Psicopedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicopedagogia por Assunto "Aprendizagem Organizacional"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMobilização das Pessoas e Grupos para a Mudança Organizacional e Competência Produtiva, Via Educacional: contribuições da psicopedagogia(UNISA, 2009) Meneghello, Neuza MariaA presente pesquisa teve como objetivo geral: avaliar se a abordagem psicopedagógica pode contribuir efetivamente, por vias educacionais, com a mobilização das pessoas e grupos, para a mudança organizacional planejada visando maior competência produtiva. Buscou-se também, estabelecer uma linha de raciocínio sobre a educação organizacional voltada à mudança comportamental, destacando-se que os resultados positivos esperados ocorrerão de modo mais consistentes à medida que os fatores estruturantes que constituem a organização forem levados em consideração. A ênfase maior aqui foi em relação à educação continuada como instrumento de valorização, bem como, mudança das pessoas que estão inseridas no contexto organizacional, para a obtenção de resultados mais duradouros e, que não se restrinjam aos setores de treinamento e desenvolvimento de habilidades de seus colaboradores. Com base na literatura pesquisada, na vivência e na experiência profissional da autora, que atua em organizações há mais de trinta anos, defendeu-se que a psicopedagogia por estudar a aprendizagem humana e seus padrões evolutivos normais, como patológicos, poderia contribuir com subsídios para um maior envolvimento e comprometimento das pessoas no processo de mudança. Além disso, este trabalho propõe reflexões, assim como, fornece premissas para futuras pesquisas e procedimentos que visam mobilizar as pessoas e grupos para a mudança organizacional, por vias educacionais, com base nos fundamentos teóricos e técnicos da psicopedagogia.