Psicopedagogia
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Navegando Psicopedagogia por Assunto "Criança"
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- ItemA família e o seu papel no processo de aprendizagem do aluno de 6 a 10 anos(UNISA, 2008) Santos, Maria Angélica Nardi dosEste trabalho tem como objetivo enfocar aspectos sobre a família e o seu papel no processo de aprendizagem do aluno de 6 a 10 anos, possibilitando pontos de reflexão sobre a sua importância para a criança, principalmente nesta fase, denominada de Ensino Fundamental I. Neste material estaremos implementando algumas ações que possam orientar pais e professores no que tange a essa problemática, possibilitando um melhor relacionamento entre ambos. Todo conteúdo aqui apresentado foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica, a qual pretende apontar o quanto a família exerce um papel importantíssimo no processo de aprendizagem da criança , porque juntamente com a escola, ela poderá atuar na formação do indivíduo e do futuro cidadão. Neste sentido, concluímos que a participação da família na vida escolar da criança, é de suma importância e que, a boa relação entre ela e a escola, resultará em uma parceria infalível para a aprendizagem feliz e saudável do aprendente.
- ItemA importância da psicomotricidade na educação infantil(UNISA, 2017) Santos, Valéria de OliveiraO artigo visou fundamentar e fazer uso de subsídios teórico-científico sobre a relação da Psicomotricidade com o desenvolvimento harmonioso da criança, principalmente na Educação Infantil, no intuito de compreender o desenvolvimento integrado dos domínios cognitivo, afetivo-social e psicomotor. Na fase infantil, a criança busca experiência em seu próprio corpo, cabendo aos educadores orientarem e trabalharem os movimentos, otimizando o desenvolvimento das habilidades da criança.
- ItemA inclusão da criança com deficiência na rede regular de ensino(UNISA, 2017) Oliveira, Juliane Cassarino deEste estudo objetiva refletir sobre os processos de inclusão/exclusão e integração relacionados a pessoas com necessidades especiais, a partir da compreensão doconceito de deficiência. O conceito de deficiência remete a uma reflexão mais ampla e o olhar volta-se para a Educação. O presente estudo pontua aos que assumem, hoje, o compromisso de transformação, a necessidade de conduzir suas ações frente ao objetivo da inclusão, atuando para romper com diversos conceitos e pré-conceitos, mobilizando diferentes recursos e estratégias para obter sucesso. E, na educação, encontra-se uma grande aliada para esse primeiro passo. Segundo o Portal da Educação, nos dias de hoje, falar em aprendizagem sem levar em consideração os mecanismos cerebrais responsáveis pelo processo de aprender significa negar nossa evolução. A Neurociência aplicada à aprendizagem não apenas contribui para a compreensão dos processos cerebrais, mas veio nos mostrar o que realmente significa essa forma particular de aprender. Tendo a compreensão de que a criança precisa desenvolver as habilidades motoras, para após desenvolver as habilidades de escrita, o professor saberá como melhor direcioná-la, assim como elaborar estratégias de ensino que desenvolvam sua capacidade de atenção, para a partir desse ponto auxiliar no processo de memorização e compreensão do processo de leitura e escrita. A conclusão a que chegamos foi que as crianças com deficiência são historicamente consideradas incapazes de realizar diversas atividades e isso se agrava pela falta de capacitação de professores. Os professores recém-formados que foram capacitados perdem um pouco o medo, mas a insegurança ainda é muito alta, podendo obstruir (até inconscientemente) os necessários empenhos e investimentos pedagógicos por parte dos professores nos alunos com deficiências. Assim, acreditamos que as capacitações e discussões devem ser constantes, assim como a aproximação dos professores desses alunos para desmistificar as representações negativas que ainda residem em suas culturas.