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Navegando Pós-Graduação | Lato Sensu por Assunto "Aprendizagem"
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- ItemA família e o seu papel no processo de aprendizagem do aluno de 6 a 10 anos(UNISA, 2008) Santos, Maria Angélica Nardi dosEste trabalho tem como objetivo enfocar aspectos sobre a família e o seu papel no processo de aprendizagem do aluno de 6 a 10 anos, possibilitando pontos de reflexão sobre a sua importância para a criança, principalmente nesta fase, denominada de Ensino Fundamental I. Neste material estaremos implementando algumas ações que possam orientar pais e professores no que tange a essa problemática, possibilitando um melhor relacionamento entre ambos. Todo conteúdo aqui apresentado foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica, a qual pretende apontar o quanto a família exerce um papel importantíssimo no processo de aprendizagem da criança , porque juntamente com a escola, ela poderá atuar na formação do indivíduo e do futuro cidadão. Neste sentido, concluímos que a participação da família na vida escolar da criança, é de suma importância e que, a boa relação entre ela e a escola, resultará em uma parceria infalível para a aprendizagem feliz e saudável do aprendente.
- ItemA importância do uso dos contos de fadas em atendimento psicopedagógico de crianças visando a superação de dificuldades de aprendizagem(UNISA, 2017) Fonseca, Tania CristinaO presente trabalho trata da importância da utilização dos contos de fadas no atendimento psicopedagógico com crianças, a partir da intencionalidade do profissional enquanto potencial mediador das aprendizagens, visando a partir das narrativas potencializar aspectos atrelados à imaginação, criatividade, autoestima e superação de dificuldades que demandam a intervenção psicopedagógica. O referido texto, parte da premissa de que a adequada e consciente utilização dos contos de fadas pelo psicopedagogo pode apoiar significativamente o pleno desenvolvimento intelectual e imaginativo dos sujeitos em processo de aprendizagem.
- ItemA importância do vínculo da família no processo de aprendizagem na criança(UNISA, 2009) Souza, Lucélia Silva deO presente trabalho teve por finalidade analisar a importância do vínculo familiar no processo de aprendizagem da criança. Sabe-se que a família é formadora do indivíduo e é ela que proporcionará o seu desenvolvimento bem como seu processo de aprendizagem de acordo com o meio ambiente que pode facilitar ou dificultar a sua evolução enquanto ser aprendente. Sendo assim, este trabalho construiu-se como objetivo de compreender a importância do vínculo familiar no desenvolvimento da criança, tendo as intervenções do psicopedagogo(a) como elo, pois o papel inicial do psicopedagogo(a) frente às dificuldades de aprendizagem é fazer uma análise da situação para poder diagnosticar os problemas e suas causas. Nesse sentido levantamos como hipótese, a partir do estudo de caso, através de nosso Estágio, através da análise de sintomas que o indivíduo apresenta, ouvindo a sua queixa, a queixa da família, além de resgatar a história de vida do sujeito, na busca de propiciar uma aprendizagem significativa.
- ItemA música e a neurociência no processo de desenvolvimento humano(UNISA, 2017) Campos, Simone Maria deEste artigo tem com finalidade mostrar a música no desenvolvimento humano, sua extensa representação neuropsicológica, com acesso direto à afetividade, controle de impulsos, emoções e motivação. Ela é mencionada como sendo capas de estimular a memória não verbal; um elemento de aplicação nas funções cerebrais, que envolve um armanezamento de símbolos organizados e que estimula a capacidade de retenção e memorização.
- ItemA participação da família e o rendimento escolar(UNISA, 2017) Leitão, Fagner MenezesEsta pesquisa teve como objetivo verificar se a participação dos responsáveis interfere no rendimento escolar dos estudantes, bem com o verificar se esta participação muda ao longo dos ciclos escolares. Os dados deste trabalho foram obtidos a partir da análise dos boletins escolares dos alunos de uma escola municipal da cidade de São Paulo, no qual pudemos verificar o rendimento dos alunos em todas as disciplinas e a frequência dos responsáveis nas reuniões. De acordo com os resultados, foi possível concluir que a presença dos responsáveis nas reuniões influencia de certa forma no rendimento escolar e na aprovação. Os alunos que apresentam um melhor rendimento escolar são aqueles cujos responsáveis são mais frequentes. Já os menos frequentes são os responsáveis pelos alunos reprovados e de menor desempenho. Além disso, a frequência dos responsáveis varia ao longo dos ciclos escolares, sendo maior nos ciclos de alfabetização e interdisciplinar, diminuindo drasticamente após o ingresso no ciclo autoral. Os resultados são alarmantes, visto que, cerca de três em cada dez responsáveis vão a apenas uma ou nenhuma reunião no ciclo de alfabetização e interdisciplinar; esses números são ainda mais críticos no ciclo autoral, sendo que metade dos responsáveis vai a apenas uma ou nenhuma reunião. Essa pesquisa se propôs a investigar apenas um dos possíveis fatores para o baixo desempenho escolar, contudo diversos outros fatores não investigados por esse trabalho como as questões sociais e as políticas públicas podem ser os responsáveis pelo o insucesso escolar, visto que, as causas e consequências deste são complexas e muitas vezes particulares de cada individuo inserido em uma sociedade. Investigar a importância do acompanhamento da família no desenvolvimento educacional dos estudantes, além do efeito desta participação pode nos trazer dados importantes da realidade. Sabe-se que a falta de prática e de acompanhamento do desenvolvimento dos filhos por parte dos pais, geram diversos problemas educacionais, desde comportamento e de baixo rendimento escolar.
- ItemAs possíveis desvantagens que crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional sofrem no desenvolvimento e nas aprendizagens(UNISA, 2017) Freitas, Renata Gonçalves deA neurociência tem avançado a cada dia em seus estudos sobre o funcionamento cerebral, o que nos permite ampliar nosso olhar e entender como são processadas as aprendizagens. Este artigo tem como objetivo principal investigar as possíveis desvantagens que crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional sofrem em seu desenvolvimento em diferentes aspectos. A pesquisa foi bibliográfica na perspectiva de Gil (2002), considerando as contribuições de Cosenza; Guerra (2011), Maia et al. (2012) e Bastos (2014) entre outros. A investigação teórica nos possibilitou apontar que algumas crianças institucionalizadas podem apresentar desvantagens em seu desenvolvimento e nas aprendizagens, devido à escassez de estímulos ou estresses sofridos durante a sua infância, fazendo-se necessário o olhar individualizado do adulto como mediador de diversas situações para que possa garantir uma aprendizagem mais significativa.
- ItemDificuldades e facilidades no processo de ensino-aprendizagem em uma língua estrangeira na infância(UNISA, 2008) Hartmann, ElisabethO bilingüismo está presente em quase todas as nações do mundo, em todas as classes sociais e em todas as faixas etárias e sua aquisição ocorre em diferentes fases da vida. O indivíduo que aprende uma língua estrangeira envolve-se nela, se constituindo de forma mais enriquecida. O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é de possibilitar o conhecimento dos professores para o processo de ensino-aprendizagem na aquisição de uma língua estrangeira. Muitas vezes, ao nos depararmos com crianças que tenham dificuldades neste processo, não sabemos como estas ocorrem e como podemos ajudar. Por outro lado, muitas crianças apresentam facilidades e não nos conscientizamos como isto acontece. Neste trabalho são mostrados os aspectos positivos e o processo cognitivo de se aprender uma língua estrangeira na infância. A pesquisa foi desenvolvida por meio de teses, livros e de entrevistas semi-abertas com dez professoras de escolas bilíngües particulares, sendo o alemão, a língua estrangeira. Os resultados da pesquisa confirmaram a facilidade de se aprender uma língua na infância, principalmente através do lúdico. Uma criança só aprende realmente um conteúdo, um conceito, quando é motivada e quando deseja. Percebemos que muitos professores apresentam dificuldades de entender o aluno e de auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira por falta de um embasamento teórico.
- ItemA influência da família na construção da modalidade de aprendizagem(UNISA, 2018) Santos, Nayara Machado dosO artigo tem como objetivo refletir de que a forma a dinâmica familiar pode interferir na construção da modalidade de aprendizagem do sujeito. Buscou-se compreender a influência da família na construção da modalidade de aprendizagem, evidenciando a família como primeiro ensinante do sujeito, sendo ela o ponto de partida para que a criança desenvolva uma modalidade de aprendizagem saudável. Apresentamos a importância do olhar do psicopedagogo para toda a família, a fim de trazer o equilíbrio necessário para uma boa construção da modalidade de aprendizagem da criança, que muitas vezes não acontece devido a algum problema existente na dinâmica familiar. Em muitas situações, a família considera que a dificuldade de aprendizagem existente na criança se deve somente à mesma, não levando em consideração os aspetos que fazem parte de sua formação integral.
- ItemSujeitos metacognitivos e os aspectos da psicopedagogia, numa visão construtivista(UNISA, 2009) Gouveia, Samira Bedran deO presente trabalho tem como finalidade refletir como a metacognição favorece a autoria de aprendizagem, numa visão construtivista de ensino aprendizagem. O objeto de estudo da psicopedagogia, de acordo com Fernández (1991), é o ato de aprender. Assim, é necessário que o sujeito tenha consciência dos seus próprios processos mentais e do seu próprio grau de compreensão, podendo monitorar a sua própria capacidade de compreender. A partir da minha experiência como professora em sala de aula, refleti sobre a importância da metacognição, e encontrei na Psicopedagogia um caminho para estudar a importância do sujeito pensar sobre o seu próprio processo de aprender, numa visão construtivista de ensino aprendizagem.