Mestrado em Ciências Humanas
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Navegando Mestrado em Ciências Humanas por Assunto "Aprendizagem"
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- ItemExperiências e o aprimoramento das competências emocionais a partir da interação com o jogo Sensidex: a construção de uma aprendizagem significativa no ensino fundamental (anos iniciais) em uma escola particular do Município de Osasco (2023)(UNISA, 2024) Melloni, Renata CristinaNesta dissertação, apresentamos um dos fenômenos cada vez mais atuais no campo pedagógico: a presença crescente do uso, por crianças de até dez anos, de aplicativos, sites e jogos, tanto para diversão quanto para a busca de conhecimento. Neste estudo, temos como problema de pesquisa a seguinte questão: como os alunos do Ensino Fundamental desenvolvem conhecimentos e aprimoram competências emocionais a partir de uma aprendizagem baseada no uso de jogos e das novas tecnologias, tendo como base a perspectiva sociointeracionista? Como hipótese, abordamos o crescimento da internet e das redes sociais, que propiciaram o surgimento dos jogos digitais, transformando as relações humanas e os comportamentos sociais, culturais e emocionais, sendo esses jogos utilizados como estratégias de ensino para favorecer a aprendizagem. O objetivo geral foi investigar a utilização de atividades lúdicas como práticas pedagógicas capazes de despertar o interesse da criança em estudar e desenvolver competências emocionais. Foram objetivos específicos: 1. compreender como a aprendizagem se torna prazerosa e significativa a partir de vivências; 2. verificar a importância do protagonismo do aluno frente às atividades propostas; 3. discutir a necessidade de se considerar, como ponto de partida para novas aprendizagens, os conhecimentos prévios do aluno. O objeto selecionado para este estudo foi o jogo Sensidex: As Aventuras da Patrulha Galáctica (versão digital e jogo de tabuleiro), desenvolvido por pesquisadores do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. A escolha desse corpus se justifica pela oportunidade de realizar uma pesquisa de campo com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em uma escola particular de Osasco, São Paulo, o que permitiu examinar o impacto do jogo no desenvolvimento cognitivo e na compreensão de habilidades emocionais. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho é constituído pelos estudos a respeito da teoria sociointeracionista, preconizada por Vygotsky (2007), Piaget (2001) e Wallon (2018), os quais enfatizam a importância do contexto social, cultural e emocional no processo de desenvolvimento cognitivo dos educandos. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, a partir das categorias aprendizagens e competências emocionais. Os resultados alcançados demonstram o desenvolvimento das competências emocionais nas crianças. Dessa forma, evidencia-se que a aplicação do jogo foi válida e que foi possível perceber uma aprendizagem acerca das emoções.
- ItemPedagogia por projetos: a interdisciplinaridade no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita(UNISA, 2022) Figueiredo, Lilia de AlmeidaEste estudo aborda a prática interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem, especificamente, no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita durante a alfabetização por meio de análise bibliográfica e documental, defendendo a importância da leitura e escrita na formação de discentes autônomos, transformando-os em protagonistas de sua própria aprendizagem. O projeto busca averiguar e apresentar as práticas educativas sob uma dimensão ativa de aprendizagem significativa e as possibilidades de uso de metodologia interdisciplinar na aquisição da leitura e da escrita, expondo como o trabalho interdisciplinar pode favorecer o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem durante a alfabetização, da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental, reconhecendo e valorizando a variação linguística e a cultura regional. Além disso, enfatiza a importância das aulas que reforçam a aprendizagem no âmbito escolar por meio de projetos interdisciplinares, bem como a análise de sua importância para o avanço dos estudos e aprendizagem nos referidos segmentos, mediante a importância do engajamento das disciplinas que compõem a matriz curricular e ressaltando a defasagem resultante do distanciamento social e impedimento do acesso presencial nas escolas durante a pandemia da covid-19.