Ciências Biológicas

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    Avaliação da qualidade da água de córregos no extremo Sul de São Paulo: um estudo do Ribeirão Itaim
    (UNISA, 2023) Rosario, João Bleinat do
    A água é o recurso natural mais importante do planeta, primordial para a vida humana e continuação da vida do planeta como conhecemos hoje, enfrenta desafios cruciais em áreas urbanas densamente povoadas, como São Paulo. Este estudo concentra-se na avaliação da qualidade da água do Córrego Itaim, situado em Parelheiros, São Paulo, SP. Em meio ao crescimento populacional contínuo e à escassez de políticas públicas eficientes, a pesquisa propõe uma análise em duas fases: primeiro, o levantamento de dados sobre as fontes hídricas e, em seguida, a coleta e análise laboratorial das amostras. O objetivo geral deste estudo é realizar uma investigação aprofundada das condições ambientais no trecho do Ribeirão Itaim, com objetivos específicos que incluem a avaliação das ocupações nas margens, a análise da água do ribeirão e a investigação de políticas públicas voltadas à preservação dos recursos hídricos no extremo sul e na Represa do Guarapiranga. Ao considerar o distrito de Parelheiros, conhecido por suas áreas de mananciais e diversidade ambiental, a pesquisa destaca a importância crítica de medidas efetivas, incluindo saneamento de qualidade, diante do impacto significativo da ocupação inadequada na qualidade da água. Os resultados revelam uma conexão direta entre a densidade populacional e a poluição da água, destacando a urgência de ações para enfrentar esse desafio ambiental. A análise minuciosa identifica a influência significativa das ocupações e afluentes no trecho do Ribeirão Itaim, ressaltando a necessidade de medidas de gestão sustentável. Além disso, o Parque Itaim surge como um ponto focal crucial para a educação ambiental e recreação, destacando a importância de parcerias entre a comunidade local e instituições para impulsionar a renovação das bacias do Ribeirão Itaim e construir um futuro sustentável para a região. Este estudo não apenas contribui para a compreensão das condições ambientais locais, mas também propõe estratégias práticas para promover a sustentabilidade e a preservação a longo prazo dos recursos hídricos na área.
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    Análise do conteúdo de Gimnospermas em livros de ensino médio
    (UNISA, 2020) Barreiro, Rhanna Ferreira Souza
    Ao olhar para as metodologias de ensino no ensino médio do Brasil, sempre voltada a aula expositiva, com a intenção de que os alunos memorizem as matérias para os vestibulares, entende-se o desinteresse por parte dos mesmos e até mesmo de professores para o ensino de botânica. O livro didático, é a principal ferramenta de auxílio ao professor em sala de aula, mas, ainda existem falhas que diminuem a vontade do aluno em dar a devida atenção para o assunto, e não faz com que tenham contato com as plantas e com o meio ambiente, e entendam de fato a sua interação e importância. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica do tema Gimnospermas, em livros de ensino superior; uma análise comparativa em três livros didáticos de biologia para o ensino médio; e preparar um plano de aula sobre o tema para o segundo ano do ensino médio. Para revisão bibliográfica, foram utilizadas obras destinadas ao ensino superior e da ferramenta Google acadêmico; para a análise dos livros de ensino médio foram utilizados critérios como presença do tema; linguagem utilizada; figuras; atividades; e conteúdo presente, comparados em duas tabelas; os livros utilizados para análise, foram também utilizados para preparação do plano de aula. Nos livros didáticos analisados, são apresentadas de forma breve, geralmente em capítulo junto com os outros grupos de planta, diferentemente do que ocorre com o Reino Animal, onde os grupos são abordados em capítulos únicos ganhando muito mais importância. Os autores não desenvolvem o tema com tanta clareza, sem abordar a classificação do grupo, importância e distribuição, não trazem propostas de atividades práticas, e são poucos os exercícios de fixação.
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    Cadeia alimentar: uma análise de livros didáticos
    (UNISA, 2023) Rocha, Eduardo Pereira
    A cadeia alimentar é um conceito fundamental da ecologia que descreve como os organismos estão interconectados através das relações de alimentação na natureza. Aos estudantes do ensino médio, compreender as cadeias alimentares é essencial para apreciar a dinâmica dos ecossistemas. Uma cadeia alimentar começa com os produtores, geralmente plantas, que capturam a energia solar por meio da fotossíntese. Os herbívoros, consumidores primários, se alimentam dessas plantas. Em seguida, os carnívoros, consumidores secundários, se alimentam dos herbívoros, criando uma sequência de transferência de energia. Compreender as cadeias alimentares é crucial para a conservação da biodiversidade e o equilíbrio ecológico; ajuda os alunos a apreciar como as mudanças no ambiente afetam os seres vivos e enfatiza a importância de preservar essas relações na natureza. O apoio do livro didático nesse momento é de suma importância para a compreensão deste conteúdo. Para isso foi feito a análise de três livros didáticos onde foi levado em consideração: ilustrações, imagens e exercícios propostos. Foi elaborado um plano de aula para alunos do 1º ano do ensino médio sobre o tema cadeia alimentar.Entre os três livros analisados o livro 3: Multiversos – Ciências da Natureza é o livro que apresenta um maior número páginas dedicadas ao tema, consequentemente, pode-se perceber que está mais imerso no assunto. Nas páginas iniciais da ênfase em conceitos básicos da ecologia, posteriormente começando com textos sobre cadeias alimentares com esquemas de cadeias tanto aquáticas quanto terrestres. É um livro com boa qualidade textual e com ótimas representações de: imagens, figuras, gráficos e termos científicos. Desperta o interesse do leitor com a apresentação de questões ao final de cada unidade.
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    Análise do tema de sucessão ecológica em livros de ensino médio
    (UNISA, 2022) Soares, Fabiola Cardoso de Moura
    A aplicabilidade da ecológica no ensino médio é de extrema importância para o desenvolvimento de cidadãos conscientes sobre as problemáticas da biodiversidade e a sua conservação. Depois de entender o ambiente em que vivem e as criaturas ao seu redor, os alunos começam a entender que fazem parte do ecossistema que precisam proteger. O tema sucessão ecológica traz a interação e as mudanças graduais e sucessivas nas comunidades de um ecossistema, as quais podem ocorrer após alterações ou o surgimento de um novo habitat. Com isso permitindo aos alunos compreender o conceito de sucessão ecológica, fazendo-os identificar e caracterizar a interação ecológica e perceber a importância da ecológica para a saúde do ecossistema e das populações biológicas. Para que isso seja possível, os livros didáticos precisam ter uma linguagem clara e objetiva, acompanhada de exemplos e imagens explicativas, para que os alunos possam entender facilmente. O presente trabalho tem como objetivo analisar três livros didáticos, a saber: Ser Protagonista Biologia V 3 (2016), Linhares e Gewandsznajder Volume único (2011) e Sônia Lopes e Sérgio Rosso V 1 (2016). Os livros foram analisados pelo desenvolvimento do tema, imagens e figuras utilizadas, e exercícios e as atividades sugeridas. Após a análise dos três livros, o livro que se destacou foi o Ser Protagonista Biologia V 3 (2016), por possuir as três características analisadas como “ótima”. Por fim, foi montado um plano de aula para o primeiro ano do ensino médio, com o livro destacado com as melhores características.
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    Anelídeos: uma abordagem para o ensino médio
    (UNISA, 2021) Ramos, Wagner Vieira
    O ensino de Biologia se faz necessário aos alunos e alunas de ensino médio, pois os fazem compreender que o ambiente que o cerca é transformado pelo homem e isso gera impactos a curto e a longo prazo. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre tema Anelídeos no contexto do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica e analisados três livros didáticos de Biologia do ensino médio, nos quais foram avaliados o tema abordado em cada um deles, com o objetivo de criar um plano de aula referente o tema Anelídeos. Assim sendo, serão avaliados os seguintes quesitos de cada um dos livros: Linguagem utilizada, imagens, abordagem do tema e desenvolvimento de atividades, cada um desses quesitos recebera uma qualificação de bom, regular ou ruim. Feito isso, o livro que receber a melhor nota de qualificação será usado para ministrar uma aula com o tema anelídeos.