Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas por Assunto "Ciências Biológicas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPolítica nacional de resíduos solídos no Nordeste do Brasil(UNISA, 2022) Oliveira, Aurelandia Maria deO meio ambiente tem várias facetas, mas é necessário aprofundamento do tema, como no caso dos resíduos sólidos.
- ItemPotenciais usos e aplicações práticas de Malvaviscus arboreus(UNISA, 2022) Nunes, Josiele CristinaDesde o início, as civilizações utilizaram plantas para se alimentar. Com o passar do tempo começaram a ser empregadas como matéria prima na confecção de roupas, ferramentas e outros objetos. Malvaviscus arboreus é uma planta arbustiva nativa da América Central e do Sul, pertencente à família Malvaceae. Seus ramos são eretos e bastante ramificados. Pelo fato das suas flores nunca estarem totalmente abertas é conhecida popularmente como “hibisco dormindo”. Possui propriedades medicinais, além de ser ornamental e bastante utilizada na alimentação.
- ItemTecnologia da Informação e Comunicação no ensino de Biologia no Ensino Médio: aplicação no estudo de Biologia Celular(UNISA, 2020) Lima, José Euripedes Suliano deAtualmente é crescente a demanda da utilização da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade, e a aproximação das mesmas no ambiente escolar, não é diferente. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) incorporam-se as práticas de ensino e aprendizagem e se adaptam à demanda social que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Diante desse contexto, é imprescindível a importância e o uso dos livros didáticos nas escolas, sendo um material amplamente distribuído na educação básica sendo por muitas vezes, um dos principais recursos existentes nas salas de aula, definindo o que e de que forma serão trabalhados os temas em sala. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar os livros didáticos de Biologia quanto a implantação de estratégias das TIC no Ensino de Biologia, dando ênfase ao conteúdo de Biologia Celular. Para isso, foram analisados três livros didáticos acerca da presença ou indicação de TIC como ferramenta pedagógica aliada ao ensino de Biologia Celular. Os resultados demonstraram que o número de páginas que apresentam alguma indicação para TIC ainda são poucos e que existe uma carência de informações sobre tecnologias atribuídas ao conteúdo teórico dos livros analisados. Sendo assim, pode-se concluir que existe uma necessidade significativa de incorporar o ensino à tecnologia, utilizando as ferramentas tecnológicas como facilitadoras da aprendizagem.