Comunicação Social | Jornalismo
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Navegando Comunicação Social | Jornalismo por Assunto "Capas"
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- ItemA construção do sentido: análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e Isto É sobre as manifestações populares em relação ao impeachment em março de 2016(UNISA, 2016) Lopes, Claudimerison de Souza CavalcantiAnálise das capas da Veja, Carta Capital e ISTOÉ sobre as manifestações populares contra e em prol governo Dilma.
- ItemA construção do sentido: análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e Istoé sobre as manisfestações de Março de 2016(UNISA, 2016) Lopes, Claudimerison de Souza CavalcantiEsta monografia consiste na análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e ISTOÉ, sobre as manifestações de março de 2016, período em que várias cidades brasileiras receberam mobilizações populares contra e prol o governo da presidente Dilma Rousseff. O objetivo desse trabalho é analisar o sentido das capas, através da semiótica greimasiana, de linha francesa, que oferece as ferramentas necessárias para traçar o percurso gerativo de sentido, desde a identificação do texto verbal, o visual e o sincrético, a forma em que dialogam entre si, bem como a enunciação e enunciado. Ao se tratar de capa de revistas, é examinado também o plano de conteúdo e o de expressão, topologia e cromatismo, a fim de que o leitor possa fazer uma leitura mais significativa. Para chegar ao objetivo, este trabalho inicia com uma contextualização de duas grandes manifestações: “Diretas Já” e o pedido de impeachment de Fernando Collor, em 1992. Em seguida, é feita uma retrospectiva do surgimento da revista, a revista no Brasil e conceitos semióticos utilizados para a análise. Os autores principais utilizados nesse trabalho são: Greimas, Fiorin (2014); e Fontanille (2016), entre outros. As capas estão inseridas no corpo da monografia, bem como as especificações de quais edições foram escolhidas para análise.