Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 43
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item1ª Lei de Mendel: aplicada ao Ensino Médio(UNISA, 2020) Costa, Sarah Cristina da SilvaO presente trabalho teve como objetivo apresentar a ciência genética dentro da disciplina Biologia, com enfoque na primeira Lei de Mendel e suas aplicações. Do mesmo modo foi evidenciada a importância que a genética possui para a sociedade, desde o século passado. Para a elaboração deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando-se livros do Ensino Superior e artigos disponíveis na Internet, que serviram como fundamento para a sua realização. Livros didáticos do Ensino médio foram avaliados de acordo com os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN) e serviram de base para a elaboração da aula e do plano de aula. Neste estudo foi possível analisar o que se pensava anteriormente aos trabalhos de Mendel e à redescoberta das leis que deram base ao Mendelismo, bem como ao método de trabalho de Mendel, seus experimentos e conclusões. Em um segundo momento, foi aplicado o teste de qui-quadrado a fim de se analisar os resultados obtidos por Mendel em suas experiências com cruzamentos de ervilhas. A análise desses resultados por esse teste estatístico mostrou que os valores obtidos nesses experimentos eram, com altas probabilidades, compatíveis com a proporção fenotípica esperada de 3:1, na geração F2 (segunda geração filial).
- ItemAbordagem do ensino das cadeias alimentares no ensino médio(2021) Gonçalves, Dafner Cristina VidaA temática de Cadeia alimentar é contemplada dentro do currículo paulista do Ensino Médio nas unidades temáticas de Matéria e energia, objetivo do conhecimento em Biologia. Nos livros didáticos de ciências em geral, as cadeias alimentares são apresentadas como uma sequência simples de organismos que servem de alimento um para o outro, partindo de um produto. Cabe ao ensino de ciências e biologia, instigar os estudantes à descoberta delas como integrantes de ecossistemas mais complexos e dinâmicos, com interações entre espécies, e relações de causa e efeito. Este trabalho, reitera a diversidade metodológica apresentada por diversos autores para trazer sentido ao processo de ensino-aprendizagem de biologia, como o uso de jogos, dinâmicas, história em quadrinhos e tecnologia, associados às aulas expositivas. Avalia também três livros didáticos que abordam a temática, considerando o ciclo do Plano Nacional da Educação anterior à 2018, e um exemplar representante do novo Plano Nacional da Educação.
- ItemAbordagem do grupo das aranhas em livros didáticos do Ensino Médio(UNISA, 2020) Santos, Ivan Domingos dosO presente trabalho tem como objetivos fazer uma revisão bibliográfica sobre o grupo das aranhas Há ainda um breve histórico sobre o ensino de Ciências no Brasil, discutindo os obstáculos e mudanças ocorridas. Foi realizada uma análise de três livros didáticos de Biologia, do ensino médio. Com a análise percebe-se que há uma boa introdução a respeito de artrópodes em geral, porém não se aprofundando no tema aracnídeos, ou mais especificamente em aranhas. O livro da autora Sônia Lopes, ainda faz uma breve citação da importância médica dos aracnídeos, se estendendo um pouco mais que os outros dois.
- ItemAbordagens de fisiologia vegetal: as principais características das plantas nos livros didáticos do Ensino Médio e sua importância no ensino e aprendizagem de Biologia(UNISA, 2021) Silva, Ana Paula Dill da; Ribeiro, Rodrigo Cezar
- ItemAnatomia e fisiologia do sistema digestório humano: uma abordagem para o ensino médio(UNISA, 2021) Sarain, Ana Carolina TrindadeO ensino de biologia para o ensino médio em São Paulo, guiado pela LDB, BNCC, Currículo Paulista e Matriz de Avaliação Processual, tem como objetivo o posicionamento crítico dos alunos para que estes saibam decidir sobre o que infere diretamente em suas vidas, como sua nutrição. O sistema digestório humano é trabalhado no terceiro ano do ensino médio, aprofundando conteúdos já vistos anteriormente. Para isto, foi realizada a revisão bibliográfica de livros acadêmicos acerca da anatomia e histologia básica dos órgãos que compõe o canal alimentar e seus órgãos acessórios e dos processos fisiológicos que ocorrem neste sistema, enfatizando os processos de digestão e absorção de carboidratos, proteínas, lipídios. Os livros didáticos são fundamentais no preparo de aulas e como material para complementar estas, ministradas na educação básica. Foram analisados: Conexões com a Biologia (2016) – Livro 1, Biologia moderna: Amabis & Martho (2016) – Livro 2 e Multiversos: ciências da natureza: matéria, energia e a vida: ensino médio (2020) – Livro 3, a fim de qualificar estes de acordo com os mesmos parâmetros (Figuras, Conteúdo, Estrutura geral e Atividades) lhes atribuindo notas de 1 à 5. Comparando as médias obtidas pelos mesmos, em cada parâmetro, o Biologia moderna: Amabis & Martho (2016) – Livro 2 obteve maior nota total, porém o conteúdo sobre o Sistema Digestório Humano está no livro dedicado ao segundo ano, com isto, este livro apresenta dificuldades em seu uso, já que os alunos do terceiro ano não têm acesso a este. O Conexões com a Biologia (2016) – Livro 1 obteve segunda maior nota, com o conteúdo no livro da série adequada, porém com a reforma do Ensino Médio o Multiversos: ciências da natureza: matéria, energia e a vida: ensino médio (2020) – Livro 3, mesmo obtendo menor nota, será utilizado em muitas escolas. Por tanto, o plano de aula presente neste trabalho foi elaborado com base no Biologia moderna: Amabis & Martho (2016) – Livro 2, atentando-se as características presentes no Multiversos: ciências da natureza: matéria, energia e a vida: ensino médio (2020) – Livro 3, cujo qual os alunos têm acesso.
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian DinizO presente trabalho visa uma melhor compreensão sobre o livro didático relacionado ao tema Peixes. Elaborou-se uma análise comparativa e qualitativa de três livros didáticos sobre o tema peixes, de modo que pode se observar que os livros analisados apresentam conteúdos com abordagem superficial sobre o tema, o que não compromete sua qualidade. Analisou-se ainda linguagem, imagens e figuras, exercícios e atividades práticas e se os livros versam sobre os peixes e seu registro fóssil, suas diferentes classes, radiação adaptativa, conquista do ambiente terrestre, anatomia e fisiologia. Desenvolveu-se um plano de aula relacionado ao tema Peixes, com uso do livro didático e apresentação de slides, o plano de aula é parte fundamental no trabalho e planejamento de aulas do professor uma vez que o mesmo norteia seu caminho docente na educação.
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian DinizO presente trabalho visa uma melhor compreensão sobre o livro didático relacionado ao tema Peixes. Elaborou-se uma análise comparativa e qualitativa de três livros didáticos sobre o tema peixes, de modo que pode se observar que os livros analisados apresentam conteúdos com abordagem superficial sobre o tema, o que não compromete sua qualidade. Analisou-se ainda linguagem, imagens e figuras, exercícios e atividades práticas e se os livros versam sobre os peixes e seu registro fóssil, suas diferentes classes, radiação adaptativa, conquista do ambiente terrestre, anatomia e fisiologia. Desenvolveu-se um plano de aula relacionado ao tema Peixes, com uso do livro didático e apresentação de slides, o plano de aula é parte fundamental no trabalho e planejamento de aulas do professor uma vez que o mesmo norteia seu caminho docente na educação.
- ItemAnálise didática do tema crustáceos em livros do ensino médio(UNISA, 2023) Broedel, Marta da Silva AugustoO livro didático é uma das principais ferramentas de ensino utilizadas na sala de aula, e ele pode representar um excelente apoio pedagógico para alunos, e docentes. A pesquisa acadêmica presente nesta monografia pode ser de extrema importância na ampliação dos conhecimentos de licenciados de biologia, uma vez que existe uma linguagem diferente entre um autor e outro, e, nem sempre são informações que possam ajudar significativamente no processo de aprendizagem de alunos do ensino básico. O principal objetivo foi analisar se os conteúdos dos livros didáticos do ensino médio contemplam os parâmetros curriculares do PCN e BNCC e os conteúdos formais presentes em livros didáticos do ensino superior. Para esta análise foram verificados os seguintes parâmetros qualitativamente: A morfologia, a diversidade, a evolução, a classificação, a contextualização ecológica e o contexto econômico. De forma geral os três livros do ensino médio analisados possuem abordagem inferior do que o esperado para o ensino do ensino médio, a linguagem é adequada para o ensino médio, porém o contexto cientifico deixa muito a desejar, as atividades dos livros são correspondentes para o ensino médio, mas deixa muito a desejar na linguagem abordada nas atividades, pois possuem questões totalmente diferente das que os alunos vão encontrar no vestibular e Enem.
- ItemAnálise do conteúdo de evolução em livros didáticos do ensino médio(Unisa, 2020) Marcrucci, Carla
- ItemAnálise do conteúdo de Gimnospermas em livros de ensino médio(UNISA, 2020) Barreiro, Rhanna Ferreira SouzaAo olhar para as metodologias de ensino no ensino médio do Brasil, sempre voltada a aula expositiva, com a intenção de que os alunos memorizem as matérias para os vestibulares, entende-se o desinteresse por parte dos mesmos e até mesmo de professores para o ensino de botânica. O livro didático, é a principal ferramenta de auxílio ao professor em sala de aula, mas, ainda existem falhas que diminuem a vontade do aluno em dar a devida atenção para o assunto, e não faz com que tenham contato com as plantas e com o meio ambiente, e entendam de fato a sua interação e importância. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica do tema Gimnospermas, em livros de ensino superior; uma análise comparativa em três livros didáticos de biologia para o ensino médio; e preparar um plano de aula sobre o tema para o segundo ano do ensino médio. Para revisão bibliográfica, foram utilizadas obras destinadas ao ensino superior e da ferramenta Google acadêmico; para a análise dos livros de ensino médio foram utilizados critérios como presença do tema; linguagem utilizada; figuras; atividades; e conteúdo presente, comparados em duas tabelas; os livros utilizados para análise, foram também utilizados para preparação do plano de aula. Nos livros didáticos analisados, são apresentadas de forma breve, geralmente em capítulo junto com os outros grupos de planta, diferentemente do que ocorre com o Reino Animal, onde os grupos são abordados em capítulos únicos ganhando muito mais importância. Os autores não desenvolvem o tema com tanta clareza, sem abordar a classificação do grupo, importância e distribuição, não trazem propostas de atividades práticas, e são poucos os exercícios de fixação.
- ItemAnálise do tema de sucessão ecológica em livros de ensino médio(UNISA, 2022) Soares, Fabiola Cardoso de MouraA aplicabilidade da ecológica no ensino médio é de extrema importância para o desenvolvimento de cidadãos conscientes sobre as problemáticas da biodiversidade e a sua conservação. Depois de entender o ambiente em que vivem e as criaturas ao seu redor, os alunos começam a entender que fazem parte do ecossistema que precisam proteger. O tema sucessão ecológica traz a interação e as mudanças graduais e sucessivas nas comunidades de um ecossistema, as quais podem ocorrer após alterações ou o surgimento de um novo habitat. Com isso permitindo aos alunos compreender o conceito de sucessão ecológica, fazendo-os identificar e caracterizar a interação ecológica e perceber a importância da ecológica para a saúde do ecossistema e das populações biológicas. Para que isso seja possível, os livros didáticos precisam ter uma linguagem clara e objetiva, acompanhada de exemplos e imagens explicativas, para que os alunos possam entender facilmente. O presente trabalho tem como objetivo analisar três livros didáticos, a saber: Ser Protagonista Biologia V 3 (2016), Linhares e Gewandsznajder Volume único (2011) e Sônia Lopes e Sérgio Rosso V 1 (2016). Os livros foram analisados pelo desenvolvimento do tema, imagens e figuras utilizadas, e exercícios e as atividades sugeridas. Após a análise dos três livros, o livro que se destacou foi o Ser Protagonista Biologia V 3 (2016), por possuir as três características analisadas como “ótima”. Por fim, foi montado um plano de aula para o primeiro ano do ensino médio, com o livro destacado com as melhores características.
- ItemAnálise do uso de elementos da paleontologia em livros didáticos de biologia do ensino médio(UNISA, 2022) Alves, Everton FernandoO livro didático ainda hoje é um dos principais norteadores do processo de ensino- aprendizagem no Ensino Médio. Análises de conteúdos da Paleontologia inseridos nesse material são importantes para que educadores possam conhecer a realidade atual da veiculação de tal tema nos livros e fornecer informações úteis na escolha de melhores livros didáticos de Biologia quanto à temática paleontológica.
- ItemAnelídeos: uma abordagem para o ensino médio(UNISA, 2021) Ramos, Wagner VieiraO ensino de Biologia se faz necessário aos alunos e alunas de ensino médio, pois os fazem compreender que o ambiente que o cerca é transformado pelo homem e isso gera impactos a curto e a longo prazo. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre tema Anelídeos no contexto do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica e analisados três livros didáticos de Biologia do ensino médio, nos quais foram avaliados o tema abordado em cada um deles, com o objetivo de criar um plano de aula referente o tema Anelídeos. Assim sendo, serão avaliados os seguintes quesitos de cada um dos livros: Linguagem utilizada, imagens, abordagem do tema e desenvolvimento de atividades, cada um desses quesitos recebera uma qualificação de bom, regular ou ruim. Feito isso, o livro que receber a melhor nota de qualificação será usado para ministrar uma aula com o tema anelídeos.
- ItemAvaliação da abordagem dos vírus em livros de Biologia do Ensino Médio(UNISA, 2021) Philbois, Felipe LacerdaO tema Vírus é importante para os alunos, pois em nosso cotidiano nos deparamos com eles a todo momento, e nesse em específico vivemos uma pandemia e é importante a eles que saibam compreender como um vírus funciona e a importância de tomar todos os cuidados necessários.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAvaliação do conteúdo abordado em livros de ensino médio de biologia sobre tópicos que auxiliem na compreensão do contexto atual da pandemia de Covid-19(UNISA, 2020) Sousa, Tânia Emília de OliveiraDesde o começo da Pandemia de Covid-19, a mídia vem trazendo informações que abrangem diversos conceitos abordados na disciplina de Biologia. Em via de regra muitos desses conceitos deveriam ser minimamente compreendidos por estudantes de ensino médio e abordados nos livros didáticos. Neste sentido, é importante saber se os livros didáticos de biologia utilizados no ensino médio e publicados antes da pandemia contribuem para o entendimento dos alunos sobre aspectos biológicos e epidemiológicos sobre o atual contexto da Covid-19. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conteúdo de livros didáticos de biologia do ensino médio utilizados em escolas públicas do Brasil em relação a tópicos que auxiliem os alunos a compreenderem o contexto atual da pandemia de Covid-19. Para elaboração do estudo foram avaliados três livros didáticos de ensino médio utilizados em escolas da rede pública de ensino segundo o seu aprofundamento em cinco tópicos de biologia (vírus, doenças infecciosas, sistem imune, vacina e epidemia/pandemia). O resultados indicam que no geral os livros apresentam conteúdo fragmentado e disperso entre os diferentes volumes, com alguns dos tópicos avaliados sendo tratados em maior profundidade do que outros. É importante que os futuros livros didáticos de biologia apresentem um conteúdo aprofundado sobre tópicos relacionados à Covid-19, contendo exemplos aplicados que permitam aos alunos compreenderem as inúmeras informações veiculadas de forma superficial pelas mídias.
- ItemAvaliação do conteúdo de briófitas em livros de ensino médio(UNISA, 2023) Abul al Rub, Elena Maria GabbiattiAs briófitas compreendem vegetais terrestres com morfologia bastante simples, cuja sobrevivência depende de ambientes úmidos, e necessitam de água para que ocorra a reprodução e o desenvolvimento, compondo assim um grupo de plantas pequenas e delicadas. Estão divididas em três filos: hepathophyta, Anthocerotophyta e Bryophyta. A maioria é terrestre e encontra se em todos os continentes. Possuem grande importância ecológica, pois são indicadores ambientais e reservatórios naturais de carbono. Por serem plantas desprovidas de sistema vascular, o transporte de nutrientes e água é feito por difusão entre as células e como consequência essas plantas não têm suporte para crescer em altura e comprimento formando tapetes verdes sobre a superfície terrestre. Neste trabalho procurou se avaliar o conteúdo sobre as briófitas abordado em três livros de ensino médio a partir de uma análise da maneira como cada um trata desse assunto, buscando o conhecimento e a melhor forma de aprendizagem. A metodologia usada procurou avaliar a qualidade de imagens e ilustrações, linguagem de texto, atividades práticas e exercícios propostos apresentadas nos livros. Após as análises o livro 1 (Contato Biologia Marcela Yaemi Ogo; Leandro Pereira de Godoy, 2016) foi considerado com o conteúdo mais adequado sobre briófitas para o ensino médio.
- ItemAvaliação do conteúdo de ciclo biogeoquímicos em livros de ensino médio(UNISA, 2024) Souza, Vandelayne Lopes deO estudo dos ciclos biogeoquímicos é de extrema importância no ensino médio para a aprendizagem dos alunos, uma vez que é fundamental compreender as relações entre os processos que ocorrem nos organismos e o ambiente em que vivem. A Ecologia é a área responsável pelo estudo dessa parte, dentro da Biologia. Nenhum organismo vive isolado, sem que ocorra interação entre os seres vivos, pois eles constituem um ambiente comum, portanto, é extremamente necessário que o aluno compreenda a existência do ciclo de nutrientes presentes nos ecossistemas e como sua ação impactará na formação desses ciclos e consequentemente na degradação do meio ambiente. O professor pode optar por trabalhar o tema de diversas formas, de acordo com a ênfase que decidir dar, pois é um assunto que envolve vários outros, como questões ambientais, poluição, tragédias ambientais, desmatamento, radiação, efeito estufa, etc. A palavra ecologia vem de oikos, que significa casa, e logos, estudo, reflexão. Os ciclos de nutrientes mais abordados nos livros do ensino médio são o ciclo da água, o ciclo do carbono, o ciclo do oxigênio e o ciclo do nitrogênio, pois são alguns dos elementos essenciais para a vida. Nesta pesquisa, foram analisados três livros, observando a forma como cada autor aborda o conteúdo, com o objetivo de compreender o melhor caminho/metodologia para o estudo dessa temática no ensino médio, utilizando a metodologia de comparação de imagens e ilustrações, a linguagem presente nos textos, atividades práticas e exercícios propostos, presentes nos três trabalhos(nas três obras). Após análise, o livro 3 (Sérgio Linhares; Fernando Gewandsznajder; Helena Pacca. Biologia Hoje. 3ª edição. Ática; 2016.) foi avaliado com o conteúdo mais adequado para o ensino médio.
- ItemAvaliação do conteúdo sobre a biologia dos fungos em livros de ensino médio(UNISA, 2023) Moura, Tatyanne Farias deO estudo dos fungos é de grande relevância para o enriquecimento de aprendizado dos alunos do ensino médio, através dele é possível identificar suas características, a diversidade, forma de reprodução, o seu ciclo de vida, sua classificação e a importância ecológica e econômica. O ramo da Biologia que estuda os fungos tem por nome Micologia. Nesse contexto, objetivou-se analisar o conteúdo sobre a biologia dos fungos em três livros didáticos do ensino médio. Para a realização da análise dos livros didáticos de ensino médio no ensino de biologia foram utilizados os parâmetros curriculares nacionais (PCN), sendo verificadas as habilidades do conteúdo, a forma de linguagem, qualidade das figuras ilustrativas, curiosidades e atividades para fixação da temática. Foram analisados os livros (Biologia Moderna. José Mariano Amabis; Gilberto Rodrigues Martho, 2016); (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016) e (Bio 2. Sônia Lopes; Sergio Rosso, 2016). O livro 1 (Biologia Moderna. José Mariano Amabis; Gilberto Rodrigues Martho, 2016) possui uma boa linguagem textual, as imagens e ilustrações condizem com o que é abordado, uma atividade prática amena, porém os exercícios propostos deixam a desejar, além de serem poucas questões, possuem alta complexidade para o ensino médio. O livro 2 (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016) possui uma ótima linguagem textual, contendo um diferencial sobre a descoberta da penicilina, com boas imagens ilustrativas, uma ótima atividade prática com o uso do microscópio, fazendo com que o aluno tenha uma experiência marcante sobre as estruturas dos fungos e bons exercícios para fixação. O livro 3 (Bio 2. Sônia Lopes; Sergio Rosso, 2016) contém uma boa linguagem de texto, bons exercícios e boas ilustrações, entretanto a atividade prática é pobre, pois nem sempre é possível encontrar diversidade de fungos aos arredores da escola para agregar o conhecimento dos alunos sobre a variedade de fungos. De acordo com a análise feita neste trabalho, o livro mais adequado para a abordagem do Reino Fungi foi o livro 2 (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016).
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »