Comunicação Social | Jornalismo
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- ItemOs desafios da divulgação científica no Youtube: como usar o entretenimento como ferramenta para informar sobre ciência(UNISA, 2016)Desde quando a internet passou a ser parte do nosso cotidiano, a sociedade mudou sua forma de consumir produtos culturais. Os efeitos dela também afetaram o jornalismo e a velocidade em que tudo ocorre mudou o tratamento das pautas. Essa rapidez levou o jornalismo científico a correr o risco de queda na qualidade da informação. Nesse cenário, jornalista passou a ter a concorrência de canais alternativos que fazem divulgação científica. Não necessariamente com viés jornalístico. O objetivo desta pesquisa é analisar um desses canais alternativos: o "Canal do Pirula", no YouTube. Onde serão verificados a capacidade de comunicação, características de jornalismo e elementos inerentes a comunicação e cultura do produto gerado pelo canal. Serão usados como referencial teórico autores como Anderson (2006), Dejavite (2006), Martino (2013), Levy (1999), Oliveira (2004) e Sagan (2009).
- ItemJornalismo investigativo no livro: “Celso Daniel, política, corrupção e morte no coração do PT”(UNISA, 2018)Este trabalho demonstrou uma análise comparativa no uso das técnicas do jornalismo investigativo sobre o livro “Celso Daniel: política, corrupção e morte no coração do PT” e também sobre a reportagem do jornal Folha de São Paulo “Celso Daniel: 10 anos sem solução”. A pesquisa para elaboração deste, tem suas bases bibliográficas em entrevistas. Com a intenção de trazer à luz, qual a profundidade do jornalismo de investigação, nas reportagens convencionais e nos livros jornalísticos. O trabalho árduo do jornalista em toda execução, para fazer um livro-reportagem destaca o termo jornalismo investigativo, que hoje, não é tão somente para desvendar relatos, é também para contar fatos, apresentar pesquisas e documentos autênticos, confirmar fontes, entre outras coisas, de maneira que venha contribuir para o conhecimento de toda uma verdade pela sociedade. E por fim, o comparativo vislumbrou que: as técnicas de jornalismo investigativo é mais abrangente e profundo na construção do livro-reportagem do que na reportagem do jornal convencional.
- ItemNióbio: O recurso que o Brasil insiste em não descortinar(UNISA, 2016)O trabalho visa enaltecer a importância do nióbio na economia do Brasil e, ante fatos que comprovem tal relevância, questionar a falta de notícia nos meios de comunicação no País. Focar os questionamentos na grande mídia, ou seja, Jornal diário e Televisão Aberta. Analisar reportagens publicadas pela “Folha de S. Paulo” e “O Estado de S. Paulo” no período de 01/01/2010 até 31/12/2015 e através de uma comparação quantitativa entre pré-sal e nióbio, expor a inércia da mídia brasileira em relação ao minério e aos temas ambientais e científicos em geral. O pré-sal, ao contrário do nióbio, teve largo espaço na mídia, porém a grande diferença que se vê em números de conteúdo jornalístico não se vê em retorno financeiro. Além disso, novas tecnologias foram criadas para auxiliar na exploração do pré-sal, que inclusive está sob uma política de regularização. Práticas incomuns quando o assunto é nióbio.
- ItemComunicação corporativa humanizada e inclusiva(UNISA, 2016)A dimensão humana na comunicação corporativa, embora sendo a mais importante, pode ser considerada a mais esquecida, tanto no aspecto literário como no aspecto das práticas cotidianas das organizações. Neste trabalho, é tratado a humanização da comunicação corporativa como estratégia para a inclusão das diversidades de públicos internos e, em especial, o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e transexuais). Quando o público interno se sente parte da organização, sua produtividade tende a aumentar, e a empresa passa a ter uma grande oportunidade de ser reconhecida por suas ações na comunidade em geral. Nesta monografia, foi realizado um estudo da comunicação corporativa interna, aliada ao fator de humanização da comunicação, dentro de uma empresa do agronegócio, a Monsanto do Brasil, divisão brasileira da multinacional americana sediada em Saint Louis, Missouri, com o objetivo de verificar se este tipo de comunicação está sendo utilizada de forma estratégica. A principal motivação para a escolha do desenvolvimento desta pesquisa refere-se à possibilidade de discutir, como a comunicação corporativa interna, e o endomarketing, podem ser utilizados de forma estratégica e inclusiva nas organizações
- ItemAnálise das reportagens alvo do programa Fantástico(UNISA, 2016)Esta monografia consiste na análise das reportagens-alvo que o programa Fantástico exibe em sua programação, em que se analisa quais critérios o Fantástico adota para as escolhas de suas reportagens. Para a elaboração dessa análise, foram feitas decupagens de três reportagens divulgadas no programa, respeitando a linha do tempo de três em três anos, que o Fantástico exibe no site Memória Globo. O objetivo desse trabalho é analisar o porquê do programa Fantástico escolher tais reportagens que serão exibidas em sua grade de programação, a fim de que o leitor possa compreender quais quesitos são utilizados para a escolha das mesmas, conforme a repercussão gerada em seu telespectador, por meio das reportagens divulgadas. Para chegar ao objetivo, esse trabalho inicia com a contextualização do programa, bem como a data de sua primeira exibição na televisão brasileira. Em seguida, é feita uma retrospectiva sobre a comunicação social, até os dias atuais, dado que abrange também o jornalismo e o jornalismo na televisão brasileira, em que o leitor observará esse gênero de programa “Revista Eletrônica”, no qual o Fantástico está incluso, segundo autor Aronchi (2015).
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