Mestrado em Ciências Humanas
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Navegando Mestrado em Ciências Humanas por Assunto "Aprendizagem"
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- ItemEnsino-aprendizagem a partir de uma leitura iconofotológica(UNISA, 2016) Sousa, Aryana VicenteO presente trabalho tem como objetivo discutir a Iconofotologia Pedagógica como recurso metodológico diretamente vinculado ao processo de construção do conhecimento. Baseado na ideia de que a educação é uma operação contextualizada e problematizadora que exige uma visão complexa sobre as formas pelas quais as pessoas aprendem, o foco principal será a análise do papel que a criatividade e as experiências pessoais podem desempenhar em contextos educacionais. Professores e alunos têm papéis distintos, porém, complementares, tendo em vista novas maneiras de se pensar as imagens. Estas ações, por sua vez, estão diretamente vinculadas tanto às características físicas (técnicas) das imagens quanto aos sentidos simbólicos que elas podem expressar. O referencial teórico deste trabalho incorpora ideias propostas por pesquisadores e educadores como Edgar Morin, Jack Brandão, Paulo Freire e Vigotsky.
- ItemPedagogia por projetos: a interdisciplinaridade no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita(UNISA, 2022) Figueiredo, Lilia de AlmeidaEste estudo aborda a prática interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem, especificamente, no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita durante a alfabetização por meio de análise bibliográfica e documental, defendendo a importância da leitura e escrita na formação de discentes autônomos, transformando-os em protagonistas de sua própria aprendizagem. O projeto busca averiguar e apresentar as práticas educativas sob uma dimensão ativa de aprendizagem significativa e as possibilidades de uso de metodologia interdisciplinar na aquisição da leitura e da escrita, expondo como o trabalho interdisciplinar pode favorecer o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem durante a alfabetização, da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental, reconhecendo e valorizando a variação linguística e a cultura regional. Além disso, enfatiza a importância das aulas que reforçam a aprendizagem no âmbito escolar por meio de projetos interdisciplinares, bem como a análise de sua importância para o avanço dos estudos e aprendizagem nos referidos segmentos, mediante a importância do engajamento das disciplinas que compõem a matriz curricular e ressaltando a defasagem resultante do distanciamento social e impedimento do acesso presencial nas escolas durante a pandemia da covid-19.