Filosofia
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- ItemAnais I e II Semana de Filosofia(UNISA, 2021) Ramaccioti, BárbaraOs Anais da I e II Semana de Filosofia reúnem os resumos expandidos de alguns dos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos da Licenciatura em Filosofia da Unisa no ano de 2020, que tiraram nota igual ou maior que 9,0 (nove). Apenas os alunos que participaram dos eventos I e II Semana de Filosofia apresentando oralmente seus resumos tiveram seus trabalhos selecionados para esta publicação. Os TCCs apresentam o resultado de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre o tema geral Ensino de Filosofia e outros subtemas relacionados, tais como: a perspectiva de educação de algum filósofo, a educação em direitos humanos, questões didáticas e metodológicas etc. Dois resumos expandidos dos melhores TCCs aqui publicados também foram selecionados para participar do 23º Congresso de Iniciação Científica da Unisa, representando a Licenciatura em Filosofia. O projeto de pesquisa da aluna Rejane de Sá ENSINO DE FILOSOFIA SOB A PERSPECTIVA DE NIETZSCHE também foi selecionado para o PIBIC-UNISA, sendo contemplado com a bolsa de pesquisa PIBIC-CNPq, durante o ano de 2020. Os Anais da I e II Semana de Filosofia são publicados no Repositório da Licenciatura em Filosofia vinculado ao site da Biblioteca da Unisa, assim como os melhores TCC (artigos completos), dos alunos que obtiveram nota igual ou maior que nove (9,0). Os resumos expandidos aqui reunidos dão uma pequena mostra das pesquisas discentes e da produção acadêmica da Licenciatura em Filosofia da Unisa na área de Ensino de Filosofia, a qual tem se firmado como uma das principais áreas de pesquisa na pós-graduação de Filosofia no Brasil, conforme dados publicados em 2021 pela ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia). Além da apresentação dos resumos dos melhores TCCs, as Semanas de Filosofia contam com a participação de professores-pesquisadores da área de Ensino de Filosofia como palestrantes. A I Semana de Filosofia contou com a palestra “Escuta e diálogo na aula de filosofia”, proferida pelo prof. Dr. Fernando Bonadia da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). A II Semana de Filosofia contou com a palestra “Ensino de Filosofia: desafios no Ensino Médio”, proferida pela profa. Me. Marta Vitória de Alencar do Colégio Aplicação (CAP) da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo).
- ItemAnais: I e II semana de filosofia(UNISA, 2021) Ramacciotti, BárbaraOs Anais da I e II Semana de Filosofia reúnem os resumos expandidos de alguns dos melhores TCCs dos alunos da Licenciatura em Filosofia de 2020.
- ItemEnsino de filosofia como processo de formação crítica: saber filosófico como princípio e prática de humanização e liberdade(UNISA, 2020) Luz, Helder CorreaO artigo trata do ensino da Filosofia como parte do processo de formação crítica do ser humano, pois consideramos o saber filosófico como princípio e prática de humanização, emancipação e liberdade. Partimos da hipótese de que a Filosofia é um saber indispensável para a formação do indivíduo crítico e consciente, pautado pela razão, pela autonomia e pela liberdade do pensar. Sustentamos, também, que as concepções educacionais são transitórias e estão sujeitas aos contextos filosófico, ético-político e sócio-cultural de cada época. Nosso objetivo geral foi analisar a importância do ensino da Filosofia sob a perspectiva da criticidade, com destaque às contribuições de grandes pensadores que influenciaram o campo educacional. Os objetivos específicos foram: a) entender de que forma a Filosofia influencia o processo formativo do ser humano. b) discutir os diversos cenários e concepções educacionais que ajudaram traçar o papel do ensino da Filosofia enquanto instrumento de reflexão e transformação do ser humano e da sua realidade e c) compreender os caminhos trilhados pelo ensino da Filosofia no Brasil. Como procedimentos de investigação, optamos pelas técnicas de pesquisa bibliográfica. A presente metodologia foi importante para o alcance dos objetivos propostos, sobretudo para a compreensão da relevância do ensino de Filosofia e do papel fundamental que ela desempenha no processo de formação do ser humano, independentemente da época ou da concepção filosófico-educacional predominante.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO presente artigo sobre ensino de Filosofia visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCC-EM) implementada em 2018, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas. Para desenvolver a pesquisa foram delimitados como objetivos: fazer um breve histórico sobre o ensino de filosofia; analisar as mudanças no ensino médio; examinar as contribuições da Filosofia para a formação dos indivíduos na contemporaneidade; verificar os desafios ainda existentes no que se refere às metodologias e currículos no ensino de Filosofia na atualidade. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica básica, com a análise de artigos de especialistas no tema e legislações que relativas a regulamentação do ensino de filosofia. Concluiu-se que a Filosofia contribui para a formação de indivíduos questionadores, que não aceitam passivamente as imposições das ideias ou conceitos. Contudo, essa atitude não interessa aos governos e classes dominantes e assim, a Filosofia vem sendo tirada dos programas escolares de maneiras explícitas e implícitas. No momento, as reformas educacionais e políticas públicas aprovadas e implementadas em 2018 mais uma vez colocaram o ensino filosófico como conteúdo de menor importância ao se descaracterizar a disciplina Filosofia e colocar os conteúdos como “estudos e práticas”. Cabe então, aos profissionais da área continuarem a luta pela valorização do trabalho filosófico despertando em cada aluno o senso crítico e buscando alternativas legais para que o retrocesso iminente não se perpetue.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO artigo visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina Filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO artigo sobre ensino de Filosofia visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCC-EM) implementada em 2018, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas. Para desenvolver a pesquisa foram delimitados como objetivos: fazer um breve histórico sobre o ensino de filosofia; analisar as mudanças no ensino médio; examinar as contribuições da Filosofia para a formação dos indivíduos na contemporaneidade; verificar os desafios ainda existentes no que se refere às metodologias e currículos no ensino de Filosofia na atualidade. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica básica, com a análise de artigos de especialistas no tema e legislações que relativas a regulamentação do ensino de filosofia. Concluiu-se que a Filosofia contribui para a formação de indivíduos questionadores, que não aceitam passivamente as imposições das ideias ou conceitos. Contudo, essa atitude não interessa aos governos e classes dominantes e assim, a Filosofia vem sendo tirada dos programas escolares de maneiras explícitas e implícitas. No momento, as reformas educacionais e políticas públicas aprovadas e implementadas em 2018 mais uma vez colocaram o ensino filosófico como conteúdo de menor importância ao se descaracterizar a disciplina Filosofia e colocar os conteúdos como “estudos e práticas”. Cabe então, aos profissionais da área continuarem a luta pela valorização do trabalho filosófico despertando em cada aluno o senso crítico e buscando alternativas legais para que o retrocesso iminente não se perpetue.
- ItemEnsino de filosofia sob a perspectiva de Nietzsche(UNISA, 2020) Sá, Rejane dos Santos MagalhãesA pesquisa parte do problema: que quer dizer o lema tornar-se o que se é e como esta perspectiva filosófica de Nietzsche pode ser aplicada na prática pedagógica do ensino de filosofia visando à formação no discente do pensamento crítico, autônomo e criador de sentidos para a vida? Para responder ao problema da pesquisa, vamos examinar algumas hipóteses apresentadas por estudiosos da filosofia de Nietzsche e do tema ensino de filosofia. A análise do significado do lema tornar-se o que se é, tem como fonte primária o livro Ecce Homo: como alguém se torna o que é.
- ItemFilosofia da educação e metodologias de ensino: o canto das sereias(UNISA, 2020) Campos, Mariano Henrique Maurício deO artigo trata do tema ensino de filosofia e do subtema metodologias de ensino, com foco no estudo das concepções pedagógicas. A hipótese do trabalho é de que existe uma relação de complementariedade entre as explicações filosóficas fundadas na pedagogia da essência e da existência e que as metodologias ativas, tão mencionadas atualmente nos estudos sobre práticas pedagógicas, representam uma concepção filosófica ultrapassada. Foram definidos como objetivos refletir sobre a interferências do pensamento filosófico sobre a construção de métodos de investigação do conhecimento e como isso pode impactar o ensino, além de buscar uma análise da filosofia da essência e a filosofia da existência como pressupostos fundamentais das maneiras de ensinar. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e a revisão da literatura, com foco em autores que abordaram filosofia da educação e ensino de filosofia. A conclusão é de que as práticas pedagógicas não constituem mera transmissão de conteúdos e vão além de mecanismos burocráticos que vislumbram o ensino de filosofia como salvação.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesO presente artigo é o trabalho de conclusão do curso de licenciatura em filosofia, no nível de graduação e tem como objetivo refletir sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia. Dessa maneira, buscou se contextualizar os desafios da educação na sociedade contemporânea e o papel da filosofia na formação dos discentes. O trabalho discorreu sobre os principais aspectos da filosofia do encontro, a biografia de Martin Buber e a atitude dialógica em sala de aula na relação professor e aluno. A metodologia utilizada constou na adoção da pesquisa bibliográfica e de fontes secundárias tais como livros, artigos e periódicos para levantamento dos dados. Os resultados demonstraram que a educação dialógica proposta por Buber visa superar as relações meramente coisificadas e mecanizadas da atualidade, com intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma nova comunidade global que valorize verdadeiros encontros entre pessoas e se torne mais humanizada.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesO presente artigo é o trabalho de conclusão do curso de licenciatura em filosofia, no nível de graduação e tem como objetivo refletir sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia. Dessa maneira, buscou se contextualizar os desafios da educação na sociedade contemporânea e o papel da filosofia na formação dos discentes. O trabalho discorreu sobre os principais aspectos da filosofia do encontro, a biografia de Martin Buber e a atitude dialógica em sala de aula na relação professor e aluno. A metodologia utilizada constou na adoção da pesquisa bibliográfica e de fontes secundárias tais como livros, artigos e periódicos para levantamento dos dados. Os resultados demonstraram que a educação dialógica proposta por Buber visa superar as relações meramente coisificadas e mecanizadas da atualidade, com intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma nova comunidade global que valorize verdadeiros encontros entre pessoas e se torne mais humanizada.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesReflexão sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia.