Engenharia de Produção

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 15
  • Item
    Substituição do poliacetal para polipropileno na estrutura do prendedor de roupas
    (UNISA, 2018) Souza, Beatriz da Silva
    As melhoras e inovações em processos produtivos tem se mostrado eficientes quando o assunto é redução de custo e tempo para maior competitividade. O objetivo da empresa, quando busca melhorias em seus processos, é obter características em seu produto que tragam resultados positivos diante da concorrência. Deste modo, este trabalho apresenta conceitos técnicos e aplicações de técnicas para a resolução de problemas no processo produtivo, opções de substituição de matéria-prima e redução de custos com manutenção nos equipamentos. Este trabalho foi desenvolvido em uma indústria de peças plásticas localizada em São Paulo. A empresa estava passando por problemas em seu processo produtivo, estava utilizando uma matéria-prima que danificava o seu equipamento na injeção do produto, pois a mesma no processo de injeção exala um gás tóxico com cheiro forte conhecido como formaldeído. Este gás, além de incomodar o operador, o deixa com ardência nas vistas e nas vias respiratórias. Já no equipamento, o material corroí as peças de sua máquina e moldes. Os resultados obtidos no estudo foram positivos, com eliminação de paradas antes do final do expediente para limpeza da agulha de injeção, redução a 0% na emissão ao gás tóxico formaldeído, redução no tempo de troca de peças da máquina, substituição por um polímero que pode ser reutilizado por infinitas vezes e melhoria no ambiente de trabalho.
  • Item
    Controle de análise para unidades fusoras de impressoras a laser
    (UNISA, 2018) Balbinot, Rafael Cristian
    A falta de controle de unidades fusoras dentro de uma empresa que presta serviço de outsourcing de impressão causam constantes problemas com baixa qualidade na manutenção técnica e falta de garantia de peças compradas do fornecedor. Isso, ao decorrer do tempo, causa manutenções excessivas em fusores, aumento de gastos com peças, e insatisfação do cliente devido a constates necessidades de manutenções na impressora contratada. Para realizar esse processo de controle na empresa foi criado, através de ferramentas de qualidade, como estratificação e folha de verificação, o controle de unidades fusoras, que através de um registro de informações predeterminadas, podem garantir um aumento na qualidade técnica das manutenções realizadas, através de informações que funcionários realizarem determinadas manutenções, melhorando a garantia das peças compradas do fornecedor, pois se pode verificar se realizaram o mínimo de impressões necessárias antes de serem trocadas. O controle implantado na empresa pode promover a visão do futuro para os procedimentos de manutenção técnica, que hoje são realizados de forma corretiva, e através disso estudar a possibilidade da implementação de manutenção preventiva ao decorrer dos anos. Esta pesquisa traz conhecimentos para gerenciamento dessas unidades fusoras.
  • Item
    Aplicação de ferramentas da qualidade na segurança do trabalho com foco em ergonomia
    (UNISA, 2018) Santos, João Marcos Silva dos
    Em muitas empresas é comum a área de segurança do trabalho encontrar dificuldade em realizar grandes ações e projetos, por necessitar de recursos financeiros e em muitos casos a empresa interpretar a alocação destes recursos como um custo desnecessário, por julgar que já atende a legislação e isso é mais que suficiente. Visando apresentar uma alternativa para o cenário descrito acima está pesquisa irá propor através de estudo de caso a aplicação de ferramentas da qualidade na área de segurança do trabalho, dando um caminho simples para que a área de segurança do trabalho consiga atrair atenção e recursos da alta direção aos seus projetos, demonstrando quantitativamente que é a linguagem dos administradores, os seus impactos das ações e projetos, apresentando o cenário atual, medindo a evolução e apresentando os ganhos ao final do projeto. As seguintes ferramentas foram utilizadas para quantitativamente analisar os dados, identificar as causas e monitorar sua evolução ao longo do tempo e assim ser possível apresentar os ganhos ao final: estratificação de dados e diagrama de Pareto.
  • Item
    Aplicação de melhoria na prestação de serviço de entrega em um ambiente B2B
    (UNISA, 2018) Silva, Glaucia Conceição da
    Na era da tecnologia o número de compras realizadas através da internet obteve um crescimento significativo. Porém um dos grandes problemas na comercialização de produtos por meio do serviço de comercio eletrônico é a entrega, pois as ineficiências muitas vezes geraram transtornos incalculáveis tanto para o fornecedor como para os clientes. O mercado competitivo nesse segmento faz com que medidas sejam tomadas para fidelizar os clientes e reduzir os custos com ações remediadoras. As empresas buscando um crescimento financeiro investem em tecnologias que auxiliam na melhoria do serviço prestado ao cliente. Com isso, vós lhe apresento o seguinte trabalho que propõe a implantação de um software que expande a comunicação entre cliente e empresa, auxiliando na resolução de possíveis fatalidades que venham acontecer e até mesmo informações básicas que sobre as entregas dos pedidos. Esta aplicação garante uma melhoria consideravelmente positiva nas vendas, pois a satisfação pelo serviço prestado torna-o um cliente assíduo.
  • Item
    Previsão de demanda
    (UNISA, 2018) Coutinho, José Roberto da Costa
    O estoque e a gestão de compras são fatores determinante para a competitividade estratégica de qualquer empresa, visto isso este trabalho tem como principal objetivo implantar uma nova ferramenta de previsão de demanda e controle de estoque por categoria em uma franquia de perfumaria e cosméticos, com o objetivo de reduzir estoque e minimizar o risco de ruptura no PDV, visto que estes são considerados fatores chave para o sucesso de qualquer empresa. Através de uma ferramenta de gestão de demanda e previsão de vendas, substituindo o sistema utilizado atualmente. A metodologia desse trabalho consiste no estudo do modelo existente de compra e uma aplicação prática da nova ferramenta na categoria de Perfumaria feminina. Para alcançar esses objetivos, foi realizado um estudo sobre controle de estoque e previsão de vendas. Como o uso dessa ferramenta espera-se balancear o estoque de uma maneira adequada a necessidade da loja, consequentemente reduzindo os custos com estocagem desnecessária e aumentando a sua rentabilidade.