Comunicação Social | Jornalismo
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- ItemRevista Clorofila(UNISA, 2009) Santos, Camila Marques dos; Siqueira, Fabiana Ramos de; Pinto, Juliana GarciaO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de consolidar e promover a reflexão e análise dos jovens sobre os principais temas ecológicos globais, além de buscar informações relevantes para o público-alvo, com conteúdo e entretenimento. Com base em pesquisas que deram as diretrizes para a realização deste trabalho, foi possível comprovar a falta de publicações sobre o meio ambiente para o jovem. Dessa forma, surgiu a ideia de produzir uma revista com tal proposta editorial – Revista Clorofila. Esta produção pretende oferecer uma nova opção de leitura e trazer a oportunidade de conhecimento sobre os assuntos ligados ao meio ambiente, por uma perspectiva didática e inteligente.
- ItemUm presidente em Revista Veja e a produção da capas durante o governo Lula(UNISA, 2009) Vieira, Daniela Alencar; Chaves, Luciana da SilvaO estudo demonstra o processo de produção de capas da revista Veja, o maior semanário do País que durante os últimos sete anos de governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de 2003 a 2009, trouxe o presidente em dezesseis capas de sua edição. Procurou-se entender a motivação deste fenômeno, inclusive esclarecer ao leitor a ausência de capas noticiando o presidente no ano de 2007. Buscou-se evidenciar quais foram os critérios para a apuração, seleção e publicação das notícias de capa e como os jornalistas compartilham o „senso-comum‟ da profissão ao saberem o que deve ou não ser noticiado de acordo com a linha editorial estabelecida por Veja e pela Editora Abril. Com base em algumas teorias do Jornalismo, a saber, Newsmaking (produção de notícias), a Teoria Organizacional e a Teoria Gnóstica, o presente livro-reportagem foi construído mediante o relato de profissionais envolvidos no processo de produção das capas além do estudo feitos por acadêmicos e especialistas sobre a revista Veja. O motivo para Veja publicar quinze capas para Lula no primeiro mandato e uma única capa no segundo mandato está associado com o seu covenant, um contrato não falado entre publicação e leitor no qual Veja noticia o que o leitor espera. Logo, quando o governo não teve mais escândalos, não existiu mais capas dedicadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- ItemMovimento da Contracultural: uma revolução de paz e amor(UNISA, 2009) Silva, Flaviana OliveiraO movimento denominado “contracultura” foi propagado nos anos sessenta do século XX, vindo dos Estados Unidos da América, para diversos países, inclusive o Brasil. Durante o período de repressão imposta pelo regime militar, sobretudo a partir do AI-5, de dezembro de 1968, o ideário da contracultura esteve presente em diversos aspectos da sociedade. O trabalho apresentado analisa as motivações do movimento contracultural e sua inserção no Brasil, através da Tropicália e do jornal O Pasquim, em um período que ficou marcado por conturbações políticas. Aponta, com base nos discursos dos autores abordados, as origens históricas desse ideário, que é identificado como uma resposta à emergência da indústria cultural, mostrando as suas consequências na atualidade.
- ItemPeriferia em Movimento(UNISA, 2009) Silva, Aline Rodrigues da; Carneiro, Sueli dos Reis; Borges, Thiago de SouzaEste projeto pretende abordar as mobilizações sociais nas periferias de grandes cidades brasileiras mediante produção de documentários. Cada edição visa mostrar, por meio da captação de cenas cotidianas das periferias, as ações sociais desenvolvidas nessas comunidades que têm como objetivo melhorar sua qualidade de vida. O primeiro documentário retrata o Evento pela Paz no Grajaú, em São Paulo, e procura apresentar os efeitos desse movimento na realidade local dos moradores do bairro e em seus organizadores, que enxergam na iniciativa uma forma de amenizar os fatos negativos de seu cotidiano.
- ItemA credibilidade e a participação do ouvinte no jornalismo radiofônico(UNISA, 2009) Chagas, Bruno da Fonseca; Fischer, Fernando Bovo; Abraços, LarissaEste trabalho de conclusão do curso de Jornalismo tem como principal escopo a participação do ouvinte no processo jornalístico das emissoras de rádio, seja colaborando como fonte ou participando ao vivo durante a programação, e a análise de suas implicações na credibilidade da notícia. Para tanto, além da observação e da base teórica, fundamentada em obras da área da comunicação de autores como Luiz Artur Ferraretto, Lia Calabre, Robert McLeish, Eduardo Meditsch, Mozahir Salomão, Paul Chantler e Sim Harris, entre outros, realizou-se entrevistas com profissionais de vasta experiência no jornalismo radiofônico, acadêmicos especialistas no assunto e também ouvintes das rádios escolhidas como amostragem. Com o material obtido durante as pesquisas, produziu-se também um radiodocumentário a respeito do tema. Espera-se que este trabalho sirva como instrumento para incitar o senso crítico do ouvinte das rádios jornalísticas e de futuros pesquisadores, despertando-os para questionamentos essenciais à triagem da notícia, devido ao grande número de informações que chegam aos ouvintes diariamente, em um tempo bastante permeado pela tecnologia.
- ItemO jornal Folha de São Paulo e o impeachment da presidente Dilma Rousseff: uma análise dos sentidos das capas nas edições de domingo(UNISA, 2016) Reis, RaquelO jornalismo tem importante função social, não apenas de informar, mas de ser os olhos atentos da sociedade, investigando, apurando e publicando informações de relevância pública, prezando pelo cumprimento da prática jornalística e da ética profissional, sem que os interesses pessoais e/ou de organizações sejam privilegiados. Este trabalho tem por objetivo investigar os valores que emergem do posicionamento do jornal paulista Folha de S. Paulo em relação ao período do processo de impeachment da, até então, presidente Dilma Rousseff, o qual aconteceu entre os meses de maio e agosto de 2016. O estudo está ancorado na teoria da semiótica de linhagem francesa, desenvolvida pelo linguista lituano Algirdas J. Greimas, a fim de analisar e desvendar os sentidos que são produzidos por meio das capas nas edições dominicais do jornal Folha de S. Paulo, durante todo o processo de apuração até o momento de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Foi observado nas considerações finais, que o jornal instalou valores que permeiam a manipulação do leitor, fazendo-o crer que a figura da Dilma Rousseff é inferior a do Temer, em relação a posicionamentos que foram analisados com base na teoria do percurso gerativo de sentido.
- ItemA construção do sentido: análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e Isto É sobre as manifestações populares em relação ao impeachment em março de 2016(UNISA, 2016) Lopes, Claudimerison de Souza CavalcantiAnálise das capas da Veja, Carta Capital e ISTOÉ sobre as manifestações populares contra e em prol governo Dilma.
- ItemNióbio: O recurso que o Brasil insiste em não descortinar(UNISA, 2016) Rocha, Washington da SilvaO trabalho visa enaltecer a importância do nióbio na economia do Brasil e, ante fatos que comprovem tal relevância, questionar a falta de notícia nos meios de comunicação no País. Focar os questionamentos na grande mídia, ou seja, Jornal diário e Televisão Aberta. Analisar reportagens publicadas pela “Folha de S. Paulo” e “O Estado de S. Paulo” no período de 01/01/2010 até 31/12/2015 e através de uma comparação quantitativa entre pré-sal e nióbio, expor a inércia da mídia brasileira em relação ao minério e aos temas ambientais e científicos em geral. O pré-sal, ao contrário do nióbio, teve largo espaço na mídia, porém a grande diferença que se vê em números de conteúdo jornalístico não se vê em retorno financeiro. Além disso, novas tecnologias foram criadas para auxiliar na exploração do pré-sal, que inclusive está sob uma política de regularização. Práticas incomuns quando o assunto é nióbio.
- ItemAnexo Pop(UNISA, 2016) Mendes, DiegoAnexo Pop é um aplicativo de comunicação digital de conteúdo jornalístico no âmbito cultural, cujo principal foco é voltado ao público interessado em música pop. Apresenta notícias, reportagens, críticas, entrevistas e enquetes por meio de aplicativo mobile gratuito aos seus usuários, separando-os por seções, desenvolvido pelo site Fábrica de Aplicativos (www.fabricadeaplicativos.com.br) e disponibilizado para download no Google Play para smartphones que possuam Android como sistema operacional. Objetiva tratar de conteúdos jornalísticos de um modo diferenciado, destacando-se em um meio onde muito ainda se depende dos portais no ambiente digital, fazendo com que estes sejam o foco central da notícia e levam o leitor a ser obrigado a acessar tal portal caso queira obter a informação jornalística completa, na íntegra. Além disso, oferece a informação noticiosa de maneira gratuita aos seus usuários, que é incorporada no aplicativo por meio das redes sociais, evitando que o usuário necessite sair da plataforma mobile para ter acesso a todos os conteúdos gerados pelo app. A pesquisa das obras de Chris Anderson, Philip Kotler, Pierre Lévy, Philip Meyer, Lucia Santaella e Pollyana Ferrari foram utilizadas para o embasamento teórico desse projeto que trata sobre tecnologia, jornalismo cultural, jornalismo digital, plano de negócios e monetização.
- ItemPrecisamos falar sobre fanfictions: literatura e cultura do fã na era digital(UNISA, 2016) Batista, Barbara CarvalhoO trabalho investiga o fenômeno das fanfictions (ficções de fã), que se popularizaram na web no século XXI. Explanar, em um produto em formato digital multimidiático, a origem das fanfics e dos fandoms, seu impacto cultural e sua influência na cultura dentro e fora da web, fruto da convergência entre meios e mídias. Além disso, apresentar personagens que fazem parte da comunidade das fanfictions como escritores, explorar alguns cases de fanfictions que romperam a barreira do digital e tornaram-se best sellers mundiais, além de discutir conflitos legais e ideológicos que a prática de escrever fanfic no Brasil enfrenta, por conta das limitações da Lei de Direitos Autorais. Mostrar também a dinâmica dos principais sites de fanfictions do país e sua importância no cenário nacional.
- ItemReconfiguração do conceito de família no século XXI: os desafios das famílias homoparentais(UNISA, 2016) Silva, Suellen Marinho daEste relatório visa esclarecer questões levantadas em uma pesquisa realizada anteriormente sobre o grupo social família, suas mudanças e os olhares da sociedade para com essas mudanças. O objetivo deste documento é apresentar os resultados obtidos durante a pesquisa para ser base de construção de um livro-reportagem, que aborda as transformações no conceito de família que conhecemos, e os desafios que as famílias formadas por pessoas do mesmo sexo, chamadas de família homoparental ou família homoafetiva, têm encontrado por não pertencer ao modelo monogâmico tradicional. É de total relevância apresentar os fatores que compõe a produção do trabalho final e por isso faz-se necessário o relatório de pesquisa, que traz o conceito do projeto, os motivos de cada um dos elementos de sua efetiva produção, seus objetivos e demais detalhes que possam contribuir para o esclarecimento completo da obra.
- ItemComunicação corporativa humanizada e inclusiva(UNISA, 2016) Altemio, Thiago CorrêaA dimensão humana na comunicação corporativa, embora sendo a mais importante, pode ser considerada a mais esquecida, tanto no aspecto literário como no aspecto das práticas cotidianas das organizações. Neste trabalho, é tratado a humanização da comunicação corporativa como estratégia para a inclusão das diversidades de públicos internos e, em especial, o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e transexuais). Quando o público interno se sente parte da organização, sua produtividade tende a aumentar, e a empresa passa a ter uma grande oportunidade de ser reconhecida por suas ações na comunidade em geral. Nesta monografia, foi realizado um estudo da comunicação corporativa interna, aliada ao fator de humanização da comunicação, dentro de uma empresa do agronegócio, a Monsanto do Brasil, divisão brasileira da multinacional americana sediada em Saint Louis, Missouri, com o objetivo de verificar se este tipo de comunicação está sendo utilizada de forma estratégica. A principal motivação para a escolha do desenvolvimento desta pesquisa refere-se à possibilidade de discutir, como a comunicação corporativa interna, e o endomarketing, podem ser utilizados de forma estratégica e inclusiva nas organizações
- ItemReconfiguração do conceito de família no século XXI: os desafios das famílias homoparentais(UNISA, 2016) Silva, Suellen Marinho daEste relatório visa esclarecer questões levantadas em uma pesquisa realizada anteriormente sobre o grupo social família, suas mudanças e os olhares da sociedade para com essas mudanças. O objetivo deste documento é apresentar os resultados obtidos durante a pesquisa para ser base de construção de um livroreportagem, que aborda as transformações no conceito de família que conhecemos, e os desafios que as famílias formadas por pessoas do mesmo sexo, chamadas de família homoparental ou família homoafetiva, têm encontrado por não pertencer ao modelo monogâmico tradicional. É de total relevância apresentar os fatores que compõe a produção do trabalho final e por isso faz-se necessário o relatório de pesquisa, que traz o conceito do projeto, os motivos de cada um dos elementos de sua efetiva produção, seus objetivos e demais detalhes que possam contribuir para o esclarecimento completo da obra.
- ItemDe mãos dadas: a contribuição dos coletivos virtuais feministas no combate aos esteriótipos da mulher(UNISA, 2016) Schuchovski, Ana Maria de OliveiraComo se aplica a revolução comunicativa nas redes e as cadeias de conexões virtuais para os movimentos feministas no Brasil? Esse projeto é uma investigação acerca dos novos rumos que o ativismo político para a mulher tem tomado na web e visa buscar e ilustrar alguns dos cases de sucesso na transformação social a partir das campanhas virais que envolvem a causa feminista no país. Usaremos como norte o ponto de vista de que a internet é hoje usada como uma ferramenta capaz de dar vida a grandes comunidades virtuais que se conectam por ideias. Considerando, dessa forma, a web uma ferramenta de transformação social para a mulher, assim como tantas outras causas sociais que envolvem as minorias e que encontram na web uma oportunidade de representatividade.
- ItemA comunicação online nas periferias da zona sul de São Paulo: os casos Grajaú e Capão News(UNISA, 2016) Pinheiro, Talita Raquel CândidoEsta monografia tem como objetivo analisar os principais veículos de comunicação da periferia da zona sul de São Paulo, o Grajaú Tem e o Capão News, identificando o formato, linguagem e conteúdo que ambos praticam na comunidade. Para isso, usamos o método qualitativo, com base na técnica da análise de conteúdo, no intuito de investigar como esses meios trabalham. A comunicação popular online, organizada pelo Grajaú Tem e o Capão News, desenvolve um papel importante na comunidade, permitindo que os moradores da periferia sintam-se enxergados no ambiente em que vivem. O uso das redes sociais tem facilitado a construção, o tratamento e a divulgação da notícia, pela agilidade que a ferramenta proporciona, ligando a diversos grupos e meios de informação ao mesmo tempo. O papel da grande imprensa também foi abordado nesta pesquisa, para compreendermos o alcance midiático que imprensa tradicional possui nas comunidades de São Paulo.
- ItemNióbio: o recurso que o Brasil insiste em não descortinar(UNISA, 2016) Rocha, Washington da SilvaO trabalho a seguir visa enaltecer, por meio de uma monografia, a importância do nióbio na economia do Brasil e, mediante fatos que comprovem tal relevância, questionar a falta de notícia nos meios de comunicação no País. Focar os questionamentos na grande mídia, ou seja, Jornal diário e Televisão Aberta. Analisar reportagens publicadas pela “Folha de S. Paulo” e “O Estado de S. Paulo” no período de 01/01/2010 até 31/12/2015 e através de uma comparação quantitativa entre pré-sal e nióbio, expor a inércia da mídia brasileira em relação ao minério e aos temas ambientais e científicos em geral. O pré-sal, ao contrário do nióbio, teve largo espaço na mídia, porém a grande diferença que se vê em números de conteúdo jornalístico não se vê em retorno financeiro. Além disso, novas tecnologias foram criadas para auxiliar na exploração do pré-sal, que inclusive está sob uma política de regularização. Práticas incomuns quando o assunto é nióbio.
- ItemMuito além do mar vermelho: Uma análise do tratamento editorial da imprensa sobre os filmes Os Dez Mandamentos de 1956 e de 2016(UNISA, 2016) Júnior, Lúcio BergamoEstudar as matérias jornalísticas sobre os mais variados fatos do cotidiano é de fundamental importância para entendermos de que forma a imprensa contribui diariamente para a construção da realidade social. Este trabalho analisa matérias publicadas na imprensa norte americana e brasileira por ocasião do lançamento do filme Os Dez Mandamentos, em 1956 e 2016, para compreender as diferenças e similitudes entre as épocas, na questão da prática jornalística. A fim de realizar um recorte no amplo universo da imprensa selecionamos como objeto de estudo somente matérias de jornais impressos, desta forma pudemos contemplar as duas épocas e seus contextos sócio-culturais. Consideramos as teorias da comunicação, propostas por Adorno, Horkheimer e outros autores, para o melhor entendimento de um produto cultural com a temática religiosa além de discutir se este se trata de mais um produto da indústria midiática. Neste sentido, este trabalho, propõe uma breve análise sobre como a imprensa especializada enxergou o lançamento dos filmes Os Dez Mandamentos e por fim, traz uma pequena reflexão sobre qual deve ser o papel do profissional do jornalismo nesta situação.
- ItemCantada não é elogio: o assédio verbal feminino(UNISA, 2016) Ursulino, Gabriela da CunhaEste relatório de pesquisa irá apresentar a proposta de estudo realizada anteriormente no artigo, sobre os grupos feministas inseridos na internet e como eles abordam o assédio verbal na plataforma. O produto dessa proposta de estudo, será apresentado em um site na internet. Irá abordar como os grupos feministas estão inseridos e como atuam hoje, através das redes sociais e de seus blogs. Também iremos abordar como as mulheres e leitoras estão inseridas na web, e como elas usam para falar sobre os temas feministas. Abordaremos como algumas mulheres atuam hoje nas lutas por seus direitos e como o assédio verbal feminino é tratado tanto pelas leitoras como pelos grupos feministas. O site foi desenvolvido através do portal Wix.com (serviço que permite montagens de sites online), e contará com imagens, vídeos, infográficos e outros elementos gráficos. Este documento apresentará o estudo e os processos de produção do produto.
- ItemHiperlocal: como a internet e o jornalismo comunitário digital colabora na reinserção de pessoas em situação de rua na sociedade(UNISA, 2016) Silva, Edivania Carlos daEste relatório objetiva trazer os procedimentos adotados na elaboração de um jornalismo comunitário, no formato de hiperlocal que tem como base a ferramenta de uso da internet. Após pesquisas de campo, junto aos moradores de rua, pessoas físicas que os ajudam de alguma forma, organizações sem fins lucrativos e o poder público, que auxiliam essas pessoas, percebeu-se a necessidade de um jornal local voltado para moradores de rua. As informações obtidas serviram para aspiração da criação de um site, no qual pessoas que almejam colaborar com moradores de rua, tenham uma plataforma jornalística para obter conhecimentos desse nicho. O site traz informações e reportagens sobre pessoas em situação de rua do centro e zona sul do Estado de São Paulo. Neste documento consta todos os métodos utilizados para a construção do site, os princípios da elaboração do projeto final, o relatório de pesquisa, traçando todo o caminho percorrido para chegar nos objetivos alcançados.
- ItemAssessoria de imprensa e suas tecnologias:uma reflexão da influência das redes sociais na vida das celebridades telesivas(UNISA, 2016) Fraga, Karen Dayene Dos SantosO estudo sobre as ferramentas que os ex-“BBB’S”, nome esse dado as pessoas que participam do reality show Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo de Televisão desde 2002, utilizam para se promover na mídia de um modo geral. Neste trabalho analiso a ligação da comunicação integrada, constituída pelas comunicações mercadológica, administrativa e institucional, com a forma de divulgação que uma sub-celebridade encontra para ingressar no “mundo” dos famosos e começar a construir sua imagem a partir do aplicativo de mídia social como Instagram, trabalho esse que é feito, na maioria das vezes, por uma agência de comunicação especializada em assessoria de imprensa e em como consolidar um nome ou produto dentro da mídia. O uso destas mídias sociais por uma assessoria de imprensa é uma das formas de ligação entre a sociedade de um modo geral com a sub-celebridade, uma vez que seus seguidores começam a repetir costumes e, até mesmo, a construir um sentimento pelo famoso. Além disso, mostro, também, como a internet acaba tendo influência na vida dos ex-BBB’S, tanto negativamente, perdendo seguidores por falsas notícias implantadas pela mídia para prejudicar sua imagem, quanto positivamente, ganhando cada vez mais credibilidades daqueles que os seguem através de suas iniciativas, pensamentos, vestimenta ou algo que a sociedade julgue interessante ”copiar” ou compartilhar em sua própria vida.
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