como esses meios trabalham. A comunicação popular online, organizada pelo Grajaú Tem e o Capão News, desenvolve um papel importante na comunidade, permitindo que os moradores da periferia sintam-se enxergados no ambiente em que vivem. O uso das redes sociais tem facilitado a construção, o tratamento e a divulgação da notícia, pela agilidade que a ferramenta proporciona, ligando a diversos grupos e meios de informação ao mesmo tempo. O papel da grande imprensa também foi abordado nesta pesquisa, para compreendermos o alcance midiático que imprensa tradicional possui nas comunidades de São Paulo.
- ItemA construção do sentido: análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e Isto É sobre as manifestações populares em relação ao impeachment em março de 2016(UNISA, 2016) Lopes, Claudimerison de Souza CavalcantiAnálise das capas da Veja, Carta Capital e ISTOÉ sobre as manifestações populares contra e em prol governo Dilma.
- ItemA construção do sentido: análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e Istoé sobre as manisfestações de Março de 2016(UNISA, 2016) Lopes, Claudimerison de Souza CavalcantiEsta monografia consiste na análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e ISTOÉ, sobre as manifestações de março de 2016, período em que várias cidades brasileiras receberam mobilizações populares contra e prol o governo da presidente Dilma Rousseff. O objetivo desse trabalho é analisar o sentido das capas, através da semiótica greimasiana, de linha francesa, que oferece as ferramentas necessárias para traçar o percurso gerativo de sentido, desde a identificação do texto verbal, o visual e o sincrético, a forma em que dialogam entre si, bem como a enunciação e enunciado. Ao se tratar de capa de revistas, é examinado também o plano de conteúdo e o de expressão, topologia e cromatismo, a fim de que o leitor possa fazer uma leitura mais significativa. Para chegar ao objetivo, este trabalho inicia com uma contextualização de duas grandes manifestações: “Diretas Já” e o pedido de impeachment de Fernando Collor, em 1992. Em seguida, é feita uma retrospectiva do surgimento da revista, a revista no Brasil e conceitos semióticos utilizados para a análise. Os autores principais utilizados nesse trabalho são: Greimas, Fiorin (2014); e Fontanille (2016), entre outros. As capas estão inseridas no corpo da monografia, bem como as especificações de quais edições foram escolhidas para análise.
- ItemA credibilidade e a participação do ouvinte no jornalismo radiofônico(UNISA, 2009) Chagas, Bruno da Fonseca; Fischer, Fernando Bovo; Abraços, LarissaEste trabalho de conclusão do curso de Jornalismo tem como principal escopo a participação do ouvinte no processo jornalístico das emissoras de rádio, seja colaborando como fonte ou participando ao vivo durante a programação, e a análise de suas implicações na credibilidade da notícia. Para tanto, além da observação e da base teórica, fundamentada em obras da área da comunicação de autores como Luiz Artur Ferraretto, Lia Calabre, Robert McLeish, Eduardo Meditsch, Mozahir Salomão, Paul Chantler e Sim Harris, entre outros, realizou-se entrevistas com profissionais de vasta experiência no jornalismo radiofônico, acadêmicos especialistas no assunto e também ouvintes das rádios escolhidas como amostragem. Com o material obtido durante as pesquisas, produziu-se também um radiodocumentário a respeito do tema. Espera-se que este trabalho sirva como instrumento para incitar o senso crítico do ouvinte das rádios jornalísticas e de futuros pesquisadores, despertando-os para questionamentos essenciais à triagem da notícia, devido ao grande número de informações que chegam aos ouvintes diariamente, em um tempo bastante permeado pela tecnologia.
- ItemA mulher na econômia: as relações entre o mercado de trabalho e o aleitamento materno(UNISA, 2020) Silva, Sanara Samar SantosA pesquisa pretende explanar o estudo feito para a realização da reportagem no Twitter, com o uso do recurso Thread, sobre o tema “Relação da economia, mercado de trabalho e o aleitamento materno”. A metodologia foi realizada de maneira qualitativa e quantitativa, na qual busca observar o resultado da reportagem no Twitter e seus recursos, e por meio dos dados obtidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os impactos deste cenário na maternidade. Desta forma, o resultado é sobre como as redes sociais alteraram a forma de fazer notícia e quais são os impactos na vida da mãe quando ela trabalha ou é desempregada. O diferencial é a utilização do Twitter, rede social que facilita a disseminação de notícias tendo o Thread como ferramenta. Fio ou Thread, lançado em fevereiro de 2018, possibilitou a interconexão de ideias para concluir uma linha de raciocínio em 280 caracteres. O produto desta pesquisa aborda através de uma reportagem no Twitter, utilizando recursos tecnológicos para a elaboração da reportagem.
- ItemA tragédia no jornalismo: uma análise da cobertura do SP no ar sobre o ataque em Suzano(UNISA, 2020) Santos, Felipe SilvaA monografia apresentada consiste em uma análise da cobertura jornalística do telejornal matutino da Record TV SP no Ar sobre a tragédia que aconteceu em Suzano (SP) no dia 13 de março de 2019, onde dois jovens entraram na escola Raul Brasil e atacaram alunos e professores, deixando mortos e feridos. O objetivo deste TCC é analisar como a emissora abordou a tragédia com base nas teorias jornalísticas e sobretudo, do código de ética da profissão. A análise foi feita utilizando como as edições do SP no Ar exibidas entre os dias 14 e 20 de março, isto é, ao longo de uma semana. O trabalho busca responder de que forma elas abordaram o tema, quais os critérios para a produção de notícias, se a abordagem foi correta, em que medida a cobertura do telejornal estudado esteve próximo ou não do sensacionalismo e se respeitaram o Código de Ética dos Jornalistas. Para isso, é preciso entender o contexto em que se dá a análise, a começar sobre o que foi a tragédia em Suzano, e como ela mobilizou a emissora no objetivo de levar informação ao público. O trabalho mostra como funciona a cobertura jornalística na televisão e qual o impacto das reportagens na sociedade em geral. Por outro lado, fatos de grande interesse nacional tomam conta do noticiário por vários dias, levando os jornalistas a buscarem pautas de interesse público para manter o noticiário cheio. Em consequência disso, a objetividade do jornalismo pode ser deixada de lado e a matéria se torna um mero espetáculo. Por outro lado, a saturação de uma mesma notícia pode levar a cobertura ao sensacionalismo, utilizando a tragédia como mecanismo de aumentar audiência.
- ItemAnálise das reportagens alvo do programa Fantástico(UNISA, 2016) Serafim, PabloEsta monografia consiste na análise das reportagens-alvo que o programa Fantástico exibe em sua programação, em que se analisa quais critérios o Fantástico adota para as escolhas de suas reportagens. Para a elaboração dessa análise, foram feitas decupagens de três reportagens divulgadas no programa, respeitando a linha do tempo de três em três anos, que o Fantástico exibe no site Memória Globo. O objetivo desse trabalho é analisar o porquê do programa Fantástico escolher tais reportagens que serão exibidas em sua grade de programação, a fim de que o leitor possa compreender quais quesitos são utilizados para a escolha das mesmas, conforme a repercussão gerada em seu telespectador, por meio das reportagens divulgadas. Para chegar ao objetivo, esse trabalho inicia com a contextualização do programa, bem como a data de sua primeira exibição na televisão brasileira. Em seguida, é feita uma retrospectiva sobre a comunicação social, até os dias atuais, dado que abrange também o jornalismo e o jornalismo na televisão brasileira, em que o leitor observará esse gênero de programa “Revista Eletrônica”, no qual o Fantástico está incluso, segundo autor Aronchi (2015).
- ItemAnálise das técnicas jornalísticas da rede indepedente mídia ninja: cobertura missão Brumadinho(UNISA, 2019) Torres, Vitória AraújoO presente estudo abordará as técnicas jornalísticas adotadas pelo coletivo independente Mídia Ninja, em comparação ao portal G1, pertencente ao grupo O Globo, em relação à cobertura da tragédia de Brumadinho em janeiro de 2019. O desastre de caráter humanitário e ambiental foi alvo da imprensa que buscava a todo momento atualizar a sociedade sobre os acontecimentos após o rompimento da barragem comandada pela mineradora Vale S.A. Assim como a mídia tradicional, as mídias independentes buscaram informações em tempo real, por meio da cobertura nas redes sociais. O estilo de abordagem foi diferente do praticado pelo jornalismo hegemônico das mídias de massa, o que nos deixa o questionamento: até que ponto o teor dessas informações e compartilhamentos são de caráter jornalístico? Diante disso, o objetivo do estudo foi identificar quem é o Mídia Ninja e o perfil dos colaboradores da informação. Para entender o comportamento das mídias, sendo elas portal G1 e a Mídia Ninja, a análise dos textos jornalísticos de ambos veículos foi realizada de acordo com as teorias de ciberespaço e sociedade em rede defendida por Manuel Castells, Pierre Lévy. Para entender o campo social, bem como as técnicas do jornalismo digital, abordamos as teorias do jornalismo defendidas pelo professor Nelson Traquina e os jornalistas Nilson Lage e Poliana Ferrari.
- ItemAnálise semiótica discursiva das estratégias argumentativas da Fake News envolvendo o candidato à presidência da República Jair Bolsonaro(UNISA, 2019) Nunes, Izabel GaldinoA pesquisa apresenta uma análise de cinco fake news sobre a facada do então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, no dia 6 de setembro de 2018. Todas as fake news utilizadas foram checadas e verificadas pela Agência Lupa. Também foram usadas duas notícias das duas empresas jornalísticas de maior tiragem em São Paulo, Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, sobre o mesmo fato para fazer uma comparação com as fake news. Os problemas norteadores da pesquisa são identificar quais estratégias de manipulação o destinador, disseminador de fake news, se utiliza para operar o fazer-crer no destinatário, leitor. E, também, como ele utiliza estas estratégias de manipulação nos discursos das fake news. O objetivo é descobrir como o Destinador utiliza os mecanismos de manipulação dentro do discurso destas fake news, levando o leitor a acreditar que aquele texto é verdadeiro. Também tem como finalidade entender quais mecanismos as fake news utilizam para convencer o receptor de que aquela mensagem é verdadeira e assim criar mecanismos de identificação para que seja mais fácil saber o que é fake news e o que não é. O método de análise será por meio da semiótica de origem francesa, também conhecida como semiótica greimasiana, por meio dos autores brasileiros Diana Luz de Pessoa Barros e José Luiz Fiorin.
- ItemAnálise web rádio Yandê: a comunicação tradicional indígena em formato digital(UNISA, 2016) Rodrigues, AlineO estudo a seguir analisa a primeira Web Rádio indígena do Brasil, Rádio Yandê e como o jornalismo somado a internet tem sido importante para os índios do Brasil. Para tratar dessa questão, a pesquisa aborda as transformações que a sociedade viveu desde os primórdios da comunicação humana até os dias atuais com a invenção da internet e em seguida a relação da sociedade com a rede mundial de computadores. Na sequência conta-se a história do índio no Brasil de 1500 até os dias atuais, neste capitulo a pesquisa descreve a vida do índio durante a chegada dos portugueses ao litoral brasileiro, e como ao longo do tempo os indígenas mudaram seus costumes para o advento do “progresso”. Hoje, muitas vezes, a cultura indígena tem na internet uma aliada de extrema importância, através dela os primeiros habitantes do Brasil podem mostrar a todos, índios ou não, as causas que defendem.
- ItemAnexo Pop(UNISA, 2016) Mendes, DiegoAnexo Pop é um aplicativo de comunicação digital de conteúdo jornalístico no âmbito cultural, cujo principal foco é voltado ao público interessado em música pop. Apresenta notícias, reportagens, críticas, entrevistas e enquetes por meio de aplicativo mobile gratuito aos seus usuários, separando-os por seções, desenvolvido pelo site Fábrica de Aplicativos (www.fabricadeaplicativos.com.br) e disponibilizado para download no Google Play para smartphones que possuam Android como sistema operacional. Objetiva tratar de conteúdos jornalísticos de um modo diferenciado, destacando-se em um meio onde muito ainda se depende dos portais no ambiente digital, fazendo com que estes sejam o foco central da notícia e levam o leitor a ser obrigado a acessar tal portal caso queira obter a informação jornalística completa, na íntegra. Além disso, oferece a informação noticiosa de maneira gratuita aos seus usuários, que é incorporada no aplicativo por meio das redes sociais, evitando que o usuário necessite sair da plataforma mobile para ter acesso a todos os conteúdos gerados pelo app. A pesquisa das obras de Chris Anderson, Philip Kotler, Pierre Lévy, Philip Meyer, Lucia Santaella e Pollyana Ferrari foram utilizadas para o embasamento teórico desse projeto que trata sobre tecnologia, jornalismo cultural, jornalismo digital, plano de negócios e monetização.
- ItemAnexo Pop(UNISA, 2016) Mendes, DiegoAnexo Pop é um aplicativo (app) de comunicação digital de conteúdo jornalístico no âmbito cultural, cujo principal foco é voltado ao público interessado em música pop. Apresenta notícias, reportagens, críticas, entrevistas e enquetes por meio de aplicativo mobile gratuito aos seus usuários, separando-os por seções, desenvolvido pelo site Fábrica de Aplicativos (www.fabricadeaplicativos.com.br) e disponibilizado para download no Google Play para smartphones que possuam Android como sistema operacional. Objetiva tratar de conteúdos jornalísticos de um modo diferenciado, destacando-se em um meio onde muito ainda se depende dos portais no ambiente digital, fazendo com que estes sejam o foco central da notícia e levam o leitor a ser obrigado a acessar tal portal caso queira obter a informação jornalística completa, na íntegra. Além disso, oferece a informação noticiosa de maneira gratuita aos seus usuários, que é incorporada no aplicativo por meio das redes sociais, evitando que o usuário necessite sair da plataforma mobile para ter acesso a todos os conteúdos gerados pelo app. A pesquisa das obras de Chris Anderson, Philip Kotler, Pierre Lévy, Philip Meyer, Lucia Santaella e Pollyana Ferrari foram utilizadas para o embasamento teórico desse projeto que trata sobre tecnologia, jornalismo cultural, jornalismo digital, plano de negócios e monetização.
- ItemArte para vida: uma reportagem multimidiática sobre arteterapia(UNISA, 2016) Alma, Amanda Cerqueira LimaO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa acerca do tema arteterapia, por meio de uma reportagem multimidiática disponibilizada na plataforma online. Foram necessários muitos estudos para se chegar à conclusão de como as artes, em geral, podem auxiliar no tratamento de diversas doenças (psiquiátricas, cognitivas e motoras) e este surgiu com a finalidade de transmitir a eficácia da arte nesses tratamentos por meio do instrumental jornalístico.
- ItemAssessoria de imprensa e suas tecnologias:uma reflexão da influência das redes sociais na vida das celebridades telesivas(UNISA, 2016) Fraga, Karen Dayene Dos SantosO estudo sobre as ferramentas que os ex-“BBB’S”, nome esse dado as pessoas que participam do reality show Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo de Televisão desde 2002, utilizam para se promover na mídia de um modo geral. Neste trabalho analiso a ligação da comunicação integrada, constituída pelas comunicações mercadológica, administrativa e institucional, com a forma de divulgação que uma sub-celebridade encontra para ingressar no “mundo” dos famosos e começar a construir sua imagem a partir do aplicativo de mídia social como Instagram, trabalho esse que é feito, na maioria das vezes, por uma agência de comunicação especializada em assessoria de imprensa e em como consolidar um nome ou produto dentro da mídia. O uso destas mídias sociais por uma assessoria de imprensa é uma das formas de ligação entre a sociedade de um modo geral com a sub-celebridade, uma vez que seus seguidores começam a repetir costumes e, até mesmo, a construir um sentimento pelo famoso. Além disso, mostro, também, como a internet acaba tendo influência na vida dos ex-BBB’S, tanto negativamente, perdendo seguidores por falsas notícias implantadas pela mídia para prejudicar sua imagem, quanto positivamente, ganhando cada vez mais credibilidades daqueles que os seguem através de suas iniciativas, pensamentos, vestimenta ou algo que a sociedade julgue interessante ”copiar” ou compartilhar em sua própria vida.
- ItemCantada não é elogio: o assédio verbal feminino(UNISA, 2016) Ursulino, Gabriela da CunhaEste relatório de pesquisa irá apresentar a proposta de estudo realizada anteriormente no artigo, sobre os grupos feministas inseridos na internet e como eles abordam o assédio verbal na plataforma. O produto dessa proposta de estudo, será apresentado em um site na internet. Irá abordar como os grupos feministas estão inseridos e como atuam hoje, através das redes sociais e de seus blogs. Também iremos abordar como as mulheres e leitoras estão inseridas na web, e como elas usam para falar sobre os temas feministas. Abordaremos como algumas mulheres atuam hoje nas lutas por seus direitos e como o assédio verbal feminino é tratado tanto pelas leitoras como pelos grupos feministas. O site foi desenvolvido através do portal Wix.com (serviço que permite montagens de sites online), e contará com imagens, vídeos, infográficos e outros elementos gráficos. Este documento apresentará o estudo e os processos de produção do produto.
- ItemComunicação corporativa humanizada e inclusiva(UNISA, 2016) Altemio, Thiago CorrêaA dimensão humana na comunicação corporativa, embora sendo a mais importante, pode ser considerada a mais esquecida, tanto no aspecto literário como no aspecto das práticas cotidianas das organizações. Neste trabalho, é tratado a humanização da comunicação corporativa como estratégia para a inclusão das diversidades de públicos internos e, em especial, o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e transexuais). Quando o público interno se sente parte da organização, sua produtividade tende a aumentar, e a empresa passa a ter uma grande oportunidade de ser reconhecida por suas ações na comunidade em geral. Nesta monografia, foi realizado um estudo da comunicação corporativa interna, aliada ao fator de humanização da comunicação, dentro de uma empresa do agronegócio, a Monsanto do Brasil, divisão brasileira da multinacional americana sediada em Saint Louis, Missouri, com o objetivo de verificar se este tipo de comunicação está sendo utilizada de forma estratégica. A principal motivação para a escolha do desenvolvimento desta pesquisa refere-se à possibilidade de discutir, como a comunicação corporativa interna, e o endomarketing, podem ser utilizados de forma estratégica e inclusiva nas organizações
- ItemDe mãos dadas: a contribuição dos coletivos virtuais feministas no combate aos esteriótipos da mulher(UNISA, 2016) Schuchovski, Ana Maria de OliveiraComo se aplica a revolução comunicativa nas redes e as cadeias de conexões virtuais para os movimentos feministas no Brasil? Esse projeto é uma investigação acerca dos novos rumos que o ativismo político para a mulher tem tomado na web e visa buscar e ilustrar alguns dos cases de sucesso na transformação social a partir das campanhas virais que envolvem a causa feminista no país. Usaremos como norte o ponto de vista de que a internet é hoje usada como uma ferramenta capaz de dar vida a grandes comunidades virtuais que se conectam por ideias. Considerando, dessa forma, a web uma ferramenta de transformação social para a mulher, assim como tantas outras causas sociais que envolvem as minorias e que encontram na web uma oportunidade de representatividade.
- ItemDo Feed do Instagram às páginas dos livros: a instapoesia e a busca pela durabilidade nos meios digital e impresso(UNISA, 2020) Silva, Josane Ferreira daA pesquisa apresenta um estudo sobre o movimento da Instapoesia no Brasil, mostrando seus impactos não só nas redes sociais, mas também no mercado editorial do gênero da poesia no País. O estudo aborda a mudança no consumo de poesia dos livros físicos para as redes sociais e os motivos dessa alteração no principal meio de consumo de poesia. O objetivo é comparar as características e estratégias dos suportes digitais e impressos para manter um conteúdo duradouro. E, como o movimento da Instapoesia utiliza dessas estratégias para aumentar sua durabilidade, como método de análise foram consultados os autores Zygmunt Bauman e Paul Virilio, para compreender a mudança no consumo de poesia, para um meio efêmero e tecnológico como as redes sociais. Também foram realizadas pesquisas exploratórias por meio de entrevistas com os poetas Igor Pires da Silva, Lucas Cândido Brandão e Pedro Antônio Gabriel Anhorn para mostrar como essa nova geração de poetas têm ajudado a poesia a se reinventar, ocupando as novas mídias e, em convergência com os livros impressos, têm buscado vencer a efemeridade tão característica do mundo online e manter-se como um movimento duradouro.
- ItemDo lixo ao Luxo(UNISA, 2019) Nascimento, Marcos Paulo Santos BatistaO videodocumentário “Do Lixo ao Luxo” é um projeto de documentário piloto que visa apresentar a história de pessoas que trabalham em cooperativas de reciclagem pela cidade de São Paulo, e pelo meio do que a sociedade chama de lixo, redescobriram o luxo da vida. O objetivo deste TCC é apresentar a história de vida deles, as dificuldades antes de entrar em uma cooperativa de reciclagem, e como a vida deles mudou após entrar em uma central. Em suma, o trabalho quer dar voz aos entrevistados, dando total liberdade para contar suas histórias, mostrar seu início, seu dia a dia, e dar o toque de emoção para que o documentário, mesmo que de forma séria e jornalística, consiga ser chamativo para o público geral, e sensibilize para chamar atenção para o tema. A ideia geral do documentário piloto, é que se expanda para as demais cooperativas, para que em cada uma delas, as pessoas contem suas histórias, e como elas fizeram o lixo da sociedade virar o luxo deles.
- ItemEntrelagos: comunidade e meio ambiente(UNISA, 2016) Palmeira, Cristiane SilvaO seguinte relatório tem como objetivo trazer um panorama das etapas de produção do trabalho de conclusão de curso (TCC). O projeto discorrido nesse documento está atrelado ao eixo temático da inclusão do jornalismo (o ato de noticiar), a relação com o meio ambiente, os mananciais e as comunidades que os cercam sob o titulo de: “Entre lagos”: Comunidade e meio ambiente. Durante a elaboração do projeto, artigo científico e produto foram realizadas pesquisas histórico - sociais, entrevistas, coleta de materiais audiovisuais como fotografias, vídeos e áudio, além de pesquisa quantitativa online por meio do Google Forms para mensurar a importância e o impacto da informação jornalística ambiental na internet (principalmente na rede social Facebook). Todo o trabalho elaborado até aqui tem o intuito de utilizar o jornalismo digital e ambiental em prol e com a colaboração da comunidade da região de Interlagos.
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