Ciências Biológicas

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    Educação ambiental e sustentabilidade: análise da abordagem em livros didáticos do ensino médio
    (UNISA, 2024) Oliveira, Ezequias Otonio de
    Este trabalho investiga a integração da educação ambiental e sustentabilidade em três livros didáticos de biologia, destacando a diversidade de abordagens pedagógicas e a profundidade com que estes temas cruciais são abordados. A análise revela um reconhecimento crescente da importância da educação ambiental, refletindo esforços para formar cidadãos conscientes e capacitados para enfrentar desafios ambientais. O estudo sugere a necessidade de inovação contínua e melhorias na educação ambiental, apontando para uma abordagem mais integrada e prática no ensino de biologia. Este trabalho visa contribuir para uma compreensão mais aprofundada de como os temas de sustentabilidade são incorporados ao currículo de biologia, oferecendo insights valiosos para o aprimoramento futuro dos materiais didáticos.
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    Avaliação do conteúdo de ciclo biogeoquímicos em livros de ensino médio
    (UNISA, 2024) Souza, Vandelayne Lopes de
    O estudo dos ciclos biogeoquímicos é de extrema importância no ensino médio para a aprendizagem dos alunos, uma vez que é fundamental compreender as relações entre os processos que ocorrem nos organismos e o ambiente em que vivem. A Ecologia é a área responsável pelo estudo dessa parte, dentro da Biologia. Nenhum organismo vive isolado, sem que ocorra interação entre os seres vivos, pois eles constituem um ambiente comum, portanto, é extremamente necessário que o aluno compreenda a existência do ciclo de nutrientes presentes nos ecossistemas e como sua ação impactará na formação desses ciclos e consequentemente na degradação do meio ambiente. O professor pode optar por trabalhar o tema de diversas formas, de acordo com a ênfase que decidir dar, pois é um assunto que envolve vários outros, como questões ambientais, poluição, tragédias ambientais, desmatamento, radiação, efeito estufa, etc. A palavra ecologia vem de oikos, que significa casa, e logos, estudo, reflexão. Os ciclos de nutrientes mais abordados nos livros do ensino médio são o ciclo da água, o ciclo do carbono, o ciclo do oxigênio e o ciclo do nitrogênio, pois são alguns dos elementos essenciais para a vida. Nesta pesquisa, foram analisados três livros, observando a forma como cada autor aborda o conteúdo, com o objetivo de compreender o melhor caminho/metodologia para o estudo dessa temática no ensino médio, utilizando a metodologia de comparação de imagens e ilustrações, a linguagem presente nos textos, atividades práticas e exercícios propostos, presentes nos três trabalhos(nas três obras). Após análise, o livro 3 (Sérgio Linhares; Fernando Gewandsznajder; Helena Pacca. Biologia Hoje. 3ª edição. Ática; 2016.) foi avaliado com o conteúdo mais adequado para o ensino médio.
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    Uma análise dos conteúdos de angiospermas apresentados em livros do ensino médio
    (UNISA, 2024) Christe, Juliana Dalcico
    O estudo das Angiospermas é de grande importância no Ensino Médio para o conhecimento do aluno, reconhecer as partes distintas de uma Angiosperma e suas funções, perceber a importância dos órgãos vegetativos e reprodutivo das plantas, compreender o funcionamento do transporte de seiva através dos vasos condutores, reconhecer as partes de uma raiz, bem como seus principais exemplares de classificação, entender a importância das flores no processo de polinização e fecundação, compreender a formação do fruto e da semente a partir da polinização, identificar os tipos de fruto de acordo com sua classificação, compreender a importância da semente na perpetuação da espécie do vegetal. Na Biologia o segmento que estuda o Reino Vegetal e que se divide em grandes áreas de estudo, como a fisiologia, a morfologia e a sistemática, subdivididas em vários ramos especializados, é chamado de Botânica. Nesse trabalho procurou-se avaliar o conteúdo sobre grandes grupos de angiospermas em três livros de ensino médio, onde será verificado a maneira como cada um trata este assunto, buscando o conhecimento para a melhor forma de ensino e aprendizagem deste tema no Ensino Médio. Foi usada a metodologia de comparação de imagens e ilustrações, linguagem dos textos, os tipos de exercícios propostos presentes nos livros didáticos. Após analise, a obra considerada mais adequada para o Ensino Médio, foi o livro 3 (LOPES, SÔNIA; Bio, volume 2, 3 ed, São Paulo: Saraiva, 2016).
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    Avaliação do conteúdo sobre a biologia dos fungos em livros de ensino médio
    (UNISA, 2023) Moura, Tatyanne Farias de
    O estudo dos fungos é de grande relevância para o enriquecimento de aprendizado dos alunos do ensino médio, através dele é possível identificar suas características, a diversidade, forma de reprodução, o seu ciclo de vida, sua classificação e a importância ecológica e econômica. O ramo da Biologia que estuda os fungos tem por nome Micologia. Nesse contexto, objetivou-se analisar o conteúdo sobre a biologia dos fungos em três livros didáticos do ensino médio. Para a realização da análise dos livros didáticos de ensino médio no ensino de biologia foram utilizados os parâmetros curriculares nacionais (PCN), sendo verificadas as habilidades do conteúdo, a forma de linguagem, qualidade das figuras ilustrativas, curiosidades e atividades para fixação da temática. Foram analisados os livros (Biologia Moderna. José Mariano Amabis; Gilberto Rodrigues Martho, 2016); (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016) e (Bio 2. Sônia Lopes; Sergio Rosso, 2016). O livro 1 (Biologia Moderna. José Mariano Amabis; Gilberto Rodrigues Martho, 2016) possui uma boa linguagem textual, as imagens e ilustrações condizem com o que é abordado, uma atividade prática amena, porém os exercícios propostos deixam a desejar, além de serem poucas questões, possuem alta complexidade para o ensino médio. O livro 2 (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016) possui uma ótima linguagem textual, contendo um diferencial sobre a descoberta da penicilina, com boas imagens ilustrativas, uma ótima atividade prática com o uso do microscópio, fazendo com que o aluno tenha uma experiência marcante sobre as estruturas dos fungos e bons exercícios para fixação. O livro 3 (Bio 2. Sônia Lopes; Sergio Rosso, 2016) contém uma boa linguagem de texto, bons exercícios e boas ilustrações, entretanto a atividade prática é pobre, pois nem sempre é possível encontrar diversidade de fungos aos arredores da escola para agregar o conhecimento dos alunos sobre a variedade de fungos. De acordo com a análise feita neste trabalho, o livro mais adequado para a abordagem do Reino Fungi foi o livro 2 (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016).
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    Análise didática do tema crustáceos em livros do ensino médio
    (UNISA, 2023) Broedel, Marta da Silva Augusto
    O livro didático é uma das principais ferramentas de ensino utilizadas na sala de aula, e ele pode representar um excelente apoio pedagógico para alunos, e docentes. A pesquisa acadêmica presente nesta monografia pode ser de extrema importância na ampliação dos conhecimentos de licenciados de biologia, uma vez que existe uma linguagem diferente entre um autor e outro, e, nem sempre são informações que possam ajudar significativamente no processo de aprendizagem de alunos do ensino básico. O principal objetivo foi analisar se os conteúdos dos livros didáticos do ensino médio contemplam os parâmetros curriculares do PCN e BNCC e os conteúdos formais presentes em livros didáticos do ensino superior. Para esta análise foram verificados os seguintes parâmetros qualitativamente: A morfologia, a diversidade, a evolução, a classificação, a contextualização ecológica e o contexto econômico. De forma geral os três livros do ensino médio analisados possuem abordagem inferior do que o esperado para o ensino do ensino médio, a linguagem é adequada para o ensino médio, porém o contexto cientifico deixa muito a desejar, as atividades dos livros são correspondentes para o ensino médio, mas deixa muito a desejar na linguagem abordada nas atividades, pois possuem questões totalmente diferente das que os alunos vão encontrar no vestibular e Enem.