Artes Visuais

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 8
  • Item
    Oficina de artes, desenho e pintura, e seu impacto no desenvolvimento social de crianças, estudantes do ensino fundamental, da cidade de Jardinópolis
    (UNISA, 2023) Branco, Isadora Carolina Mayara
    O presente artigo refere-se às oficinas artísticas e seu impacto no desenvolvimento social de crianças (de 6 a 14 anos), ingressantes em escolas públicas, ensino fundamental; inicia a discussão que responde a questão: como a arte e as oficinas artísticas, desenho e pintura, extracurriculares, desempenham um papel valioso no desenvolvimento social de estudantes de baixa renda, de escolas públicas (ensino fundamental), da cidade de Jardinópolis?; a pesquisa se refere aos benefícios do ensino da arte, descreve a importância da arte-educação e como a arte auxilia crianças em seu processo evolutivo e seu desenvolvimento; o objetivo é instruir e exemplificar como a arte é importante para a formação de cidadãos funcionais, iniciar a discussão acerca do conceito de oficinas artísticas, o impacto da arte no desenvolvimento geral e apresentar o desenho e pintura, como um método de fácil aplicação; sendo utilizado como metodologia revisões bibliográficas, de maneira qualitativa; os textos e artigos, foram retirados de sites da internet, de no máximo 13 anos (de 2010 a 2023), por meio de trechos e citações apresentam ideias que embasem, fundamentem e destaquem a importância da arte de forma geral, para o desenvolvimento humano; a pesquisa analisa que por meio do ensino da arte, crianças de forma geral, se desenvolvem melhor socialmente, se tornando adultos funcionais; finalmente, o artigo se encerra concluindo quais os benefícios da arte- educação, a importância de atividades extracurriculares, a facilidade da aplicação de desenho e pintura, e como as crianças da cidade de Jardinópolis podem se beneficiar.
  • Item
    Arte de ensinar para alunos surdos
    (UNISA, 2023) Jocys, Dayane Pereira Consolin
  • Item
    TDAH e Arte através do ensino da pintura
    (UNISA, 2023) Palamar, Vagner
    O presente estudo visa analisar a interseção entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o ensino da pintura nas escolas públicas da rede municipal de Coronel Domingos Soares, localizadas no estado do Paraná. O objetivo principal é compreender como o TDAH é abordado no contexto do ensino artístico e explorar as relações entre os alunos diagnosticados com TDAH, a instituição escolar e a prática da arte, especificamente a pintura. A pesquisa busca investigar as múltiplas perspectivas e definições associadas ao TDAH, examinando suas causas, efeitos e modalidades de tratamento. Além disso, procura compreender como o transtorno tem sido abordado por diversas áreas do conhecimento, especialmente no âmbito da Educação. O foco está na compreensão de como as crianças diagnosticadas com TDAH são afetadas e como a arte, particularmente o ensino da pintura, pode contribuir para o tratamento e desenvolvimento desses alunos. A pesquisa pretende investigar como o ensino da pintura pode ser um recurso terapêutico e pedagógico para alunos com TDAH, oferecendo insights sobre a relação entre a prática artística e a atenção, concentração e comportamento desses estudantes. O estudo se concentra em compreender a relação entre o ensino da arte e os alunos diagnosticados com TDAH, procurando esclarecer o que é o transtorno, como os alunos interagem com a escola e com a arte, especialmente a pintura, no contexto educacional das escolas públicas do município de Coronel Domingos Soares, no Paraná. Utilizou-se a pesquisa qualitativa.
  • Item
    A música como ferramenta de aprendizagem na educação infantil: benefícios e aplicações
    (UNISA, 2023) Silva, Sabrina Thiane Veloso da
    Este trabalho aborda a importância da música como ferramenta pedagógica na educação fundamental, investigando seus benefícios educacionais, socioemocionais e criativos. Através de uma análise detalhada, examinamos como a integração da música no ambiente educacional pode melhorar o processo de aprendizagem, despertar o interesse dos alunos pelas matérias curriculares e promover o desenvolvimento integral. Além disso, exploramos as maneiras específicas pelas quais a música pode ser aplicada para aprimorar o desenvolvimento acadêmico, habilidades socioemocionais e criatividade dos alunos.
  • Item
    A importância das artes visuais na educação infantil
    (UNISA, 2023) Silva, Ivonete Marcondes
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo chamar a atenção para a importância e a relevância do ensino das artes visuais na educação infantil. Uma vez que esse ensinamento está presente desde os primeiros anos dos alunos no ensino formal, mas que muitas vezes é visto apenas como uma forma de entretenimento e sem uma finalidade ou justificativa objetiva no aprendizado do indivíduo. Desse modo, o presente trabalho de conclusão de curso busca evidenciar a importância das artes visuais na educação infantil por meio de aspectos históricos e sociais, resultados de uma revisão bibliográfica de autores relevantes que pesquisaram sobre essa temática.