Ciências Biológicas
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- ItemAbordagens de fisiologia vegetal: as principais características das plantas nos livros didáticos do Ensino Médio e sua importância no ensino e aprendizagem de Biologia(UNISA, 2021) Silva, Ana Paula Dill da; Ribeiro, Rodrigo Cezar
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian DinizO presente trabalho visa uma melhor compreensão sobre o livro didático relacionado ao tema Peixes. Elaborou-se uma análise comparativa e qualitativa de três livros didáticos sobre o tema peixes, de modo que pode se observar que os livros analisados apresentam conteúdos com abordagem superficial sobre o tema, o que não compromete sua qualidade. Analisou-se ainda linguagem, imagens e figuras, exercícios e atividades práticas e se os livros versam sobre os peixes e seu registro fóssil, suas diferentes classes, radiação adaptativa, conquista do ambiente terrestre, anatomia e fisiologia. Desenvolveu-se um plano de aula relacionado ao tema Peixes, com uso do livro didático e apresentação de slides, o plano de aula é parte fundamental no trabalho e planejamento de aulas do professor uma vez que o mesmo norteia seu caminho docente na educação.
- ItemAnálise didática do tema crustáceos em livros do ensino médio(UNISA, 2023) Broedel, Marta da Silva AugustoO livro didático é uma das principais ferramentas de ensino utilizadas na sala de aula, e ele pode representar um excelente apoio pedagógico para alunos, e docentes. A pesquisa acadêmica presente nesta monografia pode ser de extrema importância na ampliação dos conhecimentos de licenciados de biologia, uma vez que existe uma linguagem diferente entre um autor e outro, e, nem sempre são informações que possam ajudar significativamente no processo de aprendizagem de alunos do ensino básico. O principal objetivo foi analisar se os conteúdos dos livros didáticos do ensino médio contemplam os parâmetros curriculares do PCN e BNCC e os conteúdos formais presentes em livros didáticos do ensino superior. Para esta análise foram verificados os seguintes parâmetros qualitativamente: A morfologia, a diversidade, a evolução, a classificação, a contextualização ecológica e o contexto econômico. De forma geral os três livros do ensino médio analisados possuem abordagem inferior do que o esperado para o ensino do ensino médio, a linguagem é adequada para o ensino médio, porém o contexto cientifico deixa muito a desejar, as atividades dos livros são correspondentes para o ensino médio, mas deixa muito a desejar na linguagem abordada nas atividades, pois possuem questões totalmente diferente das que os alunos vão encontrar no vestibular e Enem.
- ItemAnálise do conteúdo de evolução em livros didáticos do ensino médio(Unisa, 2020) Marcrucci, Carla
- ItemAnálise do uso de elementos da paleontologia em livros didáticos de biologia do ensino médio(UNISA, 2022) Alves, Everton FernandoO livro didático ainda hoje é um dos principais norteadores do processo de ensino- aprendizagem no Ensino Médio. Análises de conteúdos da Paleontologia inseridos nesse material são importantes para que educadores possam conhecer a realidade atual da veiculação de tal tema nos livros e fornecer informações úteis na escolha de melhores livros didáticos de Biologia quanto à temática paleontológica.
- ItemAvaliação da abordagem dos vírus em livros de Biologia do Ensino Médio(UNISA, 2021) Philbois, Felipe LacerdaO tema Vírus é importante para os alunos, pois em nosso cotidiano nos deparamos com eles a todo momento, e nesse em específico vivemos uma pandemia e é importante a eles que saibam compreender como um vírus funciona e a importância de tomar todos os cuidados necessários.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAvaliação do conteúdo de briófitas em livros de ensino médio(UNISA, 2023) Abul al Rub, Elena Maria GabbiattiAs briófitas compreendem vegetais terrestres com morfologia bastante simples, cuja sobrevivência depende de ambientes úmidos, e necessitam de água para que ocorra a reprodução e o desenvolvimento, compondo assim um grupo de plantas pequenas e delicadas. Estão divididas em três filos: hepathophyta, Anthocerotophyta e Bryophyta. A maioria é terrestre e encontra se em todos os continentes. Possuem grande importância ecológica, pois são indicadores ambientais e reservatórios naturais de carbono. Por serem plantas desprovidas de sistema vascular, o transporte de nutrientes e água é feito por difusão entre as células e como consequência essas plantas não têm suporte para crescer em altura e comprimento formando tapetes verdes sobre a superfície terrestre. Neste trabalho procurou se avaliar o conteúdo sobre as briófitas abordado em três livros de ensino médio a partir de uma análise da maneira como cada um trata desse assunto, buscando o conhecimento e a melhor forma de aprendizagem. A metodologia usada procurou avaliar a qualidade de imagens e ilustrações, linguagem de texto, atividades práticas e exercícios propostos apresentadas nos livros. Após as análises o livro 1 (Contato Biologia Marcela Yaemi Ogo; Leandro Pereira de Godoy, 2016) foi considerado com o conteúdo mais adequado sobre briófitas para o ensino médio.
- ItemAvaliação do conteúdo sobre a biologia dos fungos em livros de ensino médio(UNISA, 2023) Moura, Tatyanne Farias deO estudo dos fungos é de grande relevância para o enriquecimento de aprendizado dos alunos do ensino médio, através dele é possível identificar suas características, a diversidade, forma de reprodução, o seu ciclo de vida, sua classificação e a importância ecológica e econômica. O ramo da Biologia que estuda os fungos tem por nome Micologia. Nesse contexto, objetivou-se analisar o conteúdo sobre a biologia dos fungos em três livros didáticos do ensino médio. Para a realização da análise dos livros didáticos de ensino médio no ensino de biologia foram utilizados os parâmetros curriculares nacionais (PCN), sendo verificadas as habilidades do conteúdo, a forma de linguagem, qualidade das figuras ilustrativas, curiosidades e atividades para fixação da temática. Foram analisados os livros (Biologia Moderna. José Mariano Amabis; Gilberto Rodrigues Martho, 2016); (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016) e (Bio 2. Sônia Lopes; Sergio Rosso, 2016). O livro 1 (Biologia Moderna. José Mariano Amabis; Gilberto Rodrigues Martho, 2016) possui uma boa linguagem textual, as imagens e ilustrações condizem com o que é abordado, uma atividade prática amena, porém os exercícios propostos deixam a desejar, além de serem poucas questões, possuem alta complexidade para o ensino médio. O livro 2 (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016) possui uma ótima linguagem textual, contendo um diferencial sobre a descoberta da penicilina, com boas imagens ilustrativas, uma ótima atividade prática com o uso do microscópio, fazendo com que o aluno tenha uma experiência marcante sobre as estruturas dos fungos e bons exercícios para fixação. O livro 3 (Bio 2. Sônia Lopes; Sergio Rosso, 2016) contém uma boa linguagem de texto, bons exercícios e boas ilustrações, entretanto a atividade prática é pobre, pois nem sempre é possível encontrar diversidade de fungos aos arredores da escola para agregar o conhecimento dos alunos sobre a variedade de fungos. De acordo com a análise feita neste trabalho, o livro mais adequado para a abordagem do Reino Fungi foi o livro 2 (Biologia; Os seres vivos. Vivian L. Mendonça, 2016).
- ItemO conteúdo de botânica em livros didáticos do segundo ano do Ensino Médio(UNISA, 2021) Namen, Fernanda GarciaO estudo buscou conhecer a origem do livro didático e sua evolução junto ao ensino, e ao mesmo tempo buscou, na Biologia, conhecer a Botânica e suas áreas de estudo.
- ItemContribuições da educação ambiental no ensino médio: promovendo melhorias para o ensino(UNISA, 2020) Zambonini, Giulia LetíciaO objetivo da pesquisa é buscar conscientizar alunos do ensino médio por meio da Educação Ambiental, mostrando a realidade do desequilíbrio ambiental mundial. A história da destruição do meio ambiente já tem uma ampla trajetória e catástrofes no Brasil e no mundo. A temática Educação Ambiental (EA) tornou-se assunto mundial, mobilizando demandas e debates por décadas, tendo início em 1972, com conferências internacionais, como a Estocolmo. Diante da problemática mundial, no Brasil em 1999, criou a Política Nacional de Educação Ambiental que refere a obrigatoriedade da Educação Ambiental (EA) em todos os anos e modalidades de maneira interdisciplinar. Foi realizada uma revisão bibliográfica,as fontes de dados foram encontradas por meio das bases de dados bibliográficos: SCieLO (Scientific Eletronic Library OnLine), além de livros referenciados sobre o tema. A presente pesquisa reafirma a importância de ensinar aos alunos do ensino médio Educação Ambiental, contribuindo para futuros cidadãos conscientes, a fim de ajudar na preservação da natureza, que é seu lar.
- ItemEducação ambiental: análise sobre a abordagem em livros didáticos do Ensino Médio(UNISA, 2022) Curica, Jean GomesO trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa de 3 livros didáticos do ensino médio, selecionando referências relacionadas ao tema Educação Ambiental.
- ItemFungos e sua relação com a sobrevivência humana, animal e reciclagem de ecossistemas(UNISA, 2021) Rosa, Guilherme Nunes; Rocha, Mariana de MeloO reino Fungi é composto por organismos eucariontes, que incluí alguns outros organismos como leveduras, bolores e os cogumelos. A palavra fungo vem do latim fungus que por sua vez deriva do grego sphongos com significado “esponja”.
- ItemReciclagem: um meio eficaz de contribuir com o meio ambiente(UNISA, 2020) Retondi, Jamila Clem de Oliveira FariaO presente artigo pretende, a partir da fundamentação teórica utilizada, traçar uma breve discussão acerca do processo de reciclagem para contribuição do meio ambiente, devido ao reaproveitamento que pode ser utilizado nesse método de reciclagem para incentivar a sociedade nesse ato e fazer uma boa ação
- ItemReciclagem: um meio eficaz de contribuir com o meio ambiente(UNISA, 2020) Retondi, Jamila Clem de Oliveira FariaO artigo pretende, a partir da fundamentação teórica utilizada, traçar uma breve discussão acerca do processo de reciclagem para contribuição do meio ambiente, devido a reaproveitamento que pode ser utilizado nesse método de reciclagem para incentivar a sociedade no ato.
- ItemRépteis: análise comparativa de conteúdos de livros didáticos de Biologia no Ensino Médio(UNISA, 2021) Ribeiro, Mayra Galhardo FerreiraA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemTecnologia da informação e comunicação no ensino de biologia no ensino médio: aplicação no estudo de biologia celular(UNISA, 2020) Lima, José Euripedes Suliano deAtualmente é crescente a demanda da utilização da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade, e a aproximação das mesmas no ambiente escolar, não é diferente. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) incorporam-se as práticas de ensino e aprendizagem e se adaptam à demanda social que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Diante desse contexto, é imprescindível a importância e o uso dos livros didáticos nas escolas, sendo um material amplamente distribuído na educação básica sendo por muitas vezes, um dos principais recursos existentes nas salas de aula, definindo o que e de que forma serão trabalhados os temas em sala. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar os livros didáticos de Biologia quanto a implantação de estratégias das TIC no Ensino de Biologia, dando ênfase ao conteúdo de Biologia Celular. Para isso, foram analisados três livros didáticos acerca da presença ou indicação de TIC como ferramenta pedagógica aliada ao ensino de Biologia Celular. Os resultados demonstraram que o número de páginas que apresentam alguma indicação para TIC ainda são poucos e que existe uma carência de informações sobre tecnologias atribuídas ao conteúdo teórico dos livros analisados. Sendo assim, pode-se concluir que existe uma necessidade significativa de incorporar o ensino à tecnologia, utilizando as ferramentas tecnológicas como facilitadoras da aprendizagem.