Mestrado em Ciências Humanas
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Navegando Mestrado em Ciências Humanas por Assunto "Base Nacional Comum Curricular (BNCC)"
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- ItemCurrículo paulista e competências digitais: o componente curricular tecnologia e inovação(UNISA, 2024) Seicentos, Rosana de Fátima.Nesta dissertação, apresentamos como o governo do estado de São Paulo, por meio da sua Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), vem propondo atividades para desenvolver as competências digitais em seus estudantes. As competências digitais na Educação envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes de estudantes, professores e gestores em relação ao uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Os documentos norteadores da Educação Básica brasileira, mesmo antes da pandemia de Covid-19, já previam propostas de atividades para o desenvolvimento dessas competências, o que se fortaleceu com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Cada estado, a partir da sua homologação, precisou, como lição de casa, adequar a Base de acordo com suas características regionais, estabelecendo seus currículos educacionais. Para a elaboração do Currículo Paulista (CP), a SEDUC, como forma de incrementar a proposta da BNCC, e pensando na formação integral do estudante, implantou o Programa Inova, no qual acrescentou três novos componentes à matriz curricular dos estudantes: Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação. Neste estudo, temos como problema de pesquisa: de que forma a SEDUC está propondo atividades para o desenvolvimento das competências digitais? Este trabalho visou identificar de que maneira o Currículo Paulista está desenvolvendo tais competências em seus estudantes e docentes, analisando o componente curricular Tecnologia e Inovação e sua interação com outras áreas do conhecimento. O estudo aqui realizado faz parte da linha de pesquisa Sociedade, Comunicação e Linguagens do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (UNISA) e do Projeto de Pesquisa Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação, financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa foi realizada por meio de abordagem qualitativa e documental, envolvendo leitura e análise do Currículo Paulista, em suas áreas do conhecimento, e do Programa Inova. Foram utilizados como referenciais teóricos frameworks internacionais sobre competências digitais para a educação; BNCC, Currículo Paulista e publicações realizadas pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).