Nutrição
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Nutrição por Assunto "Aleitamento Materno"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBenefícios do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida(UNISA, 2021) Santos, Adriana Monteiro dosA Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e o aleitamento materno até os dois anos ou mais. A amamentação deve se iniciar dentro da primeira hora após o nascimento do bebê, além de ser um modo natural, seguro e sem nenhum custo, contém todos os nutrientes que o bebê precisa para um bom desenvolvimento e crescimento. O AM é fator determinante para a saúde do bebê e da lactante, contribuindo principalmente para a redução da mortalidade infantil. O aleitamento materno resulta em notáveis benefícios é um processo que envolve fatores fisiológicos, ambientais e emocionais, garantindo a saúde da criança. O objetivo deste estudo foi descrever a importância e os benefícios do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. O aleitamento materno é essencial para a saúde infantil, a amamentação interfere positivamente na formação de vínculo efetivo entre mãe-bebê, na formação da imunidade, na prevenção de doenças, e no crescimento e desenvolvimento do bebê. Com base na literatura científica. A metodologia foi baseada em uma revisão bibliográfica de caráter descrita e analítica o total de oito artigos.
- ItemConsumo de alimentos ultraprocessados durante o primeiro ano de vida(UNISA, 2021) Souza, Ana Beatriz FerreiraIntrodução: A alimentação saudável é fundamental em todos os períodos da vida, em especial nos primeiros doze meses, por isso o consumo de ultraprocessados é contraindicado, pois eles acarretam grandes problemas a saúde. Objetivo: Analisar a literatura científica quanto ao consumo de alimentos ultraprocessados em crianças menores de um ano. Materiais e metodos: Foram analisados 7 artigos relacionados com a alimentação antes do primeiro ano de vida com ultraprocessados Resultados: Diante dos resultados obtidos na pesquisa bibliográfica, mostraram que há prevalência no consumo de alimentos ultraprocessados na faixa etária entre 0 a 12 meses de idade, é notório que há grande influência do desmame precoce nesse processo, isso faz com que a criança não receba os benefícios e os nutrientes suficientes que contém nesse aleitamento materno, que é essencial para a saúde do bebê nesse período. Conclusão: O aleitamento materno como fonte primaria e única para as crianças de ate seis meses de idade, além da necessidade de introduzir após os seis meses de idade, alimentos in natura promovendo uma melhor qualidade de vida para as crianças, garantindo um pleno desenvolvimento das habilidades motoras e psíquicas além de favorecer a população brasileira com índices melhores relacionados a saúde, tendo em vista que os hábitos alimentares devem ser moldados desde os primeiros anos de vida.
- ItemProblemas relacionados à amamentação(UNISA, 2020) Silva, Shirley BarbosaComo todos sabemos, o leite materno é a principal fonte de nutrição para bebês recém-nascidos, e o governo e as agências de saúde incentivam fortemente a amamentação. Ressalta-se que dentre os diversos fatores que levam ao desmame precoce, as mulheres apresentam aspectos físicos, anatômicos, sociais, emocionais e culturais. Esta pesquisa visa compreender melhor esses problemas, detectando-os precocemente e propondo medidas para minimizar os danos causados por essas alterações. Para a obtenção dos resultados, foi realizada uma revisão bibliográfica. As bases de dados pesquisadas são SciELO e LILACS escritas em português de 2008 a 2013. Leia o resumo, o artigo selecionado está relacionado ao tema desta pesquisa. Consultou também o manual do Ministério da Saúde, dados do DATASUS e do IBGE. São analisadas as principais queixas das mulheres sobre o processo de amamentar e a postura dos enfermeiros em relação a tais problemas. Os resultados reforçam a importância da amamentação e mostram que grande parte das alterações ocasionadas pela amamentação podem ser minimizadas ou mesmo corrigidas.