Ciências Biológicas

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 23
  • Item
    Análise comportamental de cavalos-marinhos (Hippocampus reidi) sob influência de enriquecimento ambiental
    (UNISA, 2022) Barbiero, Gabriel da Silva
    Cavalos-marinhos são peixes ósseos do gênero Hippocampus, majoritariamente marinhos que podem ser encontrados em ambientes de mangues e recifes de corais.
  • Item
    Descrição do padrão regenerativo em Rineloricaria parva (Siluriformes: Loricariidae: Loricariinae)
    (UNISA, 2022) Macedo, Luiz Fernando Ferreira de
    A capacidade regenerativa dos animais ha bastante tempo vem sendo documentada e estudada em variados grupos.
  • Item
    Uma síntese do conhecimento ecológico dos felinos que ocorrem do bioma Caatinga
    (UNISA, 2021) Paiva, Acácio Alves
    Os felinos são considerados um dos grupos de animais menos conhecidos da Caatinga, desempenhando um importante papel ecológico nos ecossistemas do semiárido. Nosso objetivo foi identificar os principais temas ecológicos no conhecimento atual desses felinos silvestre que ocorrem na Caatinga, considerando todos os estudos existem até 2021, para traçar o panorama atual de conhecimento ecológico e direcionar estudos futuros.
  • Item
    Aspectos históricos da baleação: revisão bibliográfica
    (UNISA, 2019) Silva, Ewerton Araújo
    Desde sempre o homem, em sua egoísta existência, busca meios de melhorar e facilitar sua vida, muitas vezes não se importando com as consequências e impactos causados pela sua necessidade de “desenvolvimento”. Contudo, desde os primórdios de sua existência, o humano pratica pesca, e ao longo dos anos, os métodos evoluíram, sejam eles de obtenção direta de alimento, como com varas de pesca e lanças ou a busca por comida com jangadas e barcos, que ao longo do tempo foram se aprimorando, se unindo, munindo e aumentando seu poder de captura. Com o aumento de sua população e necessidade de demostração de poder, o ser humano começou a buscas presas cada vez maiores, até começar a predar presas de tamanhos que chegavam a ser colossais para as mais diversas finalidades, como por exemplo: a obtenção de carne e “óleo de baleia”, e sem medir as consequências de seus atos, extinguiu, ou quase, várias espécies que habitavam os oceanos do planeta Terra. Desta forma causando diversos impactos ambientais que muitas vezes desencadeiam um efeito dominó no mundo aquático, que afetam diretamente o ambiente terrestre. Apesar da conscientização mundial desenvolvida por diversos meios nas últimas décadas, alguns países fizeram, por algum tempo, ou ainda fazem, a captura de cetáceos para diversos fins como entretenimento, alimentação, estudos e por crenças místicas.
  • Item
    Revisão bibliográfica sobre a biologia da jaguatirica: Leopardus pardalis
    (2019) Lima, Daryelly Pedroso Dias
    As jaguatiricas (Leopardus pardalis) são felinos cuja distribuição e densidade são amplas e altas em comparação aos demais felinos, possuindo uma boa versatilidade de adaptação, e assim como a maioria dos felinos, são animais discretos com hábitos noturnos.