Psicopedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicopedagogia por Assunto "Acolhimento Institucional"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs possíveis desvantagens que crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional sofrem no desenvolvimento e nas aprendizagens(UNISA, 2017) Freitas, Renata Gonçalves deA neurociência tem avançado a cada dia em seus estudos sobre o funcionamento cerebral, o que nos permite ampliar nosso olhar e entender como são processadas as aprendizagens. Este artigo tem como objetivo principal investigar as possíveis desvantagens que crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional sofrem em seu desenvolvimento em diferentes aspectos. A pesquisa foi bibliográfica na perspectiva de Gil (2002), considerando as contribuições de Cosenza; Guerra (2011), Maia et al. (2012) e Bastos (2014) entre outros. A investigação teórica nos possibilitou apontar que algumas crianças institucionalizadas podem apresentar desvantagens em seu desenvolvimento e nas aprendizagens, devido à escassez de estímulos ou estresses sofridos durante a sua infância, fazendo-se necessário o olhar individualizado do adulto como mediador de diversas situações para que possa garantir uma aprendizagem mais significativa.