Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
1 - 5 de 18
- ItemAvaliação do conteúdo sobre a biologia dos fungos em livros de ensino médio(UNISA, 2023)O estudo dos fungos é de grande relevância para o enriquecimento de aprendizado dos alunos do ensino médio, através dele é possível identificar suas características, a diversidade, forma de reprodução, o seu ciclo de vida, sua classificação e a importância ecológica e econômica. O ramo da Biologia que estuda os fungos tem por nome Micologia. Nesse contexto, objetivou-se analisar o conteúdo sobre a biologia dos fungos em três livros didáticos do ensino médio. Para a realização da análise dos livros didáticos de ensino médio no ensino de biologia foram utilizados os parâmetros curriculares nacionais (PCN), sendo verificadas as habilidades do conteúdo, a forma de linguagem, qualidade das figuras ilustrativas, curiosidades e atividades para fixação da temática. Foram analisados os livros (Biologia Moderna. José Mariano Amabis; Gilberto Rodrigues Martho, 2016); (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016) e (Bio 2. Sônia Lopes; Sergio Rosso, 2016). O livro 1 (Biologia Moderna. José Mariano Amabis; Gilberto Rodrigues Martho, 2016) possui uma boa linguagem textual, as imagens e ilustrações condizem com o que é abordado, uma atividade prática amena, porém os exercícios propostos deixam a desejar, além de serem poucas questões, possuem alta complexidade para o ensino médio. O livro 2 (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016) possui uma ótima linguagem textual, contendo um diferencial sobre a descoberta da penicilina, com boas imagens ilustrativas, uma ótima atividade prática com o uso do microscópio, fazendo com que o aluno tenha uma experiência marcante sobre as estruturas dos fungos e bons exercícios para fixação. O livro 3 (Bio 2. Sônia Lopes; Sergio Rosso, 2016) contém uma boa linguagem de texto, bons exercícios e boas ilustrações, entretanto a atividade prática é pobre, pois nem sempre é possível encontrar diversidade de fungos aos arredores da escola para agregar o conhecimento dos alunos sobre a variedade de fungos. De acordo com a análise feita neste trabalho, o livro mais adequado para a abordagem do Reino Fungi foi o livro 2 (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016).
- ItemAnálise didática do tema crustáceos em livros do ensino médio(UNISA, 2023)O livro didático é uma das principais ferramentas de ensino utilizadas na sala de aula, e ele pode representar um excelente apoio pedagógico para alunos, e docentes. A pesquisa acadêmica presente nesta monografia pode ser de extrema importância na ampliação dos conhecimentos de licenciados de biologia, uma vez que existe uma linguagem diferente entre um autor e outro, e, nem sempre são informações que possam ajudar significativamente no processo de aprendizagem de alunos do ensino básico. O principal objetivo foi analisar se os conteúdos dos livros didáticos do ensino médio contemplam os parâmetros curriculares do PCN e BNCC e os conteúdos formais presentes em livros didáticos do ensino superior. Para esta análise foram verificados os seguintes parâmetros qualitativamente: A morfologia, a diversidade, a evolução, a classificação, a contextualização ecológica e o contexto econômico. De forma geral os três livros do ensino médio analisados possuem abordagem inferior do que o esperado para o ensino do ensino médio, a linguagem é adequada para o ensino médio, porém o contexto cientifico deixa muito a desejar, as atividades dos livros são correspondentes para o ensino médio, mas deixa muito a desejar na linguagem abordada nas atividades, pois possuem questões totalmente diferente das que os alunos vão encontrar no vestibular e Enem.
- ItemAvaliação do conteúdo de briófitas em livros de ensino médio(UNISA, 2023)As briófitas compreendem vegetais terrestres com morfologia bastante simples, cuja sobrevivência depende de ambientes úmidos, e necessitam de água para que ocorra a reprodução e o desenvolvimento, compondo assim um grupo de plantas pequenas e delicadas. Estão divididas em três filos: hepathophyta, Anthocerotophyta e Bryophyta. A maioria é terrestre e encontra se em todos os continentes. Possuem grande importância ecológica, pois são indicadores ambientais e reservatórios naturais de carbono. Por serem plantas desprovidas de sistema vascular, o transporte de nutrientes e água é feito por difusão entre as células e como consequência essas plantas não têm suporte para crescer em altura e comprimento formando tapetes verdes sobre a superfície terrestre. Neste trabalho procurou se avaliar o conteúdo sobre as briófitas abordado em três livros de ensino médio a partir de uma análise da maneira como cada um trata desse assunto, buscando o conhecimento e a melhor forma de aprendizagem. A metodologia usada procurou avaliar a qualidade de imagens e ilustrações, linguagem de texto, atividades práticas e exercícios propostos apresentadas nos livros. Após as análises o livro 1 (Contato Biologia Marcela Yaemi Ogo; Leandro Pereira de Godoy, 2016) foi considerado com o conteúdo mais adequado sobre briófitas para o ensino médio.
- Item
- ItemO conteúdo de botânica em livros didáticos do segundo ano do Ensino Médio(UNISA, 2021)O estudo buscou conhecer a origem do livro didático e sua evolução junto ao ensino, e ao mesmo tempo buscou, na Biologia, conhecer a Botânica e suas áreas de estudo.