Comunicação Social | Jornalismo

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 43
  • Item
    Os desafios da divulgação científica no Youtube: como usar o entretenimento como ferramenta para informar sobre ciência
    (UNISA, 2016) Silva, Ricardo de Almeida
    Desde quando a internet passou a ser parte do nosso cotidiano, a sociedade mudou sua forma de consumir produtos culturais. Os efeitos dela também afetaram o jornalismo e a velocidade em que tudo ocorre mudou o tratamento das pautas. Essa rapidez levou o jornalismo científico a correr o risco de queda na qualidade da informação. Nesse cenário, jornalista passou a ter a concorrência de canais alternativos que fazem divulgação científica. Não necessariamente com viés jornalístico. O objetivo desta pesquisa é analisar um desses canais alternativos: o "Canal do Pirula", no YouTube. Onde serão verificados a capacidade de comunicação, características de jornalismo e elementos inerentes a comunicação e cultura do produto gerado pelo canal. Serão usados como referencial teórico autores como Anderson (2006), Dejavite (2006), Martino (2013), Levy (1999), Oliveira (2004) e Sagan (2009).
  • Item
    Jornalismo investigativo no livro: “Celso Daniel, política, corrupção e morte no coração do PT”
    (UNISA, 2018) Silva, Alexsandra Dias da
    Este trabalho demonstrou uma análise comparativa no uso das técnicas do jornalismo investigativo sobre o livro “Celso Daniel: política, corrupção e morte no coração do PT” e também sobre a reportagem do jornal Folha de São Paulo “Celso Daniel: 10 anos sem solução”. A pesquisa para elaboração deste, tem suas bases bibliográficas em entrevistas. Com a intenção de trazer à luz, qual a profundidade do jornalismo de investigação, nas reportagens convencionais e nos livros jornalísticos. O trabalho árduo do jornalista em toda execução, para fazer um livro-reportagem destaca o termo jornalismo investigativo, que hoje, não é tão somente para desvendar relatos, é também para contar fatos, apresentar pesquisas e documentos autênticos, confirmar fontes, entre outras coisas, de maneira que venha contribuir para o conhecimento de toda uma verdade pela sociedade. E por fim, o comparativo vislumbrou que: as técnicas de jornalismo investigativo é mais abrangente e profundo na construção do livro-reportagem do que na reportagem do jornal convencional.
  • Item
    PODCAST: a relação de adolescentes com o jornalismo
    (UNISA, 2019) Monteiro, Guilherme Zacarias
    O presente trabalho buscou mostrar a relação de adolescentes moradores de bairros periféricos com o jornalismo. Para o seu desenvolvimento foram entrevistadas uma pesquisadora em ciências da comunicação e uma jornalista que trabalha com o público infanto-juvenil. Além delas, sete jovens estudantes com idades entre 14 e 17 anos, moradores de bairros da zona sul de São Paulo, também participaram das entrevistas. A fundamentação teórica está baseada nos conceitos de podcast, radiojornalismo e na apresentação de um panorama da discussão sobre adolescência e jornalismo no Brasil. Como resultado, foi produzido o podcast “Caderno de Pautas”.
  • Item
    Radiodocumentário "Ciganos em São Paulo": os desafios para preservar a cultura dos antepassados
    (UNISA, 2017) Santos, Braiam Resende
    O radiodocumentário “Ciganos no Brasil” traz um panorama da população cigana em meio ao caos da megalópole São Paulo e cidades ao entorno, como Guarulhos. Um retrato contemporâneo de pessoas que vivem à margem da sociedade e se deparam com a rejeição. O meio em que eles sobrevivem em paralelo a aceitação de vários grupos em geral. Tradições, crenças e comportamentos serão abordadas no projeto. Diferenciação entre grupos ciganos com enfoque ao “Calon” são citadas de forma prática e objetiva. Questionamentos que envolvem problemas de moradia, estrutura e até mesmo, preconceitos, serão apresentadas com reflexões e formas de preservação da linhagem cigana. Para a execução da transparência, como o estatuto da ética do jornalismo orienta, o outro lado da história foi mencionado. Órgãos e serviços públicos tiveram seu espaço garantido neste radiodocumentário. Reflexões de antropólogos como Roger Keesing são utilizadas para analisar as tradições ciganas, entender o meio em que eles vivem e aceitação de sua cultura. É ele quem vai criar debates sobre o significado de cultura sobre a ótica da antropologia.
  • Item
    Precisamos falar sobre fanfictions: literatura e cultura do fã na era digital
    (UNISA, 2016) Batista, Barbara Carvalho
    Este trabalho tem por objetivo investigar à luz de teorias da comunicação, e de apresentar de maneira prática, o fenômeno das fanfictions (as ficções de fã), que se popularizaram na web no século XXI. Explanar, em um produto em formato digital multimidiático, a origem das fanfics e dos fandoms, seu impacto cultural e sua influência na cultura dentro e fora da web, fruto da convergência entre meios e mídias. Além disso, apresentar personagens que fazem parte da comunidade das fanfictions como escritores, explorar alguns cases de fanfictions que romperam a barreira do digital e tornaram-se best sellers mundiais, além de discutir conflitos legais e ideológicos que a prática de escrever fanfic no Brasil enfrenta, por conta das limitações da Lei de Direitos Autorais. Mostrar também a dinâmica dos principais sites de fanfictions do país e sua importância no cenário nacional.