Psicologia
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- ItemTransição à Paternidade: o processo de reconhecimento de sua função(UNISA, 2015) Santos, Ana Paula Valentim Mariano dos; Santos, Liliane Lima dos; Meneses, Rayana Pryscila Marques deAntigamente, nos séculos XVII e XVIII a função paterna era reconhecida pelo papel do homem de prover financeiramente a família e garantir a segurança e estabilidade da mesma, mantendo uma relação autoritária e menos afetuosa com seus filhos. Atualmente, vem se construindo uma nova perspectiva sobre esta função, no qual, este papel está se configurando e adquirindo um novo valor no exercício da paternidade. Devido às mudanças sociais e a transformação do “papel do pai”, os homens estão construindo e percebendo uma nova identidade paterna, podendo assim, assumir um papel mais participativo, porém, este processo está ocorrendo de forma gradual. A construção e o fortalecimento do vínculo emocional entre pai e bebê é um processo que facilita a transição do homem para a paternidade, sendo que esta função pode ser considerada um processo, pois o homem constrói seu novo papel social. O envolvimento e a interação paterna poderão fortalecer a construção do vínculo entre pai e filho, no qual, a qualidade dessa relação irá favorecer o desenvolvimento saudável do filho. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar qualitativamente como os homens sentem e percebem a experiência da paternidade, entender as expectativas geradas e se eles reconhecem o valor de sua função. A hipótese formulada foi de que os homens ainda não reconhecem o significado fortalecedor e a influência de sua função paterna no suporte e participação durante todo o processo da gestação e no desenvolvimento de seus filhos, tendo a percepção de que a função paterna é exclusivamente voltada às responsabilidades financeiras com a família. A amostra foi composta por sete homens que residem na cidade de São Paulo, estavam à espera do primeiro filho a partir do segundo trimestre de gestação, moravam e possuíam relacionamento conjugal com a gestante. Não houve definição da faixa etária, nível socioeconômico e escolaridade. Os sujeitos foram convidados por conveniência a participarem voluntariamente da pesquisa. Os procedimentos foram realizados em locais, dias e horários de acordo com a disponibilidade dos sujeitos. Esta avaliação foi realizada por meio de entrevista semidirigida, entrevista aberta e entrevista compreensiva, no qual, foi realizada a análise de discurso dos sujeitos. Foram agrupadas e categorizadas respostas através do discurso dos indivíduos, para análise qualitativa fundamentada na teoria. Foi analisado através dos resultados a confirmação da hipótese levantada, avaliando-se que os sujeitos não reconhecem o valor de sua função paterna, reconhecem a figura materna como personagem primordial no processo de desenvolvimento da criança.
- ItemServiço-Escola de Psicologia: uma revisão de literatura(UNISA, 2015) Oliveira, Jeremias; Silva, Thawana de Oliveira; Souza, Valéria RibeiroAs práticas desenvolvidas pela instituição de formação em psicologia com o objetivo de aprimorar a formação de seus graduandos foram denominadas “serviços-escola”. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (2013), surgiram juntamente com a regulamentação do profissional psicólogo. Dessa forma, o exercício destes serviços é também parte do cumprimento de exigências legais tanto para a normatização da formação, quanto para a validação do profissional enquanto psicólogo. Este trabalho objetivou buscar, organizar e descrever publicações científicas em plataformas eletrônicas sobre as formas do fazer psicológico em serviços-escola a fim de ampliar a discussão a respeito dos instrumentos e métodos utilizados, além da reflexão acerca do papel da instituição e do sujeito atendido que, neste caso, representa a comunidade. A hipótese formulada foi de que há poucas produções nesta área e as existentes não exploram as variáveis necessárias que contemplem a busca, continuidade e encerramento do processo disponibilizado nas clínicas de serviços- escola. Para a coleta de dados, utilizou-se a busca de trabalhos na biblioteca virtual de artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-Psi), PEPsic, Lilacs e Scientific Eletronic Library Online (Scielo), indexadas desde o ano de 2000 até 2015. Os descritores utilizados foram: serviço-escola e clínica-escola. Foram utilizadas publicações que evidenciam questões que permeiam os processos realizados em clínicas-escolas de psicologia, como a caracterização da clientela atendida pela instituição, os principais objetivos da clínica, triagem, atendimento infantil e evasão. Com base na revisão realizada concluiu-se que em vista da relevância do tema, foram poucas as publicações e obras disponíveis localizadas. A quantidade em questão se torna ainda mais restrita ao considerar as pesquisas e trabalhos recentes ou ainda, que abordem temas pouco ou nunca antes explorados, corroborando uma das hipóteses iniciais sobre a importância da revisão e dos trabalhos de pesquisa sobre os serviços-escola de psicologia
- ItemO tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) através da terapia cognitivo comportamental(UNISA, 2019) Santos, Silvana Reimberg dosO presente trabalho apresenta o tratamento de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e subtipos através Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Tendo em vista que os Transtornos de Ansiedade Generalizada envolvem diversos fatores, tanto em suas causas, quanto no seu tratamento, para colaborar com profissionais e/ou pacientes, esta pesquisa propõem a revisão bibliográfica de estudos realizados referentes ao tratamento com a TCC em quadros de transtornos de ansiedade e a utilização de técnicas de tal abordagem. Assim, efetuaram-se buscas nas bases de dados Scielo e PEPSIC, entre os anos de 2012 a 2019. Desta maneira, foram revisados 18 artigos com propostas de tratamentos para quadros de ansiedade em crianças, adolescentes, adultos e idosos, diferentes tipos de intervenções, instrumentos e tratamentos individuais e em grupo. Concluiu-se que os métodos da TCC apresentaram efetividade no tratamento de transtornos de ansiedade generalizada e outros transtornos de ansiedade resultando com melhoras significativas, e que o tratamento individual se mostra como mais utilizado.
- ItemPsicologia feminista e violência doméstica: uma revisão integrativa(UNISA, 2019) Silva, Myrela Fernanda Santos daO objetivo deste estudo é analisar a produção científica sobre a efetividade da Psicologia Feminista como tratamento para os traumas gerados pela Violência Contra a Mulher. A Violência Contra a Mulher é um problema de saúde pública e uma violação aos direitos humanos, causado e legitimado pela cultura patriarcal e geralmente cometido pelo parceiro íntimo, em ambiente doméstico. É responsável pelo desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, experiências dissociativas e suicídio das vítimas. A Psicologia Feminista, preocupada com a mudança social, é uma área de estudos de gênero e uma forma de tratamento que torna o espaço terapêutico politizado e que assim, foca em proporcionar a emancipação feminina por meio da informação e de estratégias de resistência à violência sofrida; amplia o olhar interseccional para as demais opressões e busca a igualdade entre os sexos. Trata-se de uma revisão integrativa de textos completos, em português e em inglês, com recorte temporal dos últimos quinze anos, recuperados no Google Acadêmico, SciELO, Busca Integrada da USP, BVS-Psi e LILACS. Utilizou-se os descritores: Psicologia Feminista, Violência e Violência contra a Mulher. Os trabalhos revisados explicitam o impacto positivo do acolhimento contextualizado, da escuta diferenciada de gênero, da reflexão sobre o abuso e da fala engajada. Estes fatores proporcionam à mulher uma tomada de consciência, a qual a tira do papel de vítima e permite que a mesma ressignifique as experiências traumáticas. Por fim, a Psicologia Feminista se mostra efetiva, porém se faz necessário produção de mais estudos sobre.
- ItemEspiritualidade nos cuidados paliativos de pacientes oncológicos(2020) Marques, Thayná Cristhina SoaresIntrodução: A espiritualidade como ferramenta aos cuidados paliativos (CP) de pacientes oncológicos, vem sendo cada vez mais abordada e estudada no contexto acadêmico, como integrante da qualidade de vida, além de se tornar uma importante aliada aos profissionais da equipe multidisciplinar de cuidado, em principal o psicólogo ao manejar o impacto biopsiquicosocio-espiritual do diagnóstico terminal. O presente estudo pretendeu analisar que de forma a espiritualidade pode influenciar positivamente no tratamento oncológico e cuidados paliativos e contribuir com a melhora da qualidade de vida destes pacientes. Resultados: Através desta revisão de literatura e dos critérios de inclusão, foram selecionados 29 artigos que respondiam aos objetivos gerais e específicos desta pesquisa. Conclusão: A espiritualidade é utilizada como ferramenta pela equipe de CP como auxiliadora na compreensão do impacto causado pelo diagnóstico e cuidado integral do paciente, possibilita ao profissional psicólogo assistir e intervir integralmente sobre o paciente e sua rede; ao paciente e sua família, a espiritualidade atua como estratégia de enfrentamento, segurança e conforto. O presente estudo encontrou limitações acerca de pesquisas com pacientes infantis/adolescestes e sua rede.
- ItemMalala Yousafzai: um estudo psicanalítico sobre adolescência e ativismo(UNISA, 2021) Gomes, Tawane de OliveiraO presente trabalho, tratando-se de um estudo psicanalítico sobre adolescência e ativismo, buscou apresentar a história da Malala Yousafzai e identificar quais seriam os possíveis conteúdos conscientes e inconscientes que teriam feito a adolescente tornar-se ativista. Para tal, uma pesquisa exploratória foi realizada, contendo, além de estudo de caso, uma revisão bibliográfica acerca da adolescência, ativismo e conteúdos conscientes e inconscientes na psicanálise. Obteve-se como resultado que o ativismo trata-se também de uma característica da adolescência, que aquilo que move o indivíduo está além do que lhe é consciente e pessoal. No caso de Malala, o engajamento nas causas que defende, o direito à educação e à paz, pode ser explicado pela importante identificação com figuras ideais mencionadas ao longo de seu livro, pela influência parental prolongada pelo Superego, pela sublimação das pulsões pelo Ego e pela busca de reconhecimento como característica da adolescência, que faz o adolescente colocar em prática desejos inconscientes do outro.
- ItemO luto familiar pelo diagnóstico do transtorno do espectro autista na visão psicanalítica(UNISA, 2021) Vidal, Alberto de Jesus; Andrade, Isabella Silva deEste trabalho de conclusão de curso teve por finalidade fazer uma revisão bibliográfica sobre o luto familiar trazido pelo diagnóstico do transtorno do espectro autista. Neste, é trazida a compreensão das formas desse espectro, e também a maneira que a família enfrenta essa situação, levando em consideração as fases desse luto como culpa, raiva, barganha, depressão e aceitação. Quando um casal gera um filho, diversas situações circundam esse momento: são criadas esperanças, projetos e uma ansiedade que toma conta dos futuros pais. Criam, nesse momento, expectativas favoráveis sobre o bebê, gerando assim uma ideia de perfeição ou de criança perfeita. No entanto, ao perceberem a diferença de seu bebê em relação a outros considerados típicos, os pais geralmente buscam por um profissional para possíveis esclarecimentos e algum diagnóstico. Frente ao diagnóstico do transtorno de espectro autista (TEA), os processos de luto são iniciados. Este estudo apresentará, então, aspectos de direcionamento quanto ao entendimento do espectro autista e seu diagnóstico, além de outras condições do espectro como o luto e sua elaboração, o papel do psicólogo e formas de tratamento na perspectiva psicanalítica
- ItemA violência sexual no período da adolescência à luz da psicanálise(UNISA, 2021) Souza, Carla CamposA violência sexual é praticada desde a antiguidade, mas atualmente é considerada como um problema de saúde pública devido ser acometida distintivamente do contexto cultural, social e econômico, sendo capaz de causar danos irreversíveis na vida da vítima. A violência sexual é praticada geralmente através de contatos físicos, assédios verbais, exibicionismo, voyeurismo e também situações de pornografia envolvendo algum órgão sexual, seja da vítima ou do agressor. Identificou-se que a adolescência é um período de inúmeras instabilidades, inseguranças e vulnerabilidades que estão diretamente relacionadas no segmento da construção da identidade do indivíduo. Para a psicanálise, a adolescência é um dos períodos mais atípicos na vida do sujeito, principalmente quando vivenciada a violência sexual no contexto intra e/ou extrafamiliar. Pois, essa violência pode influenciar no processo de maturação do aparelho psíquico, de modo a afetar a vida das vítimas, acarretando futuramente possíveis traumas e afetamento à saúde do adolescente, consequências encontradas no discurso dos autores estudados.
- ItemHomofobia no futebol masculino: um olhar psicanalítico(UNISA, 2021) Aquino, Camila Camargo deTendo em vista a ausência de atletas masculinos homossexuais assumidos no futebol, pesquisa-se sobre a homofobia no futebol masculino, a fim de conhecer e analisar, a partir da literatura psicanalítica, os motivos e as implicações para que o atleta masculino, jogador de futebol, não assuma o próprio desejo quando seu objeto de investimento libidinal é alguém do mesmo sexo. Para tanto, é necessário analisar a homofobia e o contexto histórico no futebol, a psicanálise e sua relação com o desejo e a identificação projetiva. Realiza-se então, uma pesquisa exploratória qualitativa, onde foram analisados 20 livros temáticos, 2 dissertações de mestrado, 1 tese de doutorado e 3 artigos sendo esses publicados entre 1995-2016 indexados nas bases de dados SCIEPUB, SCIELO, Biblioteca Digital da USP, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico. Diante disso, conclui-se que alguns motivos para o atleta masculino não assumir o desejo homossexual nesse contexto é de que o mundo do futebol é pautado na virilidade triunfante, o sujeito pode não dar conta de reconhecer o próprio desejo e acaba reprimindo-o e o jogador de futebol é uma imagem projetada da própria torcida.
- ItemTransexualidade e seus impactos emocionais: uma compreensão cognitivo-comportamental do filme “Meu nome é Ray”(UNISA, 2021) Silva, Gabrielly Alvino Barbosa da; Vieira. Keila da Silva; Santos, Sandyla da SilvaA transexualidade é definida pela incongruência entre o sexo biológico e identificação de gênero. A identificação do sexo é definida por características biológicas. A identificação de gênero é a forma como a pessoa se identifica no mundo, nem sempre em acordo com o sexo biológico. A orientação sexual está diretamente relacionada às formas de atração afetiva e sexual. Esta incongruência pode trazer sofrimento e a terapia cognitivo-comportamental (TCC) terá como objetivo colaborar para que o indivíduo transexual consiga desenvolver estabilidade, satisfação e aceitação. O trabalho tem como objetivo analisar através da perspectiva da abordagem cognitivo comportamental a personagem (Romana), do filme “Meu nome é Ray", salientando impactos emocionais designados a sua percepção de identidade de gênero. Trata-se de estudo qualitativo de análise de conteúdo sobre o filme “Meu nome é Ray” — enfocando o personagem Ray, para isso será utilizada a abordagem cognitivo comportamental. Por meio da conceituação cognitivo-comportamental do caso Ray, um adolescente que não se sente pertencente ao corpo feminino, no qual nasceu, pode-se considerar a hipótese diagnóstica de Disforia de Gênero, visto cumprir o critério de incongruência acentuada entre o gênero de origem e o gênero experimentado/expresso, que gerou a necessidade de realizar a redesignação sexual, porém isso gerou sintomas emocionais e comportamentais em resposta a um estressor identificável (conseguir o consentimento do pai), o que pode o ter levado ao transtorno de adaptação (APA, 2014). A compreensão cognitivo-comportamental identificou um comportamento associado a disforia de gênero, que foi o de colocar uma faixa para cobrir os seios para que pudesse se apresentar como um garoto, visto pensar “estou condenado a um corpo que não reconheço” o que indica a provável suposição “se eu fizer as mudanças físicas, então serei reconhecido como sou”, e uma ideia central sobre si “Sou defeituoso e estranho”, gerando frustração, sofrimento sintomas de depressão e ansiedade. Os impactos emocionas vivenciados pelos transexuais tem dimensão multifatorial, devendo ser levando em consideração a auto discriminação, empregabilidade preconizada e relação familiar conflituosa.
- ItemRuído nas comunicações interpessoais e suas consequências(UNISA, 2021) Morabito, Andressa OlivieriA comunicação é o caminho para que aconteçam as relações sociais, familiares e amorosas, ela permite que as pessoas possam entrar em contato com o outro para partilharem algo, pois a comunicação não é somente palavras, mas também a transmissão de sentimentos. Quando se transmite uma mensagem/sentimento, podem acontecer ruídos na comunicação. Essa pesquisa é de caráter exploratório e de natureza qualitativa, teve como objetivo identificar os fatores que provocam ruídos nas comunicações interpessoais e as consequências que podem emergir de uma boa ou má comunicação. Para levantar os fatores que provocam ruído nas comunicações foram utilizadas 10 cenas do filme Good Will Hunting, traduzido para o português como Gênio Indomável. Os principais fatores foram o ambiente conturbado, a cultura sócio histórica, a falta de autoconhecimento, os tipos de linguagem e o estado emocional do indivíduo no momento da comunicação. É sempre bom lembrar que as relações são compostas por duas ou mais pessoas e que estas precisam estar em congruência para que o ruído não aconteça, ou seja, os interlocutores precisam ter a percepção de seus sentimentos e do autoconhecimento para que tenham consciência do momento presente. Todo indivíduo nasce e cresce com uma certa agressividade e o processo terapêutico ajuda-o a entrar em contato com sua própria história, ressignificando-a, e é exatamente o que acontece com o personagem Will, no filme explorado. Sua evolução foi tão grande, que no final ele conseguiu se comunicar e se perceber melhor. Através do estudo, pode-se compreender o quanto as relações interpessoais e as demais relações são importantes para o desenvolvimento da comunicação.
- ItemAnsiedade em crianças do ensino fundamental I em tempos de pandemia(UNISA, 2021) Queiroz, Letícia de RossiA ansiedade patológica, é caracterizada como um transtorno que implica em alterações comportamentais, respostas emocionais de medo e ansiedade. No contexto da pandemia por covid-19, ocorreu uma série de mudanças como redução das relações sociais, diminuição de renda, desemprego, agravamento das violências domésticas e restrição ao convívio escolar. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi compreender a ansiedade em crianças durante a pandemia, na fase inicial do Ensino Fundamental I (terceira infância), apresentando os aspectos conceituais da ansiedade e suas implicações para o desenvolvimento holístico da criança. O método utilizado foi a revisão bibliográfica integrativa, em estudos divulgados nos últimos dois anos, corroborado com fundamentação em autores como Piaget, Vygotsky e Wallon; e a psicopatologia de ansiedade na infância pelo viés da abordagem socioconstrutivista. No presente estudo, sete artigos foram utilizados para discutir o impacto social nas crianças na fase da terceira infância, em função do cenário de pandemia por COVID-19. Na terceira infância, os transtornos de ansiedade são considerados mais comuns, considerando que neste estágio o sujeito está mais vulnerável aos eventos estressores relacionados a conflitos em contexto familiar (divórcio dos pais, exposição a violência) e contexto social que envolve situações como bullying, exigência no rendimento escolar, preocupação com mudanças corporais etc. Na discussão dos resultados se observou que o isolamento social, tem levantado questões sobre limitações de autonomia, tolerância as frustrações frente as mudanças, e o manejo das emoções que naturalmente tem impelido dúvida e medo. Nesse cenário, se sobressaíram situações estressoras, como o aumento da violência doméstica, aumenta do tempo de uso de tela digital, dificuldade financeira para subsistência, redução do lazer, dos atendimentos especializados e do convívio social. Todos esses, elementos que preconizam a irritabilidade, depressão, agitação, insônia, tristeza, medo, tédio, solidão, agressividade, alteração de apetite e inclusive a ansiedade. Os transtornos de ansiedade e fatores associados ao contexto pandêmico, com o público infantil, especialmente na terceira infância, se revelou através nos estudos de forma corroborativa, quando apontado a vulnerabilidade das crianças/adolescentes, em função da ausência e restrição das conexões sociais. Em conclusão, o contexto da pandemia por COVID-19, se caracteriza como um cenário novo e de repercussões desconhecidas, contudo, as alterações comportamentais, manifestações somáticas e os quadros comorbidos à ansiedade, revelaram que são reais nos prejuízos a saúde mental das crianças.
- ItemOs lutos real e simbólico em tempos de pandemia da covid-19 sob o olhar da psicanálise(UNISA, 2021) Pereira, Celso VenterO objetivo deste trabalho foi promover reflexões sob o ponto de vista psicanalítico acerca do luto, este de ordem real ou simbólica, em meio ao contexto da pandemia. Qualquer conclusão poderia soar demasiadamente precipitada, visto que o material disponível ainda carece de um arcabouço mais robusto e que os trabalhos publicados ainda apresentam uma visão muito embrionária dos fatos, até porque ainda estamos em meio ao processo, sem o distanciamento do tempo e espaço necessários para conseguirmos produzir o fechamento desta discussão. Cabe ainda salientar que o material disponível, embora já existam artigos de ordem científica abordando a questão da COVID-19 em suas mais variadas vertentes, poucos se utilizam da psicanálise para promover as reflexões e os estudos de maneira geral. Esta foi a razão pela qual utilizamos alguns artigos que tratam sobre o luto, mas não necessariamente sob a égide psicanalítica, movimento que realizamos para não deixar a discussão esvaziada e com a percepção de que as ideias eram pertinentes e dialogavam com o tema. Apesar disso, foi-nos possível discutir o luto e a melancolia diante de uma realidade que exacerba desigualdades, jogando luz às implicações psíquicas oriundas das ausências, principalmente a dos rituais funerários, dificultando o desinvestimento libidinal para que o ego possa buscar outros objetos de desejo. Portanto, a conclusão primaz deste trabalho é que se faz necessário mais estudos sob a temática do luto e suas consequências na sociedade acometida pela pandemia, e com autores que se utilizem do referencial teórico psicanalítico.
- ItemViolência de estado e o genocídio da juventude negra: uma revisão de literatura(UNISA, 2021) Maria, Pedro Henrique Pereira LemosO presente trabalho aborda a relação do Estado com a Juventude negra que vive no Brasil, sobretudo os aspectos relacionados à violência. Considera-se aqui, a violência como um fenômeno complexo que perpassa as relações sociais, e por meio do referencial teórico e metodológico da Psicologia Social Crítica, compreendendo que a sua constituição possui bases históricas que se materializam na vida cotidiana. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura integrativa, por meio da qual foi possível identificar que são poucas as pesquisas que visam pensar a temática no país, além de apontar para uma divergência de significados entre pesquisas que tratam da temática a partir da perspectiva de genocídio daquelas que tratam sobre violência.
- ItemA projeção no discurso de ódio do hater nas redes sociais(UNISA, 2021) Xavier, Alicia Marques de MatosO presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma reflexão, a partir da literatura psicanalítica, sobre as projeções no discurso manifesto do “Hater”. Para isso, foi elaborado um estudo exploratório a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema. O Hater é aquele que se manifesta nas redes sociais com a intenção de criticar, ofender, diminuir, agredir uma pessoa ou um grupo, através de comentários nas diferentes mídias e redes sociais. Esses comentários quando carregados de intolerâncias, discrimiação, intimidação, segregação e ofensivo os demais usuários são caracterizados como discurso de ódio. À luz da psicanálise é possível analisar os conteúdos projetivos no discurso do sujeito, isto é, verificar conteúdos latentes que se referem mais ao remetente do que ao destinatário. Ao decorrer do trabalho, será possível verificar algumas causas dessa suposta liberdade que um sujeito presume ter para direcionar palavras ofensivas aos usuários das redes, uma vez que parece não haver fronteiras que o limite. As bases metodológicas utilizadas para este estudo exploratório foram SCIELO, Pepsic e Pearson. Concluiu -se que o discurso do Hater fala mais sobre si do que do outro.
- ItemA espiritualidade na saúde mental e a pandemia da COVID-19: revisão de literatura nacional(UNISA, 2021) Santos, Elisangela Dias dosA espiritualidade vem ganhando enfoque nas pesquisas em relação à saúde mental. Objetivo: Este estudo visou identificar quais são os impactos da espiritualidade na saúde mental dos indivíduos e também as variáveis da espiritualidade e saúde mental no contexto da pandemia da covid-19. Método: Trata-se de uma revisão de literatura nacional, emergindo as bases de dados Scielo, Lilacs e BVS. As pesquisas de espiritualidade e saúde mental foram entre os anos de 2015 a 2021 e as pesquisas da covid-19 posterior ao ano de 2019. Resultados: Verificou-se que a espiritualidade promove impactos positivos na saúde mental e no enfrentamento da pandemia do covid-19, sendo a resiliência, esperança, sentido da vida e bem-estar os mais apontados pelos presentes resultados. Dos 32 artigos analisados, apenas um artigo não foi conclusivo e também um artigo apresentou além do resultado positivo, um aspecto negativo que seriam as crenças negativas que podem ser causadoras de alguma pertubação. Conclusão: Evidenciou-se que a espiritualidade exerce influências positivas sobre a saúde psíquica das pessoas e em relação à pandemia da covid-19 a espiritualidade surge como forma de esperança e resiliência.
- ItemOs lutos real e simbólico em tempos de pandemia da covid-19 sob o olhar da psicanálise(UNISA, 2021) Pereira, Celso Venter; Sobral, Karla Roberta LunaO objetivo deste trabalho foi promover reflexões sob o ponto de vista psicanalítico acerca do luto, este de ordem real ou simbólica, em meio ao contexto da pandemia. Qualquer conclusão poderia soar demasiadamente precipitada, visto que o material disponível ainda carece de um arcabouço mais robusto e que os trabalhos publicados ainda apresentam uma visão muito embrionária dos fatos, até porque ainda estamos em meio ao processo, sem o distanciamento do tempo e espaço necessários para conseguirmos produzir o fechamento desta discussão. Cabe ainda salientar que o material disponível, embora já existam artigos de ordem científica abordando a questão da COVID-19 em suas mais variadas vertentes, poucos se utilizam da psicanálise para promover as reflexões e os estudos de maneira geral. Esta foi a razão pela qual utilizamos alguns artigos que tratam sobre o luto, mas não necessariamente sob a égide psicanalítica, movimento que realizamos para não deixar a discussão esvaziada e com a percepção de que as ideias eram pertinentes e dialogavam com o tema. Apesar disso, foi-nos possível discutir o luto e a melancolia diante de uma realidade que exacerba desigualdades, jogando luz às implicações psíquicas oriundas das ausências, principalmente a dos rituais funerários, dificultando o desinvestimento libidinal para que o ego possa buscar outros objetos de desejo. Portanto, a conclusão primaz deste trabalho é que se faz necessário mais estudos sob a temática do luto e suas consequências na sociedade acometida pela pandemia, e com autores que se utilizem do referencial teórico psicanalítico.
- ItemTransplante hepático: um olhar no papel da psicologia nos cuidados dos pacientes na fila de espera(UNISA, 2021) Silva, Ivanice Barros de Deus daEsse trabalho tem por objetivo lançar luz no papel da Psicologia no que se refere aos cuidados dos pacientes que se encontram na fila de espera para o transplante hepático, tendo como base os manuais de alguns hospitais públicos e privado do estado de São Paulo e o Manual Geral da Associação Brasileira de Hepatologia e Manual de Cuidados intensivos em Hepatologia. O transplante de fígado é uma cirurgia que está entre as mais difíceis dos procedimentos cirúrgicos. Sendo que seu resultado favorável depende de muitas variáveis, como, por exemplo, do estado psicológico do paciente, da causa da doença e do diagnóstico de base. Depende, também, do resultado de sua extensão e do nível das condições de saúde fisiológicas, bem como de uma completa base hospitalar alicerçada por uma equipe com enfoque multiprofissional e interdisciplinar, destacando-se, além dos médicos e dos psicólogos, os dentistas, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas entre outros. O bom trabalho da equipe é fundamental para o sucesso do procedimento e a melhora da condição de vida do paciente. Neste sentido, a Psicologia, sob a vertente da Psicanálise, coloca-se como parte imprescindível nesse processo, ao tratar o paciente no que se refere à sua saúde mental, trabalhando com a subjetividade e elaboração das fantasias oriundas desse procedimento, em consonância com a saúde física.
- ItemDemandas emocionais da mulher: uma compreensão cognitivo-comportamental da personagem Allison Torres no filme “Dia do sim”(UNISA, 2021) Santos, Ana Paula Rocha; Dias, Paloma Roberta SilvaNa presente produção acadêmica, busca-se discutir sobre as demandas emocionais da mulher, considerando que, por muito tempo, o gênero feminino foi considerado “frágil”, a partir da construção social, tendo como plano de fundo o machismo e a misoginia, que podem ser concebidos como uma herança grega. O objetivo da presente pesquisa foi realizar uma compreensão cognitivo-comportamental da personagem Allison Torres, mãe de três filhos e protagonista do filme “Dia do Sim”. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa, bibliográfica e estudo de caso da personagem “Allison Torres” do filme “Dia do Sim”, por meio da abordagem cognitivo-comportamental. Foram obtidos os seguintes resultados e discussões: Allison, mulher, cerca de 40 anos, casada, mãe de três filhos (14, 11 e 4 anos). A maternidade se torna um desafio, visto que interrompeu sua carreira profissional. E, ao perceber sua autoanulação, se sente frustrada. Tal sentimento negativo representa insucesso/tristeza ao não atingir algo pretendido (Moura e Pasquali, 2006), percebido em: “você é o pai legal” e “isso não é justo, eu me ouço falando e nem eu gostaria de me ouvir”. Além disso, Allison tem a tendência de catastrofização. A distorção cognitiva faz com que o paciente preveja o pior sobre as situações. Ao impedir que a filha mais velha vá ao show sozinha, dispara: “O que ela está pensando? Só tem 14 anos, esses lugares são perigosos. Eu não posso permitir que faça algo arriscado”, “Eu só queria que ela entendesse que é a nossa menininha”. A persistência da raiva é uma indicação de estar se sentindo injustiçada, o que ativa sua ideia central sobre si “Eu não sou boa suficiente”. Considerando a busca de direitos e o status da mulher contemporânea, conclui-se que, sobretudo, as mães são submetidas a jornadas de trabalho e cargas emocionais extremas em prol da família, filhos, casamento e, por vezes, conciliando com o trabalho formal. O estudo de caso possibilitou perceber que Allison sofre uma sobrecarga emocional por acumular os papéis de pai e mãe, o que a faz questionar quem foi, quem é e quem quer ser na relação com os filhos, esposo e mundo. A crença de desvalor “eu não sou uma boa suficiente” é presente na mulher contemporânea, considerando as inúmeras exigências a que é submetida.
- ItemA tragédia, o humor e a catarse diante da moralidade: análise do filme “Coringa” à luz da psicanálise(UNISA, 2021) Dias, Ana Paula SilvaO trabalho teve como objetivo analisar, à luz da psicanálise, o riso e a risada subjacentes aos discursos manifestos e contextos vividos pelo personagem Arthur Fleck, no filme “Coringa”, de 2019. A obra suscitou importantes temáticas da vida social, como: maternidade; violência; condenação; solidão; e pertencimento. As quais propiciaram as principais noções resultantes da pesquisa: a tragédia da vida; o humor como enfrentamento; e a catarse. Para isso, foi utilizada a metodologia de pesquisa exploratória, a fim de investigar a correlação entre o humor, a tragédia e a moral sob o olhar psicanalítico. Concluiu se que Arthur, a partir do retorno às arqueologias dos sintomas, sai de um cotidiano repetivo e elabora um novo futuro, rompendo sua busca pelo pertencimento social em prol da realização de seus desejos subjetivos.