Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 43
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise do conteúdo de evolução em livros didáticos do ensino médio(Unisa, 2020) Marcrucci, Carla
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemTecnologia da informação e comunicação no ensino de biologia no ensino médio: aplicação no estudo de biologia celular(UNISA, 2020) Lima, José Euripedes Suliano deAtualmente é crescente a demanda da utilização da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade, e a aproximação das mesmas no ambiente escolar, não é diferente. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) incorporam-se as práticas de ensino e aprendizagem e se adaptam à demanda social que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Diante desse contexto, é imprescindível a importância e o uso dos livros didáticos nas escolas, sendo um material amplamente distribuído na educação básica sendo por muitas vezes, um dos principais recursos existentes nas salas de aula, definindo o que e de que forma serão trabalhados os temas em sala. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar os livros didáticos de Biologia quanto a implantação de estratégias das TIC no Ensino de Biologia, dando ênfase ao conteúdo de Biologia Celular. Para isso, foram analisados três livros didáticos acerca da presença ou indicação de TIC como ferramenta pedagógica aliada ao ensino de Biologia Celular. Os resultados demonstraram que o número de páginas que apresentam alguma indicação para TIC ainda são poucos e que existe uma carência de informações sobre tecnologias atribuídas ao conteúdo teórico dos livros analisados. Sendo assim, pode-se concluir que existe uma necessidade significativa de incorporar o ensino à tecnologia, utilizando as ferramentas tecnológicas como facilitadoras da aprendizagem.
- ItemReciclagem: um meio eficaz de contribuir com o meio ambiente(UNISA, 2020) Retondi, Jamila Clem de Oliveira FariaO presente artigo pretende, a partir da fundamentação teórica utilizada, traçar uma breve discussão acerca do processo de reciclagem para contribuição do meio ambiente, devido ao reaproveitamento que pode ser utilizado nesse método de reciclagem para incentivar a sociedade nesse ato e fazer uma boa ação
- ItemReciclagem: um meio eficaz de contribuir com o meio ambiente(UNISA, 2020) Retondi, Jamila Clem de Oliveira FariaO artigo pretende, a partir da fundamentação teórica utilizada, traçar uma breve discussão acerca do processo de reciclagem para contribuição do meio ambiente, devido a reaproveitamento que pode ser utilizado nesse método de reciclagem para incentivar a sociedade no ato.
- ItemContribuições da educação ambiental no ensino médio: promovendo melhorias para o ensino(UNISA, 2020) Zambonini, Giulia LetíciaO objetivo da pesquisa é buscar conscientizar alunos do ensino médio por meio da Educação Ambiental, mostrando a realidade do desequilíbrio ambiental mundial. A história da destruição do meio ambiente já tem uma ampla trajetória e catástrofes no Brasil e no mundo. A temática Educação Ambiental (EA) tornou-se assunto mundial, mobilizando demandas e debates por décadas, tendo início em 1972, com conferências internacionais, como a Estocolmo. Diante da problemática mundial, no Brasil em 1999, criou a Política Nacional de Educação Ambiental que refere a obrigatoriedade da Educação Ambiental (EA) em todos os anos e modalidades de maneira interdisciplinar. Foi realizada uma revisão bibliográfica,as fontes de dados foram encontradas por meio das bases de dados bibliográficos: SCieLO (Scientific Eletronic Library OnLine), além de livros referenciados sobre o tema. A presente pesquisa reafirma a importância de ensinar aos alunos do ensino médio Educação Ambiental, contribuindo para futuros cidadãos conscientes, a fim de ajudar na preservação da natureza, que é seu lar.
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian DinizO presente trabalho visa uma melhor compreensão sobre o livro didático relacionado ao tema Peixes. Elaborou-se uma análise comparativa e qualitativa de três livros didáticos sobre o tema peixes, de modo que pode se observar que os livros analisados apresentam conteúdos com abordagem superficial sobre o tema, o que não compromete sua qualidade. Analisou-se ainda linguagem, imagens e figuras, exercícios e atividades práticas e se os livros versam sobre os peixes e seu registro fóssil, suas diferentes classes, radiação adaptativa, conquista do ambiente terrestre, anatomia e fisiologia. Desenvolveu-se um plano de aula relacionado ao tema Peixes, com uso do livro didático e apresentação de slides, o plano de aula é parte fundamental no trabalho e planejamento de aulas do professor uma vez que o mesmo norteia seu caminho docente na educação.
- Item1ª Lei de Mendel: aplicada ao Ensino Médio(UNISA, 2020) Costa, Sarah Cristina da SilvaO presente trabalho teve como objetivo apresentar a ciência genética dentro da disciplina Biologia, com enfoque na primeira Lei de Mendel e suas aplicações. Do mesmo modo foi evidenciada a importância que a genética possui para a sociedade, desde o século passado. Para a elaboração deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando-se livros do Ensino Superior e artigos disponíveis na Internet, que serviram como fundamento para a sua realização. Livros didáticos do Ensino médio foram avaliados de acordo com os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN) e serviram de base para a elaboração da aula e do plano de aula. Neste estudo foi possível analisar o que se pensava anteriormente aos trabalhos de Mendel e à redescoberta das leis que deram base ao Mendelismo, bem como ao método de trabalho de Mendel, seus experimentos e conclusões. Em um segundo momento, foi aplicado o teste de qui-quadrado a fim de se analisar os resultados obtidos por Mendel em suas experiências com cruzamentos de ervilhas. A análise desses resultados por esse teste estatístico mostrou que os valores obtidos nesses experimentos eram, com altas probabilidades, compatíveis com a proporção fenotípica esperada de 3:1, na geração F2 (segunda geração filial).
- ItemAbordagem do grupo das aranhas em livros didáticos do Ensino Médio(UNISA, 2020) Santos, Ivan Domingos dosO presente trabalho tem como objetivos fazer uma revisão bibliográfica sobre o grupo das aranhas Há ainda um breve histórico sobre o ensino de Ciências no Brasil, discutindo os obstáculos e mudanças ocorridas. Foi realizada uma análise de três livros didáticos de Biologia, do ensino médio. Com a análise percebe-se que há uma boa introdução a respeito de artrópodes em geral, porém não se aprofundando no tema aracnídeos, ou mais especificamente em aranhas. O livro da autora Sônia Lopes, ainda faz uma breve citação da importância médica dos aracnídeos, se estendendo um pouco mais que os outros dois.
- ItemEvolução humana – uma abordagem no ensino médio(UNISA, 2020) Oliveira, Adamec dos SantosA evolução humana corresponde ao processo de mudanças que originou os seres humanos e os diferenciou como uma espécie, com o surgimento de característica que inicia e distingue o gênero Homo é o andar bípede e ereto, que liberou as mãos e contribuiu indiretamente para o crescimento do cérebro além do tamanho do cérebro, arcada dentária em forma de U, e ossos das mãos com capacidade maior de força e precisão. O trabalho teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica e realizar uma analise dos conteúdos de evolução humana em livros didáticos destinados ao ensino médio, buscar em sites acadêmico artigos científicos de evolução humana. Elaborar um plano de aula com o tema evolução humana, tendo como publico alvo alunos do 3º ano do ensino médio. Os matérias e métodos utilizados foram: livro 1 Bio:volume 3/ Sônia Lopes; Sergio Rosso.1ªed.São Paulo: Saraiva,2010. Livro 2: Conexão com a biologia/ Miguel Thompson, Eloci Peres Rios. 2ª. ed.São Paulo: Moderna , 2016. Livro 3: Biologia : o ser humano, genética, evolução :volume 3: ensino médio / Vivian L. Mendonça. 3. ed. São Paulo : Editora AJS, 2016 e artigos científicos buscados em sites acadêmicos.Fazer uma analise dos três livros didáticos abordando o tema evolução humana e por meio de artigos científicos fazer o aprofundamento no tema. Nas escolas é empregado o ensino da evolução com foco nas ideias da sociedade contemporânea, ou seja, a ideia de evolução humana na qual está estabelecida hoje pela ciência. É passado um apanhado geral dos principais eventos sobre evolução para estes alunos e detalhada posteriormente com aqueles que optam por aprofundar na área por meio do curso superior.
- ItemIntrodução do Filo Arthropoda: abordagem de crustáceos no ensino médio(UNISA, 2020) Peixoto, Igor Henrique de PaulaO ensino de biologia no ensino médio, permite ampliar o entendimento sobre o planeta, e toda sua biodiversidade, este trabalho tem como foco avaliar o ensino de biologia no ensino médio, com uma breve introdução ao Filo Arthropoda, com o foco principal na classe dos crustáceos. Este trabalho foi realizado utilizando livros do ensino superior, com base nos mesmos foi feita uma comparação com três livros do ensino médio com foco na classe crustácea, para avaliar de que maneira o tema é apresentado nas salas de aula. Neste trabalho foi possível perceber, que os livros destinados ao ensino médio abordam de maneira resumida o tema, desta forma cabe ao professor procurar maneiras de completar as lacunas deixadas pelos livros, em um ambiente com pouco matéria, para proporcionar o ensino de qualidade.
- ItemAnálise do conteúdo de Gimnospermas em livros de ensino médio(UNISA, 2020) Barreiro, Rhanna Ferreira SouzaAo olhar para as metodologias de ensino no ensino médio do Brasil, sempre voltada a aula expositiva, com a intenção de que os alunos memorizem as matérias para os vestibulares, entende-se o desinteresse por parte dos mesmos e até mesmo de professores para o ensino de botânica. O livro didático, é a principal ferramenta de auxílio ao professor em sala de aula, mas, ainda existem falhas que diminuem a vontade do aluno em dar a devida atenção para o assunto, e não faz com que tenham contato com as plantas e com o meio ambiente, e entendam de fato a sua interação e importância. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica do tema Gimnospermas, em livros de ensino superior; uma análise comparativa em três livros didáticos de biologia para o ensino médio; e preparar um plano de aula sobre o tema para o segundo ano do ensino médio. Para revisão bibliográfica, foram utilizadas obras destinadas ao ensino superior e da ferramenta Google acadêmico; para a análise dos livros de ensino médio foram utilizados critérios como presença do tema; linguagem utilizada; figuras; atividades; e conteúdo presente, comparados em duas tabelas; os livros utilizados para análise, foram também utilizados para preparação do plano de aula. Nos livros didáticos analisados, são apresentadas de forma breve, geralmente em capítulo junto com os outros grupos de planta, diferentemente do que ocorre com o Reino Animal, onde os grupos são abordados em capítulos únicos ganhando muito mais importância. Os autores não desenvolvem o tema com tanta clareza, sem abordar a classificação do grupo, importância e distribuição, não trazem propostas de atividades práticas, e são poucos os exercícios de fixação.
- ItemAvaliação do conteúdo abordado em livros de ensino médio de biologia sobre tópicos que auxiliem na compreensão do contexto atual da pandemia de Covid-19(UNISA, 2020) Sousa, Tânia Emília de OliveiraDesde o começo da Pandemia de Covid-19, a mídia vem trazendo informações que abrangem diversos conceitos abordados na disciplina de Biologia. Em via de regra muitos desses conceitos deveriam ser minimamente compreendidos por estudantes de ensino médio e abordados nos livros didáticos. Neste sentido, é importante saber se os livros didáticos de biologia utilizados no ensino médio e publicados antes da pandemia contribuem para o entendimento dos alunos sobre aspectos biológicos e epidemiológicos sobre o atual contexto da Covid-19. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conteúdo de livros didáticos de biologia do ensino médio utilizados em escolas públicas do Brasil em relação a tópicos que auxiliem os alunos a compreenderem o contexto atual da pandemia de Covid-19. Para elaboração do estudo foram avaliados três livros didáticos de ensino médio utilizados em escolas da rede pública de ensino segundo o seu aprofundamento em cinco tópicos de biologia (vírus, doenças infecciosas, sistem imune, vacina e epidemia/pandemia). O resultados indicam que no geral os livros apresentam conteúdo fragmentado e disperso entre os diferentes volumes, com alguns dos tópicos avaliados sendo tratados em maior profundidade do que outros. É importante que os futuros livros didáticos de biologia apresentem um conteúdo aprofundado sobre tópicos relacionados à Covid-19, contendo exemplos aplicados que permitam aos alunos compreenderem as inúmeras informações veiculadas de forma superficial pelas mídias.
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian DinizO presente trabalho visa uma melhor compreensão sobre o livro didático relacionado ao tema Peixes. Elaborou-se uma análise comparativa e qualitativa de três livros didáticos sobre o tema peixes, de modo que pode se observar que os livros analisados apresentam conteúdos com abordagem superficial sobre o tema, o que não compromete sua qualidade. Analisou-se ainda linguagem, imagens e figuras, exercícios e atividades práticas e se os livros versam sobre os peixes e seu registro fóssil, suas diferentes classes, radiação adaptativa, conquista do ambiente terrestre, anatomia e fisiologia. Desenvolveu-se um plano de aula relacionado ao tema Peixes, com uso do livro didático e apresentação de slides, o plano de aula é parte fundamental no trabalho e planejamento de aulas do professor uma vez que o mesmo norteia seu caminho docente na educação.
- ItemAbordagens de fisiologia vegetal: as principais características das plantas nos livros didáticos do Ensino Médio e sua importância no ensino e aprendizagem de Biologia(UNISA, 2021) Silva, Ana Paula Dill da; Ribeiro, Rodrigo Cezar
- ItemO conteúdo de botânica em livros didáticos do segundo ano do Ensino Médio(UNISA, 2021) Namen, Fernanda GarciaO estudo buscou conhecer a origem do livro didático e sua evolução junto ao ensino, e ao mesmo tempo buscou, na Biologia, conhecer a Botânica e suas áreas de estudo.
- ItemRépteis: análise comparativa de conteúdos de livros didáticos de Biologia no Ensino Médio(UNISA, 2021) Ribeiro, Mayra Galhardo FerreiraA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAvaliação da abordagem dos vírus em livros de Biologia do Ensino Médio(UNISA, 2021) Philbois, Felipe LacerdaO tema Vírus é importante para os alunos, pois em nosso cotidiano nos deparamos com eles a todo momento, e nesse em específico vivemos uma pandemia e é importante a eles que saibam compreender como um vírus funciona e a importância de tomar todos os cuidados necessários.
- ItemFungos e sua relação com a sobrevivência humana, animal e reciclagem de ecossistemas(UNISA, 2021) Rosa, Guilherme Nunes; Rocha, Mariana de MeloO reino Fungi é composto por organismos eucariontes, que incluí alguns outros organismos como leveduras, bolores e os cogumelos. A palavra fungo vem do latim fungus que por sua vez deriva do grego sphongos com significado “esponja”.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »