Psicologia

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    Impacto do isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19 nos hábitos alimentares dos indivíduos: revisão integrativa nacional
    (UNISA, 2023) Silva, Fernanda Gomes da; Souza, Isabela Medeiros de; Santos, Luiz Gustavo dos
    A pandemia causada pela Covid-19 gerou um cenário inédito e turbulento para a população mundial. Objetivo: Esta revisão integrativa buscou avaliar os resultados da produção científica disponível para investigar os possíveis impactos desse cenário nos hábitos alimentares de indivíduos brasileiros. Métodos: Para isso, foram levantados artigos por meio das bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELOBR utilizando os termos: ("hábitos alimentares" OR "Comportamento alimentar") AND ("Covid-19" OR "Pandemia") e de acordo com os critérios de inclusão e exclusão que buscavam artigos que avaliassem indivíduos brasileiros, que estivessem disponíveis em português para leitura integral e que respondessem ao objetivo do presente estudo foram selecionados 8 artigos de resultado. Resultados: Os artigos demonstraram que a pandemia impactou na seleção de alimentos, produzindo principalmente alterações no consumo de frutas, hortaliças e ultraprocessados, além de impactar no tempo disponível para o preparo das refeições. Conclusão: Em suma, os achados desta revisão reforçam a importância de abordar os hábitos alimentares como parte integral do cuidado durante e após a pandemia da Covid-19. A promoção de uma alimentação equilibrada e saudável, mesmo em situações adversas, é fundamental para garantir a saúde física e mental da população brasileira
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    Malala Yousafzai: um estudo psicanalítico sobre adolescência e ativismo
    (UNISA, 2021) Gomes, Tawane de Oliveira
    O presente trabalho, tratando-se de um estudo psicanalítico sobre adolescência e ativismo, buscou apresentar a história da Malala Yousafzai e identificar quais seriam os possíveis conteúdos conscientes e inconscientes que teriam feito a adolescente tornar-se ativista. Para tal, uma pesquisa exploratória foi realizada, contendo, além de estudo de caso, uma revisão bibliográfica acerca da adolescência, ativismo e conteúdos conscientes e inconscientes na psicanálise. Obteve-se como resultado que o ativismo trata-se também de uma característica da adolescência, que aquilo que move o indivíduo está além do que lhe é consciente e pessoal. No caso de Malala, o engajamento nas causas que defende, o direito à educação e à paz, pode ser explicado pela importante identificação com figuras ideais mencionadas ao longo de seu livro, pela influência parental prolongada pelo Superego, pela sublimação das pulsões pelo Ego e pela busca de reconhecimento como característica da adolescência, que faz o adolescente colocar em prática desejos inconscientes do outro.
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    A violência sexual no período da adolescência à luz da psicanálise
    (UNISA, 2021) Souza, Carla Campos
    A violência sexual é praticada desde a antiguidade, mas atualmente é considerada como um problema de saúde pública devido ser acometida distintivamente do contexto cultural, social e econômico, sendo capaz de causar danos irreversíveis na vida da vítima. A violência sexual é praticada geralmente através de contatos físicos, assédios verbais, exibicionismo, voyeurismo e também situações de pornografia envolvendo algum órgão sexual, seja da vítima ou do agressor. Identificou-se que a adolescência é um período de inúmeras instabilidades, inseguranças e vulnerabilidades que estão diretamente relacionadas no segmento da construção da identidade do indivíduo. Para a psicanálise, a adolescência é um dos períodos mais atípicos na vida do sujeito, principalmente quando vivenciada a violência sexual no contexto intra e/ou extrafamiliar. Pois, essa violência pode influenciar no processo de maturação do aparelho psíquico, de modo a afetar a vida das vítimas, acarretando futuramente possíveis traumas e afetamento à saúde do adolescente, consequências encontradas no discurso dos autores estudados.
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    O luto familiar pelo diagnóstico do transtorno do espectro autista na visão psicanalítica
    (UNISA, 2021) Vidal, Alberto de Jesus; Andrade, Isabella Silva de
    Este trabalho de conclusão de curso teve por finalidade fazer uma revisão bibliográfica sobre o luto familiar trazido pelo diagnóstico do transtorno do espectro autista. Neste, é trazida a compreensão das formas desse espectro, e também a maneira que a família enfrenta essa situação, levando em consideração as fases desse luto como culpa, raiva, barganha, depressão e aceitação. Quando um casal gera um filho, diversas situações circundam esse momento: são criadas esperanças, projetos e uma ansiedade que toma conta dos futuros pais. Criam, nesse momento, expectativas favoráveis sobre o bebê, gerando assim uma ideia de perfeição ou de criança perfeita. No entanto, ao perceberem a diferença de seu bebê em relação a outros considerados típicos, os pais geralmente buscam por um profissional para possíveis esclarecimentos e algum diagnóstico. Frente ao diagnóstico do transtorno de espectro autista (TEA), os processos de luto são iniciados. Este estudo apresentará, então, aspectos de direcionamento quanto ao entendimento do espectro autista e seu diagnóstico, além de outras condições do espectro como o luto e sua elaboração, o papel do psicólogo e formas de tratamento na perspectiva psicanalítica
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    Violência de Estado e o genocídio da juventude negra: uma revisão de literatura
    (UNISA, 2021) Maria, Pedro Henrique Pereira Lemos
    O presente trabalho aborda a relação do Estado com a Juventude negra que vive no Brasil, sobretudo os aspectos relacionados à violência. Considera-se aqui, a violência como um fenômeno complexo que perpassa as relações sociais, e por meio do referencial teórico e metodológico da Psicologia Social Crítica, compreendendo que a sua constituição possui bases históricas que se materializam na vida cotidiana. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura integrativa, por meio da qual foi possível identificar que são poucas as pesquisas que visam pensar a temática no país, além de apontar para uma divergência de significados entre pesquisas que tratam da temática a partir da perspectiva de genocídio daquelas que tratam sobre violência.