Psicopedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicopedagogia por Assunto "Aprendente"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da construção de vínculos positivos na relação ensinante-aprendente(UNISA, 2017) Silva, Marilene P; Toledo, Karina AA prática educativa, em todos os níveis de ensino, é complexa, tecida por relações e diferentes modos de conceber a vida, o ser humano e o conhecimento, revela motivações, ideais e concepções dos ensinantes e aprendentes. Diante dessas questões, as relações de ensino e aprendizagem são uma preocupação constante entre os profissionais da educação. Os questionamentos tornam-se maiores quando se percebe que certos alunos têm “desejos de aprender”, enquanto outros não manifestam a mesma motivação, o mesmo desejo. Sabemos que o espaço escolar é tão importante e necessário às aprendizagens de várias habilidades, pois é um local em que os alunos precisam reconhecer-se sujeitos de sua história e, portanto, de seu conhecimento. Os vínculos positivos estabelecidos desde o nascimento (convívio familiar, amigos e ou cuidadores) e por toda sua jornada, seguidos de novos vínculos que se formarão neste novo ambiente com o conhecimento, com o professor, com novos colegas serão importantes para o sucesso escolar. Observamos a importância de uma relação cordial e dos vínculos estabelecidos entre família, escola, e comunidade ficando claro que todas devem caminhar juntas, para que a criança tenha uma aprendizagem sequencial e continua.