Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Título
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBrechó JRV(2020) Silva, Joslaine Gonçalves Bispo da; Ferreira, Joyce da Silva; Santos, Juliete da Conceição dos; Silva, Reginalva Rita de Cássia da; Santos, Vitória de MeloNeste projeto estamos demonstrando o quanto é importante cuidar do meio ambiente com pequenos gestos que levará a grandes mudanças. O negócio apresentado relata a importância que o brechó vem ocupando na vida das pessoas, com objetivo de tornar-se um hábito saudável, educando e incentivando a reutilização de roupas, reduzindo o descarte incorreto no meio ambiente. De acordo com as pesquisas e estudos realizados, foi possível identificar que o consumo em brechós vem crescendo no mercado financeiro, deixando de ser visto com aspeto de velho para um lugar mais limpo e organizado. Vimos à necessidade de demonstrar para as pessoas que todos podemos ajudar o nosso planeta através da reutilização de roupas e calçados. Ao elaborar este trabalho foi possível identificar a importância de efetuar um bom planejamento, buscando a melhor forma de administrar cada setor que existe dentro de uma empresa, sempre visando a busca pelo crescimento do negócio. Foi efetuado um estudo da região escolhida e dos concorrentes que atuam no local para que possamos conquistar os clientes da melhor forma possível, buscando sempre o aumento das vendas e o sucesso nos lucros. Além de colaborar para um mundo mais sustentável, as peças que serão vendidas no Brechó JRV serão selecionadas com muito zelo e carinho, com produtos bem higienizados e em excelente estado.
- ItemCimento Montes Claros(UNISA, 2022) Alves, Vandilson MedeirosInicialmente tem-se como objetivo na construção do Projeto Integrador II, apresentar a gestão dos custos ambientais no co-processamento de resíduos industriais na empresa Montes Claros Cimentos; a empresa investe em projetos de preservação ambiental e com isso tem um ganho financeiro bem ajustável. O estudo irá mostrar também uma área de compras e estoques da empresa, ressaltando o problema existente e propondo uma solução prática, satisfatória e econômica para o estabelecimento. Nesse sentido, verifica-se de imediato que para que a empresa cative seus clientes, é necessário oferecer serviços e produtos com preços justos e com qualidade e eficiência, e por isso, neste projeto será apresentado o motivo que fez com que esta organização perdesse alguns clientes nos últimos meses.
- ItemCOVID-19, Home Office e os Desafios de Gestão: uma retrospectiva a partir da revista Exame(UNISA, 2022) Costa, Anna Beatriz Morales; Silva, Izabella Ferreira Lins da; Melo, Maria Aurélia Teles Gomes; Silva, Rosiele Maria daO período pandêmico da Covid-19 teve como fator central o isolamento social, levando milhões de trabalhadores a exercer suas atividades de maneira remota, a partir do home office, afetando o modelo de trabalho das organizações e trazendo novos desafios de gestão. O objetivo deste artigo é compreender o comportamento dos gestores organizacionais frente as adversidades que vivenciaram no decorrer da pandemia do Covid-19, a partir da pergunta-problema “Quais foram as principais medidas de gestão adotadas para enfrentar os desafios do trabalho remoto?” Estudo bibliográfico e documental abrangeu 48 edições da Revista Exame, março/2020 a agosto/2022, selecionando 21 matérias para o corpus da pesquisa. Resultados: medidas iniciais apresentavam ênfase em capacitação dos colaboradores em tecnologias e medidas sanitárias; fornecimento aos colaboradores de infraestrutura para o trabalho. Depois, surgem ações buscando equilíbrio do trabalho, redução do desconforto do isolamento social, foco dos investimentos em bem-estar e segurança dos funcionários. Em seguida, evolui para medidas que evidenciam mudanças no mindset da liderança, foco em capacitação e acompanhamento das equipes, menor ênfase na cobrança de resultados. Por fim, as organizações atuam para construir cultura organizacional empreendedora, redução da burocracia, aumento da autonomia das equipes, estímulo ao pensamento de “dono” e orientar a atuação com foco no cliente. Conclusão: o enfrentamento dos desafios do trabalho remoto evoluiu de medidas para garantir a execução do trabalho aos cuidados com saúde e bem-estar dos colaboradores. Mudanças no mindset da liderança e avanços na construção de cultura organizacional mais equilibrada foram medidas relevantes e com possibilidade de resultados duradouros.
- ItemEstudo da incidencia de casos de violência contra mulher na pandemia do COVID-19(UNISA, 2021) Silva, Anna Claudia Nunes da; Silva, Fernanda Bispo da; Florido, Gabriela Pereira; Andrade, Laiane Maria de; Carneiro, Marina dos SantosA pesquisa versa sobre a análise longitudinal da incidência de casos de violência contra mulher durante a pandemia do Covid 19 no estado de São Paulo permeando as recentes discussões acadêmicas e buscando contribuir com importantes indicadores capazes de nortear soluções para o controle e redução da problemática da violência contra a mulher. Foi realizado um estudo por meio do site da Segurança Pública do Estado de São Paulo e utilizado um artigo anterior sobre a temática como fonte de dados para a análise longitudinal. Ao final observamos que durante a pandemia, no mês de Outubro de 2020, houve o pico de registros no montante de 12.046 novos casos. Já em Abril do mesmo ano com restrição máxima de locomoção, aplicando-se inclusive multas o montante de registros não chegaram a 10.000 novos casos. O estudo possibilitou a compreensão do impacto da pandemia do Covid aumentando a incidência do registro de novos casos no segundo semestre de 2020, ainda assim são necessárias Políticas Públicas eficientes para redução dos números apresentados no ano de 2021.
- ItemEstudo do Impacto da Pandemia da Covid-19 no número de moradores de rua na cidade de São Paulo.(UNISA, 2022) Vieira, Alan; Rocha, Jean Carlos; Martins, João Gabriel; Duarte, LucasA situação de vulnerabilidade registrada por moradores de rua é um problema social que demanda atenção do governo e sociedade por meio da revisão e monitoramento das políticas públicas. O estudo analisou os impactos da pandemia da Covid no número de moradores de rua da Cidade de São Paulo. A análise tomou por base dados estatísticos divulgados pelo Censo da Prefeitura de São Paulo no período de 2019 a 2021. Ao final da pesquisa foi identificado um aumento de 31% no número total de moradores de rua no período estudado, destes a maioria do sexo masculino, cujo mote foi problemas familiares. Na Cidade de São Paulo, o maior número de moradores de rua concentra-se na zona Central, no entanto, a zona que apresentou maior crescimento no período da pandemia foi a zona Sul (78%), seguida pela zona Norte (75%). Sendo o menor crescimento no período registrado na zona central (16%), oeste (24%) e leste (28%).
- ItemEstudo do Impacto da Pandemia nos Trabalhos Informais(UNISA, 2022) Silva, Alexandre Pinto da; Oliveira, Giovana Azevedo; Paiva, Jessica Oliveira; Duarte, Joyce Santos; Santos, Sabrina Nascimento dosNo Brasil, é considerado trabalho informal toda e qualquer atividade remunerada, porém, sem vínculo empregatício, ou seja, sem registros formais e direitos trabalhistas. Visto como um grande problema há décadas, principalmente pela falta de estabilidade que a situação traz para o informal, esse tipo de empregabilidade possui funções ocupadas por pessoas, em suma maioria de classes sociais mais pobres, sendo algumas dessas ocupações: motoristas de aplicativo (uber, iFood etc); catadores de recicláveis, vendedores ambulantes, domésticas, cabeleireiras de bairro, entre muitos outros, que vivem sem uma renda fixa. Nos últimos anos, principalmente após o início da pandemia da COVID-19, o tema vem se fazendo mais presente no dia a dia. Perguntas como “houve ou não um aumento da informalidade nos últimos anos?”, “o quanto isso impacta na vida das pessoas?”, “qual o impacto na sociedade e na economia?”, são algumas das principais e mais frequentes questões. Fazendo com que seja cada vez mais importante e necessário debater e tratar sobre o tema.
- ItemEstudo sobre a desigualdade de gênero no mercado de trabalho(UNISA, 2022) Paixão, Gabrielle Dantas da; Jesus, Rayane Kimberly Bispo de; Ibiapina, Vitoria RosaEste trabalho teve como objetivo realizar um estudo analisando a desigualdade de gênero no mercado de trabalho com enfoque no perfil do sexo feminino buscando identificar prevalência por área profissional, idade, faixa salarial e, filhos. Foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário obtendo 208 respondentes, destes 104 identificados como sendo do sexo masculino e 104 do sexo feminino. Os dados foram tabulados e interpretados sugerindo a prevalência do sexo feminino nas áreas de educação, saúde e atividades voltadas a serviços domésticos e, do sexo masculino ficou evidente a concentração nas áreas de Tecnologia da Informação e de construção civil. A desigualdade foi acentuada quando da análise da influência de crianças menores de três anos a qual não impactou o gênero masculino, no entanto reduziu em 30% o acesso as atividades laborais ao gênero feminino. Também foi notada uma diferença na remuneração privilegiando o gênero masculino.
- ItemGlobal Seg: soluções em segurança do trabalho(UNISA, 2020) Pinto, Andreia Torres; Oliveira, Andressa Lima; Santos, Jessica Beserra Dos; Souza, Letícia Rodrigues Dos Santos; Souza, Luzia Adriana Pinheiro deO presente projeto tem como principal objetivo elaborar um plano de negócios para a implantação da Global Seg, empresa especializada em soluções em segurança do trabalho. Para chegar a este propósito foram utilizados a visão de vários estudiosos e conceitos que compõem a estrutura de um plano de negócio. O procedimento metodológico desenvolveu-se por meio de pesquisas, na qual foi identificado o perfil dos clientes e seus concorrentes, verificando e estabelecendo diferenciais competitivos. Na análise financeira da Global Seg foram realizadas pesquisas quanto aos recursos necessários para iniciar e manter o empreendimento.
- ItemHEJW TRANSPORTES LTDA(UNISA, 2016) Berk, Antonio Henrique; Berk, Elaine da Silva; Karine, Jainane; Martins, WagnerO modal rodoviário é um dos principais utilizados pela logística, este tipo de transporte tem como principal característica a utilização das rodovias, federais ou estaduais, esses resultados existem em virtude da imensa gama de investimentos que foram realizados na década de 1960 com a implantação da indústria automobilística e os grandes investimentos na construção de rodovias em todas as regiões brasileiras, possibilitando o crescimento deste modal no Brasil. Neste trabalho, apresenta-se a importância que a gestão do transporte rodoviário tem nos tempos atuais, visando á satisfação do cliente e a minimização dos custos. O objetivo principal é demonstrar como implantar uma empresa desse tipo, utilizando o aprendizado que obtivemos na área de logística (e outras), através de estudos.
- ItemMeu destino: agência de turismo(UNISA, 2020) Oliveira, Edna Cardoso de; Pereira, Ketlin Sales; Silva, Mariana Souza Marques da; Santos, Tatiane Aparecida; Silva, Vanessa Cristina da
- ItemPet Shop Móvel(UNISA, 2020) Silva, Gracielly Oliveira da; Porto, Ingrid Raimundo; Santos, Mayara de Oliveira Barbosa; Mota, Michelle Ferreira; Andrade, Priscila Araujo deEste trabalho tem por finalidade apresentar o plano de negócio de um Pet Shop Móvel, o tema foi escolhido por ser algo novo no mercado e diferenciado. O Pet Shop Móvel oferecerá os mesmos serviços de um pet shop normal, porém será através de uma van, ao qual ficará em uma região específica, algo totalmente novo e mais flexível. O trabalho foi desenvolvido por meio de um levantamento de informações, através de pesquisas de mercado e análise do público alvo, além disso, foi feito um planejamento financeiro afim de verificar quais os ajustes que devem ser realizados para que a empresa não entre em falência nos primeiros anos. Por fim, ao decorrer do trabalho foi possível analisar que o objetivo foi alcançado, foi analisado todas as forças e fraquezas, as oportunidades e ameaças dentre outras variáveis do negócio, para dessa forma, realizar um plano de ação para alcançar o objetivo pretendido.
- ItemPlano de Negócio: pequeno sonhadores day care(UNISA, 2016) Mota, Antonia Marina; Silva, Herica Mayara da; Tomaz, Iasmin Santos; Passos, Raquel Maria dos Santos; Nascimento, Tatiane Izidorio doEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo desenvolver um modelo de negócio e demonstrar a viabilidade de investimento na abertura do Day Care Pequenos Sonhadores, localizado no bairro Chácara Santo Antonio, zona sul de São Paulo, onde a prestação de serviços estará voltada para atender as famílias com crianças de 6 meses a 4 anos de idade que buscam um lugar seguro e especializado em cuidado infantil. Diversas pesquisas e análises foram realizadas para obter-se o baseamento teórico necessário para elaboração do projeto. Estas foram realizadas em órgãos como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que auxiliaram para definição do público-alvo, marketing, dentre outros.
- ItemPlano de negócios para sabores da vida(2020) Santos, Darlene da Silva Lima dos; Paltrinieri, Isabelle; Silva, Lara Souza Reis da; Santos, Patrick Rhuan Rodrigues dos; Santos, Vinicius Matos dosTendo em vista que anualmente o número do encerramento de empresas antes de completar os cincos anos de existência vem em um crescente sabemos que é de muita importância o planejamento e o estudo de viabilidade de uma empresa antes de se iniciar o negócio. a pesquisa central teve como objetivo identificar respostas para realizar um plano de negócio de uma confeitaria especializada em produtos Diet num bairro empresarial de São Paulo – SP. Para tal, foi realizada uma pesquisa de mercado e de índices sobre hábitos de consumo e de saúde da população em questão. Constata-se que este estudo atingiu todos os objetivos determinados, como o desenvolvimento da análise de mercado, dos planos de: marketing, operacional e financeiro, além da avaliação estratégica e da avaliação do plano de negócio em que a instalação da confeitaria mostra-se viável e rentável.
- ItemPlano de negócios para uma distribuidora de embalagens biodegradáveis(2020) Monteiro, Jéssica da Silva; Ruas, João Victor Santana; Silva, Natália Gonçalves Bezerra da; Silva, Paula Euzébia da; Cunha, RainerEstudos apontam que um terço da população brasileira considera a sustentabilidade uma das 3 principais preocupações do consumidor. Grandes partes dos brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo com estilo de vida mais consciente para reduzir impactos negativos ao meio ambiente, e estão atentos aos ingredientes que compõe o produto. Porém, esse ainda é um desafio para pequenos comerciantes, que precisam agregar valor aos seus produtos incluindo diferenciais alinhados com a sustentabilidade. A Ecopack por sua vez tem uma visão de negócio social, sustentável e econômico com a percepção de que sua rentabilidade e seu sucesso estejam vinculados com preocupação com o meio ambiente. O intuito desse projeto é mostrar a articulação entre as mudanças de perfil do consumidor, incluindo maior preocupação com o meio ambiente e a necessidade de pequenos negócios adotarem a sustentabilidade como diferencial competitivo e o tamanho potencial desse mercado, onde demonstram que há amplas oportunidades para o comércio de embalagens sustentáveis.
- ItemPlano de Negócios: Imperium Entretenimento LTDA(UNISA, 2016) Pereira, Daiane Batista; Matos, Fabiana de Souza; Andrade, Fabiana Hirashirke de; Rodrigues, Fabíola Alves; Almeida, Vanessa Santos deEste trabalho de conclusão de curso apresenta o Plano de Negócios de uma atividade empresarial no segmento moteleiro, a ser implantada na Avenida Sumaré, 581, bairro de Perdizes na região oeste da capital de São Paulo. Em conformidade com o disposto no regulamento de elaboração do TCC, do curso de Administração da UNISA, este plano de negócios do Imperium Entretenimentos LTDA, contempla o resultado de pesquisas bibliográficas, priorizando os temas e assuntos relacionados ao Plano de Negócios. Os capítulos foram elaborados de tal forma que apresentam os resultados, a seguir, descritos: O Plano Estratégico prioriza as ações voltadas às intenções dos investidores quanto à importância, missão e valores da atividade moteleira; Plano de Marketing, processo para criação da marca, estudo dos clientes e público alvo, formas de divulgação do empreendimento, estudo dos principais concorrentes e fornecedores, estratégias promocionais e de preço; Plano de Recursos Humanos, estrutura de gestão, contratação e treinamento de mão de obra, política salarial e benefícios; Plano Operacional, a localização do negócio, perfil do púbico alvo, potencial de mercado, processo de comercialização e capacidade de produção; Plano Financeiro estimativa de investimento, receitas, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e análise de viabilidade.
- ItemRealidade Virtual e Aumentada: aplicações e contribuições ao trabalho em home office(UNISA, 2022) Silva, Beatriz de Azevedo; Santos, Thalita Cristina dos; Silva, Thalyta Azevedo; Olivastro, Victor Carvalho; Vicentini, Matheus CaixeteRealidade Virtual (RV) e Aumentada (RA) proporcionam sobreposição de objetos e ambientes virtuais e reais, criando realidades diferentes e alternativas. São capazes de emocionar, dar prazer, ensinar, divertir e responder as nossas ações, sem existir de forma tangível. O home office, impulsionado pela pandemia da Covid-19, transformou a vida dos trabalhadores. Como esse ambiente não supera a importância e o poder da colaboração pessoal, gera problemas de isolamento, solidão e afastamento. Devido a capacidade de criar ambientes virtuais acolhedores utilizando apenas meios tecnológicos, buscamos identificar as aplicações de RV e RA para reduzir os efeitos negativos do home office. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa e descritiva. Como resultado, foi identificado o Metaverso, combinação de RV e RA, utilizada para a combinação de tecnologias imersivas, aplicadas para compartilhamento de informações e trabalho em conjunto em qualquer lugar do mundo de maneira rápida, eficiente e segura. Sendo assim, as aplicações no Metaverso podem contribuir na redução de problemas do isolamento em home office, pois possibilitam inserir os colaboradores em ambientes coletivos de trabalho/lazer, cuidadosamente preparados, para envolvimento com os colegas. Assim estimulando o sentimento de pertencer a um grupo, ampliando a motivação e o envolvimento.
- ItemRecomendações mercadológicas para enfrentar à crise decorrente da pandemia da COVID-19(UNISA, 2021) França, Igor Lima; Durante, Gabriel Pereira; Sousa, Gisele Pereira; Carvalho, Mariana da SilvaA aceleração tecnológica em meio à pandemia ocasionou uma nova perspectiva para as organizações, em virtude das restrições geradas pelo isolamento social. Dentre os efeitos, destaca-se a queda nas vendas e receitas, e as dificuldades para manter contato e relacionamento com clientes. Nesse contexto, a questão que se pretende é: Quais são as principais estratégias mercadológicas, recomendadas pelos especialistas, para enfrentamento da pandemia da Covid 19? Como hipótese, entende-se que o isolamento social, decorrente das medidas adotadas para enfrentar a pandemia, obrigou as empresas a adotarem estratégias mercadológicas voltadas à digitalização do composto de marketing. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as recomendações mercadológicas para enfrentar a crise decorrente da pandemia. A metodologia adotada foi a revisão sistemática, com pesquisa ao Google Acadêmico, e o estudo foi baseado em 11 artigos científicos. Os resultados apontam que marketing digital foi proposto como elemento principal para o prosseguimento das atividades comerciais e sustentação financeira das organizações: 82% dos estudos mostram a recomendação de redes sociais para conexão social de interesses; 45% abordam o marketing de conteúdo, que utiliza a conexão emocional, de modo personalizado para o cliente, que possibilita a criação de vínculo; 18% tratam do marketing de relacionamento para criar relacionamento e fidelizar o cliente; 18% apontam para o e-commerce, alertando empresas que ainda não o adotaram. Assim, percebe-se a antecipação das tendências do marketing digital e seus mecanismos, mostrando a necessidade de elaborar estratégias extensivas, com novos métodos e formas de oferta, divulgação e entrega de produtos e/ou serviços.