Psicologia
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- ItemTransição à Paternidade: o processo de reconhecimento de sua função(UNISA, 2015) Santos, Ana Paula Valentim Mariano dos; Santos, Liliane Lima dos; Meneses, Rayana Pryscila Marques deAntigamente, nos séculos XVII e XVIII a função paterna era reconhecida pelo papel do homem de prover financeiramente a família e garantir a segurança e estabilidade da mesma, mantendo uma relação autoritária e menos afetuosa com seus filhos. Atualmente, vem se construindo uma nova perspectiva sobre esta função, no qual, este papel está se configurando e adquirindo um novo valor no exercício da paternidade. Devido às mudanças sociais e a transformação do “papel do pai”, os homens estão construindo e percebendo uma nova identidade paterna, podendo assim, assumir um papel mais participativo, porém, este processo está ocorrendo de forma gradual. A construção e o fortalecimento do vínculo emocional entre pai e bebê é um processo que facilita a transição do homem para a paternidade, sendo que esta função pode ser considerada um processo, pois o homem constrói seu novo papel social. O envolvimento e a interação paterna poderão fortalecer a construção do vínculo entre pai e filho, no qual, a qualidade dessa relação irá favorecer o desenvolvimento saudável do filho. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar qualitativamente como os homens sentem e percebem a experiência da paternidade, entender as expectativas geradas e se eles reconhecem o valor de sua função. A hipótese formulada foi de que os homens ainda não reconhecem o significado fortalecedor e a influência de sua função paterna no suporte e participação durante todo o processo da gestação e no desenvolvimento de seus filhos, tendo a percepção de que a função paterna é exclusivamente voltada às responsabilidades financeiras com a família. A amostra foi composta por sete homens que residem na cidade de São Paulo, estavam à espera do primeiro filho a partir do segundo trimestre de gestação, moravam e possuíam relacionamento conjugal com a gestante. Não houve definição da faixa etária, nível socioeconômico e escolaridade. Os sujeitos foram convidados por conveniência a participarem voluntariamente da pesquisa. Os procedimentos foram realizados em locais, dias e horários de acordo com a disponibilidade dos sujeitos. Esta avaliação foi realizada por meio de entrevista semidirigida, entrevista aberta e entrevista compreensiva, no qual, foi realizada a análise de discurso dos sujeitos. Foram agrupadas e categorizadas respostas através do discurso dos indivíduos, para análise qualitativa fundamentada na teoria. Foi analisado através dos resultados a confirmação da hipótese levantada, avaliando-se que os sujeitos não reconhecem o valor de sua função paterna, reconhecem a figura materna como personagem primordial no processo de desenvolvimento da criança.
- ItemServiço-Escola de Psicologia: uma revisão de literatura(UNISA, 2015) Oliveira, Jeremias; Silva, Thawana de Oliveira; Souza, Valéria RibeiroAs práticas desenvolvidas pela instituição de formação em psicologia com o objetivo de aprimorar a formação de seus graduandos foram denominadas “serviços-escola”. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (2013), surgiram juntamente com a regulamentação do profissional psicólogo. Dessa forma, o exercício destes serviços é também parte do cumprimento de exigências legais tanto para a normatização da formação, quanto para a validação do profissional enquanto psicólogo. Este trabalho objetivou buscar, organizar e descrever publicações científicas em plataformas eletrônicas sobre as formas do fazer psicológico em serviços-escola a fim de ampliar a discussão a respeito dos instrumentos e métodos utilizados, além da reflexão acerca do papel da instituição e do sujeito atendido que, neste caso, representa a comunidade. A hipótese formulada foi de que há poucas produções nesta área e as existentes não exploram as variáveis necessárias que contemplem a busca, continuidade e encerramento do processo disponibilizado nas clínicas de serviços- escola. Para a coleta de dados, utilizou-se a busca de trabalhos na biblioteca virtual de artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-Psi), PEPsic, Lilacs e Scientific Eletronic Library Online (Scielo), indexadas desde o ano de 2000 até 2015. Os descritores utilizados foram: serviço-escola e clínica-escola. Foram utilizadas publicações que evidenciam questões que permeiam os processos realizados em clínicas-escolas de psicologia, como a caracterização da clientela atendida pela instituição, os principais objetivos da clínica, triagem, atendimento infantil e evasão. Com base na revisão realizada concluiu-se que em vista da relevância do tema, foram poucas as publicações e obras disponíveis localizadas. A quantidade em questão se torna ainda mais restrita ao considerar as pesquisas e trabalhos recentes ou ainda, que abordem temas pouco ou nunca antes explorados, corroborando uma das hipóteses iniciais sobre a importância da revisão e dos trabalhos de pesquisa sobre os serviços-escola de psicologia
- ItemO tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) através da terapia cognitivo comportamental(UNISA, 2019) Santos, Silvana Reimberg dosO presente trabalho apresenta o tratamento de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e subtipos através Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Tendo em vista que os Transtornos de Ansiedade Generalizada envolvem diversos fatores, tanto em suas causas, quanto no seu tratamento, para colaborar com profissionais e/ou pacientes, esta pesquisa propõem a revisão bibliográfica de estudos realizados referentes ao tratamento com a TCC em quadros de transtornos de ansiedade e a utilização de técnicas de tal abordagem. Assim, efetuaram-se buscas nas bases de dados Scielo e PEPSIC, entre os anos de 2012 a 2019. Desta maneira, foram revisados 18 artigos com propostas de tratamentos para quadros de ansiedade em crianças, adolescentes, adultos e idosos, diferentes tipos de intervenções, instrumentos e tratamentos individuais e em grupo. Concluiu-se que os métodos da TCC apresentaram efetividade no tratamento de transtornos de ansiedade generalizada e outros transtornos de ansiedade resultando com melhoras significativas, e que o tratamento individual se mostra como mais utilizado.
- ItemPsicologia feminista e violência doméstica: uma revisão integrativa(UNISA, 2019) Silva, Myrela Fernanda Santos daO objetivo deste estudo é analisar a produção científica sobre a efetividade da Psicologia Feminista como tratamento para os traumas gerados pela Violência Contra a Mulher. A Violência Contra a Mulher é um problema de saúde pública e uma violação aos direitos humanos, causado e legitimado pela cultura patriarcal e geralmente cometido pelo parceiro íntimo, em ambiente doméstico. É responsável pelo desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, experiências dissociativas e suicídio das vítimas. A Psicologia Feminista, preocupada com a mudança social, é uma área de estudos de gênero e uma forma de tratamento que torna o espaço terapêutico politizado e que assim, foca em proporcionar a emancipação feminina por meio da informação e de estratégias de resistência à violência sofrida; amplia o olhar interseccional para as demais opressões e busca a igualdade entre os sexos. Trata-se de uma revisão integrativa de textos completos, em português e em inglês, com recorte temporal dos últimos quinze anos, recuperados no Google Acadêmico, SciELO, Busca Integrada da USP, BVS-Psi e LILACS. Utilizou-se os descritores: Psicologia Feminista, Violência e Violência contra a Mulher. Os trabalhos revisados explicitam o impacto positivo do acolhimento contextualizado, da escuta diferenciada de gênero, da reflexão sobre o abuso e da fala engajada. Estes fatores proporcionam à mulher uma tomada de consciência, a qual a tira do papel de vítima e permite que a mesma ressignifique as experiências traumáticas. Por fim, a Psicologia Feminista se mostra efetiva, porém se faz necessário produção de mais estudos sobre.
- ItemEspiritualidade nos cuidados paliativos de pacientes oncológicos(2020) Marques, Thayná Cristhina SoaresA espiritualidade como ferramenta aos cuidados paliativos de pacientes oncológicos vem sendo cada vez mais abordada e estudada no contexto acadêmico como integrante da qualidade de vida, além de uma importante aliada a profissionais da equipe multidisciplinar de cuidado, em principal o psicólogo, ao manejar o impacto biopsicossocioespiritual do diagnóstico terminal.
- ItemHomofobia no futebol masculino: um olhar psicanalítico(UNISA, 2021) Aquino, Camila Camargo deTendo em vista a ausência de atletas masculinos homossexuais assumidos no futebol, pesquisa-se sobre a homofobia no futebol masculino, a fim de conhecer e analisar, a partir da literatura psicanalítica, os motivos e as implicações para que o atleta masculino, jogador de futebol, não assuma o próprio desejo quando seu objeto de investimento libidinal é alguém do mesmo sexo. Para tanto, é necessário analisar a homofobia e o contexto histórico no futebol, a psicanálise e sua relação com o desejo e a identificação projetiva. Realiza-se então, uma pesquisa exploratória qualitativa, onde foram analisados 20 livros temáticos, 2 dissertações de mestrado, 1 tese de doutorado e 3 artigos sendo esses publicados entre 1995-2016 indexados nas bases de dados SCIEPUB, SCIELO, Biblioteca Digital da USP, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico. Diante disso, conclui-se que alguns motivos para o atleta masculino não assumir o desejo homossexual nesse contexto é de que o mundo do futebol é pautado na virilidade triunfante, o sujeito pode não dar conta de reconhecer o próprio desejo e acaba reprimindo-o e o jogador de futebol é uma imagem projetada da própria torcida.
- ItemTransexualidade e seus impactos emocionais: uma compreensão cognitivo-comportamental do filme “Meu nome é Ray”(UNISA, 2021) Silva, Gabrielly Alvino Barbosa da; Vieira. Keila da Silva; Santos, Sandyla da SilvaA transexualidade é definida pela incongruência entre o sexo biológico e identificação de gênero. A identificação do sexo é definida por características biológicas. A identificação de gênero é a forma como a pessoa se identifica no mundo, nem sempre em acordo com o sexo biológico. A orientação sexual está diretamente relacionada às formas de atração afetiva e sexual. Esta incongruência pode trazer sofrimento e a terapia cognitivo-comportamental (TCC) terá como objetivo colaborar para que o indivíduo transexual consiga desenvolver estabilidade, satisfação e aceitação. O trabalho tem como objetivo analisar através da perspectiva da abordagem cognitivo comportamental a personagem (Romana), do filme “Meu nome é Ray", salientando impactos emocionais designados a sua percepção de identidade de gênero. Trata-se de estudo qualitativo de análise de conteúdo sobre o filme “Meu nome é Ray” — enfocando o personagem Ray, para isso será utilizada a abordagem cognitivo comportamental. Por meio da conceituação cognitivo-comportamental do caso Ray, um adolescente que não se sente pertencente ao corpo feminino, no qual nasceu, pode-se considerar a hipótese diagnóstica de Disforia de Gênero, visto cumprir o critério de incongruência acentuada entre o gênero de origem e o gênero experimentado/expresso, que gerou a necessidade de realizar a redesignação sexual, porém isso gerou sintomas emocionais e comportamentais em resposta a um estressor identificável (conseguir o consentimento do pai), o que pode o ter levado ao transtorno de adaptação (APA, 2014). A compreensão cognitivo-comportamental identificou um comportamento associado a disforia de gênero, que foi o de colocar uma faixa para cobrir os seios para que pudesse se apresentar como um garoto, visto pensar “estou condenado a um corpo que não reconheço” o que indica a provável suposição “se eu fizer as mudanças físicas, então serei reconhecido como sou”, e uma ideia central sobre si “Sou defeituoso e estranho”, gerando frustração, sofrimento sintomas de depressão e ansiedade. Os impactos emocionas vivenciados pelos transexuais tem dimensão multifatorial, devendo ser levando em consideração a auto discriminação, empregabilidade preconizada e relação familiar conflituosa.
- ItemOs estilos parentais e sua relação com as habilidades sociais do adolescente(UNISA, 2021) Araújo, Adélia Mendes de; Pereira, Emily KelleRevisão bibliográfica que busca apresentar a importância do contexto familiar e como os estilos parentais são de grande valia para o desenvolvimento das habilidades sociais do adolescente e como o estilo aplicado pode afetar em suas relações sociais. Tendo como objetivo identificar estudos sobre os temas adolescência, quais os estilos mais frequentes, as habilidades sociais e se ha hipótese diagnostica. Buscou-se para este estudo apenas pesquisas de campo ou intervenção, com textos completos em português excluindo os artigos com títulos e resumos que não estiveram relacionados aos temas, artigos de estado da arte e revisão de leitura. O estilo parental negligente, está intimamente ligado a sinais depressivos, tendo como déficit e, habilidades sociais a comunicação verbal e a sociabilização. Conclui-se que a depressão é uma das doenças que prevalece nesses adolescentes quando se há pais/cuidadores negligentes com sua educação. As pesquisas realizadas sobre tais assuntos, tem como objetivo buscar as causas e o estilo empregados pelos pais/cuidadores, porém não apresentam técnicas para intervir nestes comportamentos.
- ItemRuído nas comunicações interpessoais e suas consequências(UNISA, 2021) Morabito, Andressa OlivieriA comunicação é o caminho para que aconteçam as relações sociais, familiares e amorosas, ela permite que as pessoas possam entrar em contato com o outro para partilharem algo, pois a comunicação não é somente palavras, mas também a transmissão de sentimentos. Quando se transmite uma mensagem/sentimento, podem acontecer ruídos na comunicação. Essa pesquisa é de caráter exploratório e de natureza qualitativa, teve como objetivo identificar os fatores que provocam ruídos nas comunicações interpessoais e as consequências que podem emergir de uma boa ou má comunicação. Para levantar os fatores que provocam ruído nas comunicações foram utilizadas 10 cenas do filme Good Will Hunting, traduzido para o português como Gênio Indomável. Os principais fatores foram o ambiente conturbado, a cultura sócio histórica, a falta de autoconhecimento, os tipos de linguagem e o estado emocional do indivíduo no momento da comunicação. É sempre bom lembrar que as relações são compostas por duas ou mais pessoas e que estas precisam estar em congruência para que o ruído não aconteça, ou seja, os interlocutores precisam ter a percepção de seus sentimentos e do autoconhecimento para que tenham consciência do momento presente. Todo indivíduo nasce e cresce com uma certa agressividade e o processo terapêutico ajuda-o a entrar em contato com sua própria história, ressignificando-a, e é exatamente o que acontece com o personagem Will, no filme explorado. Sua evolução foi tão grande, que no final ele conseguiu se comunicar e se perceber melhor. Através do estudo, pode-se compreender o quanto as relações interpessoais e as demais relações são importantes para o desenvolvimento da comunicação.
- ItemAnsiedade em crianças do ensino fundamental I em tempos de pandemia(UNISA, 2021) Queiroz, Letícia de RossiA ansiedade patológica, é caracterizada como um transtorno que implica em alterações comportamentais, respostas emocionais de medo e ansiedade. No contexto da pandemia por covid-19, ocorreu uma série de mudanças como redução das relações sociais, diminuição de renda, desemprego, agravamento das violências domésticas e restrição ao convívio escolar. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi compreender a ansiedade em crianças durante a pandemia, na fase inicial do Ensino Fundamental I (terceira infância), apresentando os aspectos conceituais da ansiedade e suas implicações para o desenvolvimento holístico da criança. O método utilizado foi a revisão bibliográfica integrativa, em estudos divulgados nos últimos dois anos, corroborado com fundamentação em autores como Piaget, Vygotsky e Wallon; e a psicopatologia de ansiedade na infância pelo viés da abordagem socioconstrutivista. No presente estudo, sete artigos foram utilizados para discutir o impacto social nas crianças na fase da terceira infância, em função do cenário de pandemia por COVID-19. Na terceira infância, os transtornos de ansiedade são considerados mais comuns, considerando que neste estágio o sujeito está mais vulnerável aos eventos estressores relacionados a conflitos em contexto familiar (divórcio dos pais, exposição a violência) e contexto social que envolve situações como bullying, exigência no rendimento escolar, preocupação com mudanças corporais etc. Na discussão dos resultados se observou que o isolamento social, tem levantado questões sobre limitações de autonomia, tolerância as frustrações frente as mudanças, e o manejo das emoções que naturalmente tem impelido dúvida e medo. Nesse cenário, se sobressaíram situações estressoras, como o aumento da violência doméstica, aumenta do tempo de uso de tela digital, dificuldade financeira para subsistência, redução do lazer, dos atendimentos especializados e do convívio social. Todos esses, elementos que preconizam a irritabilidade, depressão, agitação, insônia, tristeza, medo, tédio, solidão, agressividade, alteração de apetite e inclusive a ansiedade. Os transtornos de ansiedade e fatores associados ao contexto pandêmico, com o público infantil, especialmente na terceira infância, se revelou através nos estudos de forma corroborativa, quando apontado a vulnerabilidade das crianças/adolescentes, em função da ausência e restrição das conexões sociais. Em conclusão, o contexto da pandemia por COVID-19, se caracteriza como um cenário novo e de repercussões desconhecidas, contudo, as alterações comportamentais, manifestações somáticas e os quadros comorbidos à ansiedade, revelaram que são reais nos prejuízos a saúde mental das crianças.
- ItemA relevância da relação mãe–bebê e como esta afeta a vida do indivíduo(UNISA, 2021) Gomes, Bianca NaaraAtravés da abordagem psicanalítica, a presente pesquisa pretende discorrer sobre a relação mãe–bebê, sua importância para o desenvolvimento psíquico, físico e emocional do indivíduo, como ela afeta a personalidade deste, além de interferir nas demais relações no decorrer da vida. Para isto foram utilizados livros e artigos buscados em plataformas acadêmicas digitais, baseando-se principalmente nas teorias dos autores: S. Freud, M. Klein, D. Winnicott, J. Bowlby e, principalmente para a construção da análise do tema proposto, com o intuito de esclarecer as consequências positivas e negativas no que se refere ao vínculo afetivo estudado, negligência nesta relação, ou ainda o abandono. Faz-se necessário relatar a respeito do estabelecimento desta primeira relação, a importância do afeto neste processo, a devoção e investimento de energia libidinal da mãe para com seu bebê, para que assim se estabeleça uma relação de afeto e identificação mútua e consequentemente, o bebê se integre ao meio e se desenvolva plenamente.
- ItemOs lutos real e simbólico em tempos de pandemia da covid-19 sob o olhar da psicanálise(UNISA, 2021) Pereira, Celso VenterO objetivo deste trabalho foi promover reflexões sob o ponto de vista psicanalítico acerca do luto, este de ordem real ou simbólica, em meio ao contexto da pandemia. Qualquer conclusão poderia soar demasiadamente precipitada, visto que o material disponível ainda carece de um arcabouço mais robusto e que os trabalhos publicados ainda apresentam uma visão muito embrionária dos fatos, até porque ainda estamos em meio ao processo, sem o distanciamento do tempo e espaço necessários para conseguirmos produzir o fechamento desta discussão. Cabe ainda salientar que o material disponível, embora já existam artigos de ordem científica abordando a questão da COVID-19 em suas mais variadas vertentes, poucos se utilizam da psicanálise para promover as reflexões e os estudos de maneira geral. Esta foi a razão pela qual utilizamos alguns artigos que tratam sobre o luto, mas não necessariamente sob a égide psicanalítica, movimento que realizamos para não deixar a discussão esvaziada e com a percepção de que as ideias eram pertinentes e dialogavam com o tema. Apesar disso, foi-nos possível discutir o luto e a melancolia diante de uma realidade que exacerba desigualdades, jogando luz às implicações psíquicas oriundas das ausências, principalmente a dos rituais funerários, dificultando o desinvestimento libidinal para que o ego possa buscar outros objetos de desejo. Portanto, a conclusão primaz deste trabalho é que se faz necessário mais estudos sob a temática do luto e suas consequências na sociedade acometida pela pandemia, e com autores que se utilizem do referencial teórico psicanalítico.
- ItemTranstornos mentais como fator de risco para suicídio e ideação suicida(UNISA, 2021) Silva, Helena Ferreira RamosEstudar os fatores de risco de suicídio e o papel dos transtornos mentais que podem ocasioná-lo foram as motivações que impulsionaram esse estudo, que tem como objetivo compreender esse cenário e obter informações que possam servir de ferramentas para um trabalho preventivo e que seja capaz de tornar mais eficaz os tratamentos desses pacientes. O método escolhido para o estudo é o de revisão bibliográfica de literatura, realizada através das bases de dados SciELO, Lilacs e Medline, tendo sido selecionados artigos nacionais, mediante os descritores: suicídio, tentativas de suicídio, ideação suicida, transtornos mentais e psicopatologia. Totalizando 14 artigos para a análise. Como resultado da análise de dados coletados foi possível concluir que os sujeitos diagnosticados com transtorno mental apresentam maiores comprometimentos na saúde mental, aumentando a probabilidade de risco de tentativas, ideações e suicídio. As principais comorbidades associadas são: depressão, ansiedade, transtornos de humor, esquizofrenia e transtornos por uso de substâncias psicoativas.
- ItemA arte como instrumento do consciente(UNISA, 2021) Viana, Dayane dos Santos; Souza, Juliana Ramos deO objetivo deste trabalho foi mostrar, à luz da psicanálise, como a arte dialoga e se expressa através dos conteúdos inconscientes do sujeito e identificar possíveis processos de autoconhecimento através da arte. Buscou, ainda, analisar como o mecanismo de sublimação dialoga com a arte e em um processo terapêutico. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema proposto. As leituras selecionadas foram com enfoque em arte, inconsciente e sublimação, mas o trabalho não fez distinção do que é arte, foi considerado tudo que possa ser criado pelo sujeito dentro do seu processo criativo. Este estudo apresenta discussões de diversos autores sobre o processo artístico e inconsciente e também levantou a visão dentro do contexto clínico, buscando entender como a arte pode ser uma ferramenta de trabalho para acessar os conteúdos reprimidos e como interfere no processo civilizatório. A partir do material analisado, pode-se dizer que a arte traz novas formas de se gozar diante das regras morais, é um meio de vivenciar aquilo que moralmente seria proibido se fosse exposto de forma nua e primitiva; é, em certo sentido, a transgressão de forma simbólica e aceita. Ou seja, a materialização do gozo.
- ItemViolência de estado e o genocídio da juventude negra: uma revisão de literatura(UNISA, 2021) Maria, Pedro Henrique Pereira LemosO presente trabalho aborda a relação do Estado com a Juventude negra que vive no Brasil, sobretudo os aspectos relacionados à violência. Considera-se aqui, a violência como um fenômeno complexo que perpassa as relações sociais, e por meio do referencial teórico e metodológico da Psicologia Social Crítica, compreendendo que a sua constituição possui bases históricas que se materializam na vida cotidiana. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura integrativa, por meio da qual foi possível identificar que são poucas as pesquisas que visam pensar a temática no país, além de apontar para uma divergência de significados entre pesquisas que tratam da temática a partir da perspectiva de genocídio daquelas que tratam sobre violência.
- ItemPrivação afetiva na infância e possíveis impactos no desenvolvimento do sujeito: uma pesquisa exploratória da abordagem centrada na pessoa(UNISA, 2021) Lucena, Iara Soares deA afetividade desempenha um importante papel no desenvolvimento do indivíduo, na forma como se constrói e constitui suas relações. É a afetividade que dará sentido às experiências. Na infância, as experiências afetivas são vivenciadas principalmente na relação pais e filhos e é através dessa relação que a criança começa a se perceber como um ser amável, um ser digno de amor e isso é muito significativo na constituição desse indivíduo. O desenvolvimento do self pode ser comprometido quando essa relação não tem um vínculo afetivo, interferindo na forma como esse pequeno ser vai se perceber, se sentir, formar seus valores e comportamentos. O presente trabalho objetiva apresentar a percepção da Abordagem Centrada na Pessoa em relação a privação afetiva na infância, apontando os possíveis impactos no desenvolvimento do sujeito. Para isso, foi realizado um estudo exploratório de natureza qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica com base em cenas do filme ‘Gênio Indomável', considerando o período de 1973-2021, relacionando-o com o conceito da formação do Self na ACP. Os resultados obtidos confirmam que o indivíduo que sofreu privação afetiva na infância tem essas experiências retratadas em sua consciência de forma significativa, impactando em sua maneira de ver o mundo, se perceber e em suas relações interpessoais. De acordo com Rogers (2003), o sujeito irá reagir à existência de acordo com sua maneira de percebê-la e esta forma de perceber é influenciada pela maneira que os pais lidaram com ele. A partir disso, foi exposto os princípios facilitadores utilizados pela ACP, para auxiliar o indivíduo nessa condição, pois para Rogers o self não é algo estático, o que possibilita o desenvolvimento do indivíduo. A Abordagem Centrada na Pessoa acredita no potencial do ser humano em superar os seus traumas passados através de uma relação de ajuda que facilitará que esse desenvolvimento aconteça.
- ItemEspiritualidade no contexto de enfrentamento nos cuidados paliativos de doentes oncológicos(UNISA, 2021) Cerqueira, Deise dos Santos; Moreira, VivianeO trabalho propõe identificar se a espiritualidade auxilia no processo de enfrentamento da doença em pacientes de cuidado paliativo oncológico. Trata-se de um estudo para analisar onde a espiritualidade aparece e como ela ajuda nesse processo de aceitação, no diagnóstico dos pacientes e no processo de elaboração de seus familiares atrelados aos cuidados paliativos oncológicos. A revisão bibliográfica coleta informações de 2010 a 2020 nas bases de dados Lilacs, Pepsic, Medline e Scielo. Durante a pesquisa identificou-se 17 estudos que corroboram com a construção, elaboração e conclusão do trabalho. Como resultado, verificou-se que a espiritualidade contribui no enfrentamento dos pacientes em cuidados paliativos, e que ela vem proporcionando tanto aos pacientes quanto aos seus familiares um conforto com relação as notícias recebidas referente aos diagnósticos e como todos os envolvidos podem ajudar e auxiliar o paciente na finitude da vida. Portanto, veremos que o cuidado paliativo é de grande importância no enfrentamento, como coping em meio a momentos tão difíceis.
- ItemViolência contra as mulheres: a naturalização através de post no Instagram(UNISA, 2021) Schovabe, DanielaEssa pesquisa tem como objetivo analisar a partir do conteúdo digital publicado no Instagram por seus/as usuários/as, como as normas sociais de gênero são reproduzidas, contribuindo na naturalização da violência contra a mulher. Para isso foi usado como metodologia uma pesquisa documental, onde os materiais para análise se deram a partir da busca de posts na rede social Instagram. Partindo da análise dos resultados preliminares é notável que o Instagram, traz um acesso rápido e prático de todo o tipo de informação. Quando se busca violência contra a mulher no explorar dessa rede, aparecem diferentes páginas das quais visam auxiliar outras mulheres a reconhecerem situações das quais possam estar passando, servindo também como uma rede de apoio, em contrapartida é notável que os usuários tendem a colocar suas opiniões e juízo de valores sobre a vivência do outro fazendo com que se naturalize e se considere normal a violência, colocando a culpa no sexo feminino. É possível concluir após a análise que a mulher que sofre de violência está vulnerável a receber todo o tipo de opinião, principalmente na rede social, onde os usuários se sentem no direito de opinar em tudo aquilo que consomem, além de reproduzirem discursos machistas dos quais mostram que a mulher está vivendo a violência por merecer, tornando esse tipo de crime algo natural e normal.
- ItemOs lutos real e simbólicos em tempos de pandemia da covid-19 sob o olhar da psicanálise(UNISA, 2021) Pereira, Celso Venter; Sobral, Karla Roberta LunaO objetivo deste trabalho foi promover reflexões sob o ponto de vista psicanalítico acerca do luto, este de ordem real ou simbólica, em meio ao contexto da pandemia. Qualquer conclusão poderia soar demasiadamente precipitada, visto que o material disponível ainda carece de um arcabouço mais robusto e que os trabalhos publicados ainda apresentam uma visão muito embrionária dos fatos, até porque ainda estamos em meio ao processo, sem o distanciamento do tempo e espaço necessários para conseguirmos produzir o fechamento desta discussão. Cabe ainda salientar que o material disponível, embora já existam artigos de ordem científica abordando a questão da COVID-19 em suas mais variadas vertentes, poucos se utilizam da psicanálise para promover as reflexões e os estudos de maneira geral. Esta foi a razão pela qual utilizamos alguns artigos que tratam sobre o luto, mas não necessariamente sob a égide psicanalítica, movimento que realizamos para não deixar a discussão esvaziada e com a percepção de que as ideias eram pertinentes e dialogavam com o tema. Apesar disso, foi-nos possível discutir o luto e a melancolia diante de uma realidade que exacerba desigualdades, jogando luz às implicações psíquicas oriundas das ausências, principalmente a dos rituais funerários, dificultando o desinvestimento libidinal para que o ego possa buscar outros objetos de desejo. Portanto, a conclusão primaz deste trabalho é que se faz necessário mais estudos sob a temática do luto e suas consequências na sociedade acometida pela pandemia, e com autores que se utilizem do referencial teórico psicanalítico.
- ItemTransplante hepático: um olhar no papel da psicologia nos cuidados dos pacientes na fila de espera(UNISA, 2021) Silva, Ivanice Barros de Deus daEsse trabalho tem por objetivo lançar luz no papel da Psicologia no que se refere aos cuidados dos pacientes que se encontram na fila de espera para o transplante hepático, tendo como base os manuais de alguns hospitais públicos e privado do estado de São Paulo e o Manual Geral da Associação Brasileira de Hepatologia e Manual de Cuidados intensivos em Hepatologia. O transplante de fígado é uma cirurgia que está entre as mais difíceis dos procedimentos cirúrgicos. Sendo que seu resultado favorável depende de muitas variáveis, como, por exemplo, do estado psicológico do paciente, da causa da doença e do diagnóstico de base. Depende, também, do resultado de sua extensão e do nível das condições de saúde fisiológicas, bem como de uma completa base hospitalar alicerçada por uma equipe com enfoque multiprofissional e interdisciplinar, destacando-se, além dos médicos e dos psicólogos, os dentistas, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas entre outros. O bom trabalho da equipe é fundamental para o sucesso do procedimento e a melhora da condição de vida do paciente. Neste sentido, a Psicologia, sob a vertente da Psicanálise, coloca-se como parte imprescindível nesse processo, ao tratar o paciente no que se refere à sua saúde mental, trabalhando com a subjetividade e elaboração das fantasias oriundas desse procedimento, em consonância com a saúde física.