Engenharia de Produção
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- ItemA era da informação no serviço público: a importância do BPM no gerenciamento por processos na transformação digital no serviço público(UNISA, 2018) Silva, Robert Henrique Gomes SantosA transformação digital no serviço público, promove melhor eficiência na forma de como os processos são facilitados, que com isso, minimiza os trâmites burocráticos das organizações além de reduzir os custos operacionais. Transformar digitalmente não é somente revolucionar com grandes padrões tecnológicos, mas principalmente inovar a forma de como os processos são executados. Nesse contexto, este trabalho apresenta o estudo de caso da importância do gerenciamento por processos pelo Business Process Management no procedimento de transição digital no serviço público. O presente trabalho consiste em um estudo de caso a respeito da implantação de novas tecnologias de informação no serviço público, na modernização e gerenciamento dos processos de forma eficiente. O objetivo do estudo incide sobre a análise e validação dos requisitos de um novo sistema para implementação de novas tecnologias no serviço público. Desta forma, parte-se de uma fundamentação teórica a respeito dos conceitos para chegar ao ponto em que o serviço público possa utilizar formalmente este novo padrão tecnológico. Para isso, toda organização ao migrar seu modelo administrativo, através de novas tecnologias, precisa avaliar os processos organizacionais. O estudo de caso utilizou como campo de pesquisa o serviço público de uma autarquia Federal no Estado de São Paulo. A pesquisa teve como base exploratória o qualitativo e quantitativo dos procedimentos administrativos dos servidores. Sendo assim, foi possível fazer o mapeamento de processos e diagnosticar durante a transição de integração, a causa raiz e os gargalos nos processos. Possibilitando, com isso, solucionar os problemas através das metodologias aplicadas nesse estudo.
- ItemAplicação de ferramentas da qualidade na segurança do trabalho com foco em ergonomia(UNISA, 2018) Santos, João Marcos Silva dosEm muitas empresas é comum a área de segurança do trabalho encontrar dificuldade em realizar grandes ações e projetos, por necessitar de recursos financeiros e em muitos casos a empresa interpretar a alocação destes recursos como um custo desnecessário, por julgar que já atende a legislação e isso é mais que suficiente. Visando apresentar uma alternativa para o cenário descrito acima está pesquisa irá propor através de estudo de caso a aplicação de ferramentas da qualidade na área de segurança do trabalho, dando um caminho simples para que a área de segurança do trabalho consiga atrair atenção e recursos da alta direção aos seus projetos, demonstrando quantitativamente que é a linguagem dos administradores, os seus impactos das ações e projetos, apresentando o cenário atual, medindo a evolução e apresentando os ganhos ao final do projeto. As seguintes ferramentas foram utilizadas para quantitativamente analisar os dados, identificar as causas e monitorar sua evolução ao longo do tempo e assim ser possível apresentar os ganhos ao final: estratificação de dados e diagrama de Pareto.
- ItemAplicação de melhoria na prestação de serviço de entrega em um ambiente B2B(UNISA, 2018) Silva, Glaucia Conceição daNa era da tecnologia o número de compras realizadas através da internet obteve um crescimento significativo. Porém um dos grandes problemas na comercialização de produtos por meio do serviço de comercio eletrônico é a entrega, pois as ineficiências muitas vezes geraram transtornos incalculáveis tanto para o fornecedor como para os clientes. O mercado competitivo nesse segmento faz com que medidas sejam tomadas para fidelizar os clientes e reduzir os custos com ações remediadoras. As empresas buscando um crescimento financeiro investem em tecnologias que auxiliam na melhoria do serviço prestado ao cliente. Com isso, vós lhe apresento o seguinte trabalho que propõe a implantação de um software que expande a comunicação entre cliente e empresa, auxiliando na resolução de possíveis fatalidades que venham acontecer e até mesmo informações básicas que sobre as entregas dos pedidos. Esta aplicação garante uma melhoria consideravelmente positiva nas vendas, pois a satisfação pelo serviço prestado torna-o um cliente assíduo.
- ItemComparação de frete entre os modais ferroviário e rodoviário na logística de transporte de soja em container(UNISA, 2018) Gomes, Caio César AlvesA alta concorrência do mercado externo para a exportação de soja, as empresas de commodities agrícolas, que atuam no Brasil, necessitam cada vez mais de soluções logísticas que possibilitem redução dos custos logísticos, principalmente os custos com o transporte terrestre. Atrelado a isso as operadoras logísticas vem estudando como ganhar mercado agrícola e competitividade na prestação de serviço de transporte e/ou soluções logísticas terrestres. O presente trabalho teve como principal objetivo apresentar os custos da solução logística do transporte ferroviária enviada para uma empresa de commodities agrícolas (CCR Commodities) para o transporte de soja em container de 40’ pés e fazer o comparativo com a solução logística no modal rodoviário, evidenciando cada passo da logística ferroviária, a partir da disponibilização do container vazio até a entrega da carga no destino, além disto, foi avaliada a competitividade da ferrovia em relação à rodovia através de uma análise da concorrência elaborada por meio da nova tabela de preços mínimos de transporte rodoviário publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. A logística de transporte da soja em container é iniciada no município de Itutinga no sul de Minas Gerais e tem como destino o Porto do Rio de Janeiro. Através do estudo de caso que exibiu todos os custos deste transporte para ambos os modais, ficou comprovado que a solução logística ferroviária é mais econômica para a CCR Commodities em torno de 25%, obtendo ganhos para ambas as empresas, pois a ferrovia poderá aumentar sua carteira de clientes e a CCR pode ser mais competitiva para exportação da soja em container frente ao mercado internacional.
- ItemControle de análise para unidades fusoras de impressoras a laser(UNISA, 2018) Balbinot, Rafael CristianA falta de controle de unidades fusoras dentro de uma empresa que presta serviço de outsourcing de impressão causam constantes problemas com baixa qualidade na manutenção técnica e falta de garantia de peças compradas do fornecedor. Isso, ao decorrer do tempo, causa manutenções excessivas em fusores, aumento de gastos com peças, e insatisfação do cliente devido a constates necessidades de manutenções na impressora contratada. Para realizar esse processo de controle na empresa foi criado, através de ferramentas de qualidade, como estratificação e folha de verificação, o controle de unidades fusoras, que através de um registro de informações predeterminadas, podem garantir um aumento na qualidade técnica das manutenções realizadas, através de informações que funcionários realizarem determinadas manutenções, melhorando a garantia das peças compradas do fornecedor, pois se pode verificar se realizaram o mínimo de impressões necessárias antes de serem trocadas. O controle implantado na empresa pode promover a visão do futuro para os procedimentos de manutenção técnica, que hoje são realizados de forma corretiva, e através disso estudar a possibilidade da implementação de manutenção preventiva ao decorrer dos anos. Esta pesquisa traz conhecimentos para gerenciamento dessas unidades fusoras.
- ItemGreen Supply Chain e sua relação com as estratégias competitivas(UNISA, 2018) Gomes, Larissa SantosO relatório se propõe analisar a relação entre o Green Supply Chain e as estratégias de mercado que alavancam competitividade. Considerando a face gerencial cada vez mais próxima à sustentabilidade, as cadeias de suprimentos também adquirem uma maior visão ambiental e reconhecem como melhor proposta sustentável e competitiva a adoção de medidas estratégicas menos agressivas ao meio. Desta forma, este trabalho objetiva analisar o impacto das cadeias de suprimentos frente aos avanços e desempenhos ambientais, correlacionando ao mercado. Para este fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica intensa, focada em traçar as definições de Supply Chain, Green Supply Chain e, também, estratégias que aumentam a vantagem competitiva. Com tais objetivos claros, foi possível analisar a relação atual entre os dois temas, bem como propor maior compreensão sobre cada discurso mencionado, trazendo à tona a questão do desempenho da cadeia de suprimentos. Em suma, o trabalho desenvolvido almeja analisar de forma critica o impacto de tomadas de decisões voltadas ao meio sustentável dentro da cadeia de suprimentos.
- ItemImplementação de um sistema de gestão escolar em uma escola particular de São Paulo(UNISA, 2018) Santana, Lorena Ketlyn RodriguesO objetivo deste trabalho é demostrar uma nova alternativa para a substituição da agenda de papel nas escolas, que seria um software de gestão escolar. Esse software como uma ferramenta irá colaborar no processo de comunicação entre escola e família, sendo um diferencial de eficiência educacional. O trabalho investigou o início da implementação dessa ferramenta numa escola particular de São Paulo, na qual o aplicativo escolhido foi o ClassApp. Suas vantagens, desvantagens, particularidades, diferenciais e dificuldades de implementação foram estudadas, para identificar e apontar a importância do uso do aplicativo no âmbito educacional. O sistema de gestão escolar vai englobar todas as áreas da instituição, gerando assim uma comunicação direta e eficiente. Tudo isso com o uso da tecnologia da informação, a qual vem sendo algo inovador para instituições escolares. O trabalho demostra que o software vem sendo uma alternativa viável tanto para os pais quanto para a própria instituição.
- ItemMaximização da produção de cartas(UNISA, 2018) Santos, Micael Jesus dosCom o atual cenário econômico, cultural e social, o Brasil se tornou um país mais pluralizado e moderno. Estas mudanças são resultado da ascensão de novas tecnologias e ferramentas de gestão de diversas localidades do mundo com o foco de minimizar os custos e maximizar os lucros, sempre levando em consideração as questões ambientais. A engenharia de produção nasce com esse foco de melhorar o processo para gerar melhores resultados. Assim sendo, o presente trabalho de pesquisa utiliza de diversas ferramentas da engenharia de produção e determinada metodologia, com o objetivo de melhorar o processo de produção de cartas, reduzindo custos e maximizando os resultados.
- ItemO uso da curva ABC e indicadores de desempenho como ferramentas na otimização e planejamento de estoque(UNISA, 2018) Figueiredo, Karina Fernanda PurcinoO trabalho foi desenvolvido através de um estudo sobre a implementação e utilização da curva ABC de Diagrama de Pareto e indicadores de desempenho no planejamento e controle de estoque de uma empresa que atua no segmento de vendas de Impressoras. A metodologia para o desenvolvimento deste trabalho baseou-se em pesquisas teóricas sobre o assunto e estudo de uma gestão de processos de inventário, onde os gestores da empresa utilizaram a classificação ABC e alguns indicadores de desempenho, considerados de forma adequada, para obter planejamento de estoque e controlá-lo. Assim, com a utilização da classificação ABC e indicadores de desempenho, foi possível identificar os itens mais representativos para o negócio, adequar o estoque da empresa à demanda do negócio, otimizar e reduzir os níveis de estoque, auxiliar no planejamento com uma estratégia de compras mais assertiva, podendo assim eliminar desperdícios e reduzir o custo de estoque e aumentar o giro de estoque e diminuir o tempo dos produtos no estoque, reduzindo custo de estoque e armazenagem.
- ItemPlano de negócio e desenvolvimento de uma cozinha industrial para uma confeitaria(UNISA, 2018) Trizzine, Karina Renata SantosO trabalho tem como objetivo evidenciar os problemas que muitas empresas novas no mercado encontram no caminho, a gestão ineficiente de um negócio pode ser fatal para a saúde de uma empresa, na confeitaria Pedaço de Sonho não é diferente, apesar de estar há anos no mercado, com uma certa “estima” na região em que atua, a dona encontra sérias dificuldades em gerir seu negócio de forma eficiente e eficaz, com o passar do tempo seu negócio foi se solidificando no mercado e sua clientela crescendo constantemente, por se tratar de empresa familiar em um ramo que possibilite conciliar negócio e vida pessoal, a empresa seguiu exatamente estes passos, porém com o passar do tempo identificou-se a necessidade do desenvolvimento de um plano de negócio que redirecione os próximos passos da empresa, formulando um novo modelo de gestão de negócio. A empresa apresenta sérios problemas tais como: falta de espaço, processos ineficientes, má administração financeira, além de não contar com um projeto de disponha de melhores condições ergonômicas no processo produtivo. Com o desenvolvimento de um plano de negócio bem alinhado com as reais necessidades da confeitaria, a empresa pode apostar e investir no seu crescimento, com mais assertividade e garantia de melhores resultados. O plano visa trazer uma base de capacitação para que o negócio possa ser melhor administrado, os processos serão aperfeiçoados, contando com a análise baseadas em fluxogramas, diagrama de Spaghetti, ferramentas de gestão, em suma, esta obra resume-se no desenvolvimento de um plano de negócio que proporcione melhores resultados financeiros e operacionais.
- ItemPrevisão de demanda(UNISA, 2018) Coutinho, José Roberto da CostaO estoque e a gestão de compras são fatores determinante para a competitividade estratégica de qualquer empresa, visto isso este trabalho tem como principal objetivo implantar uma nova ferramenta de previsão de demanda e controle de estoque por categoria em uma franquia de perfumaria e cosméticos, com o objetivo de reduzir estoque e minimizar o risco de ruptura no PDV, visto que estes são considerados fatores chave para o sucesso de qualquer empresa. Através de uma ferramenta de gestão de demanda e previsão de vendas, substituindo o sistema utilizado atualmente. A metodologia desse trabalho consiste no estudo do modelo existente de compra e uma aplicação prática da nova ferramenta na categoria de Perfumaria feminina. Para alcançar esses objetivos, foi realizado um estudo sobre controle de estoque e previsão de vendas. Como o uso dessa ferramenta espera-se balancear o estoque de uma maneira adequada a necessidade da loja, consequentemente reduzindo os custos com estocagem desnecessária e aumentando a sua rentabilidade.
- ItemProjeto estratégico de melhor compra: melhor compra(UNISA, 2018) Souza, Thiago Lourenço deEsta pesquisa teve como base o planejamento estratégico do setor de compras da empresa Liberty Seguros. O Teor base para o desenvolvimento do assunto foram às melhorias nos processos as quais geram muitos erros e consequentemente retrabalhos, além da visão de futuro para geração de economia com o desenvolvimento do processo e correção das falhas tanto humana, como as do próprio sistema. Ao analisar os dados coletados foram identificadas várias situações problemáticas, onde ficou constatado que o atual processo de compras não atende na sua plenitude as necessidades estratégicas da empresa. Foram elaboradas propostas de melhorias que visam otimizar os processos do departamento de compras e elevar o nível de competitividade da empresa bem como a fidelização de seus fornecedores, e consequentemente de seus clientes.
- ItemSubstituição do poliacetal para polipropileno na estrutura do prendedor de roupas(UNISA, 2018) Souza, Beatriz da SilvaAs melhoras e inovações em processos produtivos tem se mostrado eficientes quando o assunto é redução de custo e tempo para maior competitividade. O objetivo da empresa, quando busca melhorias em seus processos, é obter características em seu produto que tragam resultados positivos diante da concorrência. Deste modo, este trabalho apresenta conceitos técnicos e aplicações de técnicas para a resolução de problemas no processo produtivo, opções de substituição de matéria-prima e redução de custos com manutenção nos equipamentos. Este trabalho foi desenvolvido em uma indústria de peças plásticas localizada em São Paulo. A empresa estava passando por problemas em seu processo produtivo, estava utilizando uma matéria-prima que danificava o seu equipamento na injeção do produto, pois a mesma no processo de injeção exala um gás tóxico com cheiro forte conhecido como formaldeído. Este gás, além de incomodar o operador, o deixa com ardência nas vistas e nas vias respiratórias. Já no equipamento, o material corroí as peças de sua máquina e moldes. Os resultados obtidos no estudo foram positivos, com eliminação de paradas antes do final do expediente para limpeza da agulha de injeção, redução a 0% na emissão ao gás tóxico formaldeído, redução no tempo de troca de peças da máquina, substituição por um polímero que pode ser reutilizado por infinitas vezes e melhoria no ambiente de trabalho.
- ItemTempo ótimo de manutenção(UNISA, 2015) Rocha, Silvia Helena Pereira daNo primeiro momento a ideia da manutenção é corrigir erros e através de planejamento solucionar outros. Em todos os setores é necessária uma manutenção, isto feita, os erros resolvidos, que é em algumas ocasiões um paliativo, um provisório, tem-se então todo um planejamento com o intuito de se traçar quando tem que ter nova troca. Tem-se necessidade de isolar local, máquina, equipamento, o que tem que ser utilizado, para que se minimize tempo (se obtenha o tempo ótimo de manutenção), custo e que a utilização se beneficie em todos os sentidos do que restaurado e que use por muito tempo. Sem prejuízo de qualidade e quantidade, danos físicos em quem utiliza (saúde dos operadores), garantia de eficiência e eficácia (fazer certo as coisas certas),lidar com desperdícios (evitando, mitigando, minimizando), retrabalhos, perda de tempo, custos excessivos e de esforços humanos. Pode se minimizar e até eliminar prejuízos financeiros indiretos e diretos para a empresa e a sua área de produção, é para isso que se utiliza o tempo ótimo de manutenção. A manutenção vem em uma evolução contínua, qualitativa e quantitativa. Conseguiu-se o respeito por seus profissionais no setor de manutenção e vem sendo adquirido à ideia da necessidade do departamento com o desenvolvimento e demonstração do quão importante é ter seus maquinários, equipamentos e/ou prestação de serviços em pleno funcionamento. O funcionamento coeso do setor é importante, esse fator é a visão de que o que o pessoal da manutenção quer é o mesmo que a empresa, o mesmo que os outros setores precisam. O setor de manutenção quer o mesmo que o comercial almeja e que o financeiro precisa, ou seja, a interação para que o sistema funcione junto, atendendo a todas as necessidades. Conseguindo o que a empresa precisa e projetou, tempos e mantendo um ambiente racional, saudável, adequado, amigável e tenha cumplicidade, profissional e funcional, por isso se faz necessário o tempo ótimo de manutenção. Baseada em dados estáticos e técnicos para se conseguir o tempo ótimo de manutenção, devem ser gerados relatórios concisos e específicos formados por tabelas de índices, alguns dos quais acompanhados com seus respectivos gráficos, projetados de forma que sejam de fácil análise e adequados a cada nível gerencial.
- ItemTempo ótimo de manutenção(UNISA, 2015) Rocha, Silvia Helena Pereira daNo primeiro momento a ideia da manutenção é corrigir erros e através de planejamento solucionar outros. Em todos os setores é necessária uma manutenção, isto feita, os erros resolvidos, que é em algumas ocasiões um paliativo, um provisório, tem-se então todo um planejamento com o intuito de se traçar quando tem que ter nova troca. Tem-se necessidade de isolar local, máquina, equipamento, o que tem que ser utilizado, para que se minimize tempo (se obtenha o tempo ótimo de manutenção), custo e que a utilização se beneficie em todos os sentidos do que restaurado e que use por muito tempo. Sem prejuízo de qualidade e quantidade, danos físicos em quem utiliza (saúde dos operadores), garantia de eficiência e eficácia (fazer certo as coisas certas), lidar com desperdícios (evitando, mitigando, minimizando), retrabalhos, perda de tempo, custos excessivos e de esforços humanos. Pode se minimizar e até eliminar prejuízos financeiros indiretos e diretos para a empresa e a sua área de produção, é para isso que se utiliza o tempo ótimo de manutenção. A manutenção vem em uma evolução contínua, qualitativa e quantitativa. Conseguiu-se o respeito por seus profissionais no setor de manutenção e vem sendo adquirido à ideia da necessidade do departamento com o desenvolvimento e demonstração do quão importante é ter seus maquinários, equipamentos e/ou prestação de serviços em pleno funcionamento. O funcionamento coeso do setor é importante, esse fator é a visão de que o que o pessoal da manutenção quer é o mesmo que a empresa, o mesmo que os outros setores precisam. O setor de manutenção quer o mesmo que o comercial almeja e que o financeiro precisa, ou seja, a interação para que o sistema funcione junto, atendendo a todas as necessidades. Conseguindo o que a empresa precisa e projetou, tempos e mantendo um ambiente racional, saudável, adequado, amigável e tenha cumplicidade, profissional e funcional, por isso se faz necessário o tempo ótimo de manutenção. Baseada em dados estáticos e técnicos para se conseguir o tempo ótimo de manutenção, devem ser gerados relatórios concisos e específicos formados por tabelas de índices, alguns dos quais acompanhados com seus respectivos gráficos, projetados de forma que sejam de fácil análise e adequados a cada nível gerencial.