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- ItemA arte de narrar contos de fadas e a formação da criança na primeira infância: diálogos com a Base Nacional Comum Curricular(UNISA, 2021) Canto, Luana GroheOs contos de fadas revelam um mundo de encantamento, beleza, magia e são tramados por enredos repletos de imagens que contribuem para a formação da criança. Os objetivos deste estudo serão analisar quais estratégias didáticas ao narrar contos de fadas podem promover experiências que permitam que a criança, de 4 anos a 5 anos e 11 meses, faça descobertas sobre si mesma e sobre os outros, considerando os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular e se os contos de fadas podem contribuir para a formação pessoal e social da criança. As pesquisas serão de caráter interdisciplinar por relacionar as áreas da literatura, da psicologia e da educação. A investigação será bibliográfica e documental, somada à análise do conto “Bicho de Palha”, de Câmara Cascudo, para nortear a construção metodológica desta investigação, tendo como referencial teórico os estudos do imaginário na perspectiva do Carl Gustav Jung e Marie-Louise von Franz para analisar as contribuições acerca do imaginário e dos contos de fadas para a formação da criança, relacionando-as com os campos de experiências apontados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
- ItemA compreensão da equipe multiprofissional de uma unidade de terapia intensiva sobre o significado de promoção da saúde(UNISA, 2017) Carmo, Gabriela Pereira doFrente a peculiaridade do contexto das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que ocupa uma área hospitalar destinada a pacientes críticos que necessitem de cuidados complexos e especializados, as ações de promoção da Saúde, passam a ser pouco valorizadas pelas equipes multidisciplinares, pois frequentemente suas intervenções são pontuais a especificidade de cada profissional, ou até mesmo implícitas no ato de cuidar, passando, às vezes, despercebidos. Diante disso, o objetivo do estudo, foi de conhecer a compreensão dos profissionais de saúde de uma unidade de terapia intensiva sobre o significado de promoção da saúde. Os sujeitos do estudo foram 24 profissionais com formação superior, que participam do processo de hospitalização e cuidados ao paciente enquanto permanece na UTI. Do total participaram, seis médicos, seis enfermeiros, seis fisioterapeutas, uma psicóloga, uma fonoaudióloga, uma nutricionista, uma assistente social e dois farmacêuticos. As entrevistas foram transcritas na íntegra, e as análises de dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. Os resultados apresentam oito núcleos de significados/pré categorias: I) Falta de Repertório; II) Promoção da Saúde como Orientação; III) Generalização para o Bem – Estar; IV) Promoção da Saúde e Equipe Multiprofissional; V) Promoção da Saúde e Família; VI) Dificuldades dos Profissionais; VII) Promoção da Saúde e Tratamento; e VIII) Promoção da Saúde como forma de Acolhimento. Diante disso essa temática requer contínua discussão. Ainda há muito a avançar para alcançar o desenvolvimento da promoção da saúde no contexto hospitalar, particularmente, no contexto da UTI, sobretudo porque as práticas de saúde instituídas no cuidado ao cliente são centradas hegemonicamente nos aspectos físicos da doença.
- ItemA comunicação alternativa na educação musical e o transtorno do aspecto autista: uma abordagem quantitativa e qualitativa na perspectiva interdisciplinar(UNISA, 2018) Medeiros, Rodolfo Jonasson de ContiO Transtorno do Espectro Autista é um dos Transtornos do Neurodesenvolvimento especificado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que compreende um grupo de condições com início no período do desenvolvimento, caracterizado por déficits na comunicação social e na interação social, acompanhados por comportamentos repetitivos, interesses restritos e insistência nos mesmos afazeres. O objetivo da presente pesquisa é observar como o recurso de Comunicação Alternativa pode otimizar a aprendizagem musical para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista. As práticas pedagógicas musicais foram realizadas, inicialmente, em um estudo piloto, com um estudante do sexo masculino com 9 anos de idade, sendo que as aulas ocorreram individualmente e em contexto de aprendizagem especializado, com finalidade de promover o desenvolvimento de habilidades musicais e extramusicais. Após a análise de dados do referido estudo, estabeleceu-se uma pesquisa de campo quantitativa e qualitativa com base em um estudo longitudinal, experimental, participante, exploratório, com levantamento de dados por documentação direta, amostragem por conveniência não probabilística, e a utilização de grupo-controle. Participaram da pesquisa de campo 16 indivíduos com TEA, diagnosticados com base nos critérios estabelecidos na 5a. edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), organizado pela Associação Americana de Psiquiatria. Os participantes selecionados para a pesquisa de campo foram randomicamente divididos em dois grupos. Um deles, denominado TEA-MUS-CA é composto por 8 meninos, e o outro, TEA-MUS composto por 6 meninos e 2 meninas. O grupo TEA-MUS-CA recebeu aulas de música com o suporte de Comunicação Alternativa, ou seja, utilizaram pranchas de comunicação com ajudas visuais com a temática das aulas de música, enquanto que o grupo TEA-MUS recebeu aulas de música sem o suporte de Comunicação Alternativa. Inicialmente, as amostras de pesquisa foram submetidas a aplicação do teste de música Avaliação Auditiva de Sequência Sonoro Musical, destinado a sondagem e reconhecimento das habilidades de cada aluno, sendo este, um teste de aprendizagem musical validado no Brasil em 2015. Em seguida, as amostras participaram de seis aulas de música individuais de 30 minutos, e ao final das intervenções, o teste de música foi refeito, com a finalidade de mensurar o escore de cada participante, assim como do grupo, e diante dos resultados, traçou-se as variantes de todo o processo estatístico. A estrutura desta pesquisa foi criada utilizando-se a metodologia interdisciplinar, tendo como base três grandes áreas do conhecimento: a Comunicação Alternativa, um domínio pertencente à Tecnologia Assistiva, a qual oportunizou a produção de recursos assistivos, no que diz respeito ao material de ajudas visuais; a Educação Musical e sua interface com a Educação Inclusiva, que propiciou a seleção e a avaliação de atividades adaptadas para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e o Neurodesenvolvimento Infantil, uma especialidade da Psiquiatria, responsável pela compreensão global da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e que evidencia os aspectos biopsicológicos, as características psicossociais, psicossociocognitivos e funcionais, assim como as habilidades e deficiências encontradas nas pessoas com Transtorno do EspectroAutista. Os resultados apontam uma melhora no rendimento musical, bem como atitudinal e social do educando pertencente ao grupo experimental. Este estudo é fundamentado em teóricos que se dedicam a análise deste campo de estudo: DELIBERATO (2007), DUARTE (2016), LOURO (2006, 2012), SCHWARTZMAN (2011).
- ItemA construção das disciplinas para o curso de Gestão de RH: uma visão interdisciplinar(UNISA, 2019) Motta, Juliana AparecidaEste trabalho de pesquisa propõe-se a estudar a transformação dos processos de ensino e aprendizagem frente às novas tecnologias, que constituem um fenômeno típico da contemporaneidade. A análise será feita por meio de uma visão interdisciplinar e a partir de um recorte histórico do surgimento dos cursos de Educação a Distância (EaD) no Brasil. Nesse sentido, o estudo foi motivado pelo seguinte problema de pesquisa: quais os desafios para desenvolver profissionais qualificados com as habilidades e competências requeridas para a área de Recursos Humanos (RH), diante as especificidades da Educação a Distância, e quais seriam as melhores estratégias a empregar, bem como os tipos de materiais desenvolvidos para atender a essas necessidades? Sendo assim, os objetivos que estudo pretende atingir são: pesquisar e refletir sobre as estratégias e processos para o construção de materiais didáticos de caráter interdisciplinar para cursos de RH; confrontar as características destas ferramentas por meio de estudos de casos comparativos, utilizadas para a efetividade deste modelo de ensino. As fontes de pesquisa compreendem planejamentos pedagógicos de disciplinas de EaD para curso de especialização da área de RH. Para o tratamento das fontes, o estudo proposto analisará duas propostas pedagógicas utilizadas na elaboração dos materiais para o curso de Recursos Humanos por duas instituições de ensino superior localizadas na cidade de São Paulo. A análise dos resultados terá como base a perspectiva de um ensino voltado a formação integral do indivíduo por meio da EaD e que leve em conta as novas tecnologias disponíveis para essa modalidade de educação.
- ItemA Construção e a Desconstrução de Imagens dos Políticos nas Campanhas Eleitorais(UNISA, 2017) Abrantes, Edney FirminoO homem como animal político é um tema importante no sentido de compreender a sua autoridade no perímetro da Pólis, se estendendo para os dias atuais, focando no Brasil. O título "A construção e descontrução de imagens e políticos nas campanhas eleitorias" aborda as visões clássicas de Platão e Aristóteles, perpassando pelas visões realistas de Maquiavel e Hobbes, chegando-se á fabricação de imagens do candidato, baseando-se na obra de Peter Burke, ora "A Fabricação do Rei".
- ItemA cor da violência obstétrica: uma análise das mulheres assistidas na Casa Angela no período gravídico-puerperal e o processo de humanização da assistência do parto como enfrentamento ao racismo institucional(UNISA, 2022) Oliveira, Thaisa Juliana Cipriano deO conceito de violência obstétrica pode ser definido por diversas condutas e impedimentos que ocasionam perda da autonomia da mulher sobre o próprio corpo, traumas físicos e emocionais que podem perdurar por toda vida.
- ItemA cultura digital e a produção de conhecimento sob olhar discente(UNISA, 2018) Dias, Carla OliveiraAs transformações sociais ocorridas no Brasil nas últimas décadas, em especial no campo da educação foram acompanhadas pela inserção da cultura digital no cenário educacional, representadas pelas ferramentas tecnológicas de comunicação, como plataformas digitais e os dispositivos móveis. Instrumentos tecnológicos educacionais que possibilitam ao discente modificar sua forma de acessar informações e realizar tarefas acadêmicas, entre outras ações. A complexidade que envolve a temática investigada foi o que determinou o aprofundamento teórico n a perspectiva interdisciplinar, ou seja, na busca de conhecimentos relacionados não a uma única área ou ciência. Observando então o cenário atual, este estudo teve como objetivo geral compreender a percepção dos graduandos sobre o impacto da utilização de tecnologias educacionais na produção de conhecimento acadêmico e em sua prática profissional futura. E, como objetivos específicos: (i) identificar, junto ao graduando, a utilização das tecnologias educacionais no cotidiano acadêmico; (ii) descrever as vantagens e desvantagens apontadas pelos graduandos, em relação à utilização de tecnologias digitais, ao longo do curso: (iii) examinar, segundo a percepção dos graduandos, o potencial das tecnologias digitais para o desenvolvimento de conhecimento para a sua prática profissional. A pesquisa foi de caráter exploratório-descritivo e privilegiou a perspectiva qualitativa. O cenário de estudo foi um curso de Ensino Superior, Tecnológico em diferentes áreas de formação na cidade de São Paulo, Brasil. Participaram do estudo 119 graduandos, do último período do curso, os dados foram coletados por meio de questionário. A organização e análise dos resultados aconteceu pela aplicação de princípios de estatística-descritiva para dados objetivos e Análise de Conteúdo, segundo o método de análise de discurso de Laurence Bardin (2011) para questão discursiva. O estudo fundamentou-se em referenciais teóricos que abarcaram a temática da educação e suas interrelações com as tecnologias educacionais, bem como os conceitos de cibercultura e nativos digitais tanto de estudiosos referenciados no tema, como seus contemporâneos (Marc Prensky (2001), Pierre Lévy (1999/2015), Manuel Castells (2003, 2000). Os resultados obtidos demonstraram que os participantes são nativos digitais, que encontram-se inseridos em um cenário pedagógico no qual há poucos recursos tecnológicos educacionais ofertados, onde os mesmos utilizam na maior parte seus próprios Interdisciplinaridadedispositivos móveis para acessar a rede de comunicação e informações globais para realizar suas atividades acadêmicas. É, ainda, foi possível perceber que os participantes acreditam que o uso de instrumentos tecnológicos favorece a aprendizagem e a realização das atividades acadêmicas, o que fortalece e ratifica a proposição de que os dispositivos digitais possuem potencialidades didático-pedagógica para serem utilizadas como ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
- ItemA emergência da negritude no Brasil, as teorias de inferiorização racial e os caminhos da legislação de proteção à igualdade(UNISA, 2017) Silva, Denise Maria Perissini daEsta dissertação analisa 14 acórdãos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) referentes ao tema do racismo e crimes de intolerância racial, disponíveis em inteiro teor na página eletrônica daquele Tribunal, no tópico ‘Jurisprudência selecionada’ sob o verbete ‘Racismo’, no período de 1998 a 2016 por meio da Análise de Jurisprudências (AJ). O problema de investigação desta pesquisa consiste em analisar se as decisões jurisprudenciais correspondem às expectativas da população afrodescendente brasileira no tocante à tutela da honra subjetiva preconizada pela legislação anti-racista e pelos costumes sociais. Foram abordados os temas da negritude, considerada um elemento de valorização e autonomia da identidade dos negros, e o mito da ‘democracia racial’ que propaga discursos demagógicos de que ‘não existe racismo’ devido à miscigenação e à suposta igualdade de oportunidades entre brancos e negros. As tensões sociais decorrentes do racismo foram analisadas sob a óptica da Psicologia Social e da Psicanálise, considerando-se que a formação de estigmas e estereótipos são produções grupais que se enraízam no inconsciente da sociedade, e formam representações sociais que se solidificam, fazendo com que o indivíduo se despersonalize para adotar acriticamente esses valores, e aja conforme os parâmetros do grupo pelo mecanismo da projeção de juízos de valor diferentes dos dados de realidade que o grupo-alvo procura apresentar. A partir da lei nº 7.716/1989, a conduta racista veio perdendo seu caráter de ‘impunidade’ e passou a ser objeto de questionamento jurisdicional pelas vítimas. Porém, os resultados da análise das jurisprudências do TJSP apontam que somente a partir de 2010 começa a haver efetiva proteção aos atos de intolerância racial, o que sugere uma resistência inicial em aplicar corretamente a legislação aos casos concretos, com o escamoteamento da gravidade dos fatos e o desvio dos propósitos do legislador frente ao combate ao racismo ou injúria racial, uma vez que o agente argumenta que ‘foi uma brincadeira’, ‘não sabia o que estava fazendo’, ou que a vítima está ‘inventando’ ou ‘exagerando’. Essa situação faz com que haja percalços na instauração da efetiva igualdade, com abalos na identidade dos afrobrasileiros, que caminha de modo não entrecruzado, mas sim paralelo, à legislação que busca demarcar critérios de igualdade racial. O racismo deve ser combatido com a plena aplicabilidade da legislação e da jurisprudência, mas também com conscientização individual e coletiva do significado simbólico da gravidade desta conduta nociva e das implicações dela para si e para os outros. A conquista e a construção cotidiana dos direitos à equidade racial incluem o direito e acesso à judicialização. Não obstante, problematizamos as situações nas quais o acesso ao Judiciário dos afrobrasileiros tem sido ampliado, mas paradoxalmente apresenta poucos resultados efetivos. A dilaceração do recurso dos afrobrasileiros à busca da honra subjetiva violada pelas práticas de intolerância racial é uma questão que deve ser considerada pelas políticas públicas que garantam a construção cotidiana da subjetividade, voltadas à consolidação da negritude, visando a transformar o direito de acesso ao Judiciário em um direito à proteção e garantias de equidade social/racial e cidadania.
- ItemA eutanásia e seus impactos nos médicos veterinários da clínica de pequenos animais(UNISA, 2021) Bottura, RenataO estreitamento das relações entre o ser humano e seus animais de estimação, mais nitidamente cães e gatos, afetou sobremaneira o modo como estes são percebidos lares adentro, sendo considerados atualmente como membros destas famílias. Tais mudanças causam impacto direto nos consultórios médicos veterinários, incluindo as expectativas do tutor em relação ao papel que o profissional deve cumprir na rotina. O que se tem visto na prática, conforme a literatura mostra, é o despreparo do profissional para lidar com estas demandas, criando espaço para o surgimento de situações repletas de dilemas morais e estresse moral, que ao longo do tempo podem culminar nos quadros de Síndrome de Burnout e Fadiga por Compaixão, além de depressão. Diversos são os fatores estressores apontados para esta realidade, e o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos médicos veterinários de São Paulo que atendem pequenos animais sobre a eutanásia na rotina, além da possível influência desta decisão no bem-estar de seus pacientes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória com levantamento bibliográfico que culminou no desenvolvimento de três capítulos, o último contendo os detalhamentos da pesquisa conduzida. Para esta, foi criado um questionário estruturado, de questões fechadas e múltipla escolha, buscando-se referência em instrumentos já validados, cujo preenchimento ocorreu na plataforma Google Docs. O público-alvo incluiu médicos veterinários do município de São Paulo que atuavam na clínica de pequenos animais com cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), e que praticavam a eutanásia em sua rotina de trabalho – em animais doentes, saudáveis ou de laboratório. A divulgação da pesquisa ocorreu nas principais mídias sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros recursos. A análise estatística foi realizada no software R1 e foram considerados estatisticamente significativos os resultados com valor de p menor que 5%. Foi realizada a amostragem de conveniência perante a divulgação do link do questionário online nas referidas mídias sociais, e demais meios de comunicação. Foram respondidos 124 questionários, mas feitas as devidas exclusões, caracterizou-se um número final de 108. Os resultados mostram que para 44,44% da amostra a eutanásia é reconhecida como fator estressor, e como tal, pode afetar a tomada de decisão - feitas as associações estatísticas, 25% alteram a decisão clínica e 55,56% dos profissionais adiantam a realização do procedimento nestas condições. O estudo indicou também a associação estatística significativa sobre considerar ou não a eutanásia um fator estressante com 9 outros fatores presentes no questionário.
- ItemA evolução dos sistemas cerâmicos: próteses metal-free(UNISA, 2002) Bandetini, Odramir BrunoDiante da nova realidade mundial, onde o conceito estético é fator indispensável, a Odontologia foi em busca de novos materiais e novas tecnologias, que possuíssem compatibilidade biológica e longevidade sem comprometer os componentes anatômicos dos pacientes e sua função mastigatória. Para o suprimento das carências das próteses convencionais, surgiram as próteses metal-free, cuja maior vantagem é permitir uma melhor transmissão de luz através das estruturas dentais. São mostrados neste trabalho, os três principais sistemas cerâmicos utilizados na atualidade, sendo eles o sistema PROCERA ALLCERAM da Nobel Biocare, o sistema IPS EMPRESS, da Ivoclar, e o sistema IN-CERAM, da Vita Zahnfabrik. Foi elaborada uma descrição geral de cada um destes sistemas, abrangendo as principais características dos materiais, suas indicações e suas técnicas de cimentação. Com base na revisão da literatura, foi realizado um estudo comparativo entre os três materiais cerâmicos, destacando as suas propriedades mecânicas quanto à resistência flexural e à fratura.
- ItemA formação do pensamento e da linguagem: estudo interdisciplinar e comparativo das abordagens de Piaget e Vygotsky(UNISA, 2019) Lima, Walme de OliveiraO presente trabalho tem por objetivo analisar, interdisciplinar e comparativamente, as abordagens de Piaget e Vygotsky quanto à formação do pensamento e da linguagem. Nesse sentido, responde ao seguinte problema de pesquisa: de que modo ocorre a formação do pensamento e da linguagem na formação do sujeito nas teorias de Piaget e Vygotsky? A pesquisa objetiva uma análise crítica, interdisciplinar, a partir do corpus, qual seja a obra Linguagem e Pensamento, de Jean Piaget, de viés cognitivista e construtivista, e a obra Pensamento e Linguagem, de Lev Semyonovich Vygotsky, de abordagem sociointeracionista e cognitivista. O material de pesquisa foi analisado a partir do método de análise comparativa para, desse modo, estabelecer as diferenças e aproximações entre as duas perspectivas de pensamento. Os resultados foram analisados por intermédio das proposições da perspectiva de outros teóricos (Alexander Romanovich Luria, Teresa Cristina Rego, Isilda Campaner Palangana) considerando importância da formação do pensamento e da linguagem para a construção do sujeito, compreendendo a importância dos dois teóricos e suas contribuições para a formação do pensamento e da linguagem e a importância dos estudos voltados para essa área do conhecimento.
- ItemA importância da farmacoterapia para a prevenção secundária em pacientes com doenças cardiovasculares, assistidos em serviços de atenção primária(UNISA, 2018) Dias, Fernanda Galvão Canda KimuraAs doenças cardiovasculares (DCV) constituem a primeira causa de morte no mundo. Engloba as Doenças Cardiovasculares (DCV), as Doenças Isquêmicas do Coração (DIC), tendo como maior representante a entidade: Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e as Doenças Cerebrovasculares (DCBV). Em 2013, o Estudo da Carga Global das DCV, estimou que 30% de todas as mortes em todo o mundo foram causadas por DCV, sendo 28,7% dos óbitos em países em desenvolvimento e 26,6% em países desenvolvidos, de acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS). Medidas preventivas, incluindo farmacoterapia, são importantes não apenas para diminuir a morbidade e mortalidade das DCV, mas também porque tem impacto na qualidade de vida. Segundo diretrizes internacionais de prevenção secundária das DCV recomenda-se tratamento medicamentoso ao longo da vida com antiagregante plaquetários (aspirina), beta bloqueadores, estatinas e inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA). Objetivo: avaliar a prevenção secundária medicamentosa em pacientes que já apresentaram eventos cardiovasculares, frequentadores das Unidades saúde da família do município de Embu-Guaçu. Método: estudo observacional, transversal e analítico. Participaram do estudo 67 pacientes que apresentaram pelo menos um evento cardiovascular e que responderam a um questionário contemplando dados sócio demográficos, identificação do evento cardiovascular, medicações prescritas, prescritores e o local de acompanhamento. Resultados: a média de idade dos pacientes foi de 64 anos. O AVE foi o evento mais prevalente (p= 0,0000) seguido de IAM. Não houve diferença significante na distribuição dos eventos segundo o gênero. Apenas 21% das prescrições estavam adequadas e em sua grande maioria, são acompanhados pelo cardiologista (p=0,0000). Dos pacientes acompanhados pela atenção primária à saúde, apenas 26% estavam com a prescrição adequada. Conclusão: A prevenção secundária medicamentosa considerada adequada, está longe de ser considerada ideal em nossa população estudada (26%) e muito aquém do que se observa em alguns estudos que chega a ser 90%. Das classes medicamentosas, os IECAS foram os mais prescritos. O acompanhamento dos pacientes é feito principalmente pelo cardiologista com diferença significante com a UBSF, Hospital e Neurologista. O acompanhamento pela AP foi de 51%, sendo que todos os pacientes estão no território de abrangência e cadastrados pelas UBSF.
- ItemA inconstitucionalidade da internação involuntária de pacientes psiquiátricos(UNISA, 2023) Negrão, Bruna VersettiO Direito à saúde é direito social consagrado pela Constituição Federal. Salvaguardado por esse direito, o paciente portador de transtorno mental deve ser atendido pelo Estado de forma individualizada, ainda que o texto legal pertinente crie de forma generalizada situações que são particulares, ante a toda a complexidade que envolve a mente humana. A lei deve preservar a individualidade e os direitos daqueles que, transitoriamente ou não, estão em situação de sofrimento mental. No presente estudo, entende-se que a Lei nº 10.216/2001 não se coaduna com os princípios constitucionais que salvaguardam os direitos fundamentais do cidadão. São levantados questionamentos a respeito da efetivação da entrega da saúde aos pacientes portadores de transtornos mentais em razão da existência legal da previsão da internação involuntária, acreditando em não legitimidade do instituto da forma como disposta. Defende-se, por fim, que há afronta prevista na permissão legal a princípios consagradores de direitos fundamentais daqueles que estão sujeitos a tratamentos psicológicos e psiquiátricos. A fim de apresentar o presente trabalho, foram analisados os aspectos presentes em convenções e tratados internacionais, e na Carta Magna no que toca a Direitos Fundamentais do Homem, em especial a legislação que trata de saúde mental no corpo legislativo brasileiro, a sua consonância com as garantias do paciente portador de transtornos mentais e em que medida a internação involuntária ofende princípios que deveriam salvaguardar direitos fundamentais, opinando por fim pelo aperfeiçoamento de sua apresentação legal.
- ItemA influência da proposta de inclusão no aumento da medicalização da educação em escolas públicas de ensino fundamental da zona sul de São Paulo(UNISA, 2015) Malta, Cláudia Viégas TricateA medicalização da educação é um assunto recorrente, tanto nas escolas quanto fora delas. Após a aprovação das leis que regulamentam a INCLUSÃO nas escolas de educação básica, o aumento do número de casos de crianças e jovens que apresentam transtornos e quadros patológicos é assustadoramente maior. Objetivo: O presente trabalho pretende relacionar a inclusão e o despreparo dos professores para lidar com as necessidades educativas especiais. Métodos: Entrevistas e questionários foram aplicados em 60 professores de seis escolas da rede pública da zona sul de São Paulo para conhecer certezas e indagações acerca de sua prática do dia a dia no que se refere ao projeto de inclusão, assim como a importância que os docentes dão aos diagnósticos clínicos de seus alunos com dificuldades diversas. Resultados e Discussão: Embora nem todos os docentes das escolas acusem conhecer o Projeto Político Pedagógico e muitos deles, inclusive, desconheçam a função deste importante documento, 60% dos entrevistados se julgam, juntamente com seus pares, participativos e envolvidos nas atividades propostas, o que inclui reuniões e projetos. Da mesma forma, 56% dos professores relata discutir com a equipe todas as questões relacionadas à convivência e disciplina em sua escola. Quanto à capacitação, 66% dos professores entrevistados jamais participaram de qualquer capacitação envolvendo a educação inclusiva. 29% dos professores, no entanto, acham que as atividades de capacitação que lhes foram oferecidas estão de acordo com questões que interferem em seu trabalho. Durante as entrevistas e análises dos questionários pode-se perceber que a maioria dos professores entrevistados demonstra concepções do conceito de inclusão sempre agregadas à integração, numa visão extremamente assistencialista. Quando indagados por meio de uma questão aberta, dissertativa, se o diagnóstico auxilia o trabalho que realiza, 100% dos professores respondeu positivamente. Conclusão: Os resultados obtidos deixam clara a ineficiência do sistema educacional atual, que acaba utilizando os diagnósticos médicos para afastar os alunos incluídos de qualquer programação pedagógica.
- ItemA interdisciplinaridade entre a série Black Mirror e a Sociedade do espetáculo(UNISA, 2018) Felicio, Ednaldo TorresO ano de 2017 marcou os cinquenta anos do lançamento do livro Sociedade do Espetáculo’ escrito pelo francês Guy Debord, obra que critica o consumo de massa e a indústria cultural. Por sua vez, a série inglesa Black Mirror é, em si, uma crítica mordaz à mesma sociedade do espetáculo. Embora faça parte da cultura de massa, incluída no espetáculo midiático, a série televisiva, produzida, atualmente, pelo serviço de streaming Netflix, não se propõe apenas a divertir ou a entreter; seu conteúdo, linguagem e estética falam com o corpo sem órgãos ao qual se refere Deleuze, podendo ser, em última instância, estimulante para fluxos desconexos ou, em uma análise superficial, exemplo de possíveis fluxos, um espelho negro onde possíveis Narcisos se reconhecem. A produção deste trabalho baseou-se em análise bibliográfica, bem como na análise da linguagem empregada na série sob a ótica do espetáculo apresentada, de modo especial, por Guy Debord. Além disso, o objetivo deste projeto é, por meio da série Black Mirror refletir acerca de temas como sociedade do espetáculo, subjetivação, rostificação, desejo, identidade e agenciamento social, em um contexto onde cérebros eletrônicos pensam por pessoas, desindividualizando-as. A relação entre o capitalismo, a esquizofrenia e a edipianização do desejo; as máquinas desejantes e as linhas de fuga criadoras são alguns dos elementos usados na construção desta dissertação, bem como a própria análise do espetáculo na visão de Debord.
- ItemA luta por direitos das mulheres no Brasil: O caso de Nísia Floresta(UNISA, 2017) Almeida, Cristhiane Tatiane de OliveiraEste trabalho faz uma reflexão sobre o papel da mulher na história do Brasil,tratando de fatos importantes ocorridos desde o passado até o presente, com relevância para a cultura contemporânea. São aqui mencionados nomes de mulheres brasileiras famosas e citam-se igualmente seus feitos e contribuições para a paz, a consciência coletiva, o trabalho e a educação, a ciência, enfim, com vistas a um futuro melhor para o País. Esta dissertação, dividida em três capítulos, tem fundamento em pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica concernente aos itens: memória, identidade, cidadania, fatos históricos e participação de mulheres que se destacaram em determinados eventos. No decorrer do texto sobressai a figura ímpar de Nísia Floresta principalmente no campo educacional, com tamanha dimensão a ponto de substituir o nome de Papari, cidade do Estado do Rio Grande do Norte, sua terra natal, para Nísia Floresta.
- ItemA percepção dos usuários e profissionais de saúde quanto à humanização no cuidado dos pacientes com DCNT — doenças crônicas não transmissíveis(UNISA, 2016) Carone, Railda Alves da Silvaatualmente as DCNT – Doenças Crônicas não Transmissíveis são um problema de saúde global, uma ameaça à saúde e ao desenvolvimento humano, desafiando o atual modelo de tratamento agudo que não tem conseguido atender às demandas advindas da complexidade da saúde. Desta forma, a humanização no âmbito da atenção às condições crônicas torna-se imprescindível no contexto de acompanhamento e de autocuidado apoiado, conforme proposto nas Políticas de Saúde. Objetivo: verificar a perspectiva dos usuários e profissionais de saúde quanto à humanização do cuidado dos pacientes internados com doenças crônicas não transmissíveis e levantar as características pessoais, socioeconômicas, habitacionais, composição familiar e de acesso à saúde. Método: foi realizado um estudo observacional, do tipo transversal, no Hospital Geral do Grajaú, um hospital público da Zona Sul de São Paulo (SP), no período de janeiro a maio de 2016, sendo a amostragem por conveniência com 124 indivíduos internados no setor da e 41 profissionais de saúde envolvidos no cuidado dos pacientes. Conclusões: os pacientes são na sua maioria idosos, cor não branca, residentes no distrito do Grajaú, e apresentam demandas de saúde de alta complexidade. Determinantes sociais influenciam no processo de adoecimento da população e foi constatada a fragilidade na rede de apoio para a garantia do cuidado, baixa renda familiar, baixa escolaridade, baixo índice de beneficiários do Programa Transferência de Renda. Os fatores de risco para as doenças crônicas são aumentados devido à vulnerabilidade social dos pacientes. As principais comorbidades de saúde foram hipertensão e diabetes. Os principais motivos de internação foram as doenças cardiocirculatórias e do aparelho respiratório. Constatamos elevado número de pacientes sem seguimento ambulatorial e alto percentual de reinternações. O Hospital dispõe de dispositivos de humanização implantados: eles são percebidos positivamente pelos usuários da saúde. A complexidade do setor da clínica médica direciona a atenção dos profissionais para as condições crônicas, impactando na prática de arranjos potentes, não sistematizados, para o cuidado integral, apesar da sobrecarga de trabalho e fragilidade no exercício da multidisciplinaridade no processo do cuidado.
- ItemA qualidade de vida de dependentes químicos sob a ótica da previdência: sobriedade da reabilitação(UNISA, 2019) Linzmeyer, Guilherme AugustoIntrodução: As Políticas Públicas sobre álcool e outras drogas se mostram um desafio para os trabalhadores da área da saúde. Entre as lacunas observadas na literatura, verifica-se a necessidade de uma compreensão dos métodos de reinserção social e laboral dos indivíduos, bem como da sua reabilitação ao convívio da vida autônoma. Objetivo: Verificar a qualidade de vida sob a ótica da reabilitação e o perfil sociodemográfico de usuários de álcool e outras drogas do CAPS-AD da Prefeitura Municipal de Embu das Artes-SP. Métodos: Estudo observacional descritivo de corte transversal, no qual foram avaliados 42 dependentes químicos em reabilitação, 32 homens e 10 mulheres, com idade média de 40,3 anos para os homens e 37,5 anos para as mulheres. Os participantes foram divididos em três grupos: Grupo I (dependentes químicos sem atividade laboral e sem percepção de benefício previdenciário, n=17; Grupo II (dependentes químicos em percepção de benefício auxílio-doença e afastados laboral, n=17 e Grupo III (dependentes químicos sem benefício previdenciário e com atividade laboral e reintegrados, n=8). Os participantes responderam um questionário semi-estruturado sobre questões sócio-demográficas e de empregabilidade ou auxílio-doença. Em seguida, foi aplicado o questionário “Medical Outco-mes Study 36 itens” (SF-36), para uma avaliação geral da qualidade de vida dos participantes. Resultados: Durante o período entre junho e agosto de 2018, 40% dos entrevistados encontravam-se afastados das atividades laborais e em gozo de benefício previdenciário e o tempo médio de uso de drogas dos indivíduos entrevistados era de 22,8 anos sendo que 19% apresentavam-se abstinentes há mais de 6 meses. Constatou-se também que apenas 31% apresentavam companheiro e 49 % possuiam renda familiar de até dois salários mínimos. A qualidade de vida (SF-36) não apresentou diferença estatística entre os grupos avaliados, porém o desempenho percentual dos domínios quando comparados intra-grupos mostraram que os dependentes químicos desempregados apresentaram maior prejuízo nos aspectos emocionais, enquanto que no grupo de afastados as limitações físicas e os aspectos sociais foram os mais prejudicados. A questão abstinência foi mais relevante no grupo dos desempregados, em que 88% da amostra compunha abstinentes há menos de 6 meses. Os indivíduos declaram-se na grande maioria (69%) sem companheiro em relação ao estavo marital. Os indivíduos com auxíliodoença por uso de substâncias apresentavam-se 47% abstinentes há menos de 6 meses, em contrapartida 37,5 % dos empregados apresentavam-se abstinentes há mais de 6 meses. Conclusão: O benefício, seja ele previdenciário ou salarial, obtido pelo labor, mostrou-se um fator protetor neste estudo, por estar relacionado aos melhores índices de capacidade funcional do SF36, percepção geral de saúde e saúde mental mas sem mudanças no escore total da qualidade de vida.
- ItemAborto, Criminalização e Estigma: uma proposta para legalização(UNISA, 2023) Santos, Ana Carolina MoreiraA complexidade da discussão sobre a criminalização do aborto no Brasil e no mundo decorre de valores históricos, religiosos e morais, que têm servido de óbice para sua correta alocação enquanto problema de saúde pública. Para tal, impõe-se, primeiramente, sua contextualização e historicidade no que se refere às desigualdades de gênero para a compreensão da criminalização da interrupção voluntária da gestação, evoluindo para a reflexão sobre princípios constitucionais que sustentam o Estado Democrático de Direito e encontram-se frontalmente violados sob a perspectiva da proporcionalidade. Com auxílio da criminologia e a compreensão da dogmáticajurídico penal incidente, avança-se para uma proposta de nova política-criminal, visando a uma ponderada e gradativa descriminalização do aborto, considerando-se a existência de valores morais e religiosos mas privilegiando as evidências científicas sobre o início da vida humana, as garantias constitucionais das pessoas que gestam e o processo de marginalização e estigmatização em que estão inseridas. Ao final, a proposta de uma nova dinâmica de enfrentamento do tema, mediante a previsão da descriminalização e a criação de regras administrativas para o acesso universal, integral e regionalizado não só ao ato de abortamento, mas também do atendimento interdisciplinar nas áreas de saúde mental e de assistência social.
- ItemAcesso avançado e outras formas de acesso na atenção primária à saúde: percepção dos usuários e profissionais de saúde na região sul do município de São Paulo(UNISA, 2020) Ferreira, Maricene Ceravolo de MeloO Acesso Avançado (AA) tem sido uma das propostas para mudança na organização do atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Supervisão Técnica de Saúde (STS) da Capela do Socorro e outras Supervisões da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRSSUL). Outras formas de acesso vêm sendo utilizadas também em Unidades Básicas de Saúde (UBS) desta Supervisão. Estas propostas buscam diminuir as dificuldades no acesso da Atenção Primária à Saúde (APS) nesta Supervisão de Saúde, que possui o maior vazio assistencial na APS do Município de São Paulo. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as diferentes formas de acesso na atenção básica em UBS da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Supervisão Técnica de Saúde (STS) da Capela do Socorro na região sul de São Paulo, na percepção dos funcionários e usuários. Método: Foi realizado um estudo individuado, transversal descritivo e analítico, mediante questionários auto aplicados para os funcionários da equipe multiprofissional da ESF(médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde), e questionários aplicados aos usuários das UBS estudadas, iniciado após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido dos entrevistados. Resultados: Com relação à percepção do acesso nas quatro Unidades Básicas de Saúde estudadas obtivemos a resposta de 317 questionários: 155 Usuários, 101 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 34 auxiliares de enfermagem, 17 enfermeiros e 10 médicos. O percentual de retorno mais alto (95,6%) foi dos questionários aplicados aos usuários, pela pesquisadora. O percentual de retorno dos questionários auto aplicados para os ACS (62,3%), auxiliares de enfermagem (65,4%), enfermeiros (62,9%) foi semelhante e o dos médicos (37,0%) bem abaixo do que o das outras categorias de colaboradores. As características do acesso em cada unidade estudada foram relatadas pelos respectivos coordenadores e diferem em cada uma delas. A percepção das equipes, ACS e usuários em relação ao acesso nem sempre coincidiu, dentro das UBS estudadas e por categorias de funcionários/ usuários. A preferência dos usuários foi pelo atendimento no mesmo dia da procura e a busca por atendimento a eventos agudos mostra que acontece em metade dos usuários que comparecem às UBS estudadas. Conclusão: Os dados desta pesquisa sugerem que o AA pode melhorar o acesso, na percepção de usuários e equipes. As UBS estudadas vem trabalhando com uma variedade de configurações, adaptando o Acesso Avançado a outros modelos de agenda e, consequentemente, de entrada na APS. Ficou evidente também que a maioria dos usuários prefere ser atendido no mesmo dia que procura o serviço, e faz-se a ressalva de que o AA não deve transformar a UBS num Pronto Atendimento (PA), pois uma das características da APS deve ser a continuidade do cuidado, visando o acompanhamento do paciente pelas Equipes de ESF.