Artes Visuais
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- ItemA importância das artes visuais na educação infantil(UNISA, 2023) Silva, Ivonete MarcondesO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo chamar a atenção para a importância e a relevância do ensino das artes visuais na educação infantil. Uma vez que esse ensinamento está presente desde os primeiros anos dos alunos no ensino formal, mas que muitas vezes é visto apenas como uma forma de entretenimento e sem uma finalidade ou justificativa objetiva no aprendizado do indivíduo. Desse modo, o presente trabalho de conclusão de curso busca evidenciar a importância das artes visuais na educação infantil por meio de aspectos históricos e sociais, resultados de uma revisão bibliográfica de autores relevantes que pesquisaram sobre essa temática.
- ItemA importância do ensino de artes e o auxílio do desenho para o desenvolvimento infantil(UNISA, 2023) Ribeiro, Bruno de SouzaTodos os dias independentemente da situação econômica da família, todas as crianças aprendem, os produtos e materiais em grande parte das vezes são diferenciados e de modo geral quando podem, há sempre um novo modo de se brincar, aprender ou inventar alguma coisa. Este trabalho é importante para que futuros professores possam compreender a importância do desenho durante o período da educação infantil como meio eficaz para a construção do conhecimento essencial e desenvolvido pela própria criança, o desenvolvimento deste estudo se faz necessário uma vez que utilizar a arte se faz cada vez mais importante tendo em vista que os desenhos são utilizados há bastante tempo na educação infantil. Para desenvolver este estudo a pergunta problema foi: Qual a importância do ensino de artes para o processo de desenvolvimento na educação infantil? Dessa forma o objetivo principal deste estudo foi descrever sobre os benefícios advindos do estudo de artes e sua aplicação na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica e exploratória, segundo o método de revisão sistemática. Está pesquisa é qualificada como qualitativa tendo em vista que busca apresentar narrativas escritas ou faladas por outros autores e pesquisadores que fizeram estudos na área. Conclui- se que arte na educação infantil é base e fundamento no desenvolvimento da aprendizagem, a criança não nasce sabendo desenhar, mas ao longo do tempo vai se aprimorando e adquirindo novas habilidades na medida que vai passando pelas fases de conhecimento e que envolvem o desenho.
- ItemA música como ferramenta de aprendizagem na educação infantil: benefícios e aplicações(UNISA, 2023) Silva, Sabrina Thiane Veloso daEste trabalho aborda a importância da música como ferramenta pedagógica na educação fundamental, investigando seus benefícios educacionais, socioemocionais e criativos. Através de uma análise detalhada, examinamos como a integração da música no ambiente educacional pode melhorar o processo de aprendizagem, despertar o interesse dos alunos pelas matérias curriculares e promover o desenvolvimento integral. Além disso, exploramos as maneiras específicas pelas quais a música pode ser aplicada para aprimorar o desenvolvimento acadêmico, habilidades socioemocionais e criatividade dos alunos.
- ItemArte de ensinar para alunos surdos(UNISA, 2023) Jocys, Dayane Pereira Consolin
- ItemConstrução de identidade: o graffiti relacionado ao desenho infantil na zona sul de São Paulo(UNISA, 2023) Ferraz, Beatriz MarquesO artigo de cunho qualitativo bibliográfico analisa questões referentes ao desenvolvimento da identidade da criança na pré-escola e sua relação com o desenho infantil. Em razão do aprofundamento em relação ao assunto, investigou-se a seguinte problemática: como o uso do graffiti como ferramenta no desenho infantil na fase pré-escolar da educação básica pode afetar o desenvolvimento da identidade de crianças da zona sul de São Paulo? Com embasamento teórico em Wallon, Vygotsky, e Jenkins, o artigo tem como objetivo geral explorar a relação da identidade e o graffiti na infância. Seus objetivos específicos são compreender: o desenvolvimento da identidade; a importância do desenho na educação infantil; o graffiti como possibilidade artística para crianças; o papel do professor no processo de desenvolvimento. Os resultados encontrados indicam o graffiti como instrumento valoroso na educação infantil, assim como a importância da mediação do professor entre o meio social e o indivíduo em desenvolvimento.
- ItemFundamentos da Arte Contemporânea nos anos iniciais(UNISA, 2023) Camargo, Regiane PedrosoO estudo em questão parte do pressuposto em elucidar acerca dos principais fundamentos os quais circunscreve os preceitos da arte contemporânea, explicitando sobre seus significados e influências filosóficas e socioculturais no mundo atual, e ainda propondo uma aula enfatizando tais preceitos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo procura ainda, através das questões abordadas com relação à educação formal, despertar a atenção para a importância do ensino da arte enquanto disciplina escolar, bem como a articulação desta na pratica pedagógica diária fomentando competências e habilidades, bem como valores para a formação dos alunos. Através deste estudo pode-se ter uma visão mais ampla da importância da educação artística no cotidiano escolar além de compreender aspectos fundamentais implícitos nas propostas e referenciais que servem de instrumento e apoio às discussões pedagógicas, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, e também na reflexão sobre a prática educativa. A educação na atualidade perpassa por grandes desafios, que cada vez mais exige dos professores novas competências que os permitam de fato contribuir para a formação de cidadãos mais críticos, conscientes e atuantes na sociedade, e que possibilite ainda corresponder com as novas exigências que se colocam a frente da educação atual.
- ItemOficina de artes, desenho e pintura, e seu impacto no desenvolvimento social de crianças, estudantes do ensino fundamental, da cidade de Jardinópolis(UNISA, 2023) Branco, Isadora Carolina MayaraO presente artigo refere-se às oficinas artísticas e seu impacto no desenvolvimento social de crianças (de 6 a 14 anos), ingressantes em escolas públicas, ensino fundamental; inicia a discussão que responde a questão: como a arte e as oficinas artísticas, desenho e pintura, extracurriculares, desempenham um papel valioso no desenvolvimento social de estudantes de baixa renda, de escolas públicas (ensino fundamental), da cidade de Jardinópolis?; a pesquisa se refere aos benefícios do ensino da arte, descreve a importância da arte-educação e como a arte auxilia crianças em seu processo evolutivo e seu desenvolvimento; o objetivo é instruir e exemplificar como a arte é importante para a formação de cidadãos funcionais, iniciar a discussão acerca do conceito de oficinas artísticas, o impacto da arte no desenvolvimento geral e apresentar o desenho e pintura, como um método de fácil aplicação; sendo utilizado como metodologia revisões bibliográficas, de maneira qualitativa; os textos e artigos, foram retirados de sites da internet, de no máximo 13 anos (de 2010 a 2023), por meio de trechos e citações apresentam ideias que embasem, fundamentem e destaquem a importância da arte de forma geral, para o desenvolvimento humano; a pesquisa analisa que por meio do ensino da arte, crianças de forma geral, se desenvolvem melhor socialmente, se tornando adultos funcionais; finalmente, o artigo se encerra concluindo quais os benefícios da arte- educação, a importância de atividades extracurriculares, a facilidade da aplicação de desenho e pintura, e como as crianças da cidade de Jardinópolis podem se beneficiar.
- ItemTDAH e Arte através do ensino da pintura(UNISA, 2023) Palamar, VagnerO presente estudo visa analisar a interseção entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o ensino da pintura nas escolas públicas da rede municipal de Coronel Domingos Soares, localizadas no estado do Paraná. O objetivo principal é compreender como o TDAH é abordado no contexto do ensino artístico e explorar as relações entre os alunos diagnosticados com TDAH, a instituição escolar e a prática da arte, especificamente a pintura. A pesquisa busca investigar as múltiplas perspectivas e definições associadas ao TDAH, examinando suas causas, efeitos e modalidades de tratamento. Além disso, procura compreender como o transtorno tem sido abordado por diversas áreas do conhecimento, especialmente no âmbito da Educação. O foco está na compreensão de como as crianças diagnosticadas com TDAH são afetadas e como a arte, particularmente o ensino da pintura, pode contribuir para o tratamento e desenvolvimento desses alunos. A pesquisa pretende investigar como o ensino da pintura pode ser um recurso terapêutico e pedagógico para alunos com TDAH, oferecendo insights sobre a relação entre a prática artística e a atenção, concentração e comportamento desses estudantes. O estudo se concentra em compreender a relação entre o ensino da arte e os alunos diagnosticados com TDAH, procurando esclarecer o que é o transtorno, como os alunos interagem com a escola e com a arte, especialmente a pintura, no contexto educacional das escolas públicas do município de Coronel Domingos Soares, no Paraná. Utilizou-se a pesquisa qualitativa.