Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas por Assunto "Livros Didáticos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise didática do tema crustáceos em livros do ensino médio(UNISA, 2023) Broedel, Marta da Silva AugustoO livro didático é uma das principais ferramentas de ensino utilizadas na sala de aula, e ele pode representar um excelente apoio pedagógico para alunos, e docentes. A pesquisa acadêmica presente nesta monografia pode ser de extrema importância na ampliação dos conhecimentos de licenciados de biologia, uma vez que existe uma linguagem diferente entre um autor e outro, e, nem sempre são informações que possam ajudar significativamente no processo de aprendizagem de alunos do ensino básico. O principal objetivo foi analisar se os conteúdos dos livros didáticos do ensino médio contemplam os parâmetros curriculares do PCN e BNCC e os conteúdos formais presentes em livros didáticos do ensino superior. Para esta análise foram verificados os seguintes parâmetros qualitativamente: A morfologia, a diversidade, a evolução, a classificação, a contextualização ecológica e o contexto econômico. De forma geral os três livros do ensino médio analisados possuem abordagem inferior do que o esperado para o ensino do ensino médio, a linguagem é adequada para o ensino médio, porém o contexto cientifico deixa muito a desejar, as atividades dos livros são correspondentes para o ensino médio, mas deixa muito a desejar na linguagem abordada nas atividades, pois possuem questões totalmente diferente das que os alunos vão encontrar no vestibular e Enem.
- ItemAvaliação do conteúdo de briófitas em livros de ensino médio(UNISA, 2023) Abul al Rub, Elena Maria GabbiattiAs briófitas compreendem vegetais terrestres com morfologia bastante simples, cuja sobrevivência depende de ambientes úmidos, e necessitam de água para que ocorra a reprodução e o desenvolvimento, compondo assim um grupo de plantas pequenas e delicadas. Estão divididas em três filos: hepathophyta, Anthocerotophyta e Bryophyta. A maioria é terrestre e encontra se em todos os continentes. Possuem grande importância ecológica, pois são indicadores ambientais e reservatórios naturais de carbono. Por serem plantas desprovidas de sistema vascular, o transporte de nutrientes e água é feito por difusão entre as células e como consequência essas plantas não têm suporte para crescer em altura e comprimento formando tapetes verdes sobre a superfície terrestre. Neste trabalho procurou se avaliar o conteúdo sobre as briófitas abordado em três livros de ensino médio a partir de uma análise da maneira como cada um trata desse assunto, buscando o conhecimento e a melhor forma de aprendizagem. A metodologia usada procurou avaliar a qualidade de imagens e ilustrações, linguagem de texto, atividades práticas e exercícios propostos apresentadas nos livros. Após as análises o livro 1 (Contato Biologia Marcela Yaemi Ogo; Leandro Pereira de Godoy, 2016) foi considerado com o conteúdo mais adequado sobre briófitas para o ensino médio.
- ItemEducação ambiental: análise sobre a abordagem em livros didáticos do Ensino Médio(UNISA, 2022) Curica, Jean GomesO trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa de 3 livros didáticos do ensino médio, selecionando referências relacionadas ao tema Educação Ambiental.